domingo, 29 de novembro de 2009

Colossenses 1:16

Domingo 29 Novembro

Porque nele [em Cristo] foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por ele e para ele (Colossenses 1:16).

LOUVORES AO CRIADOR
O versículo de hoje nos mostra algo da glória do Senhor Jesus, o Filho de Deus, como Criador.

Primeiramente está escrito que “nele foram criadas todas as coisas”, ou seja, por Ele tudo o que existe veio a existir. A essência de Seu ser caracteriza a criação. Ela existe como uma expressão de Si mesmo. Onde quer que olhemos, a criação leva Sua marca. Por Ele ser glorioso, o que produz é igualmente glorioso e magnífico.

Ao final do versículo é dito mais uma vez: “Tudo foi criado por ele”. Ele é o ativo construtor de tudo. Formou tudo o que vemos, mas também o que não podemos perceber (Jó 34:19; Salmo 19:1; Isaías 5:12).

Não há qualquer comparação possível entre Ele e os seres humanos! É certo que existem inventores capazes de imaginar e construir coisas; porém sempre precisam da ajuda de técnicos e de pessoal que faça o projeto virar realidade, sobre uma matéria prima existente. O Senhor Jesus não somente fez o projeto da criação e o marcou com Seu selo, mas também o executou inteiramente sozinho, sem nenhuma matéria anterior.

E o que dizer da expressão “para ele”? Aqui temos o objetivo, o propósito da criação: para Ele, para Sua alegria, não para nós mesmos. Vivemos nela, fazemos parte do todo, mas não somos o centro das coisas. Ele nos confiou a responsabilidade de administrar a criação e temos fracassado por completo. Isso se deve à nossa incapacidade de entender que tudo é para Ele, para o louvor de Sua glória, e não apenas para nossa satisfação egoísta. Deus nos revelou “o mistério da sua vontade… de tornar a congregar em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra… com o fim de sermos para louvor da sua glória” (Efésios 1:9-12).

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário