quinta-feira, 9 de abril de 2009

Juízes 4:17-24 - Juízes 5:1-11

Juízes 4:17-24
17
Porém Sísera fugiu a pé à tenda de Jael, mulher de Heber, queneu; porquanto havia paz entre Jabim, rei de Hazor, e a casa de Heber, queneu.
18
E Jael saiu ao encontro de Sísera, e disse-lhe: Entra, senhor meu, entra aqui, não temas. Ele entrou na sua tenda, e ela o cobriu com uma coberta.
19
Então ele lhe disse: Dá-me, peço-te, de beber um pouco de água, porque tenho sede. Então ela abriu um odre de leite, e deu-lhe de beber, e o cobriu.
20
E ele lhe disse: Põe-te à porta da tenda; e há de ser que se alguém vier e te perguntar: Há aqui alguém? Responderás então: Não.
21
Então Jael, mulher de Heber, tomou uma estaca da tenda, e lançou mão de um martelo, e chegou-se mansamente a ele, e lhe cravou a estaca na fonte, de sorte que penetrou na terra, estando ele, porém, num profundo sono, e já muito cansado; e assim morreu.
22
E eis que, seguindo Baraque a Sísera, Jael lhe saiu ao encontro, e disse-lhe: Vem, e mostrar-te-ei o homem que buscas. E foi a ela, e eis que Sísera jazia morto, com a estaca na fonte.
23
Assim Deus naquele dia sujeitou a Jabim, rei de Canaã, diante dos filhos de Israel.
24
E continuou a mão dos filhos de Israel a pesar e a endurecer-se sobre Jabim, rei de Canaã; até que exterminaram a Jabim, rei de Canaã.

Juízes 5:1-11
1
E CANTOU Débora e Baraque, filho de Abinoão, naquele mesmo dia, dizendo:
2
Louvai ao Senhor pela vingança de Israel, quando o povo se ofereceu voluntariamente.
3
Ouvi, reis; dai ouvidos, príncipes; eu, eu cantarei ao Senhor; salmodiarei ao Senhor Deus de Israel.
4
Ó Senhor, saindo tu de Seir, caminhando tu desde o campo de Edom, a terra estremeceu; até os céus gotejaram; até as nuvens gotejaram águas.
5
Os montes se derreteram diante do Senhor, e até Sinai diante do Senhor Deus de Israel.
6
Nos dias de Sangar, filho de Anate, nos dias de Jael cessaram os caminhos; e os que andavam por veredas iam por caminhos torcidos.
7
Cessaram as aldeias em Israel, cessaram; até que eu, Débora, me levantei, por mãe em Israel me levantei.
8
E se escolhia deuses novos, logo a guerra estava às portas; via-se por isso escudo ou lança entre quarenta mil em Israel?
9
Meu coração é para os legisladores de Israel, que voluntariamente se ofereceram entre o povo; bendizei ao Senhor.
10
Vós os que cavalgais sobre jumentas brancas, que vos assentais em juízo, que andais pelo caminho, falai disto.
11
Donde se ouve o estrondo dos flecheiros, entre os lugares onde se tiram águas, ali falai das justiças do Senhor, das justiças que fez às suas aldeias em Israel; então o povo do Senhor descia às portas.

Juízes 4:17-24; 5:1-11

Sísera fugiu a pé; seus novecentos carros de ferro não foram de nenhuma ajuda nesse momento. Ele pensou que acharia refúgio na tenda de Héber, um Queneu. Mas, ao invés disso, encontrou a morte pelas mãos de Jael, uma mulher de fé. A história da família de Héber é interessante. Hobabe, seu ancestral, tinha recusado seguir com o povo de Israel (Números 10:29-30). Mas agora os descendentes dele seguiram o povo de Judá (1:16) e tomaram parte nas batalhas e vitórias de Israel.
Baraque surge inesperadamente e encontra seu inimigo morto por uma mulher; portanto ele perdeu sua parte na honra da vitória, como Débora lhe havia dito. Mas Deus discerne fé onde não podemos perceber o menor sinal dela. O nome de Baraque aparece na lista dos heróis da fé no capítulo 11 de Hebreus (v. 32). Que graça isso demonstra! O pouco que o Senhor nos permite fazer para Ele freqüentemente está misturado com a confiança que temos no ser humano, porém mesmo esse pouco é de valor para Ele e será lembrado. Na antiguidade todo o povo cantou nas margens do Mar Vermelho. Nessa época de fraqueza, ouvimos apenas duas vozes, a de Débora e a de Baraque, um homem e uma mulher de fé. Mas a canção deles não é menos triunfante. Ela começa exaltando o Senhor, a quem pertence a glória da vitória.

Que DEUS abençoe a todos.

1 Coríntios 3.11

9 de Abril

"Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo." (1 Coríntios 3.11)

O dia da ceifa, o dia do tribunal de Cristo, quando nós, como Igreja de Jesus, estaremos diante do trono do julgamento está muito próximo. Por isso, aproveite bem o tempo! Preocupe-se em edificar sobre o fundamento de sua salvação – que é Jesus Cristo – aquilo que a Bíblia chama de ouro, prata, pedras preciosas. De maneira concreta, isso significa permitir que em sua vida todos os propósitos conduzam a um único alvo. E o alvo é a glorificação do nome do Senhor.
Permita que o amor a Jesus seja a mola propulsora ao usar seu tempo, pois assim ele será transformado em valores eternos. E assim a colheita feita em sua vida será um triunfo diante do tribunal de Cristo. Uma vida remida e entregue ao Senhor com essa intensidade sofre tentações, é colocada em dúvida, e tem reveses, mas, em compensação, as Escrituras dizem: "Os que com lágrimas semeiam, com júbilo ceifarão." Aproveite bem o tempo, pois de repente tudo terá passado! "...Ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam nem roubam." Talvez você pergunte: na prática, como posso começar a usar o meu tempo para que meus atos tenham valor eterno? Resposta: ore mais! Leia mais a Palavra de Deus! Mantenha diálogo com Deus! Esse é o começo.

Que DEUS abençoe a todos.