segunda-feira, 17 de agosto de 2009

1 Reis 3:16-28

1 Reis 3:16-28


16 Então vieram duas mulheres prostitutas ao rei, e se puseram perante ele.
17 E disse-lhe uma das mulheres: Ah! senhor meu, eu e esta mulher moramos numa casa; e tive um filho, estando com ela naquela casa.
18 E sucedeu que, ao terceiro dia, depois do meu parto, teve um filho também esta mulher; estávamos juntas; nenhum estranho estava conosco na casa; somente nós duas naquela casa.
19 E de noite morreu o filho desta mulher, porquanto se deitara sobre ele.
20 E levantou-se à meia noite, e tirou o meu filho do meu lado, enquanto dormia a tua serva, e o deitou no seu seio; e a seu filho morto deitou no meu seio.
21 E, levantando-me eu pela manhã, para dar de mamar a meu filho, eis que estava morto; mas, atentando pela manhã para ele, eis que não era meu filho, que eu havia tido.
22 Então disse à outra mulher: Não, mas o vivo é meu filho, e teu filho o morto. Porém esta disse: Não, por certo, o morto é teu filho, e meu filho o vivo. Assim falaram perante o rei.
23 Então disse o rei: Esta diz: Este que vive é meu filho, e teu filho o morto; e esta outra diz: Não, por certo, o morto é teu filho e meu filho o vivo.
24 Disse mais o rei: Trazei-me uma espada. E trouxeram uma espada diante do rei.
25 E disse o rei: Dividi em duas partes o menino vivo; e dai metade a uma, e metade a outra.
26 Mas a mulher, cujo filho era o vivo, falou ao rei (porque as suas entranhas se lhe enterneceram por seu filho), e disse: Ah! senhor meu, dai-lhe o menino vivo, e de modo nenhum o mateis. Porém a outra dizia: Nem teu nem meu seja; dividi-o.
27 Então respondeu o rei, e disse: Dai a esta o menino vivo, e de maneira nenhuma o mateis, porque esta é sua mãe.
28 E todo o Israel ouviu o juízo que havia dado o rei, e temeu ao rei; porque viram que havia nele a sabedoria de Deus, para fazer justiça.


1 Reis 3:16-28

Em Israel, o rei era o supremo juiz, um tipo de Cristo que executará pessoalmente ambas as funções. O jovem rei Salomão necessitava muito mais da sabedoria divina para cumprir sua dupla tarefa: governar o julgar o povo. E a promessa de Deus foi cumprida sem demora, e o famoso veredito que Salomão pronuncia nos caso das duas mulheres o torna conhecido em todo Israel como aquele em que havia “a sabedoria de Deus, para fazer justiça” (v. 28). Essa não foi a maneira pela qual Absalão tentou estabelecer sua reputação como juiz (2 Samuel 15:4). Como a justiça poderia reinar se aquele ímpio e rebelde assassino se ele tivesse sucesso em tomar o trono que Deus havia destinado para Salomão, o irmão mais novo?

Apenas um homem foi mais sábio que Salomão. Considere Jesus, como menino “cheio de sabedoria”, confundindo os doutores da lei com seu entendimento (Lucas 2:40, 47); depois durante Seu ministério, respondendo segundo o estado do coração de cada pessoa, discernindo as armadilhas preparadas para Ele e surpreendendo Seus adversários. Ele foi particularmente admirado no episódio em que pronunciou Seu julgamento acerca da mulher flagrada em adultério: “Aquele que dentre vós estiver sem pecado seja o primeiro que lhe atire pedra” (João 8:7). Eles perguntavam: “Donde vêm a este estas coisas? Que sabedoria é esta que lhe foi dada?” (Marcos 6:2).



Que DEUS bençoe a todos.

1 Reis 3:1-15

1 Reis 3:1-15

1 E SALOMÃO se aparentou com Faraó, rei do Egito; e tomou a filha de Faraó, e a trouxe à cidade de Davi, até que acabasse de edificar a sua casa, e a casa do Senhor, e a muralha de Jerusalém em redor.
2 Entretanto, o povo sacrificava sobre os altos; porque até àqueles dias ainda não se havia edificado casa ao nome do Senhor.
3 E Salomão amava ao Senhor, andando nos estatutos de Davi seu pai; somente que nos altos sacrificava, e queimava incenso.
4 E foi o rei a Gibeom para lá sacrificar, porque aquele era o alto maior; mil holocaustos sacrificou Salomão naquele altar.
5 E em Gibeom apareceu o Senhor a Salomão de noite em sonhos; e disse-lhe Deus: Pede o que queres que eu te dê.
6 E disse Salomão: De grande beneficência usaste tu com teu servo Davi, meu pai, como também ele andou contigo em verdade, e em justiça, e em retidão de coração, perante a tua face; e guardaste-lhe esta grande beneficência, e lhe deste um filho que se assentasse no seu trono, como se vê neste dia.
7 Agora, pois, ó Senhor meu Deus, tu fizeste reinar a teu servo em lugar de Davi meu pai; e sou apenas um menino pequeno; não sei como sair, nem como entrar.
8 E teu servo está no meio do teu povo que elegeste; povo grande, que nem se pode contar, nem numerar, pela sua multidão.
9 A teu servo, pois, dá um coração entendido para julgar a teu povo, para que prudentemente discirna entre o bem e o mal; porque quem poderia julgar a este teu tão grande povo?
10 E esta palavra pareceu boa aos olhos do Senhor, de que Salomão pedisse isso.
11 E disse-lhe Deus: Porquanto pediste isso, e não pediste para ti muitos dias, nem pediste para ti riquezas, nem pediste a vida de teus inimigos; mas pediste para ti entendimento, para discernires o que é justo;
12 Eis que fiz segundo as tuas palavras; eis que te dei um coração tão sábio e entendido, que antes de ti igual não houve, e depois de ti igual não se levantará.
13 E também até o que não pediste te dei, assim riquezas como glória; de modo que não haverá um igual entre os reis, por todos os teus dias.
14 E, se andares nos meus caminhos, guardando os meus estatutos, e os meus mandamentos, como andou Davi teu pai, também prolongarei os teus dias.
15 E acordou Salomão, e eis que era sonho. E indo a Jerusalém, pôs-se perante a arca da aliança do Senhor, e sacrificou holocausto, e preparou sacrifícios pacíficos, e fez um banquete a todos os seus servos.


1 Reis 3:1-15

Se hoje à noite o Senhor nos perguntasse, como perguntou a Salomão: “Pede o que quiseres que te dê”, o que responderíamos? Não tenho certeza sobre quantos de nós desejaríamos receber em primeiro lugar um “coração entendido”. Fortuna, sucesso, diversão, viagens, um carro novo… são os desejos das pessoas deste mundo. Será que também são os nossos?

Um coração entendido é um pedido agradável diante de Deus e, portanto, Ele sempre estará disposto a concedê-lo. “Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente… e ser-lhe-á concedida” (Tiago 1:5). Essa não é uma oração que possamos fazer por alguém que se considera sábio aos seus próprios olhos (Provérbios 3:7). Mas Salomão não tinha uma opinião elevada sobre si mesmo: “Não passo de uma criança, não sei como conduzir-me” (v. 7). Perceba que aqui é o coração, e não a mente, que ouve e compreende.

Amor pelo Senhor é a chave para a verdadeira inteligência. Por fim, pensemos em nosso perfeito Exemplo que declara através da voz profética: “O SENHOR Deus… desperta-me o ouvido para que eu ouça como os eruditos” (Isaías 50:4).



Que DEUS abençoe a todos.

1 Reis 2:1-12

1 Reis 2:1-12


1 E APROXIMARAM-SE os dias da morte de Davi; e deu ele ordem a Salomão, seu filho, dizendo:
2 Eu vou pelo caminho de toda a terra; esforça-te, pois, e sê homem.
3 E guarda a ordenança do Senhor teu Deus, para andares nos seus caminhos, e para guardares os seus estatutos, e os seus mandamentos, e os seus juízos, e os seus testemunhos, como está escrito na lei de Moisés; para que prosperes em tudo quanto fizeres, e para onde quer que fores.
4 Para que o Senhor confirme a palavra, que falou de mim, dizendo: Se teus filhos guardarem o seu caminho, para andarem perante a minha face fielmente, com todo o seu coração e com toda a sua alma, nunca, disse, te faltará sucessor ao trono de Israel.
5 E também tu sabes o que me fez Joabe, filho de Zeruia, e o que fez aos dois capitàes do exército de Israel, a Abner filho de Ner, e a Amasa, filho de Jeter, os quais matou, e em paz derramou o sangue de guerra, e pôs o sangue de guerra no cinto que tinha nos lombos, e nos sapatos que trazia nos pés.
6 Faze, pois, segundo a tua sabedoria, e não permitas que suas cãs desçam à sepultura em paz.
7 Porém com os filhos de Barzilai, o gileadita, usarás de beneficência, e estarão entre os que comem à tua mesa, porque assim se chegaram eles a mim, quando eu fugia por causa de teu irmão Absalão.
8 E eis que também contigo está Simei, filho de Gera, filho de Benjamim, de Baurim, que me maldisse com maldição atroz, no dia em que ia a Maanaim; porém ele saiu a encontrar-se comigo junto ao Jordão, e eu pelo Senhor lhe jurei, dizendo que o não mataria à espada.
9 Mas agora não o tenhas por inculpável, pois és homem sábio, e bem saberás o que lhe hás de fazer para que faças com que as suas cãs desçam à sepultura com sangue.
10 E Davi dormiu com seus pais, e foi sepultado na cidade de Davi.
11 E foram os dias que Davi reinou sobre Israel quarenta anos: sete anos reinou em Hebrom, e em Jerusalém reinou trinta e três anos.
12 E Salomão se assentou no trono de Davi, seu pai, e o seu reino se fortificou sobremaneira.


1 Reis 2:1-12

No leito de morte, as últimas palavras de um pai ou uma mãe para seus filhos são sempre um grande momento. As de Davi para Salomão podem ser resumidas da seguinte maneira: “Guarda os preceitos do Senhor”. Esse também foi o desejo do Senhor Jesus quando estava prestes a deixar os Seus (João 14:23-24).

É necessário falar de julgamento. Um reino de justiça e paz não pode ser estabelecido sem isso. Os crimes de Joabe e os insultos de Simei, por tanto tempo impunes, agora devem ser trazidos à luz. Novamente, o que Barzilai fez pelo rei e pelo povo não deve ser esquecido.

Salomão, um tipo de Cristo, o Rei de justiça, recompensará cada homem de acordo com as obras que ele praticou, como nos mostrará a segunda parte do capítulo. No dia em que o Senhor estabelecer Seu reino em glória, também haverá retribuição (Mateus 25:31). Alguns receberão a vida eterna, outros o tormento eterno. Sim, há um Juiz, um tribunal, um inferno (Apocalipse 20:12-15), mas também há um “ressurreição da vida” para os que crêem. É isso o que Davi está esperando. Conforme Atos 13:36 nos diz: “Tendo Davi servido à sua própria geração, conforme o desígnio de Deus, adormeceu, foi para junto de seus pais”.



Que DEUS abençoe a todos.