quinta-feira, 30 de abril de 2009

Lucas 6.20-38

Lucas 6.20-38

20 Então, olhando ele para os seus discípulos, disse-lhes: Bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso é o reino de Deus.
21 Bem-aventurados vós, os que agora tendes fome, porque sereis fartos. Bem-aventurados vós, os que agora chorais, porque haveis de rir.
22 Bem-aventurados sois quando os homens vos odiarem e quando vos expulsarem da sua companhia, vos injuriarem e rejeitarem o vosso nome como indigno, por causa do Filho do Homem.
23 Regozijai-vos naquele dia e exultai, porque grande é o vosso galardão no céu; pois dessa forma procederam seus pais com os profetas.
24 Mas ai de vós, os ricos! Porque tendes a vossa consolação.
25 Ai de vós, os que estais agora fartos! Porque vireis a ter fome. Ai de vós, os que agora rides! Porque haveis de lamentar e chorar.
26 Ai de vós, quando todos vos louvarem! Porque assim procederam seus pais com os falsos profetas.
27 Digo-vos, porém, a vós outros que me ouvis: amai os vossos inimigos, fazei o bem aos que vos odeiam;
28 bendizei aos que vos maldizem, orai pelos que vos caluniam.
29 Ao que te bate numa face, oferece-lhe também a outra; e, ao que tirar a tua capa, deixa -o levar também a túnica;
30 dá a todo o que te pede; e, se alguém levar o que é teu, não entres em demanda.
31 Como quereis que os homens vos façam, assim fazei -o vós também a eles.
32 Se amais os que vos amam, qual é a vossa recompensa? Porque até os pecadores amam aos que os amam.
33 Se fizerdes o bem aos que vos fazem o bem, qual é a vossa recompensa? Até os pecadores fazem isso.
34 E, se emprestais àqueles de quem esperais receber, qual é a vossa recompensa? Também os pecadores emprestam aos pecadores, para receberem outro tanto.
35 Amai, porém, os vossos inimigos, fazei o bem e emprestai, sem esperar nenhuma paga; será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo. Pois ele é benigno até para com os ingratos e maus.
36 Sede misericordiosos, como também é misericordioso vosso Pai.
37 Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai e sereis perdoados;
38 dai, e dar-se-vos -á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos darão; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também.

Lucas 6:20-38

Como falam a nós estes ensinamentos do Mestre! Deixemo-los penetrar profundamente em nossos corações e, sobretudo, vivamo-los! A maioria desses ensinamentos se encontram em Mateus 5-7; mas aqui a mensagem é mais pessoal. Não é dito aqui "Bem-aventurados os que...", mas "Bem-aventurados vós..."
O versículo 31 resume as exortações dirigidas a "vós outros que me ouvis" (v. 27): "Como quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles" (v. 31). Os nossos semelhantes seriam melhor tratados se obedecêssemos a esta exortação!
Todos estes traços de caráter são estranhos à nossa natureza orgulhosa, egoísta e impaciente. O Senhor enfatiza que essas são as características de Deus mesmo, e por elas seremos conhecidos na Terra como filhos do Pai celestial (v. 35-36). Não teremos oportunidade de manifestá-las no céu, visto que ali não haverá inimigos para amar, nem injustos para suportar, nem miseráveis que consolar. A nossa responsabilidade e privilégio são de sermos semelhantes ao Senhor Jesus aqui na Terra, de refletir a mansidão, o amor, a humildade e paciência de nosso perfeito Exemplo, "pois ele, quando ultrajado, não revidava com ultraje, quando maltratado, não fazia ameaças..." (1 Pedro 2:21-23).

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário