domingo, 20 de setembro de 2009

1 Reis 18:1-16

1 Reis 18:1-16

1 E SUCEDEU que, depois de muitos dias, a palavra do Senhor veio a Elias, no terceiro ano, dizendo: Vai, apresenta-te a Acabe; porque darei chuva sobre a terra.
2 E foi Elias apresentar-se a Acabe; e a fome era extrema em Samaria.
3 E Acabe chamou a Obadias, o mordomo; e Obadias temia muito ao Senhor,
4 Porque sucedeu que, destruindo Jezabel os profetas do Senhor, Obadias tomou cem profetas, e de cinqüenta em cinqüenta os escondeu numa cova, e os sustentou com pão e água.
5 E disse Acabe a Obadias: Vai pela terra a todas as fontes de água, e a todos os rios; pode ser que achemos erva, para que em vida conservemos os cavalos e mulas, e não percamos todos os animais.
6 E repartiram entre si a terra, para a percorrerem: Acabe foi à parte por um caminho, e Obadias também foi sozinho por outro caminho.
7 Estando, pois, Obadias já em caminho, eis que Elias o encontrou; e Obadias, reconhecendo-o, prostrou-se sobre o seu rosto, e disse: És tu o meu senhor Elias?
8 E disse-lhe ele: Eu sou; vai, e dize a teu senhor: Eis que Elias está aqui.
9 Porém ele disse: Em que pequei, para que entregues a teu servo na mão de Acabe, para que me mate?
10 Vive o Senhor teu Deus, que não houve nação nem reino aonde o meu senhor não mandasse em busca de ti; e dizendo eles: Aqui não está, então fazia jurar os reinos e nações, que não te haviam achado.
11 E agora dizes tu: Vai, dize a teu senhor: Eis que aqui está Elias.
12 E poderia ser que, apartando-me eu de ti, o Espírito do Senhor te tomasse, não sei para onde, e, vindo eu a dar as novas a Acabe, e não te achando ele, me mataria; porém eu, teu servo, temo ao Senhor desde a minha mocidade.
13 Porventura não disseram a meu senhor o que fiz, quando Jezabel matava os profetas do Senhor? Como escondi a cem homens dos profetas do Senhor, de cinqüenta em cinqüenta, numa cova, e os sustentei com pão e água?
14 E agora dizes tu: Vai, dize a teu senhor: Eis que Elias está aqui; ele me mataria.
15 E disse Elias: Vive o Senhor dos Exércitos, perante cuja face estou, que deveras hoje me apresentarei a ele.
16 Então foi Obadias encontrar-se com Acabe, e lho anunciou; e foi Acabe encontrar-se com Elias.

1 Reis 18:1-16
Três anos antes, o Senhor tinha dito a Elias, “Retira-te daqui…e esconde-te” (17:3), mas agora lhe manda: “Vai, apresenta-te a Acabe” (v. 1). O profeta está tão disposto a obedecer a esta ordem quanto obedeceu à outra – um exemplo para nós, que temos a tendência de nos mostrar quando Deus manda que nos escondamos e de nos esconder quando Deus manda nos apresentarmos!

O que Acabe fez durante essa terrível seca? Vemos que ele tinha mais cuidado com seus cavalos e mulas do que com o miserável estado de seu povo. Obadias, seu mordomo, que temia muito ao Senhor, não teve a coragem de se separar de seu ímpio mestre. Ele teria de renunciar a privilégios e talvez arriscar a vida. Infelizmente, como Obadias, muitos cristãos, não estão dispostos a se separar do mundo para agradar ao Senhor, porque tal decisão lhes custaria muito caro!

Obadias temia contar para Acabe que havia encontrado Elias. Ele se vangloriou do que fez pelos cem profetas, mas quando precisava cumprir um simples pedido que Elias lhe havia feito, o pobre Obadias não demonstrou a mesma atitude da viúva de Sarepta: uma fé simples na palavra do Senhor.

Que DEUS abençoe a todos.

Hebreus 10:12

Domingo 20 Setembro

Mas este [Cristo], havendo oferecido um único sacrifício pelos pecados, está assentado para sempre à destra de Deus (Hebreus 10:12).

O SIGNIFICADO DOS SACRIFÍCIOS
Todos os sacrifícios ordenados por Deus no Antigo Testamento são uma figura do sacrifício do Senhor Jesus na cruz. É impossível representar com um só exemplo os diferentes aspectos de um tão insuperável sacrifício. Por isso, no antigo pacto, Deus exigia vários tipos de sacrifícios. Os principais do culto levítico eram:

O holocausto (Levítico 1): mostra-nos quão inteiramente o Senhor Jesus Se entregou a Deus. Foi obediente até a morte de cruz, onde Se ofereceu pelo “Espírito eterno” como oferta e sacrifício de aroma agradável a Deus (Hebreus 9:14; Efésios 5:2).

A oferta de manjares ou oblação: mostra-nos o que Cristo foi para Seu Pai em Sua vida, transcorrida para a plena satisfação de Deus. A “flor de farinha” (Levítico 2:1) representa a perfeita humanidade do Senhor, o único Ser em quem Deus podia Se alegrar sempre.

A oferta de paz (Levítico 3): fala-nos da comunhão como resultado da obra de salvação do Senhor Jesus. Ele fez “a paz pelo sangue da sua cruz” (Colossenses 1:20). Agora o que crê está reconciliado e tem paz com Deus. Além disso, a morte do Senhor também é o fundamento para que os que crêem possam ter paz entre si.

As ofertas pelo pecado (Levítico 4:1; 6:7): continuamente nos lembram de que o Senhor Jesus teve de morrer por nossos pecados. Mas também nos lembram de que Ele fez o que nenhum outro jamais conseguiu: “Porque é impossível que o sangue dos touros e dos bodes tire pecados” (Hebreus 10:4), mas a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, nos livrou da lei do pecado e da morte e agora o pecado já não tem domínio sobre nós (Romanos 8:2 e 6:14).

Que DEUS abençoe a todos.

Jeremias 23.29

20 de Setembro

"Não é a minha palavra fogo, diz o Senhor, e martelo que esmiúça a penha?" Jeremias 23.29

O que é o fogo? É a Palavra de Deus, que vive e arde em nós. O fogo também é uma representação dos sofrimentos do Cordeiro. Nós também somos conduzidos através daquilo que Jesus passou e sofreu. Este é o caminho da humilhação. Jesus se humilhou tanto que até assumiu a forma de servo. Por isso, Deus Lhe deu um nome que está acima de todo nome. O fogo é um fogo purificador que cai sobre nós por meio da entrega total e voluntária: "...para que o valor da vossa fé, uma vez confirmado, muito mais precioso do que ouro perecível, mesmo apurado por fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo."

Através da vinda do próprio Senhor Jesus teremos nossa última purificação. Todas as nossas obras passarão pelo fogo quando estivermos diante do Tribunal de Cristo, e então se queimará tudo que for terreno, passageiro, tudo que for pecaminoso. Apenas permanecerá o holocausto – a entrega total – aquilo que não é consumido pelo fogo, aquilo que para o Senhor é "ouro, prata, pedras preciosas".

Que DEUS abençoe a todos.

Filipenses 4:4 e Deuteronômio 16:1-17

Sábado 19 Setembro

Regozijai-vos, sempre, no Senhor; outra vez digo: regozijai-vos (Filipenses 4:4).

MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE DEUTERONÔMIO (Leia Deuteronômio 16:1-17)
Das sete festas citadas em Levítico 23, só as três principais são mencionadas neste capítulo: a Festa da Páscoa, que é bem detalhada aqui; a Festa das Semanas ou Pentecoste; e por último a Festa dos Tabernáculos. Nestas três grandes ocasiões, cada israelita tinha de subir ao lugar em que o Senhor escolhera habitar. A passagem de Lucas 2:41 em diante nos mostra Maria e José indo a Jerusalém para a Festa da Páscoa com o menino Jesus. Já Lucas 22:14-38 nos fala da última Páscoa preparada para o Senhor. Essa era uma real necessidade de Seu coração. “Tenho desejado ansiosamente comer convosco esta Páscoa, antes do meu sofrimento” (v. 15), disse Ele a Seus amados discípulos.

Aqueles dias solenes eram eventos anuais. Contudo, o Senhor queria que cada israelita lembrasse todos os dias de sua vida (v. 3) da saída do Egito e do fato de que o seu povo tinha sido escravizado ali. O redimido do Senhor deve lembrar o lugar do qual foi resgatado pela graça, e não apenas uma vez por ano, nem uma vez na semana, aos domingos. Ele deve ser grato por isso todos os dias de sua vida. Tal lembrança o preservará de qualquer indolência. Porém, sem deixar de lado a solenidade e a seriedade, o cristão é convidado antecipadamente a experimentar o gozo do céu. “De todo te alegrarás” (v. 15). “Alegrai-vos sempre no Senhor”, escreve o apóstolo (Filipenses 4:4; 1 Tessalonicenses 5:16).

Que DEUS abençoe a todos.

