quarta-feira, 12 de maio de 2010

João 19:39

Quarta-feira 12 Maio

E foi também Nicodemos (aquele que anteriormente se dirigira de noite a Jesus), levando quase cem arráteis de um composto de mirra e aloés (João 19:39).

Nicodemos (3)

Mal podemos reconhecer Nicodemos neste capítulo! Anterior­mente tão temeroso e hesitante, agora esse homem estava em uma situação ainda mais desafiadora. O Senhor havia sido crucificado; os líderes do povo tinham conseguido o que queriam. Confessá-Lo agora, quando até Seus discípulos O haviam abandonado, requeria grande fé e coragem.

No entanto, Deus preparara o coração de dois homens para esse momento. A participação de um deles, José de Arimatéia, já havia sido anunciada em profecia (Isaías 53:9). Após a morte de Jesus Cristo, Deus não permitiu que um incrédulo tocasse o corpo de Seu Ungido. Ao contrário, Ele tomou as devidas providências para que Seu Filho fosse sepultado com toda a dignidade.

José de Arimatéia, um “senador honrado” (Marcos 15:43), foi ousadamente a Pilatos e obteve permissão para colocar o corpo de Jesus em uma tumba nova. Nisso ele foi ajudado por Nicodemos, que agora confessava sem medo o Cristo morto, além de comprar uma mistura bastante cara de especiarias para ungir o corpo do Senhor. Isso fazia parte do ritual de preparação para o sepultamen­to, de acordo com o costume dos judeus.

A historia de Nicodemos claramente demonstra como uma pessoa é inteiramente transformada ao “nascer de novo” (assunto de uma conversa anterior com o Senhor Jesus). Essa pode ser a experiência de qualquer individuo que crer nEle e na obra que o Messias realizou na cruz do Calvário.

(concluído)

Que DEUS abençoe a todos.

Atos 1.9

12 de Maio

"Ditas estas palavras, foi Jesus elevado às alturas, à vista deles, e uma nuvem o encobriu dos seus olhos." Atos 1.9

A fim de provar o quanto a ressurreição foi real, Jesus permaneceu quarenta dias sobre a terra e se manifestou a muitas testemunhas. Depois Ele foi tomado de seu meio. Para seus discípulos, esses quarenta dias foram como uma escola de fé onde aprenderam a crer na realidade da ressurreição de Jesus. Nosso bendito Senhor também esteve quarenta dias numa "escola de fé" no deserto e deu provas da Sua obediência. Mas depois subiu do Monte das Oliveiras ao céu. O que aconteceu durante a ascensão do Senhor nunca poderemos descrever. Somente a fé imagina o desenrolar dos fatos. Primeiro houve a travessia triunfal da esfera das trevas. Aqui devemos ter em mente o que Paulo disse mais tarde em Efésios 6.12, ou seja, que os principados e potestades estão nas regiões celestes abaixo do céu. Quando o Senhor Jesus subiu ao céu através dessas regiões, todos estes principados e poderes das trevas ficaram imobilizados, pois o Salmo 68 diz: "...levaste cativo o cativeiro." Isso não significa nada menos que o Vencedor do Calvário tomando em Seu poder os poderes infernais por ocasião da Sua ascensão ao céu. E o episódio final que fecha Sua ascensão ao céu foi Ele se assentando à direita da majestade de Deus.

Que DEUS abençoe a todos.

Apocalipse 13:1-18

Apocalipse 13.1-18
1 Vi emergir do mar uma besta que tinha dez chifres e sete cabeças e, sobre os chifres, dez diademas e, sobre as cabeças, nomes de blasfêmia.
2 A besta que vi era semelhante a leopardo, com pés como de urso e boca como de leão. E deu-lhe o dragão o seu poder, o seu trono e grande autoridade.
3 Então, vi uma de suas cabeças como golpeada de morte, mas essa ferida mortal foi curada; e toda a terra se maravilhou, seguindo a besta;
4 e adoraram o dragão porque deu a sua autoridade à besta; também adoraram a besta, dizendo: Quem é semelhante à besta? Quem pode pelejar contra ela?
5 Foi-lhe dada uma boca que proferia arrogâncias e blasfêmias e autoridade para agir quarenta e dois meses;
6 e abriu a boca em blasfêmias contra Deus, para lhe difamar o nome e difamar o tabernáculo, a saber, os que habitam no céu.
7 Foi-lhe dado, também, que pelejasse contra os santos e os vencesse. Deu-se-lhe ainda autoridade sobre cada tribo, povo, língua e nação;
8 e adorá-la-ão todos os que habitam sobre a terra, aqueles cujos nomes não foram escritos no Livro da Vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo.
9 Se alguém tem ouvidos, ouça.
10 Se alguém leva para cativeiro, para cativeiro vai. Se alguém matar à espada, necessário é que seja morto à espada. Aqui está a perseverança e a fidelidade dos santos.
11 Vi ainda outra besta emergir da terra; possuía dois chifres, parecendo cordeiro, mas falava como dragão.
12 Exerce toda a autoridade da primeira besta na sua presença. Faz com que a terra e os seus habitantes adorem a primeira besta, cuja ferida mortal fora curada.
13 Também opera grandes sinais, de maneira que até fogo do céu faz descer à terra, diante dos homens.
14 Seduz os que habitam sobre a terra por causa dos sinais que lhe foi dado executar diante da besta, dizendo aos que habitam sobre a terra que façam uma imagem à besta, àquela que, ferida à espada, sobreviveu;
15 e lhe foi dado comunicar fôlego à imagem da besta, para que não só a imagem falasse, como ainda fizesse morrer quantos não adorassem a imagem da besta.
16 A todos, os pequenos e os grandes, os ricos e os pobres, os livres e os escravos, faz que lhes seja dada certa marca sobre a mão direita ou sobre a fronte,
17 para que ninguém possa comprar ou vender, senão aquele que tem a marca, o nome da besta ou o número do seu nome.
18 Aqui está a sabedoria. Aquele que tem entendimento calcule o número da besta, pois é número de homem. Ora, esse número é seiscentos e sessenta e seis.


Apocalipse 13:1-18

Tendo sido lançado para a terra, o diabo aproveita seu pouco tempo. Ele se valerá de dois instrumentos, duas "bestas" (V. 1 e 11), termo que demonstra que elas não têm nenhuma relação com Deus. A primeira corresponde ao império romano reconstituído. Nele reúnem-se as características dos três impérios precedentes: a rapidez do leopardo (Grécia), a tenacidade do urso (Pérsia), a voracidade do leão (Babilônia) (veja Daniel 7:4-6) . No deserto, o Senhor Jesus recusara receber de presente os reinos do mundo. Agora Satanás os dá ao imperador romano e, em troca, assegura para si a adoração de todo o mundo (V. 4; Lucas 4:5-8).

A segunda besta é uma imitação do Cordeiro, mas sua linguagem a atraiçoa, revelando quem ela realmente é, a saber, o Anticristo. Este exercerá o poder religioso, realizará milagres e sustentará a primeira besta. A vasta multidão de homens que ele seduzirá será marcada como gado com o selo da besta romana. Esses homens são chamados "todos os que habitam sobre a terra" (V. 8,14; 3:10; 6:10; 8:13; 11:10) porque seus interesses e todas as suas aspirações estão na terra. Quão numerosa é essa classe de pessoas hoje em dia! Em contraste, o versículo 6 menciona "os que habitam no céu" (Filipenses 3:19,20). Que nós, os cristãos, demonstremos sem equívoco onde está a nossa morada (Hebreus 11:13,14).

Que DEUS abençoe a todos.

Êxodo 7:1-13

Êxodo 7:1-13

1 ENTÃO disse o Senhor a Moisés: Eis que te tenho posto por deus sobre Faraó, e Arão, teu irmão, será o teu profeta.
2 Tu falarás tudo o que eu te mandar; e Arão, teu irmão, falará a Faraó, que deixe ir os filhos de Israel da sua terra.
3 Eu, porém, endurecerei o coração de Faraó, e multiplicarei na terra do Egito os meus sinais e as minhas maravilhas.
4 Faraó, pois, não vos ouvirá; e eu porei minha mão sobre o Egito, e tirarei meus exércitos, meu povo, os filhos de Israel, da terra do Egito, com grandes juízos.
5 Então os egípcios saberão que eu sou o Senhor, quando estender a minha mão sobre o Egito, e tirar os filhos de Israel do meio deles.
6 Assim fizeram Moisés e Arão; como o Senhor lhes ordenara, assim fizeram.
7 E Moisés era da idade de oitenta anos, e Arão da idade de oitenta e três anos quando falaram a Faraó.
8 E o Senhor falou a Moisés e a Arão, dizendo:
9 Quando Faraó vos falar, dizendo: Fazei de vós um milagre, dirás a Arão: Toma a tua vara, e lança-a diante de Faraó; e se tornará em serpente.
10 Então Moisés e Arão foram a Faraó, e fizeram assim como o Senhor ordenara; e lançou Arão a sua vara diante de Faraó, e diante dos seus servos, e tornou-se em serpente.
11 E Faraó também chamou os sábios e encantadores; e os magos do Egito fizeram também o mesmo com os seus encantamentos.
12 Porque cada um lançou sua vara, e tornaram-se em serpentes; mas a vara de Arão tragou as varas deles.
13 Porém o coração de Faraó se endureceu, e não os ouviu, como o Senhor tinha falado.


Êxodo 7:1-13
No Salmo 90 (uma oração de Moisés), Moisés se refere à idade de 80 anos como o limite da vida para um homem robusto. No entanto, foi nesta mesma idade que ele próprio começou seu serviço (v. 7). Quando Deus escolhe um servo, Ele começa por colocar de lado a força natural daquele que é chamado e lhe providencia novas fontes de força que emanam do próprio Deus.

O Senhor revelou Seus pensamentos antecipadamente a Moisés e Arão. As coisas que eram conhecidas como "pragas" pelos egípcios (9:14) são chamadas de "sinais" para o povo de Deus (v. 3), e são concebidas para a instrução moral deste. É assim que Deus instrui os cristãos sobre o significado do mundo, quanto ao que de fato ele é, no que diz respeito a Satanás e como ele engana suas pobres vítimas. Sua Palavra nos faz entender os grandes julgamentos que recairão sobre os homens que não se arrependerem. Fala-nos também sobre como Ele tirará o Seu povo redimido deste mundo para colocá-lo na morada celestial (v. 4). Portanto, queridos amigos cristãos, estando conscientes de todas essas coisas, que pessoas precisamos ser em todo santo proceder e piedade!

Na presença do Faraó e de seus servos, Moisés e Arão realizaram os sinais que lhes foram dados no capítulo 4. Representando a vitória sobre Satanás (a serpente) e o pecado (a lepra), podemos ver nestes sinais uma perfeita ilustração do próprio evangelho.

Que DEUS abençoe a todos.

Jeremias 13:23

TROCA DE HÁBITOS FAZEM O CRISTÃO

Já pensou se você tivesse que decidir conscientemente o que fazer desde que acordasse? Sair pelo lado direito ou esquerdo da cama? Primeiro escovar os dentes ou lavar o rosto? Primeiro tomar café ou se arrumar? São os hábitos que lhe permitem não precisar decidir com exatidão cada atitude sua durante o dia.

Fiquei impressionado quando soube que tomamos mais de seis mil decisões por dia, e muitas delas tornaram-se hábitos. Somente situações novas nos obrigam a pensar, a escolher e decidir o que fazer. São as novas decisões que nos marcam, pois exigem atitudes novas até se transformarem em hábitos profundamente arraigados. Conhecer e conviver com outra pessoa é estimulante porque você toma decisões novas na situação. A harmonia consiste em trocar hábitos de conflito por hábitos de convivência. É necessário avaliar quais hábitos manter e quais hábitos abandonar.

Quando passamos a conviver com Deus, pela confiança em Jesus, também vamos precisar ajustar alguns hábitos (Jeremias 13:23). Roubo, mentira, palavrões, desvios sexuais são alguns hábitos que precisam ser trocado por hábitos que firmam o relacionamento com o Senhor Jesus (Filipenses 4:25-5:11).

Conviver com a tradição ou com uma organização pode embrutecer o caráter, mas conviver com Jesus ressurreto a cada dia é diferente (Mateus 15:3), pois o relacionamento vivo. Este hábito é renovador! Experimente-o.

Que DEUS abençoe a todos.

1 Pedro 3.7


Refletindo com maridos (2)

Maridos, vós, igualmente, vivei a vida comum do lar.
1 Pedro 3.7


A Bíblia é rica em ensinamentos. Quando se refere aos maridos as recomendações são bastante claras. Pedro, o apóstolo, era casado e orientando os maridos escreve, na Bíblia na Linguagem de Hoje: Na vida em comum com a esposa. Como o marido deve viver esta vida em comum? Com discernimento. Reconhecendo que a mulher é o sexo mais frágil. Isto não significa inferior, a mulher objeto.

Com consideração. O marido considera e valoriza a sua companheira. A bem da verdade, a esposa é aquela que coloca seu ombro junto ao esposo e o ajuda no cumprimento da missão. Devemos honrar, promover a nossa esposa como diz em Provérbios 18.22.

Com dignidade. É o marido respeitando a esposa. Creio que isto acontece sem que o esposo deixe de ser o cabeça do lar. Não o chefão, o patrão: o sacerdote do lar. Deus assim o constituiu, ele exerce a sua liderança e autoridade em amor. Quando isto acontece há paz, harmonia e Deus é glorificado em nossa casa.


Ore

Pai bondoso, quero a tua capacitação para tratar minha esposa com discernimento, com consideração e com dignidade. No nome de Jesus que oro. Amém.


Pense

Minha esposa me considera um bom marido?

Que DEUS abençoe a todos.