sexta-feira, 14 de maio de 2010

2 Coríntios 2:14

Sexta-feira 14 Maio

E graças a Deus, que sempre nos faz triunfar em Cristo, e por meio de nós manifesta em todo o lugar a fragrância do seu conhecimento (2 Coríntios 2:14).

Marcha triunfal

Os generais romanos que voltavam vitoriosos das guerras recebiam uma honra muito especial: era feita uma marcha triunfal por toda a cidade em homenagem a eles. Usando uma coroa de louros ricamente decorada, o conquistador entrava na cidade em cima de uma carruagem magnífica, seguido por seus oficiais e por seus soldados. Ao longo do percurso, animais eram sacrificados e incenso espalhado. A retaguarda era composta por pri­sioneiros de guerra e por preciosos itens dos despojos da batalha.

O apóstolo Paulo tinha isso em mente quando escreveu essa passagem da carta aos coríntios. Cristo é o Vitorioso e Deus lhe concedeu essa marcha triunfal. O apóstolo e todos os que se posicionam ao lado do Senhor Jesus Cristo fazem parte do exército conduzido triunfalmente.

O Evangelho não nos é apresentado aqui como uma batalha, mas como a celebração da vitória obtida na cruz do Calvário. Ali o Senhor venceu Satanás, o “homem forte” foi finalmente subjugado, destituído de sua armadura e espoliado de seus bens (Lucas 11:22).

Contudo, em contraste com os generais humanos, que ganhavam as guerras com o sangue de seus próprios soldados, o Senhor Jesus lutou sozinho, pois não havia quem pudesse ajudar, pois “Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis” (Romanos 3:12). Os pecadores eram os prisioneiros, o despojo do inimigo que devia ser retomado (Hebreus 2:14-15). Os filhos de Deus jamais devem se esquecer disso.

Agora os que crêem estão ao lado do Vitorioso na marcha triunfal, são a fragrância de Cristo para Deus, são os soldados que lutam contra um inimigo vencido, mas ainda ativo e perigoso. E em breve receberão o galardão. Que graça sublime e admirável!

Que DEUS abençoe a todos.

Apocalipse 3.11

14 de Maio

"Venho sem demora. Conserva o que tens, para que ninguém tome a tua coroa." Apocalipse 3.11

O Senhor ainda não voltou, Ele ainda espera. Mas olhamos constantemente para o grande momento em que seremos transformados e receberemos um corpo "semelhante ao Seu corpo de glória", e com velocidade inimaginável seremos arrebatados para junto dEle nas nuvens. Mas agora nos encontramos exatamente no período sobre o qual Mateus diz: "E, tardando o noivo, foram todas tomadas de sono, e adormeceram." Eu gostaria de salientar que, neste último trecho do caminho, todos corremos o perigo de ficarmos sonolentos e adormecer. Paulo escreve a Timóteo: "Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios." Aquele que não anda diante do Senhor em toda a verdade se torna sonolento e fica aberto para os ensinos mentirosos dos demônios. Mas permanecer em toda a verdade significa revestir-nos de toda a plenitude de Cristo: "...revesti-vos do Senhor Jesus Cristo." Somente Ele é a verdade. Aquele que se reveste dEle, permanece acordado e recebe poder de vitória: "Eles, pois, o venceram por causa do sangue do Cordeiro." Permaneça acordado espiritualmente! E se você já adormeceu, o Senhor lhe diz: "Desperta, ó tu que dormes, levanta-te de entre os mortos, e Cristo te iluminará."

Que DEUS abençoe a todos.

Apocalipse 14:14-20; 15:1-8

Apocalipse 14.14-20
14 Olhei, e eis uma nuvem branca, e sentado sobre a nuvem um semelhante a filho de homem, tendo na cabeça uma coroa de ouro e na mão uma foice afiada.
15 Outro anjo saiu do santuário, gritando em grande voz para aquele que se achava sentado sobre a nuvem: Toma a tua foice e ceifa, pois chegou a hora de ceifar, visto que a seara da terra já amadureceu!
16 E aquele que estava sentado sobre a nuvem passou a sua foice sobre a terra, e a terra foi ceifada.
17 Então, saiu do santuário, que se encontra no céu, outro anjo, tendo ele mesmo também uma foice afiada.
18 Saiu ainda do altar outro anjo, aquele que tem autoridade sobre o fogo, e falou em grande voz ao que tinha a foice afiada, dizendo: Toma a tua foice afiada e ajunta os cachos da videira da terra, porquanto as suas uvas estão amadurecidas!
19 Então, o anjo passou a sua foice na terra, e vindimou a videira da terra, e lançou -a no grande lagar da cólera de Deus.
20 E o lagar foi pisado fora da cidade, e correu sangue do lagar até aos freios dos cavalos, numa extensão de mil e seiscentos estádios.

Apocalipse 15.1-8
1 Vi no céu outro sinal grande e admirável: sete anjos tendo os sete últimos flagelos, pois com estes se consumou a cólera de Deus.
2 Vi como que um mar de vidro, mesclado de fogo, e os vencedores da besta, da sua imagem e do número do seu nome, que se achavam em pé no mar de vidro, tendo harpas de Deus;
3 e entoavam o cântico de Moisés, servo de Deus, e o cântico do Cordeiro, dizendo: Grandes e admiráveis são as tuas obras, Senhor Deus, Todo-Poderoso! Justos e verdadeiros são os teus caminhos, ó Rei das nações!
4 Quem não temerá e não glorificará o teu nome, ó Senhor? Pois só tu és santo; por isso, todas as nações virão e adorarão diante de ti, porque os teus atos de justiça se fizeram manifestos.
5 Depois destas coisas, olhei, e abriu-se no céu o santuário do tabernáculo do Testemunho,
6 e os sete anjos que tinham os sete flagelos saíram do santuário, vestidos de linho puro e resplandecente e cingidos ao peito com cintas de ouro.
7 Então, um dos quatro seres viventes deu aos sete anjos sete taças de ouro, cheias da cólera de Deus, que vive pelos séculos dos séculos.
8 O santuário se encheu de fumaça procedente da glória de Deus e do seu poder, e ninguém podia penetrar no santuário, enquanto não se cumprissem os sete flagelos dos sete anjos.


Apocalipse 14:14-20; 15:1-8

O Senhor anunciara certa vez a seus acusadores: "Desde agora, vereis o Filho do Homem assentado à direita do Todo-poderoso e vindo sobre as nuvens do céu" (1:7; Mateus 26:64 e 24:30). E aqui está Ele, o Filho do homem, sentado sobre uma nuvem branca (V. 14). Outrora coroado com espinhos, agora com uma coroa de ouro; no lugar de um caniço, uma foice afiada. Aquele que foi julgado pelos homens, tornou-se o Juiz dos homens. Revestido desta dignidade, Ele ordena a grande ceifa da terra, seguida pela terrível vindima, ambas anunciadas há muito tempo (por exemplo: Joel 3:13; Mateus 13:30, 39).

Uma última série de juízos (as taças) está para começar no capítulo 15. Também dessa vez os santos, que terão de passar por eles, são primeiramente vistos num estado de segurança (V. 2-4). Só depois vemos os sete anjos encarregados da execução das pragas sair do templo e receber as sete taças de ouro cheias da ira de Deus (veja Jeremias 25:15). Queridos amigos cristãos, este mundo que vai ser julgado é o mesmo a que Deus amou de tal maneira que lhe deu Seu único Filho . Os anjos destruidores ainda não receberam sua terrível missão. Enquanto esperamos, nós temos uma missão muito diferente por realizar: proclamar ao mundo a graça de Deus (2 Coríntios 5:20).

Que DEUS abençoe a todos.

Êxodo 8:1-19

Êxodo 8:1-19

1 DEPOIS disse o Senhor a Moisés: Vai a Faraó e dize-lhe: Assim diz o Senhor: Deixa ir o meu povo, para que me sirva.
2 E se recusares deixá-lo ir, eis que ferirei com rãs todos os teus termos.
3 E o rio criará rãs, que subirão e virão à tua casa, e ao teu dormitório, e sobre a tua cama, e as casas dos teus servos, e sobre o teu povo, e aos teus fornos, e às tuas amassadeiras.
4 E as rãs subirão sobre ti, e sobre o teu povo, e sobre todos os teus servos.
5 Disse mais o Senhor a Moisés: Dize a Arão: Estende a tua mão com tua vara sobre as correntes, e sobre os rios, e sobre os tanques, e faze subir rãs sobre a terra do Egito.
6 E Arão estendeu a sua mão sobre as águas do Egito, e subiram rãs, e cobriram a terra do Egito.
7 Então os magos fizeram o mesmo com os seus encantamentos, e fizeram subir rãs sobre a terra do Egito.
8 E Faraó chamou a Moisés e a Arão, e disse: Rogai ao Senhor que tire as rãs de mim e do meu povo; depois deixarei ir o povo, para que sacrifiquem ao Senhor.
9 E disse Moisés a Faraó: Digna-te dizer-me quando é que hei de rogar por ti, e pelos teus servos, e por teu povo, para tirar as rãs de ti, e das tuas casas, e fiquem somente no rio?
10 E ele disse: Amanhã. E Moisés disse: Seja conforme à tua palavra, para que saibas que ninguém há como o Senhor nosso Deus.
11 E as rãs apartar-se-ão de ti, das tuas casas, dos teus servos, e do teu povo; somente ficarão no rio.
12 Então sairam Moisés e Arão da presença de Faraó; e Moisés clamou ao Senhor por causa das rãs que tinha posto sobre Faraó.
13 E o Senhor fez conforme a palavra de Moisés; e as rãs morreram nas casas, nos pátios, e nos campos.
14 E ajuntaram-se em montões, e a terra cheirou mal.
15 Vendo, pois, Faraó que havia descanso, endureceu o seu coração, e não os ouviu, como o Senhor tinha dito.
16 Disse mais o Senhor a Moisés: Dize a Arão: Estende a tua vara, e fere o pó da terra, para que se torne em piolhos por toda a terra do Egito.
17 E fizeram assim; e Arão estendeu a sua mão com a sua vara, e feriu o pó da terra, e havia muitos piolhos nos homens e no gado; todo o pó da terra se tornou em piolhos em toda a terra do Egito.
18 E os magos fizeram também assim com os seus encantamentos para produzir piolhos, mas não puderam; e havia piolhos nos homens e no gado.
19 Então disseram os magos a Faraó: Isto é o dedo de Deus. Porém o coração de Faraó se endureceu, e não os ouvia, como o Senhor tinha dito.

Êxodo 8:1-19
Ao comando do Senhor, Arão estendeu sua vara e rãs saíram do rio e invadiram a terra. Moisés desistira de discutir as ordens de Deus. Ele agora tem plena confiança nAquele que o havia enviado, a ponto de encarar Faraó face a face e dizer: "Quando orarei por ti"? (v. 9).

"Acrescenta-nos a fé", os discípulos pediram ao Senhor (Lucas 17:5). Essa deve ser nossa oração.

Depois das rãs, o Egito foi afligido com piolhos. Os mágicos, que por duas vezes imitaram Arão, desta vez se frustraram. A loucura deles tornou-se manifesta. 2 Timóteo 3:8 nos revela seus nomes: James e Jambres. Eles simbolizam os cristãos nominais, que têm forma exterior de piedade, mas sem a fé genuína. Para ser um cristão, não basta imitar os verdadeiros filhos de Deus. Uma pessoa assim pode ir às reuniões, ler a Bíblia, fazer boas obras… e não ser um cristão de fato. Nada é mais fácil que fingir pertencer ao Senhor, enganando os outros e até mesmo a nós. Querido leitor, você possui uma fé verdadeira ou apenas algo que se parece com ela? Seu destino eterno depende da resposta a esta pergunta!

