domingo, 29 de novembro de 2009

Colossenses 1:16

Domingo 29 Novembro

Porque nele [em Cristo] foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por ele e para ele (Colossenses 1:16).

LOUVORES AO CRIADOR
O versículo de hoje nos mostra algo da glória do Senhor Jesus, o Filho de Deus, como Criador.

Primeiramente está escrito que “nele foram criadas todas as coisas”, ou seja, por Ele tudo o que existe veio a existir. A essência de Seu ser caracteriza a criação. Ela existe como uma expressão de Si mesmo. Onde quer que olhemos, a criação leva Sua marca. Por Ele ser glorioso, o que produz é igualmente glorioso e magnífico.

Ao final do versículo é dito mais uma vez: “Tudo foi criado por ele”. Ele é o ativo construtor de tudo. Formou tudo o que vemos, mas também o que não podemos perceber (Jó 34:19; Salmo 19:1; Isaías 5:12).

Não há qualquer comparação possível entre Ele e os seres humanos! É certo que existem inventores capazes de imaginar e construir coisas; porém sempre precisam da ajuda de técnicos e de pessoal que faça o projeto virar realidade, sobre uma matéria prima existente. O Senhor Jesus não somente fez o projeto da criação e o marcou com Seu selo, mas também o executou inteiramente sozinho, sem nenhuma matéria anterior.

E o que dizer da expressão “para ele”? Aqui temos o objetivo, o propósito da criação: para Ele, para Sua alegria, não para nós mesmos. Vivemos nela, fazemos parte do todo, mas não somos o centro das coisas. Ele nos confiou a responsabilidade de administrar a criação e temos fracassado por completo. Isso se deve à nossa incapacidade de entender que tudo é para Ele, para o louvor de Sua glória, e não apenas para nossa satisfação egoísta. Deus nos revelou “o mistério da sua vontade… de tornar a congregar em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra… com o fim de sermos para louvor da sua glória” (Efésios 1:9-12).

Que DEUS abençoe a todos.

Atos 9.11

29 de Novembro

"...Pois ele está orando." Atos 9.11

Estas quatro palavras têm muito conteúdo. O próprio Deus se dirige a Ananias quando o manda procurar Saulo de Tarso, e descreve também onde o mesmo pode ser encontrado, ou seja, em algum lugar da rua chamada "Direita". Ali se encontrava Saulo, cego, do qual o Senhor diz: "...pois ele está orando." O Senhor sabia muito bem o quanto Ananias e todos os crentes de Damasco temiam Saulo. Mas Deus vê além: "...pois ele está orando." Ananias ficou perplexo ao receber a tarefa de procurar Saulo de Tarso por ele estar orando, e disse: "Senhor, de muitos tenho ouvido a respeito desse homem, quantos males tem feito aos teus santos em Jerusalém..." Ele ficou tão amedrontado que até contraria o Senhor. Mas o Senhor diz: "...pois ele está orando", isto é, Saulo tinha se transformado. Não se trata apenas de orar, mas de orar de tal maneira que as orações de fato cheguem à presença de Deus! Só assim elas terão um efeito poderoso. A oração muda tudo, muda e transforma também aquele que faz a oração! Saulo de Tarso estava espiritualmente morto, mas seu testemunho posterior revelou o caminho da oração vitoriosa.

Que DEUS abençoe ma todos.

1 Coríntios 15.1-19

1 Coríntios 15.1-19

1 Irmãos, venho lembrar-vos o evangelho que vos anunciei, o qual recebestes e no qual ainda perseverais;
2 por ele também sois salvos, se retiverdes a palavra tal como vo-la preguei, a menos que tenhais crido em vão.
3 Antes de tudo, vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras,
4 e que foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras.
5 E apareceu a Cefas e, depois, aos doze.
6 Depois, foi visto por mais de quinhentos irmãos de uma só vez, dos quais a maioria sobrevive até agora; porém alguns já dormem.
7 Depois, foi visto por Tiago, mais tarde, por todos os apóstolos
8 e, afinal, depois de todos, foi visto também por mim, como por um nascido fora de tempo.
9 Porque eu sou o menor dos apóstolos, que mesmo não sou digno de ser chamado apóstolo, pois persegui a igreja de Deus.
10 Mas, pela graça de Deus, sou o que sou; e a sua graça, que me foi concedida, não se tornou vã; antes, trabalhei muito mais do que todos eles; todavia, não eu, mas a graça de Deus comigo.
11 Portanto, seja eu ou sejam eles, assim pregamos e assim crestes.
12 Ora, se é corrente pregar-se que Cristo ressuscitou dentre os mortos, como, pois, afirmam alguns dentre vós que não há ressurreição de mortos?
13 E, se não há ressurreição de mortos, então, Cristo não ressuscitou.
14 E, se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa pregação, e vã, a vossa fé;
15 e somos tidos por falsas testemunhas de Deus, porque temos asseverado contra Deus que ele ressuscitou a Cristo, ao qual ele não ressuscitou, se é certo que os mortos não ressuscitam.
16 Porque, se os mortos não ressuscitam, também Cristo não ressuscitou.
17 E, se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé, e ainda permaneceis nos vossos pecados.
18 E ainda mais: os que dormiram em Cristo pereceram.
19 Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens.


1 Coríntios 15:1-19

Ainda havia uma séria questão a resolver: algumas pessoas em Corinto negavam a ressurreição. Paulo prova que é impossível tocar nesta doutrina sem derrubar toda a estrutura da fé cristã. Se a ressurreição não existe, o próprio Jesus não ressuscitou; Sua obra não recebeu a aprovação de Deus; a morte não foi vencida, e nós permanecemos em nossos pecados. Conseqüentemente, o Evangelho não tem sentido algum, e a nossa fé é vã. A vida cristã de renúncia e santificação torna-se um absurdo e, de todos os homens, o crente é o mais digno de pena.

Bendito seja Deus, pois este não é o caso: "O Senhor ressuscitou!" (Lucas 24:34). Confrontados com a importância desta verdade, compreendemos por que Deus tomou tanto cuidado para estabelecê-la. Primeiramente pelas Escrituras (vv. 3-4); depois através de testemunhas acima de quaisquer suspeitas: Cefas (Simão Pedro), Tiago e o próprio Paulo; e não somente esses, mas também outros quinhentos irmãos. E, sem dúvida nenhuma, muitos dos nossos leitores, mesmo não O havendo visto com os próprios olhos, têm experimentado que o seu Redentor vive (Jó 19:25).

Que DEUS abençoe a todos.

1 Crônicas 12:1-18

1 Crônicas 12:1-18

1 ESTES, porém, são os que vieram a Davi, a Ziclague, estando ele ainda escondido, por causa de Saul, filho de Quis; e eram dos valentes que o ajudaram na guerra.
2 Estavam armados de arco, e usavam tanto da mão direita como da esquerda em atirar pedras e em atirar flechas com o arco; eram dos irmãos de Saul, benjamitas.
3 Aiezer, o chefe, e Joás, filho de Semaa, o gibeatita, e Jeziel e Pelete, filhos de Azmavete; e Beraca, e Jeú, o anatotita,
4 E Ismaías, o gibeonita, valente entre os trinta, líder deles; e Jeremias, e Jaaziel, e Joanã, e Jozabade, o gederatita,
5 Eluzai, e Jerimote, e Bealias, e Samarias, e Sefatias, o harufita,
6 Elcana, Issias, Azarel, Joezer, e Jasobeão, os coraítas,
7 E Joela, e Zabadias, filhos de Jeroão de Gedor.
8 E dos gaditas se desertaram para Davi, ao lugar forte no deserto, valentes, homens de guerra para pelejar, armados com escudo e lança; e seus rostos eram como rostos de leões, e ligeiros como corças sobre os montes:
9 Ezer, o primeiro; Obadias, o segundo; Eliabe, o terceiro;
10 Mismana, o quarto; Jeremias, o quinto;
11 Atai, o sexto; Eliel, o sétimo;
12 Joanã, o oitavo; Elzabade, o nono;
13 Jeremias, o décimo; Macbanai, o undécimo;
14 Estes, dos filhos de Gade, foram os capitães do exército; o menor tinha o encargo de cem homens e o maior de mil.
15 Estes são os que passaram o Jordão no primeiro mês, quando ele transbordava por todas as suas ribanceiras, e fizeram fugir a todos os dos vales ao oriente e ao ocidente.
16 Também alguns dos filhos de Benjamim e de Judá vieram a Davi, ao lugar forte.
17 E Davi lhes saiu ao encontro, e lhes falou, dizendo: Se vós vindes a mim pacificamente e para me ajudar, o meu coração se unirá convosco; porém, se é para me entregar aos meus inimigos, sem que haja deslealdade nas minhas mãos, o Deus de nossos pais o veja e o repreenda.
18 Então veio o espírito sobre Amasai, chefe de trinta, e disse: Nós somos teus, ó Davi, e contigo estamos, ó filho de Jessé! Paz, paz contigo, e paz com quem te ajuda, pois que teu Deus te ajuda. E Davi os recebeu, e os fez capitães das tropas.


1 Crônicas 12:1-18
A derrota de Saul foi causada pelos arqueiros filisteus, contra os quais ele não se prevenira (10:3). No entanto, aqui nos é dito que ele poderia ter encontrado homens de guerra competentes, que usavam o arco e o estilingue com habilidade, entre seus próprios irmãos da tribo de Benjamim. Infelizmente, tais homens haviam desertado para se juntar a Davi em Ziclague. Eles colocaram seus talentos à disposição daquele que reconheciam, pela fé, como seu único senhor. O que faremos com as habilidades que Deus nos confiou? Em quais obras elas têm sido usadas? Nas de Cristo ou nas do Príncipe deste mundo?

De igual modo, onze guerreiros gaditas de extraordinário calibre se juntaram a Davi, que os encarregou de grandes responsabilidades.

Então chegam os homens de Judá e Benjamim. O rei prova os sentimentos deles em relação a si. Não é realmente magnífica a resposta dada pelo Espírito por meio de Amasai, chefe dos capitães: “Nós somos teus, ó Davi, e contigo estamos, ó filho de Jessé!” (v. 18)? Que cada um de nós possa declarar pelo mesmo Espírito: “Eu sou teu, Senhor Jesus. Contigo estou!”. É uma pena que muitos dos redimidos, que certamente pertencem ao Senhor, não queiram a companhia dEle.

Que DEUS abençoe a todos.