quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

2 Crônicas 25:1-13; 25-28

2 Crônicas 25:1-13; 25-28

1 ERA Amazias da idade de vinte e cinco anos, quando começou a reinar, e reinou vinte e nove anos em Jerusalém; e era o nome de sua mãe Joadã, de Jerusalém.
2 E fez o que era reto aos olhos do Senhor, porém não com inteireza de coração.
3 Sucedeu que, sendo-lhe o reino já confirmado, matou a seus servos que mataram o rei seu pai;
4 Porém não matou os filhos deles; mas fez segundo está escrito na lei, no livro de Moisés, como o Senhor ordenou, dizendo: Não morrerão os pais pelos filhos, nem os filhos pelos pais; mas cada um morrerá pelo seu pecado.
5 E Amazias reuniu a Judá e os pôs segundo as casas dos pais, sob capitães de milhares, e sob capitàes de cem, por todo o Judá e Benjamim; e os contou, de vinte anos para cima, e achou deles trezentos mil escolhidos que podiam sair à guerra, e manejar lança e escudo.
6 Também de Israel tomou a soldo cem mil homens valentes, por cem talentos de prata.
7 Porém um homem de Deus veio a ele, dizendo: Ó rei, não deixes ir contigo o exército de Israel; porque o Senhor não é com Israel, a saber com os filhos de Efraim.
8 Se quiseres ir, faze-o assim, esforça-te para a peleja. Deus, porém, te fará cair diante do inimigo; porque força há em Deus para ajudar e para fazer cair.
9 E disse Amazias ao homem de Deus: Que se fará, pois, dos cem talentos de prata que dei às tropas de Israel? E disse o homem de Deus: Mais tem o Senhor que te dar do que isso.
10 Então separou Amazias as tropas que lhe tinham vindo de Efraim, para que se fossem ao seu lugar; pelo que se acendeu a sua ira contra Judá, e voltaram para as suas casas ardendo em ira.
11 Esforçou-se, pois, Amazias, e conduziu o seu povo, e foi ao Vale do Sal; onde feriu a dez mil dos filhos de Seir.
12 Também os filhos de Judá prenderam vivos dez mil, e os levaram ao cume da rocha; e do mais alto da rocha os lançaram abaixo, e todos se despedaçaram.
13 Porém os homens das tropas que Amazias despedira, para que não fossem com ele à peleja, deram sobre as cidades de Judá desde Samaria, até Bete-Horom; e feriram deles três mil, e saquearam grande despojo.
25 E viveu Amazias, filho de Joás, rei de Judá, depois da morte de Jeoás, filho de Jeoacaz, rei de Israel, quinze anos.
26 Quanto ao mais dos atos de Amazias, tanto os primeiros como os últimos, eis que, porventura, não estão escritos no livro dos reis de Judá e de Israel?
27 E desde o tempo em que Amazias se desviou do Senhor, conspiraram contra ele em Jerusalém, porém ele fugiu para Laquis; mas perseguiram-no até Laquis, e o mataram ali.
28 E trouxeram-no sobre cavalos e sepultaram-no com seus pais na cidade de Judá.


2 Crônicas 25:1-13; 25-28
Amazias sucedeu a seu pai Joás. No conjunto, ele começou fazendo o que era correto aos olhos de Deus. “Não, porém, com inteireza de coração” (v. 2)! Um coração perfeito não significa que não existe pecado, mas que, apesar disso, há uma firme determinação de fazer uma única coisa: agradar a Deus ao obedecer-Lhe em tudo (Filipenses 3:15).

O primeiro erro: Amazias vai à guerra contra Edom e contrata cem mil mercenários de Israel para reforçar seu exército. Tendo sido reprovado por um homem de Deus, ele desiste da idéia e triunfa sobre seus inimigos. Mas então acontece a queda! Os ídolos edomitas encontram lugar no coração dividido de Amazias (v. 14). Porém, como é impossível servir a Deus e a Mamom (Mateus 6:24; Lucas 16:13), a partir desse momento o Senhor não tinha mais espaço em seus pensamentos. Amazias “deixou de seguir ao Senhor” (v. 27). Se o Senhor Jesus não preencher meu coração por inteiro, o Inimigo certamente achará algo para ocupá-lo.

Depois de uma vergonhosa derrota nas mãos do rei de Israel, o pobre Amazias viveu por mais quinze anos e finalmente foi morto sem demonstrar o menor sinal de arrependimento.

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário