sexta-feira, 7 de agosto de 2009

A SEXTA PALAVRA DE JESUS

A SEXTA PALAVRA DE JESUS

"O texto para a mensagem de hoje está no evangelho segundo São João 19:28 a 30: "Depois, vendo Jesus que tudo já estava consumado, para se cumprir a Escritura, disse: Tenho sede! Estava ali um vaso cheio de vinagre. Embeberam de vinagre uma esponja e, fixando-a num caniço de hissope, lhe chegaram à boca. Quando, pois, Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado! E, inclinando a cabeça, rendeu o espírito."


Vamos analisar hoje a expressão: "Está consumado". Ela quer dizer: está acabado, está completado. Jesus veio a esta terra com um propósito. Qual foi o propósito de Jesus ao deixar a glória celeste, tomar a forma humana, nascer como uma criança e viver, sendo tentado em tudo para finalmente morrer na cruz?


Para entender isto temos que ir primeiro ao Jardim do Éden. Deus, o Pai, criou o mundo em seis dias. Criou o sol, as estrelas, a lua, o mar, o firmamento, as árvores, os animais e finalmente, na sexta-feira, Ele criou o ser humano. E aquele dia, ao pôr-do-sol, diz a Bíblia: Deus o Pai, contemplou a obra da criação e exclamou: Está tudo muito bom. Está completado, consumado. Está realizado o trabalho da criação e tudo é perfeito. Tudo está em seu lugar; tudo como deveria ser; um mundo perfeito e harmonioso, e o ser humano para desfrutar de felicidade em meio a essa criação sem defeito. Depois de contemplar a maravilhosa criação, Deus descansou no sábado, deixando assim para o homem, um dia especial de comunhão entre a criatura e o Criador.


Mas então, o inimigo de Deus, como se fosse uma criança mal-criada diante de um quadro recém-acabado e com a tinta fresca, vem e coloca a mão, e bagunça todo o quadro da criação. Num mundo onde não havia dor, ele coloca dor; onde não existia morte, ele coloca morte; onde não existia traição, coloca a traição.


O quadro maravilhoso da criação ficou todo arruinado. Agora há lágrimas, solidão, tristeza, morte, traição e desconfiança. O mundo está arruinado. Mas Deus não pode aceitar que as coisas fiquem pra sempre desse jeito. Ele não pode permitir que o ser humano que Ele criou com amor para ser feliz, viva num mundo de infelicidade, padecendo fome, sede, injustiça social, pobreza. Não, Deus não podia permitir isso e em Seus planos eternos já estava providenciada a obra maravilhosa da redenção.


Desta vez é Deus, o Filho, que se torna homem e vem a esta Terra para realizar o trabalho de restauração. O Filho tem que recriar, restaurar, redimir e salvar o que estava arruinado. E o Senhor Jesus inicia o Seu trabalho de restauração.


É um trabalho penoso, porque Ele vem ensinar o ser humano que é possível ser vitorioso em meio a um mundo turbulento. Por exemplo, uma noite, os Seus discípulos estavam num barquinho em meio à escuridão, sentindo que iam se afundar no mar da vida. O vento era contrário, as trevas densas, as ondas entravam no barquinho e eles lutavam inutilmente. Chegou um momento em que não podiam mais e estavam à beira do desespero e da loucura. Mas nesse momento Jesus apareceu andando no meio do mar e dizendo: "Filhos, neste mundo, muitas vezes vocês viverão horas tão difíceis que vos assaltará o pensamento de que tudo está perdido. Mas eu estou aqui, esta noite, para ensinar-lhes uma coisa: Nem tudo está perdido. Há esperança! O sol pode brilhar na meia-noite da vida. Quando você acha que já não tem mais forças para lutar, Eu estarei presente e ajudarei você a tornar-se vitorioso".


Será que você é alguém que está vivendo a noite mais escura da sua vida? Seu relacionamento familiar tem chegado a um ponto que você acha que humanamente não pode fazer mais nada? O relacionamento com seu filho está chegando a um ponto em que você não acha mais solução?


Outro dia um pai me abraçou chorando, desesperado e disse: "Pastor, eu não posso fazer mais nada para ajudar meu filho. Quando pequenino, eu o trouxe a esta igreja para apresentá-lo a Deus. Mas ele cresceu, andou por seus próprios caminhos e ficou viciado nas drogas. A droga custa muito e ele não tem emprego. Então, para arrumar dinheiro começou a vender droga. E a poucos dias, trocou tiros com a polícia. Um tiro atravessou a sua coluna e agora está no hospital. Ele nunca mais vai andar. Ficará paraplégico pelo resto de sua vida. E se sair do hospital, irá para a prisão. Pastor, já fiz de tudo. Eu não posso fazer mais nada por esse filho. Acabou. Estou cansado de lutar."


Lá na escuridão do mar, os discípulos estavam cansados de lutar e Jesus apareceu para dizer: "Quando você não tem mais forças, Eu ainda posso aparecer. Estou falando hoje para alguém que está atravessando um terrível problema financeiro? Segunda-feira vai estourar uma promissória e você não sabe o que fazer para conseguir o dinheiro? Está cansado de lutar? Dê uma oportunidade a Jesus."


Estou falando para alguém que está condenado à morte por um câncer? A diabetes já não tem mais solução humanamente? Você já está perdendo a visão? A diabetes está tirando outras funções do seu organismo? Quando parece que tudo está perdido, ainda resta a oportunidade maravilhosa de Deus.


Jesus veio a esta Terra para cumprir uma missão: ensinar-nos que embora vivamos num mundo onde o pecado anda solto, machucando, ferindo e destruindo vidas, nem tudo está perdido para aqueles que acreditam em Nele.


Ele cumpriu Sua missão. Encontrava um leproso, com sua pele caindo aos pedaços, e o toque maravilhoso de Sua mão deixava a pele desse leproso como a de uma criança recém-nascida. Com isso, Jesus estava dizendo que se alguma vez em sua vida espiritual, sua pele estiver caindo aos pedaços, podre pela lepra maldita do pecado, pode ir a Jesus e o toque maravilhoso de Sua mão o fará um novo ser, uma nova criatura, o purificará e o limpará.


Jesus encontrou um dia um cego que nunca tinha enxergado a beleza de uma flor; o toque maravilhoso de Sua mão abriu os seus olhos. Isso quer dizer que se neste mundo você não consegue fazer diferença entre as coisas certas e as coisas erradas da vida, se você é um cego espiritual, pode ir a Ele e Sua mão maravilhosa abrirá seus olhos e lhe mostrará uma nova dimensão da vida.


Ele encontrou outro dia uma mulher pecadora que passava de mão em mão por todos os homens da cidade. E Jesus lhe devolveu a dignidade e o respeito próprio. Ele veio a este mundo para restaurar o que o inimigo tinha deteriorado, para recriar, para salvar, para devolver a esperança. Mas para isso era preciso pagar o preço da culpa humana, porque se o homem pecou, tinha que morrer. Não havia outro caminho. O ser humano não queria morrer, mas se existiu pecado, tinha que haver morte. Como solucionar este problema? Alguém tinha que morrer. Só que Deus não pode morrer porque é Deus. Então Ele teve que se fazer homem para poder morrer. Nenhuma criatura, incluindo os anjos, podia morrer pra salvar o homem, porque nenhuma criatura tem vida própria. A única pessoa que podia morrer para salvar o homem era alguém que tivesse vida em si e que ao mesmo tempo pudesse morrer. Assim, o pecado seria pago. A dívida humana seria paga e o homem poderia receber a salvação de graça. Por isso, Deus teve que se fazer homem e teve que morrer na pessoa de Jesus.


Éramos nós que merecíamos que nos cuspissem no rosto. Éramos nós que merecíamos que nos colocassem uma coroa de espinhos. Éramos nós que merecíamos as chicotadas nas costas até sangrar. Éramos nós que merecíamos morrer pregados numa cruz. Fomos nós que fizemos as coisas erradas. Em Jesus, ninguém encontrou um pecado. Ele nunca fez nada errado; Ele não tinha porquê morrer. Mas já que nós não queríamos morrer, alguém teria que morrer em nosso lugar.


Ele morreu, e com Sua morte, terminou Sua obra de salvação, sofreu tudo o que podia sofrer, ensinou tudo o que podia ensinar, mostrou o caminho da salvação e uma sexta-feira à tarde Deus, na pessoa de Jesus, pregado na cruz do Calvário, olha para o quadro restaurado, salvo, reintegrado, refeito, agora o homem não está condenado só a viver num mundo de infelicidade; agora ele tem uma saída. Jesus, lá da cruz, vê a obra de redenção terminada e exclama: "Está tudo muito bom. Está completo. Está consumado!" Então morre. No sábado, descansa na tumba, mostrando-nos que ainda resta um dia de repouso depois do Calvário.


Queridos, tudo o que Jesus precisava fazer para salvar-nos está feito. Não precisamos fazer mais nada. O ser humano, porém, por algum motivo, não aceita nada que é de graça. Se eu lhe der de presente neste momento um carro zero quilômetro, último modelo, você vai olhar pra mim e vai pensar: "O que ele vai me cobrar depois?" porque neste mundo aparentemente ninguém entrega nada de graça.


Vivemos num mundo em que temos que pagar por tudo. Se vamos a uma loja comprar um terno e vemos que custa 30 reais, não compramos e começamos a pensar: "Não pode ser. Se está tão barato é porque não presta", porque vivemos num mundo no qual as coisas que valem, custam muito. Estamos acostumados a pagar, e quanto mais caro pagamos, temos a impressão de que adquirimos o que é melhor. Se alguém nos oferece uma viagem à Europa por 500 dólares, imediatamente começamos a imaginar: Em que tipo de avião será que vão nos levar? Por que tão barato? Não pode ser. Agora, se for 3 mil dólares, aí tem que ser bom. Porque vivemos num mundo em que se paga por tudo.


Por isso, é difícil acreditar que se vivemos mal a vida toda, se andamos em pecado e caímos em miséria, de repente podemos ser salvos de graça, sem pagar nada, sem dar um centavo. É inacreditável!


Um evangelista estava recolhendo sua tenda depois de uma campanha evangelística quando chegou um homem e lhe fez uma pergunta: "Pastor, que devo fazer pra ser salvo?" O pastor continuou embrulhando sua tenda e disse: "Ah, rapaz, você chegou tarde demais". O rapaz ficou bravo e reclamou: "O senhor não acha que está sendo muito petulante ao dizer que eu cheguei tarde? O senhor acha que era na sua tenda que se encontrava a salvação? Eram suas palestras donas da salvação?" E o pastor continuou: "Você não entendeu, filho. Se quiser fazer algo para salvar-se, chegou dois mil anos atrasado, porque tudo o que era necessário fazer para salvar-se, já foi feito na cruz do Calvário. Você tem somente que aceitar. Não há nada que você possa fazer."


Quer dizer que o homem não tem nenhuma responsabilidade quanto a salvação? Tem sim, e sabe qual é? Tem que dizer "sim"; tem que abrir o coração, aceitar, porque Jesus não pode fazer nada por você se você não quiser. De que serve a penicilina se a pessoa que está morrendo com uma infecção, não aceita o remédio? Está tudo providenciado. Alguém pagou o preço pra descobrir a penicilina. Aí está o remédio pronto. Mas não vale nada para o doente que não reconhece que está doente e não quer ir ao médico e que não aceita o remédio.


Amigo querido, a salvação da raça humana está providenciada na cruz do Calvário. Está tudo feito, tudo pago, consumado. Mas isso não vale nada para você se você não aceitar, se você não reconhecer que precisa e não correr aos braços de Jesus.


Imagine que você deva 10 mil reais. Não sabe o que fazer, não sabe para onde ir. Segunda-feira você tem que pagar dez mil reais ao Banco. De repente, chega um amigo com o comprovante de que sua dívida está paga. Está aqui, seus dez mil reais estão pagos. O que você precisa fazer para não dever mais ao banco? Simplesmente aceitar. Agora, se você não aceitar, ninguém pode fazer nada por você. Quando Jesus morreu crucificado com os braços abertos, queria dizer: "Filho, estou aqui de braços abertos esperando por você. Venha a Mim enquanto pode vir. Não importa se você já falhou uma ou mil vezes. Nunca pense que para você não há mais chance."


Amigo, você e eu merecemos morrer, mas um dia, Jesus subiu à montanha do Calvário. Era difícil. Era tão difícil que na véspera, no Getsêmani, Jesus disse: "Pai, tenho medo de morrer. Se puderes passa de mim este cálice". Mas o Pai disse: "Filho, alguém tem que morrer para salvar o ser humano". E Jesus, olhando para você disse: "Está bom. Eu amo você. E não importa o que eu tenha que sofrer, se é para salvar você, sofro."


Ele sofreu em nosso lugar. Pregaram Seus pés e Suas mãos. Colocaram uma coroa de espinhos em Sua fronte, cuspiram em Seu rosto, bateram Nele. Zombaram, caçoaram, xingaram-No e em silêncio suportou tudo. Então você não tem o direito de dizer que está perdido. Lá da cruz Ele exclamou: "Está feito. Está consumado!" Só resta você aceitar.


Abra seu coração agora. Aceite! Jesus está esperando.


ORAÇÃO

Querido Pai, obrigado porque na cruz do Calvário foi pago o preço de nossa transgressão. Nunca teremos palavras para Te agradecer, mas muito obrigado pela paz da reconciliação que colocas em nosso coração. Em nome de Jesus. Amém.

Que DEUS abençoe a todos.

1 Coríntios 4:12 e Eclesiastes 2:11

7 de agosto Sexta

Trabalho Promove a Felicidade
E nos afadigamos, trabalhando com as nossas próprias mãos. Quando somos injuriados, bendizemos; quando perseguidos, suportamos. 1 Coríntios 4:12

Na criação, o trabalho foi designado como uma bênção. Significava desenvolvimento, poder, felicidade. A mudada condição da Terra em virtude da maldição do pecado acarretou uma mudança nas condições de trabalho; contudo, apesar de efetuado hoje com ansiedade, cansaço e dor, é ainda uma fonte de felicidade e desenvolvimento. Outrossim, é uma salvaguarda contra a tentação. Sua disciplina opõe uma barreira à condescendência própria, e promove indústria, pureza e firmeza. Assim, torna-se parte do grande plano de Deus para que sejamos recuperados da queda. [...]

Em nosso trabalho devemos ser coobreiros de Deus. Ele nos dá a terra e seus tesouros; nós, porém, devemos adaptá-los a nosso uso e conforto. Ele faz com que as árvores cresçam, mas nós preparamos a madeira e construímos a casa. Ele ocultou na terra o ouro e a prata, o ferro e o carvão; todavia, é mediante o trabalho, apenas, que podemos obtê-los.

Mostrem-lhes que, ao mesmo tempo em que Deus criou todas as coisas e constantemente as dirige, dotou-nos Ele de um poder não totalmente diferente do Seu. Foi-nos dado até certo ponto o domínio sobre as forças da natureza. Assim como Deus do caos evocou a Terra em sua beleza, também nós podemos da confusão produzir ordem e beleza. E posto que todas as coisas estejam hoje desfiguradas pelo mal, contudo em nossos trabalhos acabados sentimos uma alegria idêntica à dEle, quando, olhando para o lindo mundo, o pronunciou “muito bom” (Gn 1:31).

Em regra, o exercício mais proveitoso aos jovens será encontrado nas ocupações úteis. A criancinha encontra no brinquedo tanto distração como desenvolvimento; e suas brincadeiras devem ser tais que promovam não somente o crescimento físico, mas também o mental e espiritual. Ao adquirir força e inteligência, se encontrará o melhor recreio para ela em alguma espécie de esforços que sejam úteis. Aquilo que treina as mãos para a utilidade, e ensina o jovem a encarar com a sua participação nos encargos da vida, é o mais eficaz na promoção do crescimento do espírito e do caráter (Ed, p. 214, 215).

Reflexão: “Considerei todas as obras que fizeram as minhas mãos, como também o trabalho que eu, com fadigas, havia feito; e eis que tudo era vaidade e correr atrás do vento, e nenhum proveito havia debaixo do sol” (Eclesiastes 2:11).

Que DEUS abençoe a todos.

Salmo 90:12

Sexta-feira 7 Agosto
Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos coração sábio (Salmo 90:12).

REFLEXÕES SOBRE POMPÉIA
Ainda hoje, depois de quase dois mil anos, a extinta cidade de Pompéia causa espanto. Segunda se calcula, nessa antiga cidade situada próximo a Nápoles (Itália) morreram cerca de quinze mil pessoas. Isso aconteceu devido à erupção do Vesúvio no ano de 79 d.C. Naquela época, ninguém suspeitava que o Vesúvio fosse um vulcão, até que neste dia de agosto, depois do meio-dia, ele cuspiu uma nuvem de rochas, lavas e cinzas que escureceram o sol. Há alguns anos, foram encontrados os corpos de sete adultos e uma menina. Segundo os cientistas, os corpos encurvados comprovam a força mortal dos venenosos gases sulfúricos no momento da erupção. No desespero, as vitimas cobriram a cabeça para se proteger dos gases.

Várias pessoas e animais achados ali parecem ter morrido repentinamente. Um dos investigadores disse: “É como se uma força estranha tivesse ceifado todas as vidas no mesmo instante. Aqui se percebe a presença da morte. Refletimos no por que estamos neste mundo e na vida que pode acabar tão repentinamente”.

Moisés, o grande condutor do povo de Israel, talvez pensasse nisso quando escreveu as palavras do versículo de hoje. Também ficou profundamente impressionado com a brevidade da vida humana. Contudo, havia experimentado os imerecidos dons de Deus durante sua existência, porque conhecia o Todo-poderoso como Salvador, Senhor e refúgio.

A verdadeira vida, a verdadeira satisfação, o verdadeiro sentido da existência estão em Cristo Jesus. Ele afirmou: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida” (João 14:6). Não importa quão pouco tempo alguém viva sobre essa terra; se recebeu essa vida abundante de Deus dentro de si, então viveu plena e genuinamente. Por outro lado, quem rejeita o “dom inefável de Deus” (2 Coríntios 9:15) – Seu Filho Jesus Cristo –, ainda que tenha tido uma vida longa e repleta de realizações não fez mais que cultivar vaidades e correr atrás do vento. “Considerei todas as obras que fizeram as minhas mãos, como também o trabalho que eu, com fadigas, havia feito; e eis que tudo era vaidade e correr atrás do vento, e nenhum proveito havia debaixo do sol” (Eclesiastes 2:11).