Que DEUS abençoe a todos.

1 Samuel 15.22


Quinta, 13 de maio de 2010
A obediência no lar

Eis que o obedecer é melhor do 
que o 
sacrificar.
1 Samuel 15.22


Fui abordado por uma educadora experiente, temente a Deus e bastante idosa, que me fez um pedido em forma de desafio: “Escreva sobre a obediência”. Nas primeiras páginas da Bíblia aprendemos sobre a obediência (Gn 2.16-17). 
A ordem de Deus foi: “Da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás”. Quando chegamos a Gênesis 3.6, lemos: “tomou-lhe do fruto e comeu e deu também ao marido, e ele comeu”. Aqui está a desobediência.

Êxodo 20 nos ensina os Dez Mandamentos. Em 1 João 5.3 aprendemos que “os seus mandamentos não são penosos”. Felizes os que observam, que obedecem a Deus. Precisamos, como pais, obedecer e deixar que os nossos filhos observem isto em nós. Pais desobedientes criam filhos desobedientes. O mandamento de Deus aos filhos é a obediência.

Cremos que a desordem, a violência, o caos que hoje enfrentamos são resultado da desobediência. Deus nos ajude como família a vivermos em plena sintonia e harmonia com a vontade do Senhor.

Ore

Pai querido, em nome de Jesus, reconheço e confesso o meu pecado da desobediência. Com a tua graça, decido obedecer a ti e à tua palavra. Amém.

Pense

Tenho sido obediente em todas as circunstâncias?

Que DEUS abençoe a todos.

Malaquias 3:3

Malaquias 3:3 diz: 'E assentar-se-á como fundidor e purificador de prata...'

Esse versículo bíblico intrigou umas mulheres de um estudo bíblico e elas ficaram pensando o que essa afirmação significava em relação ao caráter e à natureza de Deus.
Uma delas ofereceu-se para descobrir sobre o processo de refinamento da prata para o próximo estudo bíblico.
Naquela semana, a mulher ligou para um ourives e marcou um horário para assisti-lo trabalhar. Ela não mencionou a razão do seu interesse e só disse estar curiosa para conhecer o processo.
Ela foi assisti-lo. Ele pegou um pedaço de prata e o segurou sobre o fogo, deixando-o esquentar.
Ele explicou que, no refinamento da prata, é preciso que se segure a mesma bem no centro da chama, onde é mais quente e queima-se as impurezas.
A mulher pensou sobre Deus, que às vezes, segura-nos em situações 'quentes' e pensou novamente no versículo: 'E assentar-se-á como fundidor e purificador de prata...'
Ela perguntou para o artesão se ele tinha mesmo que ficar sentado o tempo todo na frente do fogo enquanto a prata estava sendo refinada.
Ele disse que sim; que não somente ele tinha que ficar lá, segurando a prata, mas que ele tinha que, também, manter seus olhos na mesma o tempo todo que ela estivesse nas chamas. Se a prata ficasse um minuto a mais no fogo, seria destruída.
A mulher ficou em silêncio por um momento. Então, ela perguntou: 'Como você sabe quando a prata está totalmente refinada?'
Ele sorriu e disse: 'Ah, isso é fácil... É quando eu vejo minha imagem nela.'
Se hoje você está sentindo o calor do fogo, lembre-se que os olhos de Deus estão sobre você e que Ele vai ficar cuidando de você até que Ele veja Sua imagem em você.
Se puder, passe essa mensagem adiante. Provavelmente, existe alguém que precisa saber que Deus está cuidando dele. E, seja o que for que estiverem passando, eles sairão 'refinados' no final.

"Não temas, Eu estou contigo, nem te assombre porque Eu Sou o seu Deus!!" (Isaías 41.10)

Que DEUS abençoe a todos.