domingo, 20 de setembro de 2009

1 Reis 18:1-16

1 Reis 18:1-16

1 E SUCEDEU que, depois de muitos dias, a palavra do Senhor veio a Elias, no terceiro ano, dizendo: Vai, apresenta-te a Acabe; porque darei chuva sobre a terra.
2 E foi Elias apresentar-se a Acabe; e a fome era extrema em Samaria.
3 E Acabe chamou a Obadias, o mordomo; e Obadias temia muito ao Senhor,
4 Porque sucedeu que, destruindo Jezabel os profetas do Senhor, Obadias tomou cem profetas, e de cinqüenta em cinqüenta os escondeu numa cova, e os sustentou com pão e água.
5 E disse Acabe a Obadias: Vai pela terra a todas as fontes de água, e a todos os rios; pode ser que achemos erva, para que em vida conservemos os cavalos e mulas, e não percamos todos os animais.
6 E repartiram entre si a terra, para a percorrerem: Acabe foi à parte por um caminho, e Obadias também foi sozinho por outro caminho.
7 Estando, pois, Obadias já em caminho, eis que Elias o encontrou; e Obadias, reconhecendo-o, prostrou-se sobre o seu rosto, e disse: És tu o meu senhor Elias?
8 E disse-lhe ele: Eu sou; vai, e dize a teu senhor: Eis que Elias está aqui.
9 Porém ele disse: Em que pequei, para que entregues a teu servo na mão de Acabe, para que me mate?
10 Vive o Senhor teu Deus, que não houve nação nem reino aonde o meu senhor não mandasse em busca de ti; e dizendo eles: Aqui não está, então fazia jurar os reinos e nações, que não te haviam achado.
11 E agora dizes tu: Vai, dize a teu senhor: Eis que aqui está Elias.
12 E poderia ser que, apartando-me eu de ti, o Espírito do Senhor te tomasse, não sei para onde, e, vindo eu a dar as novas a Acabe, e não te achando ele, me mataria; porém eu, teu servo, temo ao Senhor desde a minha mocidade.
13 Porventura não disseram a meu senhor o que fiz, quando Jezabel matava os profetas do Senhor? Como escondi a cem homens dos profetas do Senhor, de cinqüenta em cinqüenta, numa cova, e os sustentei com pão e água?
14 E agora dizes tu: Vai, dize a teu senhor: Eis que Elias está aqui; ele me mataria.
15 E disse Elias: Vive o Senhor dos Exércitos, perante cuja face estou, que deveras hoje me apresentarei a ele.
16 Então foi Obadias encontrar-se com Acabe, e lho anunciou; e foi Acabe encontrar-se com Elias.

1 Reis 18:1-16
Três anos antes, o Senhor tinha dito a Elias, “Retira-te daqui…e esconde-te” (17:3), mas agora lhe manda: “Vai, apresenta-te a Acabe” (v. 1). O profeta está tão disposto a obedecer a esta ordem quanto obedeceu à outra – um exemplo para nós, que temos a tendência de nos mostrar quando Deus manda que nos escondamos e de nos esconder quando Deus manda nos apresentarmos!

O que Acabe fez durante essa terrível seca? Vemos que ele tinha mais cuidado com seus cavalos e mulas do que com o miserável estado de seu povo. Obadias, seu mordomo, que temia muito ao Senhor, não teve a coragem de se separar de seu ímpio mestre. Ele teria de renunciar a privilégios e talvez arriscar a vida. Infelizmente, como Obadias, muitos cristãos, não estão dispostos a se separar do mundo para agradar ao Senhor, porque tal decisão lhes custaria muito caro!

Obadias temia contar para Acabe que havia encontrado Elias. Ele se vangloriou do que fez pelos cem profetas, mas quando precisava cumprir um simples pedido que Elias lhe havia feito, o pobre Obadias não demonstrou a mesma atitude da viúva de Sarepta: uma fé simples na palavra do Senhor.

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário