quinta-feira, 17 de setembro de 2009

18 de Setembro

"Não por força nem por poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos." Zacarias 4.6

Toda a Bíblia está repleta de testemunhos de pessoas que se humilharam, que deixaram de lado a sua glória e seguiram o caminho da renúncia. Se você quer continuar ardente em seu amor a Jesus, então renuncie à sua glória própria! "Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus." O fogo do Espírito Santo começa a iluminar, a aquecer e a queimar assim que um pecador se humilha como Jesus se humilhou e se esvaziou de si mesmo. Sansão, um personagem do Antigo Testamento, é um exemplo disso. Ele se humilhou diante dos seus inimigos, e, em Juízes 16.28, escutamos irromper seu grito que brotava de um coração arrependido: "Senhor Deus, peço-te que te lembres de mim, e dá-me força só esta vez." Nessas escassas palavras, Sansão se humilha da sua incapacidade, do seu fracasso e do seu pecado. E eis que, naquele momento, é revelado o Cordeiro que morreu e que venceu a morte. A vitória do Senhor por meio de Sansão se tornou a mais gloriosa, quando, em arrependimento, ele se despiu da sua última glória. Essa obediência de se esvaziar de si mesmo, que se manifestou profeticamente em Sansão na presença do poder do inimigo, faz arder o fogo do Espírito Santo.

Que DEUS abençoe a todos.

Josué 2:18 e 19

O CORDÃO VERMELHO

"A Bíblia registra a história da destruição de Jericó. Naquela ocasião as únicas pessoas que se salvaram foram as que estavam na casa de Raabe, a prostituta. Qual é a lição que podemos tirar dessa história?

O texto que analisaremos está no livro de Josué. "Eis que, vindo nós à terra, atarás este cordão de fio de escarlata à janela por onde nos fizeste descer; e recolherás em casa contigo a teu pai, e a tua mãe, e a teus irmãos e a toda a família de teu pai. Será pois que, qualquer que sair fora da porta da tua casa, o seu sangue será sobre a sua cabeça, e nós seremos sem culpa; mas qualquer que estiver contigo em casa o seu sangue seja sobre a nossa cabeça, se nele se puser mão". (Josué 2:18 e 19)

Este texto relata que o povo de Israel estava a ponto de conquistar a terra prometida. Este povo tinha chegado no limiar da terra sonhada. A promessa divina de que Deus entregaria a terra de Canaã para Israel estava a ponto de ser cumprida.

Antes de entrar, porém, Josué, o valente sucessor de Moisés, enviou dois homens para espionar a terra e trazer informações. Estes dois homens se hospedaram na casa de uma prostituta chamada Raabe. E aquela mulher, em meio à miséria que vivia, enxergou a luz do evangelho e agarrou-se desesperadamente ao único fio de esperança.

Raabe fez um trato com estes homens. Ela os hospedou, os alimentou e os escondeu do rei de Jericó, que estava perseguindo-lhes. E quando chegou a hora de partirem, ela disse:

- Eu reconheço que o povo de Israel é o povo de Deus. Eu vivo nesta miséria que vocês vêem, mas sei que o Deus de vocês é um Deus grande e quero esse Deus para mim. Eu sei que ninguém pode resistir ao exército de Deus. Eu sei que quando o exército de Deus invadir a terra, destruirá tudo, mas eu quero acreditar nesse Deus. Então, por favor, me ajudem, me tirem desta situação. Quando o povo de Deus entrar aqui, por favor, não façam mal a mim, nem a minha família. Tenho medo de morrer. Não podemos enfrentar a força do exército de Deus.

Amigo, aqui está o exemplo de alguém que estava perdido, condenado à morte, mas suplicava graça. E os espiões de Israel entregaram à Raabe um cordão vermelho e lhe disseram:

- Pendure este cordão vermelho na janela da sua casa. Quando o exército de Israel entrar, destruirá tudo conforme a ordem divina, mas a casa onde estiver o cordão vermelho não será tocada. Junta aí teu pai, tua mãe, teus irmãos, tua família. Não saiam da casa para nada. O exército destruirá tudo que encontrar a seu passo, mas a casa onde o cordão vermelho estiver, não será tocada.

Alguns dias depois, o exército de Israel entrou na terra prometida. Os muros de Jericó caíram miraculosamente. Os homens de Israel entraram matando tudo a fio de espada. O sangue corria pelas ruas. A morte e a destruição tinham chegado para os habitantes daquela terra. Mas a casa com o cordão vermelho não foi tocada, ninguém mexeu.

Lá na casa com o cordão vermelho havia um grupo de pessoas que se salvou por acreditar na mensagem que estava por trás do cordão vermelho.

Amigo, esta mensagem tem a ver com o sangue de Cristo, com a graça que vem da cruz; com a salvação; salvação que só vem de Jesus.

Vamos analisar em detalhes esta história. Muita gente se preocupa porque Deus destruiu aqueles habitantes de Canaã. É um tema simples de entender, mas não é o assunto que trataremos aqui. Direi simplesmente que aqueles habitantes de Canaã tinham chegado, em sua experiência, a um ponto sem retorno.

No capítulo 18 do livro de Levíticos nós encontramos retratada a situação moral daquele povo.

Durante quatro séculos se afundou na miséria: quatro séculos de imoralidade. Deus não existia na vida deles. Cada um vivia do jeito que queria e assim ia se depravando e se deteriorando. As crianças nasciam e cresciam com essa mentalidade imoral. Era um povo que por não ter Deus em sua vida, não vivia, apenas sobrevivia; porque Jesus é a vida.

O ser humano só vive quando está em comunhão com a pessoa-vida que é Jesus. Quando o homem se separa de Jesus, pode continuar respirando, mas já não tem vida. Tudo o que o homem viver longe de Jesus é um remendo de vida, é uma caricatura de vida, é um poço sem fundo.

A vida sem Cristo não tem sentido. Você pode ter poder, dinheiro, fama e saborear todos os prazeres deste mundo, mas se você não tiver Jesus, não tem nada. É Ele quem dá sentido a tudo.

Esta era a situação dos habitantes de Canaã. Mas a hora do juízo estava chegando. Morrer a fio da espada não seria problema. Há muito tempo eles não tinham vida; eles simplesmente respiravam. Parar de respirar num acidente, por um enfarte, com um câncer ou a fio de espada era o de menos. Esse era um simples detalhe.

Mas chegou a hora do juízo para este povo. E Deus abriu as comportas e deixou que entrasse o exército destruidor. Se Deus, em Seu infinito amor, soubesse que havia uma esperança mínima para este povo, não o teria destruído. Mas era um povo que tinha chegado a um ponto que não tinha mais retorno.

Ah, amigo, havia milhares e milhares de habitantes na cidade de Jericó, mas somente uma mulher acreditou na mensagem do evangelho. E essa mulher não era uma cidadã considerada honesta ou culta. Essa mulher não era uma mulher considerada pela sociedade como de bem. Era uma pobre prostituta. Vendia seu corpo na rua e era rejeitada pela sociedade. Era uma mulher sem esperança, sem futuro, acabada na miséria desta vida.

Milhares de habitantes da cidade de Jericó se perderam. A única que se salvou foi uma pobre mulher que não tinha para onde ir, que se sentia acabada e no fundo do poço.

O que o Senhor Jesus está dizendo hoje é que se você alguma vez pensou que não tem mais esperança, se você já lutou para sair da situação em que se encontra e não tem forças para fazê-lo, esta mensagem é para você.

Sei que dentre as pessoas que estão fazendo esta leitura, há pessoas destacadas, empresários de uma conduta moral impecável, admirados pela sociedade, gente de bem, jovens universitários que nunca fizeram mal a ninguém. Isto é gratificante, sabe por quê? Porque geralmente só pessoas desesperadas procuram Jesus, mas a verdade é que todos precisam dEle. É difícil alguém que se considera uma pessoa moralmente correta pensar que precisa ser salva. Porque quando pensamos em salvação geralmente pensamos em nossos atos. Nós olhamos no espelho da vida e pensamos: eu não estou fazendo nada mal, não roubo, não mato, não sou assassino nem assaltante, nem homossexual, nem drogado, nem uma prostituta. Eu até que sou correto. Mas mesmo sendo aparentemente correto, é preciso que você entenda que precisa de Jesus.

