quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Hebreus 7.25

13 de Outubro

"Por isso também pode salvar totalmente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles." Hebreus 7.25

Um filho de Deus ainda pode perder a salvação? Aquele que se torna crente no Senhor Jesus Cristo está selado com o Espírito Santo da promessa, o que é um penhor para o dia da salvação. O Espírito Santo nos conduz a toda a verdade. Uma pessoa que recebeu o Espírito Santo está salva para toda a eternidade. O Senhor Jesus diz em João 10.28 que ninguém tirará Suas ovelhas da Sua mão, e Ele o reafirma no versículo 29: "...e da mão do Pai ninguém pode arrebatar." Mas agora surge a pergunta: e se eu cair em pecado, mesmo na condição maravilhosa de filho de Deus? João responde: "Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o justo." O renascido está salvo da culpa e do poder do pecado, mas a presença do pecado ainda permanece. A Bíblia adverte insistentemente que podemos perder a ‘segunda bênção’ por desobediência consciente. A ‘primeira bênção’ é a vida eterna, a ‘segunda bênção’ é o galardão que receberemos. Mas essa segunda bênção, a ‘coroa’ ou a ‘herança’, nós só receberemos por meio de um discipulado fiel a Jesus!

Que DEUS abençoe a todos.

João 3:3-4

Quinta-feira 13 Outubro

Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho?

(João 3:3-4).

NICODEMOS
Nicodemos, um líder do povo judeu, não queria ser visto com o Senhor Jesus. Mas apesar disso desejava falar com Ele e foi vê-lo à noite. Jesus, sempre disponível, o recebeu e falou com autoridade: “Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo… Tu és mestre de Israel, e não sabes isto?”

Provavelmente, Nicodemos se comoveu com esse encontro, pois mais tarde, quando os sacerdotes quiseram prender o Senhor Jesus, Nicodemos teve a ousadia de se opor a eles. Seus colegas lhe responderam rispidamente: “És tu também da Galiléia?” (João 7:52). O desprezo que os chefes religiosos tinham em relação aos galileus, e em particular para com o Senhor Jesus, lhes fazia perder toda a objetividade. Nicodemos não insistiu. Com certeza não se sentia à vontade nesse meio hipócrita e violento.

Até onde iria a coragem dele? Ele se atreveria a mostrar sua fé? Sim.

Quando o Senhor Jesus morreu, todos O abandonaram. Porém Nicodemos acompanhou José de Arimatéia, o qual pediu a Pilatos autorização para tirar o corpo do Senhor Jesus da cruz. Nicodemos trouxe um perfume precioso e, junto com José, envolveu o corpo do Senhor Jesus com lenços e ambos O colocaram no sepulcro.

A princípio, tímido, mas tocado pelo Senhor Jesus, Nicodemos vacilava em demonstrar sua fé. Quando finalmente o fez, foi um dos poucos. Com qual etapa de sua vida nos identificamos hoje?

Que DEUS abençoe a todos.

Provérbios 22:6

Quarta-feira 12 Outubro

Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele

(Provérbios 22:6).

PREPARAR O FOGO
Os crentes devem criar seus filhos para o Senhor. É bom lembrar isso porque temos a tendência de desejar que eles sejam um sucesso de acordo com as normas da sociedade e isso para satisfazer nosso orgulho como pais.

Nosso profundo desejo deveria ser que todo potencial físico, psíquico, afetivo e intelectual fosse primeiramente para Jesus Cristo.

Uma das principais virtudes requeridas do crente adulto é a obediência ao Senhor. A prática dessa virtude é facilitada se vivida desde a mais tenra infância.

A obediência que os pais requerem dos filhos deve ser semelhante à que o Senhor exige dos pais: obediência à Sua autoridade, que não é tirânica, desordenada nem egoísta, mas bondosa e sábia. Tem de ser acompanhada de explicações, conforme a idade das crianças.

Se preferirmos não nos incomodar, ignorando a desobediência deles, não estaremos praticando o amor segundo Deus, apesar das aparências.

A melhor educação não dará a vida eterna a um filho, mas os pais devem “preparar o fogo”: colocar o papel, os galhos secos, a lenha, pedindo em suas orações diárias que o Senhor derrame ali a chama da fé.

“E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor” (Efésios 6:4).

“Filho meu, ouve a instrução de teu pai, e não deixes o ensinamento de tua mãe” (Provérbios 1:8).

Que DEUS abençoe a todos.

1 Coríntios 15.57

12 de Outubro

"Graças a Deus que nos dá a vitória por intermédio do nosso Senhor Jesus Cristo." 1 Coríntios 15.57

"O que devo fazer para ter vitória constante sobre a minha velha natureza?", perguntam muitos. Pois na prática diária muitas vezes se nota tão pouco dessa vida vitoriosa. Mas aqui é válida a pergunta: você crê que Jesus Cristo de fato morreu na cruz? Em caso afirmativo, vale Romanos 6.6: "...sabendo isto, que foi crucificado com ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos." No momento em que o inimigo procura nos provocar por meio de pessoas que ofendem, caluniam ou cometem outras injustiças, temos a oportunidade de provar que cremos no poder da morte de Jesus. Justamente numa ocasião assim é que o "estar crucificado com Cristo" se mostra como o segredo da vitória sobre tudo o que é negativo. Deus providencia para que no dia-a-dia sejamos constantemente confrontados com o Crucificado. Por toda parte nos deparamos com a cruz. Se não tivéssemos provações, não haveria oportunidade de praticar a vitória de Jesus Cristo conquistada na cruz. Por esse motivo, deveríamos amar aqueles que nos machucam em nossos pontos mais sensíveis, pois em cada tentação temos a possibilidade de exclamar o que está escrito em 2 Coríntios 2.14: "Graças, porém, a Deus que em Cristo sempre nos conduz em triunfo."

Que DEUS abençoe a todos.

2 Coríntios 5.17

11 de Outubro

"E assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura: as cousas antigas já passaram; eis que se fizeram novas." 2 Coríntios 5.17

O renascido não peca mais? Tudo se fez novo? A Bíblia diz clara e inequivocamente: "...as cousas antigas... eis que se fizeram novas." Isto quer dizer: o essencial no homem, o espírito, que nasceu da mão de Deus e depois morreu pelo pecado, revive no momento do novo nascimento e é preenchido com o Espírito Santo. Esse é o novo homem. Esse novo homem não pode mais pecar; Ele é imaculado, santo e justo.

O que, entretanto, ainda pode pecar? Aquilo em nós que foi executado na cruz em Jesus Cristo: o velho homem, o "eu", a carne. Mas como este "eu" não tem mais direito de existência aos olhos de Deus, a Bíblia diz: "...eis que tudo se fez novo" (ERC). Por isso sempre lembramos das palavras do apóstolo Paulo: "Estou crucificado com Cristo; logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que agora tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim."

Que DEUS abençoe a todos.

Atos 2:22 e 24; Apocalipse 1:18

Terça-feira 11 Outubro

Jesus Nazareno… ao qual Deus ressuscitou, soltas as ânsias da morte, pois não era possível que fosse retido por ela.

Fui morto, mas eis aqui estou vivo… E tenho as chaves da morte e do inferno

(Atos 2:22 e 24; Apocalipse 1:18).

“CHAVES NA MÃO”
“Tenho as chaves da morte”, declarao Senhor Jesus. Ele adquiriu todos os direitos de domínio sobre a morte. Jesus conhece e tem o poder sobre essa terrível desconhecida que nos dá medo e da qual todos os seres humanos fogem. Antes que a morte seja uma realidade, é essencial que você conheça e se submeta ao Vencedor dela. Depois da crucificação, o Senhor Jesus mergulhou na morte, porém ela não conseguiu retê-Lo. Ele saiu vitorioso mediante a ressurreição.

A morte, para quem crê no Senhor Jesus, é como um campo que um viajante tem de atravessar para alcançar seu destino. Se conhece o proprietário, ele o ajudará a cruzar o campo. Se você confia no Senhor Jesus e em Sua obra na cruz, a morte já não é mais um fim em si mesma, nem um muro no qual as esperanças se desfazem. Não, a morte foi vencida por Alguém que nos convida a segui-Lo em um caminho de ressurreição e vida. Você possui essa esperança?

“Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória? Ora, o aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo” (1 Coríntios 15:55-57).

Que DEUS abençoe a todos.

Gênesis 3:9-10

Segunda-feira 10 Outubro

E chamou o Senhor Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás? E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me

(Gênesis 3:9-10).

ONDE VOCÊ ESTÁ?
Era hora de partir. O carro estava carregado e cada um ia se despedir dos avós. Mas Dorian, de cinco anos de idade, não aparecia. Procuramos por todas as partes. A pergunta “Onde você está?” passou de boca em boca com uma angústia que foi crescendo até o momento em que alguém descobriu o menino no jardim, deitado na grama, olhando para o céu.

“Onde estás?”, perguntou Deus a Adão quando este quis se esconder. Muitas e muitas vezes nós também afastamos Deus de nossa vida; agindo assim, nos desviamos para caminhos de destruição.

Deus não cessa de nos dizer: “Onde estás?”. Ele faz isso por meio do Espírito Santo, o qual nos chama a atenção, e também mediante as dificuldades que atravessamos.

Para ouvir a voz de Deus é necessário nos distanciar de todas as distrações, das nossas próprias opiniões, etc, a fim de respondermos ao Senhor. Peçamos que Se revele a nós, pois Ele responde as orações. Ao voltarmos a Deus, encontramos o Pai e descobrimos que esse Deus nos ama, nos procura e nos espera com braços abertos.

Que DEUS abençoe a todos.

1 Pedro 1.15-16

10 de Outubro

"...Pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo vosso procedimento, porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo." 1 Pedro 1.15-16

Por que "Santidade ao Senhor"?

1. Porque Ele é santo! A quem você está seguindo quando segue a Jesus? Ao Santo de Deus! Em nenhuma outra área da vida as possibilidades de pecar são tão numerosas e tão tremendas como no terreno das relações com Deus. Aqui verdade e mentira estão bem próximas uma da outra. Muitos abençoam com a boca, mas com o coração amaldiçoam. Muitos têm a fé, mas não as obras da fé; enquanto outros têm as obras, mas não a fé. A maravilhosa veste sacerdotal de Arão, o chapéu branco, as pedras preciosas sobre seu peito, a lâmina de ouro sobre a sua fronte, sua presença no santuário, tudo isso foi uma manifestação exterior da sua disposição do coração: "Santidade ao Senhor."

2. Porque você é Sua propriedade! Comove o coração o fato de Deus ter repetido tantas vezes em Êxodo 28, v. 1: "...para me oficiarem como sacerdotes"; v. 3: "...para que me ministre o ofício sacerdotal"; v. 4: "...para me oficiarem como sacerdotes"; v. 41: "...para que me oficiem como sacerdotes." Conclui-se daí que esta "Santidade ao Senhor", no sentido mais profundo, é a expressão do amor de Deus: "Você é meu!"

Que DEUS abençoe a todos.