quinta-feira, 30 de abril de 2009

Lucas 6.20-38

Lucas 6.20-38

20 Então, olhando ele para os seus discípulos, disse-lhes: Bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso é o reino de Deus.
21 Bem-aventurados vós, os que agora tendes fome, porque sereis fartos. Bem-aventurados vós, os que agora chorais, porque haveis de rir.
22 Bem-aventurados sois quando os homens vos odiarem e quando vos expulsarem da sua companhia, vos injuriarem e rejeitarem o vosso nome como indigno, por causa do Filho do Homem.
23 Regozijai-vos naquele dia e exultai, porque grande é o vosso galardão no céu; pois dessa forma procederam seus pais com os profetas.
24 Mas ai de vós, os ricos! Porque tendes a vossa consolação.
25 Ai de vós, os que estais agora fartos! Porque vireis a ter fome. Ai de vós, os que agora rides! Porque haveis de lamentar e chorar.
26 Ai de vós, quando todos vos louvarem! Porque assim procederam seus pais com os falsos profetas.
27 Digo-vos, porém, a vós outros que me ouvis: amai os vossos inimigos, fazei o bem aos que vos odeiam;
28 bendizei aos que vos maldizem, orai pelos que vos caluniam.
29 Ao que te bate numa face, oferece-lhe também a outra; e, ao que tirar a tua capa, deixa -o levar também a túnica;
30 dá a todo o que te pede; e, se alguém levar o que é teu, não entres em demanda.
31 Como quereis que os homens vos façam, assim fazei -o vós também a eles.
32 Se amais os que vos amam, qual é a vossa recompensa? Porque até os pecadores amam aos que os amam.
33 Se fizerdes o bem aos que vos fazem o bem, qual é a vossa recompensa? Até os pecadores fazem isso.
34 E, se emprestais àqueles de quem esperais receber, qual é a vossa recompensa? Também os pecadores emprestam aos pecadores, para receberem outro tanto.
35 Amai, porém, os vossos inimigos, fazei o bem e emprestai, sem esperar nenhuma paga; será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo. Pois ele é benigno até para com os ingratos e maus.
36 Sede misericordiosos, como também é misericordioso vosso Pai.
37 Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai e sereis perdoados;
38 dai, e dar-se-vos -á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos darão; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também.

Lucas 6:20-38

Como falam a nós estes ensinamentos do Mestre! Deixemo-los penetrar profundamente em nossos corações e, sobretudo, vivamo-los! A maioria desses ensinamentos se encontram em Mateus 5-7; mas aqui a mensagem é mais pessoal. Não é dito aqui "Bem-aventurados os que...", mas "Bem-aventurados vós..."
O versículo 31 resume as exortações dirigidas a "vós outros que me ouvis" (v. 27): "Como quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles" (v. 31). Os nossos semelhantes seriam melhor tratados se obedecêssemos a esta exortação!
Todos estes traços de caráter são estranhos à nossa natureza orgulhosa, egoísta e impaciente. O Senhor enfatiza que essas são as características de Deus mesmo, e por elas seremos conhecidos na Terra como filhos do Pai celestial (v. 35-36). Não teremos oportunidade de manifestá-las no céu, visto que ali não haverá inimigos para amar, nem injustos para suportar, nem miseráveis que consolar. A nossa responsabilidade e privilégio são de sermos semelhantes ao Senhor Jesus aqui na Terra, de refletir a mansidão, o amor, a humildade e paciência de nosso perfeito Exemplo, "pois ele, quando ultrajado, não revidava com ultraje, quando maltratado, não fazia ameaças..." (1 Pedro 2:21-23).

Que DEUS abençoe a todos.

A NECESSIDADE DE UMA RESPOSTA

Sexta-feira 1 Maio

A NECESSIDADE DE UMA RESPOSTA

Quem tem sede venha; e quem quiser tome de graça da água da vida (Apocalipse 22:17).

O mau tempo surpreendera três montanhistas. Chovera durante horas. Os homens estavam exaustos e um deles ferido. Felizmente acharam um abrigo contra o vento e a chuva em uma vale rochoso. A noite chegou e nenhum deles conseguiu dormir. Na manhã seguinte, o tempo piorou. Não havia a menor chance de prosseguir. Já estava anoitecendo de novo quando, de repente, ouviram vozes a distância: “Onde estão? Estamos procurando por vocês!”
Emocionados, os três homens deixaram o abrigo, sem se preocupar com o vento e a chuva que os castigava. Uma equipe de salvamento tinha subido para resgatá-los.
– Estamos aqui!, responderam, porém a tempestade abafou os gritos. Então encharcaram uma manta com álcool, colocaram fogo e agitaram como uma tocha. Era questão de vida ou morte. Logo ouviram a boa notícia: “Estamos vendo vocês. Agüentem. Já estamos indo!” Em pouco tempo os homens foram salvos.
Por meio de Jesus Cristo, o Filho de Deus feito homem, que morreu pelos pecadores, Deus quer nos salvar e nos dar a vida eterna. Ele nos chama através do Evangelho. Porém, para que possamos ser achados e resgatados, temos de responder ao chamado. É necessário sair da guarida de nossa própria segurança, de nosso medo, de nossa indiferença, incredulidade e responder à voz de Deus. A pessoa que permanece sentada em sua auto-satisfação e não dá nenhuma resposta ao Deus misericordioso que a busca, estará perdida para sempre, sem qualquer chance de ser salva.

Que DEUS abençoe a todos.

Moisés e Elias


1º de maio

Moisés e Elias

Então temeu Moisés [...] Fugiu de diante da face de Faraó [...] e veio ao monte de Deus, a Horebe. Êxodo 2:14, 15, 3:1, ARC Temendo, pois, Elias (a Jezabel), [...] levantou-se, e [...] caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de Deus. 1 Reis 19:3, 8

Dois grandes homens de Deus: Moisés, o escolhido para libertar o povo de Israel da escravidão egípcia; e Elias, chamado para libertar o Israel dos seus dias das garras do paganismo e do culto idolátrico a Baal.
Ambos foram guias espirituais de Israel. Ambos enfrentaram com determinação e energia tempos de apostasia; ambos, em ocasiões dramáticas, intercederam com lágrimas pelo povo escolhido; ambos também tiveram momentos de desânimo, mas mesmo assim, Deus os compreendeu e os amou.
Ambos fugiram para o deserto e se refugiaram por entre as montanhas de Horebe. Deus falou com Moisés do meio de uma "sarça ardente" e, Elias, Deus o encontrou escondido dentro de uma caverna. Então, a ambos o Senhor ordenou que voltassem para o lugar de onde haviam fugido com a missão de ajudar na libertação e reavivamento do Seu povo.
Finalmente, ambos foram levados para o Céu: Moisés, que morreu e que foi ressuscitado, representa os que sairão da sepultura na ressurreição dos justos e, Elias, que séculos mais tarde foi transladado sem passar pela morte, representa os que estarão vivos por ocasião da segunda vinda de Cristo. No Céu, ambos se encontraram e se conheceram... Creio que foi um encontro cheio de emoção!
Chegou a "plenitude dos tempos" e o Filho de Deus estava na Terra para cumprir Sua missão redentiva. Então, o Pai resolveu enviar esses Seus dois servos à Terra para uma missão especial. Os três se encontraram no "monte santo" (2Pd 1:18) da transfiguração. Moisés e Elias vieram da parte de Deus para "conversar com Jesus acerca das cenas de Seu sofrimento, e confortá-Lo com a certeza da simpatia do Céu".
Como Deus é bom! Moisés não entrou na Canaã terrestre, mas Deus tinha algo melhor para ele, a Canaã celestial. A Elias, que num momento de desânimo pensou que a morte lhe seria preferível, Deus recompensou com a vida eterna sem ter que passar pela morte.
Não importa estarmos mortos ou vivos por ocasião da volta de Jesus. Se formos fiéis, receberemos, pela graça de Deus, o mesmo galardão que Moisés e Elias receberam.

REFLEXÃO: "Porque nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação" (2Co 4:17).

Que DEUS abençoe a todos.

