quinta-feira, 13 de outubro de 2011

João 3:3-4

Quinta-feira 13 Outubro

Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho?

(João 3:3-4).

NICODEMOS
Nicodemos, um líder do povo judeu, não queria ser visto com o Senhor Jesus. Mas apesar disso desejava falar com Ele e foi vê-lo à noite. Jesus, sempre disponível, o recebeu e falou com autoridade: “Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo… Tu és mestre de Israel, e não sabes isto?”

Provavelmente, Nicodemos se comoveu com esse encontro, pois mais tarde, quando os sacerdotes quiseram prender o Senhor Jesus, Nicodemos teve a ousadia de se opor a eles. Seus colegas lhe responderam rispidamente: “És tu também da Galiléia?” (João 7:52). O desprezo que os chefes religiosos tinham em relação aos galileus, e em particular para com o Senhor Jesus, lhes fazia perder toda a objetividade. Nicodemos não insistiu. Com certeza não se sentia à vontade nesse meio hipócrita e violento.

Até onde iria a coragem dele? Ele se atreveria a mostrar sua fé? Sim.

Quando o Senhor Jesus morreu, todos O abandonaram. Porém Nicodemos acompanhou José de Arimatéia, o qual pediu a Pilatos autorização para tirar o corpo do Senhor Jesus da cruz. Nicodemos trouxe um perfume precioso e, junto com José, envolveu o corpo do Senhor Jesus com lenços e ambos O colocaram no sepulcro.

A princípio, tímido, mas tocado pelo Senhor Jesus, Nicodemos vacilava em demonstrar sua fé. Quando finalmente o fez, foi um dos poucos. Com qual etapa de sua vida nos identificamos hoje?

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário