terça-feira, 2 de novembro de 2010

Salmo 146:4

Terça-feira 2 Novembro

Sai-lhe o espírito, volta para a terra; naquele mesmo dia perecem os seus pensamentos (Salmo 146:4).

Do pó ao pó

Como a Bíblia é correta! Todos voltam ao pó da terra quando morrem. E o que acontece com os planos e intenções dos mortos? A Bíblia trata dessas questões. Quem é sensível não irá ignorar tais assuntos para sempre, pois Deus não deseja espalhar o desespero, mas quer que consideremos como a vida aqui nesta terra é passageira.

Ao sair para um passeio, pude observar dois jardins. O primeiro estava muito bem cuidado, repleto de flores e belas plantas. O dono havia se esforçado muito e parecia gostar do trabalho. Já o jardim vizinho estava desarrumado, descuidado, coberto por ervas daninhas. As árvores frutíferas necessitavam de poda. Talvez o dono estivesse morto, pensei. Ninguém mais cuidava das plantas dele, e tudo aquilo se tornara uma bagunça.

Vamos dar um passo além. Ainda sobre a questão do que é transitório, uma pergunta é inevitável: O que sobreviverá ao tempo? O salmista diz: “Bem-aventurado aquele… cuja esperança está posta no Senhor seu Deus” (v. 5). Isso significa reconhecer a existência de Deus e, após isso, desenvolver um relacionamento com Ele. Então descobri­remos o que o Pai tem a nos oferecer. Não precisaremos nos preocupar com o porvir: já teremos a segurança eterna. Há tesouros de valor que serão reunidos aqui para a eternidade, onde os redescobriremos.

Não se iluda: os seres humanos não foram criados somente para esta vida curta e passageira, mas para a eternidade, pois Deus, nosso Criador, é eterno. No entanto, podemos escolher onde viveremos para todo o sempre. Qual será a sua escolha?

Que DEUS abençoe a todos.

João 14.21

2 de Novembro

"...Eu também o amarei e me manifestarei a ele." João 14.21

Seja o que for que tenha acontecido em sua vida, seja quais forem os pecados que você cometeu – se você, como Pedro outrora, disser hoje a Jesus: "Senhor, tu sabes todas as cousas, tu sabes que eu te amo", então Ele se revelará a você. O problema por que você, como filho de Deus, não é cheio do Espírito Santo é porque o Senhor Jesus ainda não pôde se revelar em sua vida. Existe um grande número de pessoas que crê sinceramente em Jesus Cristo, mas até hoje lhe falta a revelação do próprio Senhor. É certo que quem nEle crê experimenta o Seu poder de vitória. Mas aqui chegamos a um ponto mais profundo: aquele que demonstra o seu amor ao Senhor por meio da obediência à Sua Palavra, a essa pessoa Deus se revela! E se o próprio Deus se revelar a você, isso não acontecerá para seu proveito próprio. Antes pelo contrário, você recebe do Senhor a tarefa de transmitir a outros essa revelação. Pedro escutou o chamado: "Apascenta os meus cordeiros... Apascenta as minhas ovelhas!" No caso de Pedro, vemos como o amor germina e cresce. Mas o amor de Deus é eterno, pois o próprio Deus é o amor. Quando ficamos cheios do Espírito Santo, Ele nos une com Deus por meio de Cristo e assim Seu amor é implantado em nossa vida e começa a crescer.

Que DEUS abençoe a todos.

Deuteronômio 1:19-28

Deuteronômio 1:19-28

19 Então partimos de Horebe, e caminhamos por todo aquele grande e tremendo deserto que vistes, pelo caminho das montanhas dos amorreus, como o Senhor nosso Deus nos ordenara; e chegamos a Cades-Barnéia.
20 Então eu vos disse: Chegados sois às montanhas dos amorreus, que o Senhor nosso Deus nos dá.
21 Eis aqui o Senhor teu Deus tem posto esta terra diante de ti; sobe, toma posse dela, como te falou o Senhor Deus de teus pais; não temas, e não te assustes.
22 Então todos vós chegastes a mim, e dissestes: Mandemos homens adiante de nós, para que nos espiem a terra e, de volta, nos ensinem o caminho pelo qual devemos subir, e as cidades a que devemos ir.
23 Isto me pareceu bem; de modo que de vós tomei doze homens, de cada tribo um homem.
24 E foram-se, e subiram à montanha, e chegaram até ao vale de Escol, e o espiaram.
25 E tomaram do fruto da terra nas suas mãos, e no-lo trouxeram e nos informaram, dizendo: Boa é a terra que nos dá o Senhor nosso Deus.
26 Porém vós não quisestes subir; mas fostes rebeldes ao mandado do Senhor nosso Deus.
27 E murmurastes nas vossas tendas, e dissestes: Porquanto o Senhor nos odeia, nos tirou da terra do Egito para nos entregar nas mãos dos amorreus, para destruir-nos.
28 Para onde subiremos? Nossos irmãos fizeram com que se derretesse o nosso coração, dizendo: Maior e mais alto é este povo do que nós, as cidades são grandes e fortificadas até aos céus; e também vimos ali filhos dos gigantes.