Que DEUS abençoe a todos.

Mateus 11.28

7 de Agosto

"Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei." Mateus 11.28

A quem devemos ir? A Jesus! Isso quer dizer que devemos aceitar Seu convite, que vale também para o dia de hoje. Você se pergunta: será que isso vale também para mim? Sim, pois Jesus também disse: "...o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora". Jesus não somente o convida para que vá a Ele, mas Ele também vem até você. Certa vez, quando Jesus passava pelos pavilhões onde se encontrava o tanque de Betesda, Ele viu um paralítico que em seu desespero já permanecia ali por trinta e oito anos, e lhe perguntou: "Queres ser curado?" O paralítico respondeu com espanto e resignação: "Senhor, não tenho ninguém..." Em seguida, Jesus lhe deu uma resposta maravilhosa que o libertou do seu desespero: "Levanta-te, toma o teu leito e anda." Por que Jesus perguntou se ele queria ser curado? Como Ele, o Filho de Deus, nunca diz uma palavra em vão, deve ter havido um motivo bem específico e profundo para essa pergunta. E de fato foi assim: o corpo daquele homem estava paralisado há tanto tempo porque seu espírito havia sido manchado e paralisado pelo seu pecado. Como posso saber isso? Deduzindo das palavras que Jesus pronunciou mais tarde ao curado no templo: "Olha que já estás curado; não peques mais, para que não te suceda cousa pior."

Que DEUS abençoe a todos

João 19.1-16

João 19.1-16

1 Então, por isso, Pilatos tomou a Jesus e mandou açoitá-lo.
2 Os soldados, tendo tecido uma coroa de espinhos, puseram-lha na cabeça e vestiram-no com um manto de púrpura.
3 Chegavam-se a ele e diziam: Salve, rei dos judeus! E davam-lhe bofetadas.
4 Outra vez saiu Pilatos e lhes disse: Eis que eu vo-lo apresento, para que saibais que eu não acho nele crime algum.
5 Saiu, pois, Jesus trazendo a coroa de espinhos e o manto de púrpura. Disse-lhes Pilatos: Eis o homem!
6 Ao verem-no, os principais sacerdotes e os seus guardas gritaram: Crucifica -o! Crucifica -o! Disse-lhes Pilatos: Tomai -o vós outros e crucificai -o; porque eu não acho nele crime algum.
7 Responderam-lhe os judeus: Temos uma lei, e, de conformidade com a lei, ele deve morrer, porque a si mesmo se fez Filho de Deus.
8 Pilatos, ouvindo tal declaração, ainda mais atemorizado ficou,
9 e, tornando a entrar no pretório, perguntou a Jesus: Donde és tu? Mas Jesus não lhe deu resposta.
10 Então, Pilatos o advertiu: Não me respondes? Não sabes que tenho autoridade para te soltar e autoridade para te crucificar?
11 Respondeu Jesus: Nenhuma autoridade terias sobre mim, se de cima não te fosse dada; por isso, quem me entregou a ti maior pecado tem.
12 A partir deste momento, Pilatos procurava soltá-lo, mas os judeus clamavam: Se soltas a este, não és amigo de César! Todo aquele que se faz rei é contra César!
13 Ouvindo Pilatos estas palavras, trouxe Jesus para fora e sentou-se no tribunal, no lugar chamado Pavimento, no hebraico Gabatá.
14 E era a parasceve pascal, cerca da hora sexta; e disse aos judeus: Eis aqui o vosso rei.
15 Eles, porém, clamavam: Fora! Fora! Crucifica -o! Disse-lhes Pilatos: Hei de crucificar o vosso rei? Responderam os principais sacerdotes: Não temos rei, senão César!
16 Então, Pilatos o entregou para ser crucificado.


João 19:1-16

Por zombaria é que os soldados colocam sobre Jesus um manto púrpura e uma coroa de espinhos. E é quando Ele está vestido assim que Pilatos escolhe apresentá-LO ao povo, dizendo: "Eis o homem!"

"Crucifica-o! crucifica-o!" contestam colericamente os principais sacerdotes. E apresentam uma nova acusação - Ele tem blasfemado, "a si mesmo se fez filho de Deus". Porém isso atemorizou ainda mais a Pilatos. Seria então possível que diante dele não estivesse somente um rei, mas também um Deus (v. 7-8). Para tranqüilizar-se, Pilatos faz menção de seu poder; mas o Senhor Jesus o coloca em seu verdadeiro lugar. Este magistrado pagão aprende, seguramente pela primeira vez, de quem recebeu a sua autoridade: não da parte de César, como ele tinha pensado, mas "de cima" (v. 11; Romanos 13:1). Quando se dá conta de que não tem poder sobre esse acusado extraordinário e que este caso está além dele, quer soltá-LO. Porém os judeus não quiseram saber nada disso e fizeram uso de um último argumento: "Se soltas a este, não és amigo de César". Assim, apesar da advertência que recebeu (v. 11), não é a Deus, porém aos homens que o governador busca agradar e obedecer. Temendo tanto o ressentimento dos judeus e a reprovação de seu soberano, sacrifica deliberadamente o Inocente.

Que DEUS abençoe a todos.

João 18.12-27

João 18.12-27

12 Assim, a escolta, o comandante e os guardas dos judeus prenderam Jesus, manietaram-no
13 e o conduziram primeiramente a Anás; pois era sogro de Caifás, sumo sacerdote naquele ano.
14 Ora, Caifás era quem havia declarado aos judeus ser conveniente morrer um homem pelo povo.
15 Simão Pedro e outro discípulo seguiam a Jesus. Sendo este discípulo conhecido do sumo sacerdote, entrou para o pátio deste com Jesus.
16 Pedro, porém, ficou de fora, junto à porta. Saindo, pois, o outro discípulo, que era conhecido do sumo sacerdote, falou com a encarregada da porta e levou a Pedro para dentro.
17 Então, a criada, encarregada da porta, perguntou a Pedro: Não és tu também um dos discípulos deste homem? Não sou, respondeu ele.
18 Ora, os servos e os guardas estavam ali, tendo acendido um braseiro, por causa do frio, e aquentavam-se. Pedro estava no meio deles, aquentando-se também.
19 Então, o sumo sacerdote interrogou a Jesus acerca dos seus discípulos e da sua doutrina.
20 Declarou-lhe Jesus: Eu tenho falado francamente ao mundo; ensinei continuamente tanto nas sinagogas como no templo, onde todos os judeus se reúnem, e nada disse em oculto.
21 Por que me interrogas? Pergunta aos que ouviram o que lhes falei; bem sabem eles o que eu disse.
22 Dizendo ele isto, um dos guardas que ali estavam deu uma bofetada em Jesus, dizendo: É assim que falas ao sumo sacerdote?
23 Replicou-lhe Jesus: Se falei mal, dá testemunho do mal; mas, se falei bem, por que me feres?
24 Então, Anás o enviou, manietado, à presença de Caifás, o sumo sacerdote.
25 Lá estava Simão Pedro, aquentando-se. Perguntaram-lhe, pois: És tu, porventura, um dos discípulos dele? Ele negou e disse: Não sou.
26 Um dos servos do sumo sacerdote, parente daquele a quem Pedro tinha decepado a orelha, perguntou: Não te vi eu no jardim com ele?
27 De novo, Pedro o negou, e, no mesmo instante, cantou o galo.


João 18:12-27

Ao estar ali com os que haviam prendido e atado o seu Mestre, e esquentando-se com eles, Pedro praticamente já O havia negado, ao escolher voluntariamente os nossos amigos em um Mundo que crucificou o Senhor Jesus, e, ao participarmos de seus prazeres, estaremos de uma maneira ou de outra nos expondo a desonrar o Senhor. Não podemos contar que seremos guardados (em resposta a Sua oração do cap. 17:15-17), se não praticarmos a separação da qual Ele fala nesses mesmos versículos (17:16). Graças a sua infidelidade, Pedro escapa por um momento da vergonha e da perseguição. Seria ele "maior que o seu Senhor", o qual, sem reservas, vai ao encontro do ódio e do menosprezo dos homens (15:20)? O Senhor Jesus nada responde ao interrogatório hipócrita do sumo sacerdote; Ele já havia dado publicamente o Seu testemunho. Cabe agora aos juízes prová-LO culpado - se puderem!

Este Evangelho enfatiza mais que os outros três a dignidade e a autoridade do Filho de Deus. Apesar das humilhações que sofreu e da maneira com que foi tratado, permaneceu Mestre absoluto da situação, como Aquele que "se entregou a si mesmo... como oferta... a Deus" em perfeito sacrifício (Efésios 5:2).

Que DEUS abençoe a todos.

Pior que Gripe A

Pior que Gripe A

Desde que esta nova doença começou no México e logo se alastrou por todo o mundo, diariamente os noticiários relatam de novos casos de contaminação no Brasil e outros países. Já é possível ver-se pessoas usando máscaras com o objetivo de se proteger do contágio desta gripe. Em alguns lugares escolas são fechadas ou eventos públicos cancelados para evitar que ela se alastre. Até se aconselha a não viajar para países onde já há um índice maior de propagação. A indústria farmacêutica trabalha incessantemente na busca de uma vacina contra este mal, que alguns já denominam pandemia mundial. Como esta doença pode levar à morte, o homem tem medo e faz de tudo para não ser atingido, ou seja, ele toma providências para se livrar da mesma e não sofrer as conseqüências.
Mas há algo muito pior nesta terra do que a gripe A. Algo que desde o começo da humanidade vem sendo transmitido de ser humano para ser humano. Algo que nasce com a pessoa e já se manifesta nos primeiros meses de vida. Este algo é o pecado e tem conseqüências muito piores do que a gripe A. A Bíblia nos diz em Romanos 6,23a: “Porque o salário do pecado é a morte”. Esta morte não é somente a morte física, mas a morte espiritual, que separou o homem de Deus. E diariamente vemos os seus efeitos nos seres humanos. A violência e a criminalidade aumentam. Professores que não sabem mais o que fazer com seus alunos que partem para a violência. Pais, que na aflição de ajudar um filho dependente de drogas, não vêem outra solução do que acorrentá-lo numa cama. E o consumo de drogas aumenta assustadoramente! A falta de amor entre as pessoas leva ao descaso umas pelas outras. Com o fim da estrutura familiar, crianças e jovens perdem a referência e ficam abandonados. Busca-se o melhor para si em detrimento do próximo. O egoísmo se alastra em nossa sociedade.

Qual é a saída? Será que o ser humano tem como se livrar do pecado e suas conseqüências? Há alguma força dentro do ser humano que pode mudar esta situação? Não. O homem já provou através dos séculos que ele não é capaz de vencer o pecado. Assim Deus, em Seu grande amor, nos apresenta o caminho para a verdadeira solução através de Seu filho Jesus Cristo. E Ele afirma em João 3,16: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito para que todo que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna”. Claramente Deus nos mostra que há uma saída. Sim, há a possibilidade de nós não sermos dominados pelo pecado. Jesus, através de Sua morte na cruz, venceu o pecado. O problema consiste em que nós não aceitamos a solução que Deus nos apresenta. Agimos como uma pessoa que é aconselhada, pelo seu médico, a tomar certo remédio para ser curado mas “ignora” o conselho e por fim chega a morrer!

Hoje quando ouvires a Sua voz (o convite) não endureça teu coração... Aceita a saída que Deus te propõe! “... mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor” (Romanos 6.23b). Reconheça que lutaste para mudar esta situação, da presença do pecado em tua vida, mas que não tens conseguido vencer. Se estás nesta situação, Jesus quer transformar tua vida. Ele quer dar-te uma nova vida. Uma vida da qual não te arrependerás!

Que DEUS abençoe a todos.

2 Samuel 22:20-32

2 Samuel 22:20-32

20 E tirou-me para um lugar espaçoso, e livrou-me, porque tinha prazer em mim.
21 Recompensou-me o Senhor conforme a minha justiça; conforme a pureza de minhas mãos me retribuiu.
22 Porque guardei os caminhos do Senhor; e não me apartei impiamente do meu Deus.
23 Porque todos os seus juízos estavam diante de mim; e de seus estatutos não me desviei.
24 Porém fui sincero perante ele; e guardei-me da minha iniqüidade.
25 E me retribuiu o Senhor conforme a minha justiça, conforme a minha pureza diante dos seus olhos.
26 Com o benigno, te mostras benigno; com o homem íntegro te mostras perfeito.
27 Com o puro te mostras puro; mas com o perverso te mostras rígido.
28 E o povo aflito livras; mas teus olhos são contra os altivos, e tu os abaterás.
29 Porque tu, Senhor, és a minha lâmpada; e o Senhor ilumina as minhas trevas.
30 Porque contigo passo pelo meio de um esquadrão; pelo meu Deus salto um muro.
31 O caminho de Deus é perfeito, e a palavra do Senhor refinada; e é o escudo de todos os que nele confiam.
32 Por que, quem é Deus, senão o Senhor? E quem é rochedo, senão o nosso Deus?


2 Samuel 22:20-32

Os livramentos que Deus nos dá (começando por nossa salvação) não dependem de nosso merecimento, mas exclusivamente de Sua graça. Por outro lado, no que diz respeito ao Seu Filho, tamanha excelência foi encontrada nEle que Deus não pôde deixar de livrá-Lo. Entre todos os homens, Cristo é o único que merecia, se é que podemos colocar dessa maneira, Sua ressurreição. Para os que observaram Jesus na cruz, Seu abandono parecia um sinal da desaprovação de Deus. Os escarnecedores balançavam a cabeça, dizendo: “Confiou no SENHOR! Livre-o ele; salve-o, pois nele tem prazer” (Salmo 22:7-8) e “Confiou em Deus; pois venha livrá-lo agora, se, de fato, lhe quer bem; porque disse: Sou Filho de Deus” (Mateus 27:43). Deus assumiu o desafio de ressuscitar Jesus dos mortos. E o Filho, que conhecia o coração do Pai, responde do outro lado da morte: “Livrou-me, porque ele se agradou de mim” (v. 20).

Essas são algumas das maravilhosas razões pelas quais Deus Se deleitava em Jesus: Sua justiça e pureza (vv. 21, 25), Sua fidelidade (v. 22), Sua obediência (v. 23), Sua santidade (v. 24), Sua misericórdia (v. 26), Sua dependência (vv. 29-30), Sua confiança (v. 31); em resumo, Sua perfeição (v. 24). De fato, o olhar do Pai podia repousar com total satisfação sobre o “íntegro” (v. 26).



Que DEUS abençoe a todos

2 Samuel 22:1-19

2 Samuel 22:1-19

1 E FALOU Davi ao Senhor as palavras deste cântico, no dia em que o Senhor o livrou das mãos de todos os seus inimigos e das mãos de Saul.
2 Disse pois: O Senhor é o meu rochedo, e o meu lugar forte, e o meu libertador.
3 Deus é o meu rochedo, nele confiarei; o meu escudo, e a força da minha salvação, o meu alto retiro, e o meu refúgio. Ó meu Salvador, da violência me salvas.
4 O Senhor, digno de louvor, invocarei, e de meus inimigos ficarei livre,
5 Porque me cercaram as ondas de morte; as torrentes dos homens ímpios me assombraram.
6 Cordas do inferno me cingiram; encontraram-me laços de morte.
7 Estando em angústia, invoquei ao Senhor, e a meu Deus clamei; do seu templo ouviu ele a minha voz, e o meu clamor chegou aos seus ouvidos.
8 Então se abalou e tremeu a terra, os fundamentos dos céus se moveram e abalaram, porque ele se irou.
9 Subiu fumaça de suas narinas, e da sua boca um fogo devorador; carvões se incenderam dele.
10 E abaixou os céus, e desceu; e uma escuridão havia debaixo de seus pés.
11 E subiu sobre um querubim, e voou; e foi visto sobre as asas do vento.
12 E por tendas pôs as trevas ao redor de si; ajuntamento de águas, nuvens dos céus.
13 Pelo resplendor da sua presença brasas de fogo se acenderam.
14 Trovejou desde os céus o Senhor; e o Altíssimo fez soar a sua voz.
15 E disparou flechas, e os dissipou; raios, e os perturbou.
16 E apareceram as profundezas do mar, e os fundamentos do mundo se descobriram; pela repreensão do Senhor, pelo sopro do vento das suas narinas.
17 Desde o alto enviou, e me tomou; tirou-me das muitas águas.
18 Livrou-me do meu poderoso inimigo, e daqueles que me tinham ódio, porque eram mais fortes do que eu.
19 Encontraram-me no dia da minha calamidade; porém o Senhor se fez o meu amparo.


2 Samuel 22:1-19

Os últimos inimigos do rei foram exterminados. Assim como Israel depois do Mar Vermelho (o v. 16 se refere a isso), como Débora e Baraque após a vitória, e como Ana após sua oração ter sido ouvida, Davi pode agora celebrar a libertação que o Senhor lhe concedeu. Ele agradece ao seu Salvador com um cântico (v. 3). Será que também expressamos nossa gratidão por meio de canções? Em reuniões ou encontros familiares, isso é comum, mas por que não cantarmos quando estamos a sós?

Esse cântico repete uma grande parte do Salmo 18. Como todos os salmos, este vai muito além das experiências do seu compositor. De fato, o que são os sofrimentos de Davi comparados aos do Senhor? O que foi a violência e impiedade de Saul comparadas ao ódio de Satanás, o “homem forte”? Satanás tentou amedrontar Jesus com a perspectiva da ira de Deus e depois o envolvendo com “laços de morte” (v. 6). Porém, no Getsêmani, Cristo foi “ouvido por causa da sua piedade” (Hebreus 5:7). Deus não pôde poupar Seu Filho da provação da cruz, nem fazer o amargo cálice passar dEle. Contudo, Ele foi libertado de Seu “forte inimigo”, o diabo (v. 18), e tirado (por meio da ressurreição) “das muitas águas” (v. 17), das terríveis “ondas de morte” (v. 5).



Que DEUS abençoe a todos.