1 Reis 18.38

19 de Setembro

"Então caiu fogo do Senhor, e consumiu o holocausto, e a lenha, e as pedras, e a terra, e ainda lambeu a água que estava no rego." 1 Reis 18.38

Pouco se fala sobre o holocausto completo sobre o altar, e sobre o fogo que surgiu e passou por todos os obstáculos que normalmente resistem ao fogo (pedra, terra e água) porque o holocausto perfeito se encontrava no altar. Hoje em dia, os obstáculos são grandes: mentalidade terrena, representada pela terra; obstinação, representada pelas pedras; fraqueza, representada pela lenha. Até a água, que é um elemento contrário ao fogo, que neste caso representa o não querer, não é impedimento para o fogo, porque o holocausto está presente.

Se a entrega voluntária (oferta de manjares) estiver ligada à entrega completa (holocausto) então também é capaz de permanecer no altar. A entrega voluntária e a entrega total nos unem ao altar de Deus, como está escrito: "...adornai a festa com ramos até às pontas do altar." Dessa maneira, somos ligados ao Senhor, ligados ao lugar em que Ele vem ao nosso encontro.

Que DEUS abençoe a todos.

Atos 18:12-28

Atos 18.12-28
12 Quando, porém, Gálio era procônsul da Acaia, levantaram-se os judeus, concordemente, contra Paulo e o levaram ao tribunal,
13 dizendo: Este persuade os homens a adorar a Deus por modo contrário à lei.
14 Ia Paulo falar, quando Gálio declarou aos judeus: Se fosse, com efeito, alguma injustiça ou crime da maior gravidade, ó judeus, de razão seria atender-vos;
15 mas, se é questão de palavra, de nomes e da vossa lei, tratai disso vós mesmos; eu não quero ser juiz dessas coisas!
16 E os expulsou do tribunal.
17 Então, todos agarraram Sóstenes, o principal da sinagoga, e o espancavam diante do tribunal; Gálio, todavia, não se incomodava com estas coisas.
18 Mas Paulo, havendo permanecido ali ainda muitos dias, por fim, despedindo-se dos irmãos, navegou para a Síria, levando em sua companhia Priscila e Áqüila, depois de ter raspado a cabeça em Cencréia, porque tomara voto.
19 Chegados a Éfeso, deixou-os ali; ele, porém, entrando na sinagoga, pregava aos judeus.
20 Rogando-lhe eles que permanecesse ali mais algum tempo, não acedeu.
21 Mas, despedindo-se, disse: Se Deus quiser, voltarei para vós outros. E, embarcando, partiu de Éfeso.
22 Chegando a Cesaréia, desembarcou, subindo a Jerusalém; e, tendo saudado a igreja, desceu para Antioquia.
23 Havendo passado ali algum tempo, saiu, atravessando sucessivamente a região da Galácia e Frígia, confirmando todos os discípulos.
24 Nesse meio tempo, chegou a Éfeso um judeu, natural de Alexandria, chamado Apolo, homem eloqüente e poderoso nas Escrituras.
25 Era ele instruído no caminho do Senhor; e, sendo fervoroso de espírito, falava e ensinava com precisão a respeito de Jesus, conhecendo apenas o batismo de João.
26 Ele, pois, começou a falar ousadamente na sinagoga. Ouvindo -o, porém, Priscila e Áqüila, tomaram-no consigo e, com mais exatidão, lhe expuseram o caminho de Deus.
27 Querendo ele percorrer a Acaia, animaram-no os irmãos e escreveram aos discípulos para o receberem. Tendo chegado, auxiliou muito aqueles que, mediante a graça, haviam crido;
28 porque, com grande poder, convencia publicamente os judeus, provando, por meio das Escrituras, que o Cristo é Jesus.


Atos 18:12-28

As intrigas dos judeus e suas acusações diante do indiferente Gálio não impedem que Paulo prossiga sua obra em Corinto. O Senhor o protege, segundo Sua promessa (v. 10).

Depois disso, Paulo se põe novamente a caminho, passa por Éfeso, onde deixa Priscila e Áqüila, zarpa para Cesaréia, sobe até Jerusalém e depois desce para Antioquia, terminando a segunda viagem missionária.

A terceira viagem missionária começa no versículo 23. O incansável apóstolo atravessa novamente a Frígia e a Galácia (16:6), onde as igrejas que tinham sido formadas lhe causavam enorme preocupação (Gálatas 1:2; 4:11).

Nesse meio tempo, chega a Éfeso outro servo de Deus. É Apolo, um pregador que chama a atenção pela eloqüência e poder com que anuncia a Palavra. Estas características são decorrentes de seu fervor (v. 25), pois um homem só pode falar bem daquilo que enche o seu coração (Mateus 12:34-35). Além disso, ele ousadamente "falava e ensinava com precisão a respeito de Jesus". Mas seus talentos não o impedem de receber humildemente as explicações que Priscila e Áqüila lhe deram sobre as verdades que ele ignorava. Apolo está disposto a escutar, e seu serviço na Acaia, para onde se dirige mais tarde, torna-se de grande proveito por causa disso.

Que DEUS abençoe a todos

1 Reis 17:7-24

1 Reis 17:7-24

7 E sucedeu que, passados dias, o ribeiro se secou, porque não tinha havido chuva na terra.
8 Então veio a ele a palavra do Senhor, dizendo:
9 Levanta-te, e vai para Sarepta, que é de Sidom, e habita ali; eis que eu ordenei ali a uma mulher viúva que te sustente.
10 Então ele se levantou, e foi a Sarepta; e, chegando à porta da cidade, eis que estava ali uma mulher viúva apanhando lenha; e ele a chamou, e lhe disse: Traze-me, peço-te, num vaso um pouco de água que beba.
11 E, indo ela a trazê-la, ele a chamou e lhe disse: Traze-me agora também um bocado de pão na tua mão.
12 Porém ela disse: Vive o Senhor teu Deus, que nem um bolo tenho, senão somente um punhado de farinha numa panela, e um pouco de azeite numa botija; e vês aqui apanhei dois cavacos, e vou prepará-lo para mim e para o meu filho, para que o comamos, e morramos.
13 E Elias lhe disse: Não temas; vai, faze conforme à tua palavra; porém faze dele primeiro para mim um bolo pequeno, e traze-mo aqui; depois farás para ti e para teu filho.
14 Porque assim diz o Senhor Deus de Israel: A farinha da panela não se acabará, e o azeite da botija não faltará até ao dia em que o Senhor dê chuva sobre a terra.
15 E ela foi e fez conforme a palavra de Elias; e assim comeu ela, e ele, e a sua casa muitos dias.
16 Da panela a farinha não se acabou, e da botija o azeite não faltou; conforme a palavra do Senhor, que ele falara pelo ministério de Elias.
17 E depois destas coisas sucedeu que adoeceu o filho desta mulher, dona da casa; e a sua doença se agravou muito, até que nele nenhum fôlego ficou.
18 Então ela disse a Elias: Que tenho eu contigo, homem de Deus? vieste tu a mim para trazeres à memória a minha iniqüidade, e matares a meu filho?
19 E ele disse: Dá-me o teu filho. E ele o tomou do seu regaço, e o levou para cima, ao quarto, onde ele mesmo habitava, e o deitou em sua cama,
20 E clamou ao Senhor, e disse: Ó Senhor meu Deus, também até a esta viúva, com quem me hospedo, afligiste, matando-lhe o filho?
21 Então se estendeu sobre o menino três vezes, e clamou ao Senhor, e disse: Ó Senhor meu Deus, rogo-te que a alma deste menino torne a entrar nele.
22 E o Senhor ouviu a voz de Elias; e a alma do menino tornou a entrar nele, e reviveu.
23 E Elias tomou o menino, e o trouxe do quarto à casa, e o deu a sua mãe; e disse Elias: Vês aí, teu filho vive.
24 Então a mulher disse a Elias: Nisto conheço agora que tu és homem de Deus, e que a palavra do Senhor na tua boca é verdade.

1 Reis 17:7-24
Elias não dependia do ribeiro, nem dos corvos, mas da palavra dAquele que lhe dissera: “Ordenei aos corvos que ali mesmo te sustentem” (v. 4). Então, quando o ribeiro secou, ele não ficou desamparado, mas recebeu uma nova mensagem: “Ordenei a uma mulher viúva que te dê comida” (v. 9). Essa viúva estava mergulhada na mais extrema miséria, porém isso não fazia diferença para Elias, pois o Senhor tinha dito que ela o sustentaria! Essa mulher de fé, a quem o Senhor fez referência para os habitantes de Nazaré a fim de envergonhá-los (Lucas 4:25-26), teve uma extraordinária experiência. Quando Deus exige um serviço (neste caso, alimentar Seu profeta), ao mesmo tempo concede o que é necessário para sua realização. Devemos simplesmente fazer o que Deus mandou em primeiro lugar, sem argumentar. Isso é o que nos ensina o pequeno bolo, a prova da fé daquela mulher e a “primícia” da abundância divina para sua casa.

Algum tempo depois, a viúva teve uma segunda experiência ainda mais extraordinária: a morte e ressurreição de seu filho. Aqui nossos pensamentos são elevados do profeta para o Senhor Jesus Cristo, ressurreto dentre os mortos. Ele também não ressuscitou o único filho de outra mulher viúva (Lucas 7:11-15)?

Que DEUS abençoe a todos.