sexta-feira, 7 de agosto de 2009

2 Samuel 22:20-32

2 Samuel 22:20-32

20 E tirou-me para um lugar espaçoso, e livrou-me, porque tinha prazer em mim.
21 Recompensou-me o Senhor conforme a minha justiça; conforme a pureza de minhas mãos me retribuiu.
22 Porque guardei os caminhos do Senhor; e não me apartei impiamente do meu Deus.
23 Porque todos os seus juízos estavam diante de mim; e de seus estatutos não me desviei.
24 Porém fui sincero perante ele; e guardei-me da minha iniqüidade.
25 E me retribuiu o Senhor conforme a minha justiça, conforme a minha pureza diante dos seus olhos.
26 Com o benigno, te mostras benigno; com o homem íntegro te mostras perfeito.
27 Com o puro te mostras puro; mas com o perverso te mostras rígido.
28 E o povo aflito livras; mas teus olhos são contra os altivos, e tu os abaterás.
29 Porque tu, Senhor, és a minha lâmpada; e o Senhor ilumina as minhas trevas.
30 Porque contigo passo pelo meio de um esquadrão; pelo meu Deus salto um muro.
31 O caminho de Deus é perfeito, e a palavra do Senhor refinada; e é o escudo de todos os que nele confiam.
32 Por que, quem é Deus, senão o Senhor? E quem é rochedo, senão o nosso Deus?


2 Samuel 22:20-32

Os livramentos que Deus nos dá (começando por nossa salvação) não dependem de nosso merecimento, mas exclusivamente de Sua graça. Por outro lado, no que diz respeito ao Seu Filho, tamanha excelência foi encontrada nEle que Deus não pôde deixar de livrá-Lo. Entre todos os homens, Cristo é o único que merecia, se é que podemos colocar dessa maneira, Sua ressurreição. Para os que observaram Jesus na cruz, Seu abandono parecia um sinal da desaprovação de Deus. Os escarnecedores balançavam a cabeça, dizendo: “Confiou no SENHOR! Livre-o ele; salve-o, pois nele tem prazer” (Salmo 22:7-8) e “Confiou em Deus; pois venha livrá-lo agora, se, de fato, lhe quer bem; porque disse: Sou Filho de Deus” (Mateus 27:43). Deus assumiu o desafio de ressuscitar Jesus dos mortos. E o Filho, que conhecia o coração do Pai, responde do outro lado da morte: “Livrou-me, porque ele se agradou de mim” (v. 20).

Essas são algumas das maravilhosas razões pelas quais Deus Se deleitava em Jesus: Sua justiça e pureza (vv. 21, 25), Sua fidelidade (v. 22), Sua obediência (v. 23), Sua santidade (v. 24), Sua misericórdia (v. 26), Sua dependência (vv. 29-30), Sua confiança (v. 31); em resumo, Sua perfeição (v. 24). De fato, o olhar do Pai podia repousar com total satisfação sobre o “íntegro” (v. 26).



Que DEUS abençoe a todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário