terça-feira, 30 de março de 2010

João 21:15-22

Jesus, a Essência do Perdão
Você já teve um sentimento amargurando o seu coração? Já se sentiu culpado, a tal ponto de sentir um peso muito grande sobre os seus ombros?

Talvez o pior dos sentimentos seja o sentimento de culpa. Ele não atua somente numa parte do corpo, mas atinge o ser todo.

O melhor remédio para o sentimento de culpa é o perdão. Porque a culpa tem no pecado o seu agente principal e sem perdão não é possível ter paz.

O assunto do perdão é palpitante. Eu quero hoje mostrar Jesus como a essência do perdão. Porque Jesus foi ferido por nós.

A Bíblia ensina em Isaías 53 que o castigo que nos traz a paz estava sobre Ele e pelas suas pisaduras fomos sarados.

O texto bíblico que serve de base para nossa consideração está no Evangelho de João capítulo 21, nos versos 15-22.

Aqui encontramos o relato de como Jesus aparece novamente aos discípulos com o objetivo de oferecer perdão a Pedro.

Você já perguntou: Por que Jesus fez a mesma pergunta 3 vezes? Pedro. Tu me amas?

A base para esta compreensão está no capítulo 18 do evangelho de João nos versos 15 -27, onde João conta como Pedro por 3 vezes negara a Jesus.

Estava frio. Um sentimento de desolação pesava no coração de todos os discípulos, Pedro estava muito, mas muito desolado e com medo, e foi procurar um lugar para se aquecer.

Encontrou. O lugar ficava num ponto estratégico. Dali dava para olhar o que estava acontecendo com Jesus, o Mestre, e ao mesmo tempo poderia passar despercebido.

Ele era diferente das outras pessoas que estavam se aquecendo. Ele queria passar despercebido mas, uma criada o reconheceu, um servo o reconheceu, outro homem o reconheceu e ele negou. Por três vezes negou. O galo cantou conforme Jesus havia predito no capítulo 18 de João verso 27.

Pedro era dos principais amigos de Jesus. Ele foi um dos 3 que viram Jesus no Monte da transfiguração com Moisés e Elias - os outros dois foram Tiago e João. Não obstante toda esta amizade, Pedro O negou.

Eu consigo imaginar o sentimento de culpa de Pedro quando ouviu o galo cantar. Olhou para dentro do pátio, lá estava Jesus olhando para ele. Os olhares se cruzaram e Pedro sentiu uma profunda dor e saiu para chorar.

Tristemente Pedro não teve chance de pedir perdão, pois logo depois, Jesus foi condenado e crucificado. Um sentimento de culpa tornou a vida de Pedro insuportável.

Pense comigo: Você agride seu melhor amigo e antes de poder pedir perdão seu amigo morre. Deve ser horrível.

Pedro não suportava o peso da culpa e numa noite quando não sabia mais o que fazer, resolveu sair e ir pescar. Muitas vezes nós queremos preencher o vazio que só Deus pode preencher com coisas desta vida. Só Deus pode preencher, nada mais, ninguém mais.

Outros amigos foram com Pedro. pescaram a noite toda mas nada conseguiram. Eles vinham voltando de uma viagem decepcionante porque é isso mesmo que acontece quando tentamos preencher o lugar que é de Deus com alguma coisa, que não o próprio Deus.

O resultado é um vazio ainda maior. Jesus foi ao encontro de Pedro, alimentou-o fisicamente dando-lhe pão e peixe.

E depois de terem comido perguntou a Pedro: Tu me amas? Por três vezes Jesus fez esta pergunta. E a resposta foi sempre a mesma - Sim, Senhor Tu sabes todas as coisas. - Então apascenta o meu rebanho.

O poder, a fama, o dinheiro, os prazeres, as coisas nunca poderão preencher o lugar que é de Jesus.

Ele reservou para si em cada coração um lugar e o homem só pode ser feliz quando Jesus ocupa esse lugar.

Pedro nunca mais foi o mesmo depois deste encontro com Jesus. Surgiu um novo homem daquele pedro medroso.

Ele escreveu coisas maravilhosas depois deste concerto com Jesus. Diz a tradição que no dia de sua morte, Pedro não quis ser crucificado de cabeça para cima, como fora Jesus, pois ele não se achava digno de morrer do mesmo modo que seu Mestre.

E a seu pedido foi crucificado de cabeça para baixo.

Meu amigo, minha amiga, se Jesus criou condições para perdoar Pedro que o negara na hora mais difícil de Sua vida, Ele é capaz de perdoar a você e a mim.

O mesmo Jesus que procurou a Pedro nos procura hoje e diz - "Eis que estou à porta e bato..." Apoc 3:20

Jesus quer lhe dar o perdão hoje porque esta é a sua principal atividade, Seu maior anseio, nossa maior necessidade.

I João 2:1 - "Filhinhos estas coisas vos escrevi para que não pequeis, todavia se alguém pecar, temos um advogado junto ao pai Jesus Cristo o Justo".

E se confessarmos os nossos pecados Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a injustiça. Amigos, Jesus está pronto a perdoar, porque Ele é a essência do perdão.

Ele está pronto a consolar, e somente em Deus, você vai encontrar forças para lutar, amar e vencer o mal.

Que DEUS abençoe a todos.

Colossenses 1:26-29

Terça-feira 30 Março

O mistério que esteve oculto desde todos os séculos, e em todas as gerações, e que agora foi manifesto aos seus santos… Cristo em vós, esperança da glória… Para que apresentemos todo o homem perfeito em Jesus Cristo ;e para isto também trabalho, combatendo segundo a sua eficácia (Colossenses 1:26-29).

Cristo em nós

Isso era um “mistério”, porém agora é manifesto aos filhos de Deus, pois Deus quer nos dar a conhecer as riquezas dessa revelação. Em seus ensinamentos, Paulo lutava segundo o poder do Espírito de Deus que operava nele, a fim de apresentar, todos os redimidos, perfeitos em Cristo Jesus. Por um lado, “perfeito em Cristo”; por outro, “Cristo em vós”. Esse é o atributo do “novo homem”, renovado no conhecimento, onde “Cristo é tudo em todos” (Colossenses 3:11). Viver essa verdade pelo poder do Espírito Santo e em comunhão com o Senhor é a mais alta graça concedida ao cristão na terra. Que Ele “vos conceda que sejais corroborados com poder pelo seu Espírito no homem interior; para que Cristo habite pela fé nos vossos corações” (Efésios 3:16-17).

“Jesus me resgatou Quando Ele me trouxe à luz! Sim, me purificou No sangue da Sua cruz. Bem feliz eu sou,Tendo o Seu perdão; Pois Cristo morreu, A vida me deu E a salvação”

Que DEUS abençoe a todos.

Levítico 17.11

30 de Março

"Porque a vida da carne está no sangue. Eu vo-lo tenho dado sobre o altar, para fazer expiação pelas vossas almas: porquanto é o sangue que fará expiação em virtude da vida." (Levítico 17.11)

Que palavra poderosa! Aqui o Espírito de Deus explica de que maneira Deus se reconciliou e se reconcilia conosco, e de que maneira nós, apesar dos nossos pecados, podemos chegar diante da santa face de Deus esperando ser reconciliados com Ele: pelo sangue derramado de Jesus. O sangue de Jesus Cristo é uma força poderosa! Tentemos imaginar o tamanho do poder eterno que havia no Seu sangue quando o Filho de Deus derramou Sua vida! E esse poder continua a existir até hoje! Em Mateus 27.50-52 este imponente acontecimento é descrito assim: "E Jesus, clamando outra vez com grande voz, entregou o espírito. Eis que o véu do santuário se rasgou em duas partes, de alto a baixo: tremeu a terra, fenderam-se as rochas, abriram-se os sepulcros e muitos corpos de santos, que dormiam, ressuscitaram." O que aconteceu sob a influência do derramamento do sangue do eterno Filho de Deus, em última análise, é algo inimaginável. Deus é motivado a fazer o máximo por nós, se pela fé reivindicamos o sangue de Jesus: Ele perdoa, Ele apaga o pecado! Ele reconhece o sangue expiatório do Seu Filho.

Que DEUS abençoe a todos.

1 Pedro 1:13-25

1 Pedro 1.13-25

13 Por isso, cingindo o vosso entendimento, sede sóbrios e esperai inteiramente na graça que vos está sendo trazida na revelação de Jesus Cristo.
14 Como filhos da obediência, não vos amoldeis às paixões que tínheis anteriormente na vossa ignorância;
15 pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento,
16 porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo.
17 Ora, se invocais como Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo as obras de cada um, portai-vos com temor durante o tempo da vossa peregrinação,
18 sabendo que não foi mediante coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados do vosso fútil procedimento que vossos pais vos legaram,
19 mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo,
20 conhecido, com efeito, antes da fundação do mundo, porém manifestado no fim dos tempos, por amor de vós
21 que, por meio dele, tendes fé em Deus, o qual o ressuscitou dentre os mortos e lhe deu glória, de sorte que a vossa fé e esperança estejam em Deus.
22 Tendo purificado a vossa alma, pela vossa obediência à verdade, tendo em vista o amor fraternal não fingido, amai-vos, de coração, uns aos outros ardentemente,
23 pois fostes regenerados não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente.
24 Pois toda carne é como a erva, e toda a sua glória, como a flor da erva; seca-se a erva, e cai a sua flor;
25 a palavra do Senhor, porém, permanece eternamente. Ora, esta é a palavra que vos foi evangelizada.


1 Pedro 1:13-25

A verdade, tal qual apresentada pelo apóstolo nestes versículos, não apenas nos diz respeito, mas também nos afeta. Ela é o cinto que firma e fortalece nosso entendimento e controla nossos pensamentos (v. 13; Efésios 6:14). Ela é também a verdade à qual devemos obediência (v. 22). Nós que outrora éramos "filhos da desobediência" (Colossenses 3:6-7) nos tornamos filhos obedientes (v. 14). Esta obediência não deve ser apenas a Cristo, mas também de Cristo (v. 2), ou seja, semelhante à Sua obediência, motivada pelo amor ao Pai (João 8:29; 14:31). Além disso, aqui tudo está em contraste com o Velho Testamento. Nem dinheiro nem ouro, nada pode redimir-nos (Êxodo 30:11-16; Número 31:50) a não ser o precioso sangue de Cristo. Ao contrário de um israelita, o nascimento natural não nos qualifica a herdar os direitos e privilégios do povo de Deus. Ninguém deve se considerar filho de Deus pelo fato de ser filho de pais cristãos! Nós nascemos de novo pela Palavra de Deus que é incorruptível, viva e eterna. A santidade que é necessária em nossa conduta é resultado de nossa nova natureza; nós chamamos o santo Deus de Pai (vv. 15-17). A santidade é também conseqüência do grande valor que Deus reconhece no sacrifício do Cordeiro perfeito.

Que DEUS abençoe a todos.

1 Pedro 1:1-12

1 Pedro 1.1-12

1 Pedro, apóstolo de Jesus Cristo, aos eleitos que são forasteiros da Dispersão no Ponto, Galácia, Capadócia, Ásia e Bitínia,
2 eleitos, segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e a aspersão do sangue de Jesus Cristo, graça e paz vos sejam multiplicadas.
3 Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,
4 para uma herança incorruptível, sem mácula, imarcescível, reservada nos céus para vós outros
5 que sois guardados pelo poder de Deus, mediante a fé, para a salvação preparada para revelar-se no último tempo.
6 Nisso exultais, embora, no presente, por breve tempo, se necessário, sejais contristados por várias provações,
7 para que, uma vez confirmado o valor da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo;
8 a quem, não havendo visto, amais; no qual, não vendo agora, mas crendo, exultais com alegria indizível e cheia de glória,
9 obtendo o fim da vossa fé: a salvação da vossa alma.
10 Foi a respeito desta salvação que os profetas indagaram e inquiriram, os quais profetizaram acerca da graça a vós outros destinada,
11 investigando, atentamente, qual a ocasião ou quais as circunstâncias oportunas, indicadas pelo Espírito de Cristo, que neles estava, ao dar de antemão testemunho sobre os sofrimentos referentes a Cristo e sobre as glórias que os seguiriam.
12 A eles foi revelado que, não para si mesmos, mas para vós outros, ministravam as coisas que, agora, vos foram anunciadas por aqueles que, pelo Espírito Santo enviado do céu, vos pregaram o evangelho, coisas essas que anjos anelam perscrutar.


1 Pedro 1:1-12

Mesmo antes de Pedro negá-LO, o Senhor já lhe havia dito: "Tu, pois, quando te converteres, fortalece os teus irmãos" (Lucas 22:32). O apóstolo exerce esta tarefa nesta epístola. Ele nos faz lembrar de nossos inestimáveis privilégios: a salvação da alma (v. 9) e uma herança incorruptível no céu (v. 4). Deus não apenas guarda a herança para Seus herdeiros, mas também guarda os herdeiros para Sua herança. Os herdeiros já podem provar o gosto da herança mesmo agora no presente: "alegria indizível e cheia de glória". Esta herança tem como base a esperança viva que eles possuem na pessoa viva de Jesus Cristo, ressurreto dentre os mortos (v. 3); a fé (vv. 5, 7); o amor por Aquele que ainda não foi visto pelos remidos, mas que é bem conhecido no coração deles (v. 8). Quanto mais amarmos o Senhor, mais sentiremos que não O amamos suficientemente.

Justamente por causa do grande valor que Deus dá à fé, é que Ele nos purifica por meio da efervescência de várias provações. Todavia, temos a segurança de que Ele só faz assim "se necessário".

Esta é, caros amigos, a abençoada realidade que nos foi proposta, a respeito da qual os profetas indagaram e inquiriram e que os anjos anelam perscrutar. Seremos pois os únicos a não nos interessar por ela?

Que DEUS abençoe a todos.

Gênesis 31:22-55

Gênesis 31:22-55

22 E no terceiro dia foi anunciado a Labão que Jacó tinha fugido.
23 Então tomou consigo os seus irmãos, e atrás dele seguiu o seu caminho por sete dias; e alcançou-o na montanha de Gileade.
24 Veio, porém, Deus a Labão, o arameu, em sonhos, de noite, e disse-lhe: Guarda-te, que não fales com Jacó nem bem nem mal.
25 Alcançou, pois, Labão a Jacó, e armara Jacó a sua tenda naquela montanha; armou também Labão com os seus irmãos a sua, na montanha de Gileade.
26 Então disse Labão a Jacó: Que fizeste, que me lograste e levaste as minhas filhas como cativas pela espada?
27 Por que fugiste ocultamente, e lograste-me, e não me fizeste saber, para que eu te enviasse com alegria, e com cânticos, e com tamboril e com harpa?
28 Também não me permitiste beijar os meus filhos e as minhas filhas. Loucamente agiste, agora, fazendo assim.
29 Poder havia em minha mão para vos fazer mal, mas o Deus de vosso pai me falou ontem à noite, dizendo: Guarda-te, que não fales com Jacó nem bem nem mal.
30 E agora se querias ir embora, porquanto tinhas saudades de voltar à casa de teu pai, por que furtaste os meus deuses?
31 Então respondeu Jacó, e disse a Labão: Porque temia; pois que dizia comigo, se porventura não me arrebatarias as tuas filhas.
32 Com quem achares os teus deuses, esse não viva; reconhece diante de nossos irmãos o que é teu do que está comigo, e toma-o para ti. Pois Jacó não sabia que Raquel os tinha furtado.
33 Então entrou Labão na tenda de Jacó, e na tenda de Lia, e na tenda de ambas as servas, e não os achou; e saindo da tenda de Lia, entrou na tenda de Raquel.
34 Mas tinha tomado Raquel os ídolos e os tinha posto na albarda de um camelo, e assentara-se sobre eles; e apalpou Labão toda a tenda, e não os achou.
35 E ela disse a seu pai: Não se acenda a ira aos olhos de meu senhor, que não posso levantar-me diante da tua face; porquanto tenho o costume das mulheres. E ele procurou, mas não achou os ídolos.
36 Então irou-se Jacó e contendeu com Labão; e respondeu Jacó, e disse a Labão: Qual é a minha transgressão? Qual é o meu pecado, que tão furiosamente me tens perseguido?
37 Havendo apalpado todos os meus móveis, que achaste de todos os móveis de tua casa? Põe-no aqui diante dos meus irmãos e de teus irmãos; e que julguem entre nós ambos.
38 Estes vinte anos eu estive contigo; as tuas ovelhas e as tuas cabras nunca abortaram, e não comi os carneiros do teu rebanho.
39 Não te trouxe eu o despedaçado; eu o pagava; o furtado de dia e o furtado de noite da minha mão o requerias.
40 Estava eu assim: De dia me consumia o calor, e de noite a geada; e o meu sono fugiu dos meus olhos.
41 Tenho estado agora vinte anos na tua casa; catorze anos te servi por tuas duas filhas, e seis anos por teu rebanho; mas o meu salário tens mudado dez vezes.
42 Se o Deus de meu pai, o Deus de Abraão e o temor de Isaque não fora comigo, por certo me despedirias agora vazio. Deus atendeu à minha aflição, e ao trabalho das minhas mãos, e repreendeu-te ontem à noite.
43 Então respondeu Labão, e disse a Jacó: Estas filhas são minhas filhas, e estes filhos são meus filhos, e este rebanho é o meu rebanho, e tudo o que vês, é meu; e que farei hoje a estas minhas filhas, ou a seus filhos, que deram à luz?
44 Agora pois vem, e façamos aliança eu e tu, que seja por testemunho entre mim e ti.
45 Então tomou Jacó uma pedra, e erigiu-a por coluna.
46 E disse Jacó a seus irmãos: Ajuntai pedras. E tomaram pedras, e fizeram um montão, e comeram ali sobre aquele montão.
47 E chamou-o Labão Jegar-Saaduta; porém Jacó chamou-o Galeede.
48 Então disse Labão: Este montão seja hoje por testemunha entre mim e ti. Por isso se lhe chamou Galeede,
49 E Mispá, porquanto disse: Atente o Senhor entre mim e ti, quando nós estivermos apartados um do outro.
50 Se afligires as minhas filhas, e se tomares mulheres além das minhas filhas, ninguém está conosco; atenta que Deus é testemunha entre mim e ti.
51 Disse mais Labão a Jacó: Eis aqui este mesmo montão, e eis aqui essa coluna que levantei entre mim e ti.
52 Este montão seja testemunha, e esta coluna seja testemunha, que eu não passarei este montão a ti, e que tu não passarás este montão e esta coluna a mim, para mal.
53 O Deus de Abraão e o Deus de Naor, o Deus de seu pai, julgue entre nós. E jurou Jacó pelo temor de seu pai Isaque.
54 E ofereceu Jacó um sacrifício na montanha, e convidou seus irmãos, para comer pão; e comeram pão e passaram a noite na montanha.
55 E levantou-se Labão pela manhã de madrugada, e beijou seus filhos e suas filhas e abençoou-os e partiu; e voltou Labão ao seu lugar.


Gênesis 31:22-55
Quando avisam Labão sobre a fuga de Jacó, Labão parte depressa em busca dele e o alcança na montanha de Gileade. Como homem mundano, astuto e hipócrita, Labão usa de palavras lisonjeiras (v. 27), embora seu coração estivesse cheio de inveja e suspeita. Ele finge ter grande afeição por suas filhas e por seus netos, embora só fosse solícito mesmo para com os seus próprios interesses (v. 15). Finge ter temor a Deus (vv. 29 e 53) enquanto procura avidamente pelos seus falsos deuses.

É triste ver Raquel atribuir valor aos ídolos. Podemos afirmar com certeza que Rebeca havia deixado aqueles objetos para trás, quando partira com o servo de Abraão. Em nosso caso, os ídolos do lar correspondem às coisas do mundo que não decidimos abandonar, as quais cremos poder carregar conosco na caminhada rumo à nossa pátria celestial. É até possível escondê-las por algum tempo dos olhos de todos no mais profundo de nosso coração. Que Deus, que a tudo vê, possa nos conceder discernimento para e rejeitar resolutamente tudo aquilo ao que dedicamos os nossos afetos e que rouba o lugar pertencente ao Senhor Jesus! Essas coisas é que são nossos ídolos!

Por fim, Jacó e Labão se separam um do outro. O “montão” representa a fronteira entre eles (v. 46). Não há um território comum para o crente e o homem do mundo, mesmo entre integrantes de uma mesma família.

Que DEUS abençoe a todos.

Gênesis 31:1-21

Gênesis 31:1-21

1 ENTÃO ouvia as palavras dos filhos de Labão, que diziam: Jacó tem tomado tudo o que era de nosso pai, e do que era de nosso pai fez ele toda esta glória.
2 Viu também Jacó o rosto de Labão, e eis que não era para com ele como anteriormente.
3 E disse o Senhor a Jacó: Torna-te à terra dos teus pais, e à tua parentela, e eu serei contigo.
4 Então mandou Jacó chamar a Raquel e a Lia ao campo, para junto do seu rebanho,
5 E disse-lhes: Vejo que o rosto de vosso pai não é para comigo como anteriormente; porém o Deus de meu pai tem estado comigo;
6 E vós mesmas sabeis que com todo o meu esforço tenho servido a vosso pai;
7 Mas vosso pai me enganou e mudou o salário dez vezes; porém Deus não lhe permitiu que me fizesse mal.
8 Quando ele dizia assim: Os salpicados serão o teu salário; então todos os rebanhos davam salpicados. E quando ele dizia assim: Os listrados serão o teu salário, então todos os rebanhos davam listrados.
9 Assim Deus tirou o gado de vosso pai, e deu-o a mim.
10 E sucedeu que, ao tempo em que o rebanho concebia, eu levantei os meus olhos e vi em sonhos, e eis que os bodes, que cobriam as ovelhas, eram listrados, salpicados e malhados.
11 E disse-me o anjo de Deus em sonhos: Jacó! E eu disse: Eis-me aqui.
12 E disse ele: Levanta agora os teus olhos e vê todos os bodes que cobrem o rebanho, que são listrados, salpicados e malhados; porque tenho visto tudo o que Labão te fez.
13 Eu sou o Deus de Betel, onde tens ungido uma coluna, onde me fizeste um voto; levanta-te agora, sai-te desta terra e torna-te à terra da tua parentela.
14 Então responderam Raquel e Lia e disseram-lhe: Há ainda para nós parte ou herança na casa de nosso pai?
15 Não nos considera ele como estranhas? Pois vendeu-nos, e comeu de todo o nosso dinheiro.
16 Porque toda a riqueza, que Deus tirou de nosso pai, é nossa e de nossos filhos; agora, pois, faze tudo o que Deus te mandou.
17 Então se levantou Jacó, pondo os seus filhos e as suas mulheres sobre os camelos;
18 E levou todo o seu gado, e todos os seus bens, que havia adquirido, o gado que possuía, que alcançara em Padã-Arã, para ir a Isaque, seu pai, à terra de Canaã.
19 E havendo Labão ido a tosquiar as suas ovelhas, furtou Raquel os ídolos que seu pai tinha.
20 E Jacó logrou a Labão, o arameu, porque não lhe fez saber que fugia.
21 E fugiu ele com tudo o que tinha, e levantou-se e passou o rio; e se dirigiu para a montanha de Gileade.


Gênesis 31:1-21
Apesar de tudo que já vimos nos últimos estudos sobre o triste comportamento de Jacó, convém reconhecer a sua paciência. Ele suporta, sem queixas, o cansaço e o sofrimento, assim como toda a injustiça que Labão lhe infligiu. O que o sustenta é a lembrança da terra que o Senhor deu a Abraão e à sua descendência. Ele não havia esquecido que em Betel Deus lhe prometera que o traria de volta à “terra de seus pais”. Esta esperança permaneceu viva em seu coração, e finalmente chegou o momento para seu o cumprimento. Sabemos que os cristãos são estrangeiros na terra; não temos nós também uma promessa do Senhor referente ao Lar celestial, ao qual em breve Ele nos introduzirá? Esta esperança deve dar-nos toda a paciência e toda a coragem de que precisamos para suportar as dificuldades e até as injustiças.

Embora tenha obedecido à ordem do Senhor (v. 3), é triste ver que Jacó continuou manifestando o seu caráter dissimulador: ele engana Labão fugindo sem o conhecimento do sogro. Isso não demonstra falta de confiança em Deus? Se Deus lhe ordenou que partisse, permitiria Ele que Labão o impedisse? (v. 24). Labão, aliás, só poderia consentir, pois reconhecera, como antes, que “isto procede do Senhor” (24:50).

Que DEUS abençoe a todos.