Esse é nosso problema. Medimos a vida espiritual pelas coisas boas ou más que fazemos. Talvez por isso o Senhor Jesus disse que Ele veio para procurar os doentes. Os sãos não precisam de médico. Por favor, deixe de se olhar no espelho de suas boas obras. Acredite que você precisa de Jesus tanto quanto Raabe.

Esta mensagem não é somente para os desesperados. É também para os bons cidadãos que aparentemente estão bem com Deus porque não há nada errado em sua conduta.

Voltemos agora ao caso de Raabe. Esta pobre mulher se agarrou à promessa do cordão vermelho. Esse cordão vermelho simbolizava o sangue de Jesus que um dia seria derramado na cruz do Calvário para remissão de pecados. É o sangue de Jesus que nos purifica de toda a maldade. Sem derramamento de sangue, disse Paulo na epístola aos Hebreus, não há remissão de pecados.

Amigo, vou trazer a história para nossos dias. Raabe correu à casa de seu pai e bateu à porta. O pai olhou pelo olho mágico e viu que era Raabe, a filha ingrata, a vergonha da família, que um dia saíra de casa e arruinara o seu nome; a garota que vendia seu corpo no meio da rua. Era ela que estava batendo à casa do pai. Talvez ele tenha aberto a porta:

- O que você quer?

- Pai, você tem que correr, a destruição está chegando. Temos sido maus. Não temos tido Deus em nossa vida. O juízo está chegando. Pai, tem que vir comigo para casa. É lá que a salvação está. É lá que o cordão vermelho está pendurado.

Eu imagino o pai olhando para aquela mulher e dizendo:

- É você que vai me falar de salvação? Você que trouxe vergonha para sua família que vai me falar de salvação? Vai me dizer que é nessa casa onde você vende seu corpo que está a salvação? Que autoridade moral você tem para me falar de Cristo?

Ah! amigo, os seres humanos olham sempre para nosso passado e não nos perdoam. Você pode ter tido um encontro com Cristo; Ele pode ter operado um milagre em sua vida, mas os homens não acreditam. Olham para o seu passado, lhe cobram e lhe jogam na cara, mas não importa; continue falando do amor de Deus. Não importa que os outros digam que tudo é apenas uma emoção do momento. Não importa que você tenha falhado muitas vezes e os homens lhe digam que vai voltar a cair. Fale de Jesus com amor. Raabe falou com tanta convicção que o pai tremeu, a mãe acreditou, os irmãos saíram de casa e correram para a casa da ex-prostituta e se esconderam lá.

Amigo, olhe ao seu redor. Há pessoas que vivem angustiadas, caindo aos pedaços. Há famílias se desintegrando, homens e mulheres que não sabem para onde ir e que precisam de uma palavra; têm ouvido falar de Jesus como uma doutrina, mas não O conhecem como uma pessoa. E você conhece o caminho; você sabe que o fim está chegando. O cordão vermelho da graça de Jesus está nas suas mãos. A Palavra de Deus está com você. É você quem Deus usará para trazer essas pessoas. É você com seu passado perdoado, com sua vida transformada quem Deus usará para levar a mensagem de amor a essas pessoas.

Aqueles homens acreditaram e correram para a casa de Raabe. Mas a salvação não estava na casa, não estava no cordão vermelho. O cordão vermelho era apenas o símbolo do sangue de Jesus.

Quando o povo de Israel estava no Egito, Deus prometeu libertá-lo. Uma noite o anjo destruidor visitaria a cidade e mataria todos os primogênitos. Então Deus deu uma ordem. Um cordeiro perfeito devia ser sacrificado e com seu sangue devia ser manchado o umbral da porta. À meia-noite, quando o anjo destruidor aparecesse, as casas que tivessem a mancha de sangue não seriam tocadas. A salvação do povo dependeria de sua fé no sangue.

Hoje, a nossa única esperança está no sangue do Cordeiro. Sou eu quem mereço morrer. A minha salvação não depende de algo bom que eu faça; nasci em pecado. Davi disse: Em pecado me concebeu minha mãe. Cresci em pecado; carrego dentro de mim uma natureza pecaminosa que me empurra para o pecado. Não há nada bom em mim.

Minha única esperança está no cordão vermelho. Minha única segurança está no Cordeiro de Deus que um dia derramou Sua vida na cruz do Calvário. Tenho que manchar a porta do meu coração com esse sangue. Tenho que manchar minha mente com esse sangue para que ele purifique meus pensamentos. Tenho que tomar desse sangue e manchar meu coração para que ele santifique meus sentimentos. A minha esperança de salvação não está no meu domínio próprio. A minha força de vontade vale muito pouco. Minha única segurança está em Cristo e no sangue que um dia foi derramado na cruz do Calvário.

A salvação para os habitantes de Jericó estava na casa do cordão vermelho. Quando o exército entrou na cidade, essas pessoas estavam seguras dentro de casa. Se alguém se atrevesse a sair, seria morto pelo exército. Sua única segurança estava na casa do cordão vermelho.

Amigo, Jesus está voltando. A Bíblia diz que ninguém sabe o dia nem a hora que Jesus voltará, mas os sinais bíblicos nos indicam que a volta de Jesus está mais próxima do que muita gente imagina. E quando Jesus voltar, a nossa segurança não estará apenas numa religião. A nossa segurança estará somente em Cristo.

Aquele dia em Jericó, muitos bons membros de igreja morreram porque igreja nenhuma tem capacidade de salvar. Havia muitas religiões como existem hoje. Esses membros fiéis daquelas religiões morreram porque não entenderam a mensagem da salvação. Era a casa do cordão vermelho. Era o sangue de Jesus. Era para lá que tinham que correr e não correram. Depositaram a sua confiança de salvação em sua conduta. Essa foi a tragédia daquele povo.

Li, há algum tempo, uma lenda judia. Aquela noite de destruição no Egito, uma criança, o primogênito de uma família tinha ouvido dizer que à meia-noite o anjo destruidor chegaria trazendo a morte a todas as casas que não tivessem a mancha vermelha do sangue do Cordeiro. Lá pelas onze da noite, a criança se virava na cama de um lado para o outro sem poder dormir. Então o pai lhe disse:

- Filho, durma tranqüilo, não tem perigo.

- Não consigo, pai. Você tem certeza que manchou a porta com o sangue do Cordeiro?

- Sim, filho. Eu pedi ao meu melhor amigo que manchasse a porta e ele me prometeu que o faria.

O filho se levantou e disse:

- Pai, você acreditou em seu melhor amigo? Não foi você pessoalmente que manchou a porta?

- Não, filho. Mas eu confio nele, ele nunca falhou.

- Pai, por favor, vamos lá fora, eu quero conferir.

Foram lá e quando chegaram, a porta não tinha mancha de sangue. Eram cinco para meia-noite. O pai correu desesperado para dentro da casa, tomou uma bacia, pegou o sangue e manchou a porta. Enquanto o sangue ainda escorria pela porta, os relógios da cidade deram as doze badaladas e o anjo destruidor apareceu. Suas asas começaram a bater na escuridão da noite e dentro da casa, abraçado a seu pai, o filho dizia com lágrimas:

- Mais cinco minutos pai, e eu estaria morto.

Ah, querido amigo, a mensagem de salvação está hoje à sua disposição. Não importa se você é bom ou mau. O sangue do Cordeiro está à sua disposição. Pode se agarrar ao braço poderoso de Jesus. Pode molhar sua mão com o sangue das mãos furadas de Jesus. Pode manchar sua mente para ser purificada de pensamentos imundos. Pode manchar seu coração para ser santificado de sentimentos imundos. Pode manchar suas mãos para não fazer coisas erradas. Pode manchar seus pés para não andar longe de Jesus. Esta é a sua grande oportunidade.

Abra seu coração a Jesus. Corra aos Seus braços enquanto a graça está ao seu dispor. Tenha a certeza de estar preparado para se encontrar com Jesus quando Ele voltar pela segunda vez.

ORAÇÃO

Querido Pai, Te agradecemos infinitamente pela graça de Jesus e a provisão feita para a remissão do pecado humano. Ajuda-nos a correr hoje aos Teus braços enquanto a graça está ao nosso dispor e o Espírito Santo trabalha em nosso coração. Em nome de Jesus. Amém.

Que DEUS abençoe a todos.

Isaías 1:6; 2:22

Quinta-feira 17 Setembro
Desde a planta do pé até à cabeça não há nele coisa sã, senão feridas, e inchaços, e chagas podres… Afastai-vos, pois, do homem cujo fôlego está no seu nariz; porque em que se deve ele estimar?

(Isaías 1:6; 2:22).

O SER HUMANO PODE SER MELHORADO?
Ninguém pode negar os avanços tecnológicos e científicos da humanidade. Porém, o homem progrediu em direção ao bem? Está mais honesto e abnegado? A instrução, as artes e a ciência o fizeram progredir moralmente?

Quem recebeu Jesus, o enviado de Deus, da melhor maneira: a elite da época ou os excluídos? Foram os religiosos ou os indiferentes? A resposta é clara: na cruz todos estavam presentes e unânimes para desprezá-Lo. E os que estavam nas classes mais altas da sociedade foram os perpetradores de Seu assassinato.

Ao crucificar Jesus, o mundo mostrou que não queria saber de Deus. A humanidade se organizou para rejeitá-Lo e se esquecer dEle, se possível. A natureza do homem demonstrou ser irremediavelmente má. A boa educação e a posição social não melhoram o homem. Tanto o mais culto quanto o mais ignorante manifestam sua oposição a Deus e se afastam dEle, embora tentem manter as aparências. Será que se pode esperar algum progresso moral do ser humano? Se depender do coração humano, isso está totalmente descartado! Mas Deus pode fazer o que é impossível aos homens!

Todos, sem exceção, estão perdidos, sem possibilidade de libertar a si mesmos do pecado. Somente ao receber a Cristo como Salvador pessoal é que uma pessoa recebe uma nova vida que a torna capaz de fazer o bem segundo Deus e de viver para Ele. Na verdade, é Jesus quem viverá nela (Gálatas 2:20).

Que DEUS abençoe a todos.

Lucas 12.49

17 de Setembro

"Eu vim para lançar fogo sobre a terra e bem quisera que já estivesse a arder." Lucas 12.49

Quem é Jesus? Ele é o Cordeiro de Deus, o holocausto perfeito, o bom Pastor. Ele é a porta, o caminho para o Pai.

Como foi Jesus? Pedro disse que Ele era puro, imaculado e inocente; Paulo testifica que Jesus não conheceu pecado. Mas o anseio íntimo pelo fogo que deveria arder não foi despertado unicamente pela pureza e inocência de Jesus. Muitos sabem que foram purificados pelo sangue do Salvador e justificados pelo nome do Senhor Jesus. Mas este fato não acende o fogo do Espírito Santo – e assim chegamos a uma outra pergunta importante:

Como viveu Jesus? Em obediência! "...A si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte, e morte de cruz." Aqui já nos aproximamos do mistério do fogo que arde sempre, a revelação da Sua missão: "Eu vim para lançar fogo sobre a terra e bem quisera que já estivesse a arder." Ele conhece o caminho para isso e diz: "Tenho, porém, um batismo com o qual hei de ser batizado; e quanto me angustio até que o mesmo se realize." Jesus se despiu da Sua glória legítima para que por meio dEle pudesse ser aceso o fogo sobre a terra!

Que DEUS abençoe a todos.