Jeremias 29.13-14

1 de Maio

"Buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração. Serei achado de vós, diz o Senhor..." Jeremias 29.13-14

Deus quer dar um avivamento ainda hoje. Muitos cristãos estão preocupados com essa questão, sobre a qual há distintas opiniões. Existem pessoas excelentes e consagradas a Deus que pensam que o Senhor não mais manda um avivamento hoje em dia. Mas eu creio de todo o coração que um despertamento é a única preparação correta da Igreja de Jesus para a vinda do Senhor. Porém, temos efetivamente um motivo para supor que é vontade de Deus enviar um avivamento? Sim, pois a Bíblia promete avivamento!
É sempre fundamental que se descubra a vontade de Deus, inclusive para a nossa própria vida, pois uma pessoa somente pode ser feliz quando vive na esfera e no âmbito da vontade de Deus. É possível perder o melhor que Deus quer nos dar quando, por desobediência, nos recusamos a fazer a vontade de Deus. Como Deus nos revela a Sua vontade? Pela direção do Espírito Santo. O próprio Senhor Jesus disse que o Espírito Santo nos guiaria a toda a verdade. Todos aqueles que, de fato, quiserem se deixar dirigir serão guiados por Ele. O pressuposto para isso é que você queira fazer a vontade do Senhor a qualquer preço. Assim você nunca vai errar, pois o Espírito de Deus o guia a toda a verdade.

Que DEUS abençoe a todos.

Juízes 16:23-31


Juízes 16:23-31

23 Então os príncipes dos filisteus se ajuntaram para oferecer um grande sacrifício ao seu deus Dagom, e para se alegrarem, e diziam: Nosso deus nos entregou nas mãos a Sansão, nosso inimigo.
24 Semelhantemente, vendo-o o povo, louvava ao seu deus; porque dizia: Nosso deus nos entregou nas mãos o nosso inimigo, e ao que destruía a nossa terra, e ao que multiplicava os nossos mortos.
25 E sucedeu que, alegrando-se-lhes o coração, disseram: Chamai a Sansão, para que brinque diante de nós. E chamaram a Sansão do cárcere, que brincava diante deles, e fizeram-no estar em pé entre as colunas.
26 Então disse Sansão ao moço que o tinha pela mão: Guia-me para que apalpe as colunas em que se sustém a casa, para que me encoste a elas.
27 Ora estava a casa cheia de homens e mulheres; e também ali estavam todos os príncipes dos filisteus; e sobre o telhado havia uns três mil homens e mulheres, que estavam vendo Sansão brincar.
28 Então Sansão clamou ao Senhor, e disse: Senhor Deus, peço-te que te lembres de mim, e fortalece-me agora só esta vez, ó Deus, para que de uma vez me vingue dos filisteus, pelos meus dois olhos.
29 Abraçou-se, pois, Sansão com as duas colunas do meio, em que se sustinha a casa, e arrimou-se sobre elas, com a sua mão direita numa, e com a sua esquerda na outra.
30 E disse Sansão: Morra eu com os filisteus. E inclinou-se com força, e a casa caiu sobre os príncipes e sobre todo o povo que nela havia; e foram mais os mortos que matou na sua morte do que os que matara em sua vida.
31 Então seus irmãos desceram, e toda a casa de seu pai, e tomaram-no, e subiram com ele, e sepultaram-no entre Zorá e Estaol, no sepulcro de Manoá, seu pai. Ele julgou a Israel vinte anos.

Juízes 16:23-31

Estamos chegando ao final da triste história de Sansão. Ele está cego, preso e se tornou motivo de piada para os inimigos de Deus e para seu próprio povo. E, o que é mais sério, a vergonha dele reflete sobre o próprio Deus, pois os ídolos parecem ser mais fortes que o campeão do Senhor. Mas Deus estabelece um limite para tal presunção do adversário. Uma última vitória é dada a Sansão, que leva consigo em sua morte três mil filisteus.
Sansão perdeu em seqüência sua força, sua liberdade, sua visão, e agora por fim perde a vida. Nós que fomos criados no conhecimento do Senhor Jesus devemos meditar sobre esse relato. Temos recebido muito e estamos em uma situação privilegiada. É verdade que estamos envolvidos em uma espécie de “voto de nazireado”, separados assim do mundo e de seus prazeres. Mas que recompensa temos! Um poder divino, que o Espírito Santo disponibiliza para nós, se estivermos caminhando na vontade de Deus, ao qual ninguém poderá resistir. É nossa decisão estar e permanecer entre o grupo para o qual o apóstolo João escreveu as seguintes palavras: “Jovens, eu vos escrevi, porque sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós, e tendes vencido o Maligno” (1 João 2:14).

Que DEUS abençoe a todos.

A Voz de Deus


30 de Abril

A Voz de Deus

Se vós permanecerdes na Minha palavra, sois verdadeiramente Meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. João 8:31, 32

O jovem que faz da Bíblia seu guia não necessita enganar-se quanto ao caminho do dever e da segurança. Esse Livro lhe ensinará a manter a integridade de caráter, a ser fidedigno, a não usar de engano. Ele lhe ensinará que nunca precisa transgredir a lei de Deus a fim de realizar um desejo objetivo, mesmo que a obediência envolva sacrifício. Ele lhe ensinará que a bênção do Céu não repousará sobre ele, caso se aparte do caminho da retidão; que, embora os homens pareçam prosperar na desobediência, certamente colherão o fruto que semearam.

Unicamente os que lêem as Escrituras como a voz de Deus a lhes falar são verdadeiros discípulos. Tremem à Sua voz, pois ela lhes é viva realidade. Abrem o entendimento à divina instrução, e oram por graça a fim de obter preparo para o serviço. Ao ser a tocha celeste posta em suas mãos, o indagador da verdade vê a fraqueza que possuía, a enfermidade, sua completa impotência para promover a própria justiça. Vê que não existe em si coisa alguma que o recomende perante Deus. Ora pelo Espírito Santo, o representante de Cristo, para lhe servir de guia constante para conduzi-lo a toda a verdade. Repete a promessa: “Aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em Meu nome, vos ensinará todas as coisas” (Jo 14:26). [...]

O diligente estudante da Bíblia crescerá continuamente em conhecimento e discernimento. Seu intelecto apreenderá elevados assuntos, e se apoderará da verdade das realidades eternas. Justos serão seus motivos de ação. Empregará o talento de sua influência para ajudar outros a compreenderem mais perfeitamente as responsabilidades que lhes são dadas por Deus. Seu coração será perene fonte de alegria ao ver o êxito que lhe assiste aos esforços de comunicar a outros as bênçãos por ele recebidas.

Que DEUS abençoe a todos.

SERVO

Quarta-feira 30 Abril

SERVO

Mas entre vós não será assim; antes, qualquer que, entre vós, quiser ser grande será vosso serviçal. E qualquer que, dentre vós, quiser ser o primeiro será servo de todos. Porque o Filho do Homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos (Marcos 10:43-45).

Se tivesse a opção de ser um chefe com poder, que faz o que quer, comanda, exige ser obedecido e respeitado ou, por outro lado, ser um servo que deve obedecer ainda quando a ordem me desagrada, certamente escolheria a primeira opção! Mas o Senhor Jesus nos pede exatamente o contrário.

Ele nos diz: “Qualquer que, dentre vós, quiser ser o primeiro será servo de todos”. Ele nos dá o exemplo. O Senhor Jesus, que merecia toda a glória, aceitou ser servo para expiar nossos pecados. Ele demonstrou isso ao lavar os pés dos apóstolos. No tempo de Jesus, as pessoas caminhavam descalças ou com sandálias abertas pelos poeirentos caminhos.
Ao chegar ao destino, os mais humildes servos, os escravos, lhes lavavam os pés. Jesus assumiu esse papel. Foi uma lição para Tiago e João, que ambicionavam os melhores lugares na glória junto ao Senhor. O melhor lugar é o último.

Para nós, discípulos de Jesus, esse lugar multiplica as oportunidades de servimos ao Senhor, pois estaremos ao alcance de um grande número de pessoas que Deus coloca ao nosso redor. E ao mesmo tempo nos dá a oportunidade de parecermos mais com Ele.

Além disso, tal posição nos lembra do que as Escrituras repetem várias vezes: “Deus resiste aos soberbos, dá, porém, graça aos humildes” (Tiago 4:6; 1 Pedro 5:5; Provérbio 3:34).

Que DEUS abençoe a todos.