Deuteronômio 1:19-28
De Horebe, o ponto de partida, Israel se dirige rumo a Canaã, através do “grande e terrível deserto”. E novamente a cena sombria de Cades-Barnéia está diante de nossos olhos. Aprendemos aqui que a pedido do povo os homens foram enviados a explorar a terra (v. 22), algo que Números 13 não deixa claro. A raiz do problema jaz na falta de confiança no Senhor. Eles sentem a necessidade de ter certeza. E, quando agimos dessa forma, “pela vista” e não “pela fé”, o inimigo é perspicaz em colocar obstáculos aparentemente intransponíveis diante de nós com o intuito de nos fazer retroceder (v. 28).

Como resultado da descrença deles, todos daquela geração morreram no deserto, com exceção de Josué e Calebe. A epístola aos Hebreus faz uso deste solene exemplo para advertir a todos os que endurecem seu coração quando ouvem a Palavra de Deus. Essa Palavra não é proveitosa quando não é “acompanhada pela fé” (Hebreus 4:2).

“Tem o Senhor contra nós ódio” (v. 27), queixou-se o miserável povo. Qual é a característica mais triste da descrença? É o fato de que ela é capaz de lançar dúvida sobre um amor que foi comprovado definitivamente, o amor de um Deus que não poupou o Seu próprio Filho da cruz (Romanos 8:31-32).

Que DEUS abençoe a todos.

Mateus 16:13,15

Segunda-feira 1 Novembro

Jesus… interrogou os seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens ser o Filho do homem?… E vós, quem dizeis que eu sou? (Mateus 16:13,15).

Duas perguntas feitas por Jesus

A primeira pergunta: “Quem dizem os homens ser o Filho do homem?”, não constitui problema para ninguém, pois não é dirigida especificamente a nenhuma pessoa.

Os contemporâneos de Jesus Cristo tinham uma opinião positiva sobre Ele: comparavam o Senhor com um dos grandes profetas do Antigo Testamento. No entanto, como estavam errados! Não podiam estar mais longe da verdade. O eterno Filho de Deus não pode ser colocado no mesmo nível do ser humano, não importa quão digno este seja.

O que as pessoas dizem sobre Ele hoje em dia? Muitas coisas boas! Dificilmente alguém se levanta contra a Pessoa de Jesus Cristo.

Isso nos traz à segunda pergunta: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Uma abordagem tão direta assim pode ser embaraçosa, no entanto, ninguém pode se furtar a respondê-la.

Aqueles homens galileus tinham seguido o Senhor e Mestre, foram chamados para serem Seus discípulos e agora estavam diante dessa questão, da qual não poderiam fugir. Simão Pedro deu a resposta: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo” (v. 16).

Os discípulos não eram intelectuais, mas haviam reconhecido ver­dadeiramente quem Ele era. O que as pessoas precisam para conhecer o Filho de Deus não são ensinos elaborados acerca dEle, mas uma revelação e um relacionamento íntimo com o Cristo, Filho do Deus vivo.

Uma terceira pergunta para vocês, queridos leitores: Como vocês respondem à segunda pergunta?

Que DEUS abençoe a todos.

Jeremias 33.3

1 de Novembro

"Invoca-me, e te responderei; anunciar-te-ei cousas grandes e ocultas, que não sabes." Jeremias 33.3

Que segredo profundo é o poder sem limites da oração! Tenho receio de falar sobre isso, pois me sinto incapaz de descrever com palavras humanas o poder infinito que Deus revela às pessoas que oram.

Por que oramos? Primeiro, porque Deus, o Pai, nos exorta a isso: "...invoca-me no dia da angústia: eu te livrarei, e tu me glorificarás." Temos angústias em nossa vida, e o Senhor ouve o clamor do nosso coração. Porém, existe uma angústia interior que obrigatoriamente toma conta de nós quando nos aprofundamos na Palavra e a lemos em espírito de oração. E em meio a essa angústia ouvimos a exortação do Pai: "...invoca-me no dia da angústia." Em segundo lugar, oramos porque Deus, o Filho, nos estimula a orar: "Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á." Ele, o Filho de Deus, nos impulsiona a intensificar nossa vida de oração. Pois o "pedir" é uma atitude amena, "buscar" já é um pedido mais sério e insistente, e "bater" significa avançar à presença de Deus, até que Ele abra a porta do santuário para nós.

Que DEUS abençoe a todos.

Deuteronômio 1:1-18

Deuteronômio 1:1-18

1 ESTAS são as palavras que Moisés falou a todo o Israel além do Jordão, no deserto, na planície defronte do Mar Vermelho, entre Parã e Tôfel, e Labã, e Hazerote, e Di-Zaabe.
2 Onze jornadas há desde Horebe, caminho do monte Seir, até Cades-Barnéia.
3 E sucedeu que, no ano quadragésimo, no mês undécimo, no primeiro dia do mês, Moisés falou aos filhos de Israel, conforme a tudo o que o Senhor lhe mandara acerca deles.
4 Depois que feriu a Siom, rei dos amorreus, que habitava em Hesbom, e a Ogue, rei de Basã, que habitava em Astarote, em Edrei.
5 Além do Jordão, na terra de Moabe, começou Moisés a declarar esta lei, dizendo:
6 O Senhor nosso Deus nos falou em Horebe, dizendo: Assaz vos haveis demorado neste monte.
7 Voltai-vos, e parti, e ide à montanha dos amorreus, e a todos os seus vizinhos, à planície, e à montanha, e ao vale, e ao sul, e à margem do mar; à terra dos cananeus, e ao Líbano, até ao grande rio, o rio Eufrates.
8 Eis que tenho posto esta terra diante de vós; entrai e possuí a terra que o Senhor jurou a vossos pais, Abraão, Isaque e Jacó, que a daria a eles e à sua descendência depois deles.
9 E no mesmo tempo eu vos falei, dizendo: Eu sozinho não poderei levar-vos.
10 O Senhor vosso Deus já vos tem multiplicado; e eis que em multidão sois hoje como as estrelas do céu.
11 O Senhor Deus de vossos pais vos aumente, ainda mil vezes mais do que sois; e vos abençoe, como vos tem falado.
12 Como suportaria eu sozinho os vossos fardos, e as vossas cargas, e as vossas contendas?
13 Tomai-vos homens sábios e entendidos, experimentados entre as vossas tribos, para que os ponha por chefes sobre vós.
14 Então vós me respondestes, e dissestes: Bom é fazer o que tens falado.
15 Tomei, pois, os chefes de vossas tribos, homens sábios e experimentados, e os tenho posto por cabeças sobre vós, por capitães de milhares, e por capitães de cem, e por capitães de cinqüenta, e por capitães de dez, e por governadores das vossas tribos.
16 E no mesmo tempo mandei a vossos juízes, dizendo: Ouvi a causa entre vossos irmãos, e julgai justamente entre o homem e seu irmão, e entre o estrangeiro que está com ele.
17 Não discriminareis as pessoas em juízo; ouvireis assim o pequeno como o grande; não temereis a face de ninguém, porque o juízo é de Deus; porém a causa que vos for difícil fareis vir a mim, e eu a ouvirei.
18 Assim naquele tempo vos ordenei todas as coisas que havíeis de fazer.


Deuteronômio 1:1-18
O último livro de Moisés, Deuteronômio, em parte repete as histórias e ensinamentos dos livros precedentes. Tendo chegado ao final de sua vida, o líder fiel relata de novo para Israel os eventos no deserto e as suas lições para o benefício de uma nova geração. Todos os homens que saíram do Egito pereceram no deserto, por isso é necessário advertir e ensinar a geração jovem. Com isto em mente, a leitura de Deuteronômio será particularmente benéfica para crentes jovens. Como se os estimulassem a não perder tempo precioso, o livro começa com um eloqüente contraste. De acordo com o versículo 2, onze dias teriam sido suficientes para conduzir o povo de Horebe até Canaã. Contudo, levou quarenta anos (v. 3)! Muitos de nós lamentavelmente recordamos ter perdido muitos anos. Você certamente não precisa esperar até a maturidade ou a velhice para ser capaz de entrar, pela fé, na posse plena dos “lugares celestiais”. O Espírito Santo quer ensinar-nos as verdades e princípios desde o início de nossa vida cristã.

Os versículos 13-18 nos lembram da triste tendência que temos de contender entre nós mesmos “pelo caminho” (Gênesis 45:24) e das medidas que o Senhor é obrigado a tomar desde os primeiros passos de Seu povo no deserto.

Que DEUS abençoe a todos.