quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

I Coríntios 8:5; Gênesis 1:1; Hebreus 1:1-3; Levítico 19:2; Jeremias 31:3; I São João 4:8; Romanos 5:8.

O Deus que eu Conheço
Como é Deus? Como você o vê? Quem é Deus para você?

O apostólo São Paulo diz em I Coríntios 8:5, que muitos são os deuses e senhores do homem. "O paganismo povoou a terra e o céu com diferentes ordens de divindade, e os homens imaginaram deuses presidindo sobre as montanhas, rios e flores; sobre enchentes, sobre as pestilências e sobre o fogo; sobre a virtude e sobre o vício; sobre famílias e nações". Pulpit, vol. 19, pg. 283.

O sol e os planetas foram feitos objetos de culto, bem como os signos do Zodíaco. Os panteões dos antigos povos, como Babilônia, Egito, Grécia, e Roma estavam cheios de supostas divindades: Amen, Ápis, Assur, Apolo, Atena, Baal, Bao, Cibele, Camos, Dagon, Diana, Hórus, Isis, Júpiter, Marduk, Mercúrio (ou Hermes), Mitra, Moloque, Osíris, Tamuz e Vênus. 7BC 1067.

Também existem alguns deuses do sistema filosófico: o deus do deísmo, que tem o poder de criar, mas não mantém ligação com suas criaturas. É uma espécie de rei ausente de seu domínio e a ele indiferente. O deus do panteísmo, constituído do universo como um todo. As coisas que vemos: o solo, a água, o ar, os astros e até nós mesmos - tudo é parte deste deus.

Todos estes deuses são criação e imaginação do homem. Refletem idéias e defeitos humanos. Como disse Voltaire: "Desde que Deus criou o homem à Sua imagem tem o homem retribuído à cortezia criando deuses à humana imagem".

Nenhum destes deuses é o Deus que eu conheço - o Deus das Escrituras. O Deus que eu conheço, é o Deus que se revelou ao homem. O que dEle sabemos, pela Bíblia, Ele mesmo o revelou.

1º) O Deus que eu conheço é o Deus criador. Ele é a grande Causa de tudo o que existe. "No princípio criou Deus os céus e a terra". Gênesis 1:1. Muitos alegam a origem do mundo e do vasto universo à ação de forças naturais. Negam que uma Força Superior criou a imensidão do universo, e o nosso planeta - negam a ação de Deus.

O cientista astrofísico, Dr. Jesse L. Geenstein, do Instituto de Tecnologia da California, observa: "Como a matéria veio do nada, é um terrível mistério. Poderia ser isto algo fora da ciência? Tentamos ficar fora da filosofia e da teologia, mas a vezes somos forçados a pensar em termos maiores, a olhar algo fora da ciência". Plain Truth, jan, de 1979, pg. 4-6, 23, 24.

Há um ser que tudo criou - É Deus.

Que confissão! E da parte de um eminente cientista! Não há como explicar a origem do universo independentemente da ação de Deus. Nas palavras majestosas do grande Livro: "No princípio criou Deus os céus e a terra", encontramos a verdade.

2º) O Deus que eu conheço não é apenas o Criador: Ele é também o Mantenedor do universo. Deus criou mediante o Seu Filho, e sustenta a criação igualmente pelo Filho. Como está escrito: "Havendo Deus, outrora falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nesses últimos dias nos falou pelo Filho a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo.

Ele , que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustenta todas as coisas pela palavra do Seu poder, e depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade nas alturas". Hebreus 1:1-3. O Deus Filho sustenta todas as coisas pelo Seu poder.

"Por intermédio de agentes naturais, Deus está operando dia a dia, hora a hora, momento a momento, para nos conservar a vida, construir e restaurar-nos" A Ciência do Bom Viver pg. 153.

3º) O Deus que eu conheço é revelado nas Escrituras como um ser santo, perfeito. Ele mesmo disse: "... Eu, o Senhor vosso Deus, Sou santo". Levítico 19:2. E falando dEle, Jesus disse: "... perfeito é o vosso Pai celeste".

Quão maravilhoso! Mesmo em meio a tanta corrupção, as Escrituras surgiram do povo de Deus rodeado de nações que cultuavam deuses corruptos, sanguinários. Mercúrio era o protetor dos ladrões. Baco, o protetor dos ébrios. Para assegurar o favor desses deuses, seus adeptos se entregavam à embriaguês e ao roubo. O Culto de Afrodite ( A Venus dos Romanos), a deusa do amor e da fertilidade, era acompanhado nos templos, por práticas imorais.

O seu santuário em Corinto, na Grécia, tinha cerca de 1.000 prostitutas cultuais. (Catecismo Católico Popular, de Spirago, vol. II pg. 48; 8 BC 223) A influência de tais deuses - ou idéias deles - deve-se o fato que a fornicação era uma quase característica da vida greco-romana(6BC 314). Num mundo assim cheio de corrupção, a Bíblia foi escrita. Mas o Deus nela revelado é um Deus santo e moralmente perfeito. Isto é certamente maravilhoso!

4º) O Deus que eu conheço é também um Deus de amor. O amor de Deus transparece em toda a Bíblia. No Antigo Testamento Ele diz: " Com amor eterno te amei, por isso com benignidade te atrai". Jeremias 31:3 E o Novo Testamento afirma: ". . .Deus é amor". I São João 4:8. Em Deus o amor é mais do que atributo, mais do que uma qualidade básica: Ele é a sua própria natureza, a Sua essência. Assim, o Seu amor para conosco, seres humanos, não depende do que somos e sim do que Ele é.

Deus mostrou o Seu amor principalmente pela morte de Seu Filho. Como escreveu São Paulo: "Mas Deus prova o Seu próprio amor para conosco, pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores". Romanos 5:8.

Meus queridos amigos, este é o Deus que eu conheço: O Deus que tudo criou e tudo sustenta; o Deus santo, perfeito em todos os Seus caminhos; Deus de amor, que está interessado em nós, que nos deu a salvação, que se compadece de nós e nos presta ajuda; que supre todas as nossas necessidades.

Não quer você hoje, retribuir a esse maravilhoso Deus, que tudo fez por nós, entregando o seu coração?

Abra agora o seu coração. E o Deus que eu conheço o receberá de braços abertos.

Que DEUS abençoe a todos.

Mateus 25:10

Quinta-feira 21 Janeiro

E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta (Mateus 25:10).

Dar com a cara na porta

Isso já lhe aconteceu? Você se prepara o dia inteiro para um compromisso importante e sai correndo, mas, talvez por causa de alguns minutos, tudo vai por água abaixo. A porta realmente se fecha. Você chegou tarde demais. É estressante, porém, na maioria dos casos, o assunto pode ser resolvido dentro de poucos dias. A porta se abre novamente.

A porta mencionada no versículo de hoje nunca mais se abrirá depois de ter sido fechada. Ela simboliza o término do período da graça, este tempo de imensurável bênção na história humana. Quando o próprio Jesus Cristo, o noivo da parábola das dez virgens, vier e retirar todos os cristãos nascidos de novo deste mundo, a era da graça chegará ao fim. A referência às “virgens prudentes”, que levaram consigo suprimento extra de óleo para suas lâmpadas, é uma advertência para que, pela fé, nós nos certifiquemos o mais rápido possível de estar no mesmo grupo delas.

Há dois lados da porta: o de fora e o de dentro. O lado de fora significa a separação eterna de Deus, a esfera das “trevas exteriores”, onde “haverá pranto e ranger de dentes” (Mateus 25:30). Todos os que se recusarem a reconhecer sua culpa diante de Deus e a crerem na obra expiatória do Senhor Jesus se depararão, figurada­mente falando, com uma porta fechada para sempre. Não importa o quanto clamem “Senhor, Senhor, abre-nos”, jamais serão recebidos. Se você quiser passar por essa porta não é necessário nem bater, pois ela – ainda – está escancarada.

Que DEUS abençoe a todos.

Filipenses 3.20

21 de Janeiro

"Pois a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo." (Filipenses 3.20)

A Bíblia parte do princípio de que nós, os que cremos no Senhor Jesus Cristo, já temos o céu mesmo estando ainda na terra. Não precisamos mais lutar para conseguir o céu; podemos viver a partir da certeza de que já temos uma pátria celestial. Mas como é que isso pode ser realizado aqui na terra? A resposta lemos em Colossenses 2.6: "Ora, como recebestes a Cristo Jesus, o Senhor, assim andai nele." Posso estar em Cristo e Ele estar em mim. É dessa maneira que eu ando nEle. Este é o andar nos céus. Jesus subiu aos céus com Seu corpo glorificado, onde agora está assentado à direita de Deus. Mas, ao mesmo tempo, Ele está na terra, só que em sentido inverso do nosso. Enquanto Ele se assenta ao lado do Pai literalmente, Ele habita em nossos corações pelo Espírito Santo, como diz Efésios 3.17: "...e assim habite Cristo nos vossos corações, pela fé." Assim conseguimos entender esse maravilhoso intercâmbio: enquanto que, com nosso corpo, ainda andamos sobre a terra, nosso espírito já está no céu. A conseqüência irrefutável é mencionada em 1 João 2.6: "...aquele que diz que permanece nele, esse deve também andar assim como ele andou."

Que DEUS abençoe a todos

Colossenses 1.1-11

Colossenses 1.1-11

1 Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, por vontade de Deus, e o irmão Timóteo,
2 aos santos e fiéis irmãos em Cristo que se encontram em Colossos, graça e paz a vós outros, da parte de Deus, nosso Pai.
3 Damos sempre graças a Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, quando oramos por vós,
4 desde que ouvimos da vossa fé em Cristo Jesus e do amor que tendes para com todos os santos;
5 por causa da esperança que vos está preservada nos céus, da qual antes ouvistes pela palavra da verdade do evangelho,
6 que chegou até vós; como também, em todo o mundo, está produzindo fruto e crescendo, tal acontece entre vós, desde o dia em que ouvistes e entendestes a graça de Deus na verdade;
7 segundo fostes instruídos por Epafras, nosso amado conservo e, quanto a vós outros, fiel ministro de Cristo,
8 o qual também nos relatou do vosso amor no Espírito.
9 Por esta razão, também nós, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós e de pedir que transbordeis de pleno conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e entendimento espiritual;
10 a fim de viverdes de modo digno do Senhor, para o seu inteiro agrado, frutificando em toda boa obra e crescendo no pleno conhecimento de Deus;
11 sendo fortalecidos com todo o poder, segundo a força da sua glória, em toda a perseverança e longanimidade; com alegria,

Colossenses 1:1-11

Esta epístola é dirigida a uma igreja que Paulo nunca havia visitado (2:1). Colossos parece ter recebido o Evangelho por intermédio de Epafras, um servo de Deus de quem é dado aqui (vv. 7-8) e no capítulo 4:12-13 notável testemunho. Segundo a sua prática, o apóstolo destaca em primeiro lugar todas as coisas boas possíveis que se distinguem nos crentes a quem escreve. Inspiremo-nos em seu exemplo. A fé, a esperança e o amor eram o triplo e completo fruto produzido pelo Evangelho em Colossos (vv. 4-5). Mas o que alimenta a fé, sustenta a esperança e renova o amor é o conhecimento de Deus (v. 10). Ademais, o apóstolo pede em sua oração que os colossenses sejam cheios desse conhecimento. A conduta cristã deles - e a nossa - deve obedecer a um duplo motivo: frente aos outros, mostremo-nos dignos dAquele a quem confessamos pertencer; e sobre tudo, frente ao Senhor, se O amamos, busquemos agradar-Lhe em tudo.

Veja finalmente no v. 11 por que toda a força do Senhor é exigida. Não é para um combate espetacular, nem mesmo para proclamar o Evangelho. É simplesmente para ter paciência e longanimidade... com gozo. Estas são vitórias que temos a oportunidade de experimentar a cada dia.

Que DEUS abençoe a todos

Filipenses 4.10-23

Filipenses 4.10-23

10 Alegrei-me, sobremaneira, no Senhor porque, agora, uma vez mais, renovastes a meu favor o vosso cuidado; o qual também já tínheis antes, mas vos faltava oportunidade.
11 Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação.
12 Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez;
13 tudo posso naquele que me fortalece.
14 Todavia, fizestes bem, associando-vos na minha tribulação.
15 E sabeis também vós, ó filipenses, que, no início do evangelho, quando parti da Macedônia, nenhuma igreja se associou comigo no tocante a dar e receber, senão unicamente vós outros;
16 porque até para Tessalônica mandastes não somente uma vez, mas duas, o bastante para as minhas necessidades.
17 Não que eu procure o donativo, mas o que realmente me interessa é o fruto que aumente o vosso crédito.
18 Recebi tudo e tenho abundância; estou suprido, desde que Epafrodito me passou às mãos o que me veio de vossa parte como aroma suave, como sacrifício aceitável e aprazível a Deus.
19 E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades.
20 Ora, a nosso Deus e Pai seja a glória pelos séculos dos séculos. Amém!
21 Saudai cada um dos santos em Cristo Jesus. Os irmãos que se acham comigo vos saúdam.
22 Todos os santos vos saúdam, especialmente os da casa de César.
23 A graça do Senhor Jesus Cristo seja com o vosso espírito.


Filipenses 4:10-23

Sem dúvida, Paulo recorda sua primeira visita a Filipos, a prisão e os cânticos que ali cantou com Silas (Atos 16:24-25). Uma vez mais ele se encontra preso, mas nada pode tirar-lhe o gozo, porque nada pode tirar-lhe Cristo. O mesmo acontece com a sua força. "Tudo posso", disse ele, apesar de suas cadeias - "naquele que me fortalece" (v. 13; comparar 2 Coríntios 6:10). Como ele, aprendamos a estar contentes, quaisquer que sejam as nossas circunstâncias: sucesso ou dificuldades, saúde ou doença, bom ou mau tempo... se nos alegramos no Senhor.

Ainda que muito pobres, os filipenses, pelas mãos de Epafrodito, acabam de mandar nova ajuda ao apóstolo (leia 2 Coríntios 8:1-5). O apóstolo lhes assegura de sua própria experiência: "O meu Deus... há de suprir... cada uma de vossas necessidades", mas não a todas as "vossas" cobiças. Ele compromete a responsabilidade de seu Deus, como se endossasse um cheque em branco, sabendo que dispõe, para ele e seus amigos, de crédito ilimitado: nada menos que "sua riqueza em glória" (v. 19; Efésios 3:16). Que Deus nos conceda experimentar o segredo do bem-aventurado apóstolo: a plena suficiência do Senhor Jesus Cristo até que por fim se cumpra o desejo expresso no Salmo: "Eu, porém... contemplarei a tua face; quando acordar eu me satisfarei com a tua semelhança" (Salmo 17:15).

Que DEUS abençoe a todos

2 Crônicas 25:1-13; 25-28

2 Crônicas 25:1-13; 25-28

1 ERA Amazias da idade de vinte e cinco anos, quando começou a reinar, e reinou vinte e nove anos em Jerusalém; e era o nome de sua mãe Joadã, de Jerusalém.
2 E fez o que era reto aos olhos do Senhor, porém não com inteireza de coração.
3 Sucedeu que, sendo-lhe o reino já confirmado, matou a seus servos que mataram o rei seu pai;
4 Porém não matou os filhos deles; mas fez segundo está escrito na lei, no livro de Moisés, como o Senhor ordenou, dizendo: Não morrerão os pais pelos filhos, nem os filhos pelos pais; mas cada um morrerá pelo seu pecado.
5 E Amazias reuniu a Judá e os pôs segundo as casas dos pais, sob capitães de milhares, e sob capitàes de cem, por todo o Judá e Benjamim; e os contou, de vinte anos para cima, e achou deles trezentos mil escolhidos que podiam sair à guerra, e manejar lança e escudo.
6 Também de Israel tomou a soldo cem mil homens valentes, por cem talentos de prata.
7 Porém um homem de Deus veio a ele, dizendo: Ó rei, não deixes ir contigo o exército de Israel; porque o Senhor não é com Israel, a saber com os filhos de Efraim.
8 Se quiseres ir, faze-o assim, esforça-te para a peleja. Deus, porém, te fará cair diante do inimigo; porque força há em Deus para ajudar e para fazer cair.
9 E disse Amazias ao homem de Deus: Que se fará, pois, dos cem talentos de prata que dei às tropas de Israel? E disse o homem de Deus: Mais tem o Senhor que te dar do que isso.
10 Então separou Amazias as tropas que lhe tinham vindo de Efraim, para que se fossem ao seu lugar; pelo que se acendeu a sua ira contra Judá, e voltaram para as suas casas ardendo em ira.
11 Esforçou-se, pois, Amazias, e conduziu o seu povo, e foi ao Vale do Sal; onde feriu a dez mil dos filhos de Seir.
12 Também os filhos de Judá prenderam vivos dez mil, e os levaram ao cume da rocha; e do mais alto da rocha os lançaram abaixo, e todos se despedaçaram.
13 Porém os homens das tropas que Amazias despedira, para que não fossem com ele à peleja, deram sobre as cidades de Judá desde Samaria, até Bete-Horom; e feriram deles três mil, e saquearam grande despojo.
25 E viveu Amazias, filho de Joás, rei de Judá, depois da morte de Jeoás, filho de Jeoacaz, rei de Israel, quinze anos.
26 Quanto ao mais dos atos de Amazias, tanto os primeiros como os últimos, eis que, porventura, não estão escritos no livro dos reis de Judá e de Israel?
27 E desde o tempo em que Amazias se desviou do Senhor, conspiraram contra ele em Jerusalém, porém ele fugiu para Laquis; mas perseguiram-no até Laquis, e o mataram ali.
28 E trouxeram-no sobre cavalos e sepultaram-no com seus pais na cidade de Judá.


2 Crônicas 25:1-13; 25-28
Amazias sucedeu a seu pai Joás. No conjunto, ele começou fazendo o que era correto aos olhos de Deus. “Não, porém, com inteireza de coração” (v. 2)! Um coração perfeito não significa que não existe pecado, mas que, apesar disso, há uma firme determinação de fazer uma única coisa: agradar a Deus ao obedecer-Lhe em tudo (Filipenses 3:15).

O primeiro erro: Amazias vai à guerra contra Edom e contrata cem mil mercenários de Israel para reforçar seu exército. Tendo sido reprovado por um homem de Deus, ele desiste da idéia e triunfa sobre seus inimigos. Mas então acontece a queda! Os ídolos edomitas encontram lugar no coração dividido de Amazias (v. 14). Porém, como é impossível servir a Deus e a Mamom (Mateus 6:24; Lucas 16:13), a partir desse momento o Senhor não tinha mais espaço em seus pensamentos. Amazias “deixou de seguir ao Senhor” (v. 27). Se o Senhor Jesus não preencher meu coração por inteiro, o Inimigo certamente achará algo para ocupá-lo.

Depois de uma vergonhosa derrota nas mãos do rei de Israel, o pobre Amazias viveu por mais quinze anos e finalmente foi morto sem demonstrar o menor sinal de arrependimento.

Que DEUS abençoe a todos.

2 Crônicas 24:1-3; 15-27

2 Crônicas 24:1-3; 15-27

1 TINHA Joás sete anos de idade quando começou a reinar, e quarenta anos reinou em Jerusalém; e era o nome da sua mãe Zibia, de Berseba.
2 E fez Joás o que era reto aos olhos do Senhor, todos os dias do sacerdote Joiada.
3 E tomou-lhe Joiada duas mulheres, e gerou filhos e filhas.
15 E envelheceu Joiada, e morreu farto de dias; era da idade de cento e trinta anos quando morreu.
16 E o sepultaram na cidade de Davi com os reis; porque tinha feito bem em Israel, e para com Deus e a sua casa.
17 Porém, depois da morte de Joiada vieram os príncipes de Judá e prostraram-se perante o rei; e o rei os ouviu.
18 E deixaram a casa do Senhor Deus de seus pais, e serviram às imagens do bosque e aos ídolos. Então, por causa desta sua culpa, veio grande ira sobre Judá e Jerusalém.
19 Porém enviou profetas entre eles, para os reconduzir ao Senhor, os quais protestaram contra eles; mas eles não deram ouvidos.
20 E o Espírito de Deus revestiu a Zacarias, filho do sacerdote Joiada, o qual se pôs em pé acima do povo, e lhes disse: Assim diz Deus: Por que transgredis os mandamentos do Senhor, de modo que não possais prosperar? Porque deixastes ao Senhor, também ele vos deixará.
21 E eles conspiraram contra ele, e o apedrejaram por mandado do rei, no pátio da casa do Senhor.
22 Assim o rei Joás não se lembrou da beneficência que Joiada, pai de Zacarias, lhe fizera; porém matou-lhe o filho, o qual, morrendo, disse: O Senhor o verá, e o requererá.
23 E sucedeu que, decorrido um ano, o exército da Síria subiu contra ele; e vieram a Judá e a Jerusalém, e destruíram dentre o povo a todos os seus príncipes; e enviaram todo o seu despojo ao rei de Damasco.
24 Porque ainda que o exército dos sírios viera com poucos homens, contudo o Senhor entregou na sua mão um exército mui numeroso, porquanto deixaram ao Senhor Deus de seus pais. Assim executaram juízos contra Joás.
25 E, quando os sírios se retiraram, deixaram-no gravemente ferido; então seus servos conspiraram contra ele por causa do sangue do filho do sacerdote Joiada, e o feriram na sua cama, e morreu; e o sepultaram na cidade de Davi, porém não nos sepulcros dos reis.
26 Estes, pois, foram os que conspiraram contra ele; Zabade, filho de Simeate, a amonita, e Jeozabade, filho de Sinrite, a moabita.
27 E, quanto a seus filhos, e à grandeza do cargo que se lhe impôs, e à restauração da casa de Deus, eis que estão escritos no livro da história dos reis; e Amazias, seu filho, reinou em seu lugar.


2 Crônicas 24:1-3; 15-27
Durante o tempo em que Joiada o guiou, tudo levava a crer que Joás seria um dos melhores reis. Infelizmente, a morte do sumo sacerdote foi um divisor de águas na vida de Joás. Como isso pode ser explicado? Em vez de descansar diretamente em Deus – um atributo da fé – Joás confiava em seu pai adotivo e, quando Joiada não estava mais disponível, a fidelidade do rei entrou em crise, pois ele jamais havia desenvolvido uma fé pessoal.

Jovens leitores cujos pais são crentes, não se enganem: educação, boas maneiras, as mais favoráveis circunstâncias, todas essas coisas não são fé. Além disso, a fé dos seus pais não é a sua fé. Quando eles se forem, será que o Senhor permanecerá com você?

Os líderes do povo vieram e bajularam Joás. “E o rei os ouviu” (v. 17). E o que ele fez sob a influência dos líderes? Tomou uma atitude que faria qualquer um estremecer: matou o filho de seu benfeitor. O Senhor lembrou os fariseus hipócritas da morte de Zacarias (cujo nome significa o Senhor se lembra), pois estavam prestes a cometer o mesmo crime terrível (Mateus 23:34-35; 21:35).

Que DEUS abençoe a todos.