Mateus 11.28-30

30 de Abril

"Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve." (Mateus 11.28-30)

O Senhor nos convida e se aceitarmos o convite experimentaremos duas maravilhosas conseqüências em nossa vida. É assim que a graça e a bondade do Senhor se espalham e alastram em nossa vida e é assim que a Sua misericórdia se renova cada manhã. Essa promessa dupla é para aqueles que vêm a Ele: "...eu vos aliviarei" e "achareis descanso para as vossas almas." Com a promessa "eu vos aliviarei", o Senhor promete que quer renovar e fortalecer você. Ele quer dar a você novo ânimo, abrir novas perspectivas e lhe dar uma nova visão dos fatos. E quando Ele fala: "...achareis descanso para as vossas almas", Ele testifica que sabe que tipo de pessoas somos. Ele conhece a inquietação do nosso coração e a vaga intranqüilidade para a qual não encontramos solução em nós mesmos. Para o dia de hoje e para cada dia que virá eu lhe aconselho: corra para Jesus com todas as suas preocupações e aflições e com todos os seus fardos que você arrasta consigo. Não consulte carne nem sangue, venha para Ele!

Que DEUS abençoe a todos.

Lucas 6.1-19

Lucas 6.1-19

1 Aconteceu que, num sábado, passando Jesus pelas searas, os seus discípulos colhiam e comiam espigas, debulhando-as com as mãos.2 E alguns dos fariseus lhes disseram: Por que fazeis o que não é lícito aos sábados?3 Respondeu-lhes Jesus: Nem ao menos tendes lido o que fez Davi, quando teve fome, ele e seus companheiros?4 Como entrou na casa de Deus, tomou, e comeu os pães da proposição, e os deu aos que com ele estavam, pães que não lhes era lícito comer, mas exclusivamente aos sacerdotes?5 E acrescentou-lhes: O Filho do Homem é senhor do sábado.6 Sucedeu que, em outro sábado, entrou ele na sinagoga e ensinava. Ora, achava-se ali um homem cuja mão direita estava ressequida.7 Os escribas e os fariseus observavam-no, procurando ver se ele faria uma cura no sábado, a fim de acharem de que o acusar.8 Mas ele, conhecendo-lhes os pensamentos, disse ao homem da mão ressequida: Levanta-te e vem para o meio; e ele, levantando-se, permaneceu de pé.9 Então, disse Jesus a eles: Que vos parece? É lícito, no sábado, fazer o bem ou o mal? Salvar a vida ou deixá-la perecer?10 E, fitando todos ao redor, disse ao homem: Estende a mão. Ele assim o fez, e a mão lhe foi restaurada.11 Mas eles se encheram de furor e discutiam entre si quanto ao que fariam a Jesus.12 Naqueles dias, retirou-se para o monte, a fim de orar, e passou a noite orando a Deus.13 E, quando amanheceu, chamou a si os seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu também o nome de apóstolos:14 Simão, a quem acrescentou o nome de Pedro, e André, seu irmão; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu;15 Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelote;16 Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, que se tornou traidor.17 E, descendo com eles, parou numa planura onde se encontravam muitos discípulos seus e grande multidão do povo, de toda a Judéia, de Jerusalém e do litoral de Tiro e de Sidom,18 que vieram para o ouvirem e serem curados de suas enfermidades; também os atormentados por espíritos imundos eram curados.19 E todos da multidão procuravam tocá-lo, porque dele saía poder; e curava todos.

Lucas 6:1-19

O Senhor Jesus tinha vindo para introduzir uma nova ordem de coisas. Mas Israel considerava melhor o antigo sistema da lei (compare 5:39). O homem é assim: prefere ordenanças, porque lhe dá oportunidade de gloriar-se no seu cumprimento, ainda que somente as cumpra de maneira precária. Por outro lado, a graça o humilha, porque lhe exige que se considere perdido. Foi por esta razão que os judeus se aferravam fortemente ao sábado. Mas o Senhor tem duas lições a lhes ensinar: uma tirada das Escrituras e em particular da história de Israel (v. 3-4); a outra, de Seu próprio exemplo de amor (v. 9-10). E qual o único efeito disto sobre seus corações? Secretamente conspiram livrar-se d'Ele.
Depois, o Mestre designa os Seus apóstolos; mas, antes de fazer isso, passa uma noite inteira em oração. Quão importante era esta escolha para a obra que haveria de ser cumprida depois! O Senhor Jesus conhecia as características naturais de todos os Seus discípulos, o que cada um teria que adquirir ou abrir mão. Ele os conhecia, mas também os amava, tal como conhece e ama você (João 10:14, 27).
Ademais, para Aquele que sabia de todas as coisas, tal eleição implicava levar Consigo o traidor, Judas! Porém uma vez mais triunfa a Sua perfeita submissão. O Senhor Jesus tinha vindo para cumprir as Escrituras.

Que DEUS abençoe a todos.

Juízes 16:13-22


Juízes 16:13-22

13 E disse Dalila a Sansão: Até agora zombaste de mim, e me disseste mentiras; declara-me pois, agora, com que poderias ser amarrado? E ele lhe disse: Se teceres sete tranças dos cabelos da minha cabeça com os liços da teia.
14 E ela as fixou com uma estaca, e disse-lhe: Os filisteus vêm sobre ti, Sansão: Então ele despertou do seu sono, e arrancou a estaca das tranças tecidas, juntamente com o liço da teia.
15 Então ela lhe disse: Como dirás: Tenho-te amor, não estando comigo o teu coração? Já três vezes zombaste de mim, e ainda não me declaraste em que consiste a tua força.
16 E sucedeu que, importunando-o ela todos os dias com as suas palavras, e molestando-o, a sua alma se angustiou até a morte.
17 E descobriu-lhe todo o seu coração, e disse-lhe: Nunca passou navalha pela minha cabeça, porque sou nazireu de Deus desde o ventre de minha mãe; se viesse a ser rapado, ir-se-ia de mim a minha força, e me enfraqueceria, e seria como qualquer outro homem.
18 Vendo, pois, Dalila que já lhe descobrira todo o seu coração, mandou chamar os príncipes dos filisteus, dizendo: Subi esta vez, porque agora me descobriu ele todo o seu coração. E os príncipes dos filisteus subiram a ter com ela, trazendo com eles o dinheiro.
19 Então ela o fez dormir sobre os seus joelhos, e chamou a um homem, e rapou-lhe as sete tranças do cabelo de sua cabeça; e começou a afligi-lo, e retirou-se dele a sua força.
20 E disse ela: Os filisteus vêm sobre ti, Sansão. E despertou ele do seu sono, e disse: Sairei ainda esta vez como dantes, e me sacudirei. Porque ele não sabia que já o Senhor se tinha retirado dele.
21 Então os filisteus pegaram nele, e arrancaram-lhe os olhos, e fizeram-no descer a Gaza, e amarraram-no com duas cadeias de bronze, e girava ele um moinho no cárcere.
22 E o cabelo da sua cabeça começou a crescer, como quando foi rapado.

Juízes 16:13-22

Havia segredos na vida de Sansão: o enigma do capítulo 14 e agora o voto de seu nazireado. Ele não conseguiu manter sigilo sobre nenhum dos dois. Os redimidos têm seus próprios segredos com o Salvador: experiências de tal magnitude que talvez não possam ser contadas a ninguém. Naturalmente nossa experiência de conversão é algo que deve ser compartilhado. Por outro lado, nem sempre podemos explicar por que alguém deve ou não deve fazer determinada coisa (Daniel 3:16). A razão é nossa consagração a Deus, nosso voto de “nazireado”, da qual nossa força espiritual depende.
Dalila, dia após dia, seduzia e atormentava o pobre Sansão. E ele, distraído e extremamente angustiado, acabou cedendo: “Então, Dalila fez dormir Sansão”. Sono fatal! “Assim, pois, não durmamos como os demais; pelo contrário, vigiemos e sejamos sóbrios” (1 Tessalonicenses 5:6).
O vitorioso sobre um leão, o homem forte que fez prodígios não sabia como dominar sua língua (14:17 e 16:17). Tiago declara: “Pois toda espécie de feras, de aves, de répteis e de seres marinhos se doma e tem sido domada pelo gênero humano; a língua, porém, nenhum dos homens é capaz de domar” (cap. 3:7-8). Para isso precisamos da ajuda que Deus concede aos que O obedecem (1 João 3:22).

Que DEUS abençoe a todos.