quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Romanos 7.19

6 de Outubro

"Porque não faço o bem que prefiro, mas o mal que não quero, esse faço." Romanos 7.19

Essa não é a sua imagem? Você gostaria de vencer sua ira, seus vícios obscuros, seus pecados, mas não obtém vitória? Por que não? Porque sua entrega não é completa. "Sim", você diz, "bem que eu gostaria de viver totalmente para Jesus, mas não tenho forças." Deus não espera força da sua parte, pelo contrário. Se você segue a Jesus, não se tornará forte de repente, mas continuará tão fraco como era antes. Mas mesmo assim é possível ter uma vida vitoriosa, pois a vitória do Senhor Jesus na cruz do Calvário é uma realidade. Lá na cruz, Ele exclamou: "Está consumado!" Mas será que então, no momento em que você se decidir por Jesus, de repente você se tornará forte para vencer? Não, isso também não. Você continuará tão fraco como antes, e até se tornará mais fraco ainda. Mas por meio da sua decisão consciente você libera uma força que não tem em si mesmo, mas que está à sua disposição. Após o seu sim total a Jesus fica à sua disposição todo o poder vitorioso de Jesus. Não olhe agora para os seus pecados, não olhe para a sua fraqueza. Deus sabe tudo! Ele sabe que tipo de criaturas somos. Também não olhe para as preocupações que pesam em seu coração, mas lance-se nos braços fortes de Jesus!

Que DEUS abençoe a todos.

1 João 5:12

Quinta-feira 6 Outubro

Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida

(1 João 5:12).

“É CRENTE ATÉ DEBAXO DA ÁGUA”
Essa expressão é usada para designar uma pessoa religiosa, que participa assiduamente dos rituais e é ativa em sua congregação. Geralmente é respeitada pelos demais.

Porém, qual é a opinião de Deus sobre tais pessoas? Nesse campo, mais que em qualquer outro, o parecer divino é essencial.

A Palavra de Deus nunca fala de alguém ser mais ou menos crente. Ou se crê ou não se crê. A Bíblia faz uma clara diferença entre os que nasceram de novo, como explicao Senhor Jesus em João 3:3-6, e os que não nasceram de novo. Humanamente, se alguém não está vivo, está morto e vice-versa. Em nenhum caso pode acontecer as duas coisas ao mesmo tempo. Há uma fronteira nítida entre os dois estados.

A questão, portanto, não é saber se sou pouco ou muito crente, mas se tenho a vida divina. Ou, em outras palavras, tenho fé em Seu Filho?

Jesus é o Filho de Deus. Ter ao Filho é conhecer ao Senhor Jesus; não somente como o Salvador pessoal, mas como Senhor de todas as áreas da minha vida.

Minhas atividades religiosas não bastam para comprovar meu relacionamento com Deus. Ao contrário, foram as pessoas mais religiosas da época de Jesus que exigiram a Sua crucificação. No entanto, se esse relacionamento é real, a conseqüência natural é que haja frutos, para o bem dos demais e para a glória de Deus.

Que DEUS abençoe a todos.

Romanos 5.8

5 de Outubro

"Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco, pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores." Romanos 5.8

Em toda parte onde chega o Filho de Deus existe divisão. Um diz sim a Ele, o outro não. Mas Deus leva a sério essas decisões! Deus leva você totalmente a sério, pois você é Sua criatura! Quando Deus criou a grande obra-prima da criação "do pó da terra", o homem à sua semelhança, Ele "lhe soprou nas narinas o fôlego de vida." Assim, Ele nos deu uma natureza que saiu da Sua natureza. A natureza de Deus é o amor! Deus quis pessoas que O amassem espontaneamente, pois amor pressupõe espontaneidade. Isso significa que o homem podia e pode escolher por si mesmo o seu caminho. E o homem escolheu. Ele escolheu o pecado. Nunca seremos capazes de sondar o que o coração de Deus, que é o perfeito amor, sentiu quando o homem, que Ele havia criado à Sua semelhança, friamente se afastou dEle, voltando-se para Satanás. Somente aquele que reconheceu a Jesus Cristo como o dom de Deus começa a pressentir algo do que diz João 3.16: "Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito..." Essa é a maravilhosa mensagem da segunda opção que Deus oferece aos homens perdidos.

Que DEUS abençoe a todos.

João 12:24; Salmo 126:6

Quarta-feira 5 Outubro

Se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto. Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos

(João 12:24; Salmo 126:6).

SE O GRÃO NÃO MORRE
A germinação é um pequeno milagre que se repete sem cessar na natureza, milagre sem o qual a humanidade estaria condenada a morrer de fome. Jesus usou essa imagem várias vezes, particularmente para explicar esse extraordinário fato: Ele deveria atravessar a morte, ser sepultado e ressuscitar ao terceiro dia para dar vida eterna a todos os que criam nEle. Que imensa colheita futura!

Quando esteve na terra, o Senhor Jesus difundiu a Palavra de Deus incansavelmente, como um semeador. E o fez apesar da oposição, da contradição e das dificuldades. Chorou, gemeu, suspirou. De antemão via a magnífica colheita que representam todos os verdadeiros salvos do mundo e de todos os tempos. Porém, para Ele, quantos sofrimentos até à cruz! “Jesus… pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus” (Hebreus 12:2).

Ao seguir seu Mestre, cada discípulo olha para o campo e ouve Sua voz que diz: “A seara é realmente grande, mas poucos os ceifeiros. Rogai, pois, ao Senhor da seara, que mande ceifeiros para a sua seara” (Mateus 9:37-38). E você, querido leitor, está disposto a ser um desses ceifeiros?

Que DEUS abençoe a todos.

Lucas 21.26

4 de Outubro

"...Haverá homens que desmaiarão de terror e pela expectativa das cousas que sobrevirão ao mundo; pois os poderes dos céus serão abalados." Lucas 21.26

Uma grande tensão se estende hoje sobre a humanidade; tudo caminha em direção a uma hora difícil e decisiva. Essa tensão não se estende apenas sobre as nações como um todo, mas principalmente sobre centenas de milhares de pessoas individualmente. Por que existem tantas pessoas aborrecidas da vida? Porque todas as decisões que tomaram não trouxeram a solução das mais profundas necessidades da vida. Por isso, decida-se por Jesus! Dê uma resposta clara à pergunta de Pilatos: "Que farei então de Jesus, chamado Cristo?" Diga sim ao Filho de Deus. Para quem tomou essa decisão clara e decididamente todas as outras decisões já foram tomadas, por mais difíceis e pesadas que elas possam parecer. Pois com o nosso sim a Jesus Cristo todas as outras questões de nossa vida se solucionam maravilhosamente. Quem se abriga nEle tem sua vida totalmente renovada. Aquele que se decide por Jesus terá sua maior sede e fome saciadas para sempre. Essa pessoa tem um rumo de vida bem claro, e seu andar recebe uma orientação decisiva.

Que DEUS abençoe a todos.

Isaías 40:29-31

Terça-feira 4 Outubro

Dá força ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Os jovens se cansarão e se fatigarão… mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão

(Isaías 40:29-31).

UM SERVO ABNEGADO
Na cidade era conhecido por todos. Estava constantemente na rua, aproveitando as oportunidades para falar do amor do Senhor Jesus. Não se envergonhava do Evangelho e consagrava seu tempo e seu pouco dinheiro para servir seu Mestre. Vestia-se com bastante simplicidade. Ninguém o respeitava. Como seu Senhor, não respondia ao escárnio (1 Pedro 2:23). Seu nome? Arão.

Já bem velho, padecia de surdez. Porém, como tinha um temperamento muito ativo, nem sempre tinha o cuidado devido ao atravessar a rua. Um carro o atropelou e ele ficou gravemente ferido. Pensamos que não o veríamos mais neste mundo. Contudo, Arão se recuperou um pouco e pudemos visitá-lo em casa. Estava muito mal. Conversamos com ele e lhe manifestávamos todo o nosso afeto. Ele nos respondeu com palavras entrecortadas, era-lhe difícil falar. Mas conseguimos entender que ele pediu uma coisa somente ao Senhor Jesus: que Ele lhe desse a força de levar um exemplar de um calendário (como este) a cada apartamento de três grandes prédios que havia no bairro. Estávamos no final do mês de novembro e pensamos que isso era impossível. Que surpresa ao sabermos que sua oração tinha sido ouvida e que nosso querido Arão pôde cumprir sua missão! O Senhor o levou meses depois. “A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos” (Tiago 5:16).

Que DEUS abençoe a todos.

Apocalipse 3.20

3 de Outubro

"Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele e ele comigo." Apocalipse 3.20

Você também quer estar com Jesus Cristo? Chegou a hora de começar uma vida com Deus. Talvez você sinta uma fraqueza total, ou seja, uma incapacidade para amar o seu próximo. Você se sente consumido pela ira contra seus adversários? Isso acontece porque Jesus Cristo ainda não tem lugar no seu coração. Se Ele começou a bater à sua porta, é extenuante e custa muito resistir a Ele. Se agora você O receber em seu coração, no mesmo instante, juntamente com Ele, Deus lhe dará tudo aquilo que você tanto necessita. Está escrito que "o amor de Deus é derramado em nossos corações pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado." Então ira e rebeldia se afastam do seu coração. A natureza de Deus invade seu ser porque Ele entra no seu coração por meio de Jesus Cristo. Só assim você terá condições de amar seus maiores inimigos e abençoá-los em oração. De repente, você anda no amor de Deus e começa a se dar conta de como são bons os pensamentos e planos que Ele tem para com a sua vida. Seu andar se torna um andar no caminho das alturas!

Que DEUS abençoe a todos.

2 Timóteo 3:12; Lucas 12:4

Segunda-feira 3 Outubro

E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições.

Não temais os que matam o corpo e, depois, não têm mais que fazer

(2 Timóteo 3:12; Lucas 12:4).

PERPÉTUA
Perpétua era uma jovem de 22 anos de idade. Viveu no século II d.C. Sua mãe era cristã e seu pai, pagão. Morava em Cartago, Tunísia. Tinha um filho de apenas alguns meses quando foi presa por ordem do imperador Sétimo Severo. O crime dela? Ser cristã.

Seu pai já era idoso e a amava muito. Quando soube da prisão, veio suplicar-lhe que renunciasse sua fé. Perpétua se recusou. Tentaram convencê-la lhe concedendo alguns favores: aliviaram as torturas e lhe trouxeram seu filho. Às vésperas do julgamento, seu pai voltou a visitá-la: “Filha minha, tem piedade de meus cabelos brancos. Não me exponha à dor e à vergonha de vê-la morrendo no anfiteatro”. Então se jogou aos pés da filha e chorou.

No momento do interrogatório, com a sala de audiência lotada, seu pai correu até a acusada levando o netinho nos braços. Ele novamente implorou para que Perpétua renegasse sua fé. O próprio juiz falou:

– Tenha piedade de seu pai e de seu filho. Ofereça um sacrifício ao imperador.

– Não posso, porque sou cristã.

– Você é cristã?

– Sim, sou!

Ela foi condenada a ser lançada às feras no dia em que o imperador daria uma festa. Isso não demorou a acontecer. Perpétua foi levada ao suplício juntamente com outros mártires. Antes de morrer, se abraçaram e louvaram, pois sabiam que em breve estariam com o Senhor.

E você, querido leitor, pensa que hoje é diferente? Certamente já não existem mais arenas, leões e tigres famintos sendo alimentados com cristãos. Mas não se engane: ler sobre a vida e morte dos mártires é extremamente edificante, porém, hoje o Senhor ainda exige o mesmo alto preço daqueles que querem segui-Lo. “Se alguém vier a mim, e não aborrecer a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs, e ainda também a sua própria vida, não pode ser meu discípulo” (Lucas 14:26). “Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia; Somos reputados como ovelhas para o matadouro” (Romanos 8:36). Há várias maneiras de se morrer. Os primeiros cristãos pagaram literalmente com a vida por sua fé. Hoje, apesar disso ainda acontecer em algumas partes do mundo, a morte exigida pelo Senhor aos Seus discípulos é a morte do ego, do orgulho, da independência. Você está disposto a pagar esse preço pelo Senhor Jesus?

Que DEUS abençoe a todos.