quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Levítico 16:9

Quinta-feira 25 Fevereiro

Então Arão fará chegar o bode, sobre o qual cair a sorte pelo Senhor, e o oferecerá para expiação do pecado (Levítico 16:9).

Dois bodes e a glória de Cristo (1)

O primeiro dos dois bodes que o povo de Israel tinha de oferecer no grande dia da expiação, tipifica a morte de Cristo em um aspecto particular. Esse bode era “a sorte pelo Senhor”, e a razão para o sacrifício eram os pecados do povo. Nesse simbolismo reconhecemos como as justas exigências de Deus foram perfeitamente satisfeitas pela morte do Senhor Jesus.

Deus tem Sua própria porção na obra de propiciação realizada por Seu Filho. O mérito de tal porção repercutirá por toda a eternidade. Para entender plenamente o significado disso, temos de considerar como Deus foi desonrado aqui na terra. Sua verdade foi escarnecida, Sua autoridade, desprezada e Sua lei, quebrada. Aboliram Seus direitos, blasfemaram de Seu Nome e não Lhe deram qualquer honra.

A morte de Jesus resgatou tudo isso. Na cruz, Ele revelou a grandeza, a verdade, a santidade e a majestade divinas, para que Deus fosse glorificado pela obra de Cristo em relação ao pecado. Além disso, expiando o pecado, Ele providenciou a solução para toda a destruição que o próprio pecado causou. “A misericórdia e a verdade se encontraram; a justiça e a paz se beijaram” (Salmo 85:10).

A morte de Cristo, portanto, é a base para que Deus possa oferecer Sua graça aos pecadores. A obra de expiação feita pelo Senhor Jesus satisfez e glorificou a Deus plenamente. Não há como explorarmos todos os aspectos da insondável obra que Cristo realizou naquela rude cruz. De todos os lados que a observarmos, veremos cada vez mais glória. “Sê exaltado, ó Deus, sobre os céus; e seja a tua glória sobre toda a terra” (Salmo 57:11).

Que DEUS abençoe a todos.

Hebreus 9.14

25 de Fevereiro

"...Muito mais o sangue de Cristo que, pelo Espírito eterno, a si mesmo se ofereceu sem mácula a Deus, purificará a nossa consciência de obras mortas para servirmos ao Deus vivo!" (Hebreus 9.14)

Qual foi o propósito de Jesus ao servir a Deus? Ele derramou Sua vida para que nós fôssemos capacitados para o ministério cristão. Em outras palavras, o ilimitado poder de vitória do servir que Jesus praticou é a fonte de poder para o meu e para o seu ministério, para o nosso serviço cristão. Em Jesus Cristo temos tudo. Por isso, como é tolo entregar-se à anarquia e submeter-se ao domínio do inimigo! Observemos o caráter do serviço de Jesus: Ele traz embutido o elemento da total espontaneidade. Com Deus não há serviço forçado, serviço por obrigação. O Senhor Jesus diz de si mesmo: "...eu dou a minha vida para a reassumir. Ninguém a tira de mim; pelo contrário, eu espontaneamente a dou." Já no tempo de Josué apareceu essa espontaneidade quando ele disse no fim de sua vida: "Eu e minha casa serviremos ao Senhor." De sua parte é necessária somente uma decisão livre e concreta: declaro-me liberto do poder de Satanás e quero servir sob o domínio real do Senhor Jesus Cristo.

Que DEUS abençoe a todos.