quinta-feira, 7 de maio de 2009

1 João 3.3

7 de Maio

"E a si mesmo se purifica todo o que nele tem esta esperança, assim como ele é puro." 1 João 3.3

Existe um esquecimento que é fatal! "...Esquecido da purificação dos seus pecados de outrora." Você sente que não consegue mais se aproximar de Jesus? Todas as suas orações não adiantam nada? Não há bênção nem frutos em sua vida espiritual? Eis aqui a razão: no caminho ao encontro de Jesus você ficou atolado em pecados dos quais não foi purificado. O precioso sangue do Cordeiro também purifica esses pecados que você já carrega há muitos anos, se você os confessar em verdadeiro arrependimento. Então, depois de ter sido purificado dos pecados do passado, você não se aproxima do Senhor apenas cronologicamente, mas interiormente você se chegará cada vez mais a Ele. Em seu coração aumentará a saudade por Ele, e você clamará: "Vem logo, Senhor Jesus"!

A purificação de pecados significa ficar livre para poder seguir adiante; a santificação é o próprio avançar na vida de fé. Pela purificação dos pecados de outrora você reconhece a Jesus e consegue enxergar o alvo que deve atingir. Pela santificação, você segue em direção a Jesus. O homem purificado de pecados se torna disposto a dizer: minha vida está à disposição de Jesus! E quando essa pessoa penetra no mistério da santificação, consegue testemunhar: "...para mim o viver é Cristo."

Que DEUS abençoe a todos.

RAMSÉS II

Quinta-feira 7 Maio

RAMSÉS II

Pela fé, Moisés, sendo já grande, recusou ser chamado filho da filha de Faraó, escolhendo, antes, ser maltratado com o povo de Deus do que por, um pouco de tempo, ter o gozo do pecado. Pela fé, deixou o Egito, não temendo a ira do rei; porque ficou firme, como vendo o invisível (Hebreus 11:24-25,27).

Mais de três milênios depois de sua morte, o rosto de Ramsés (restos dissecados de uma múmia) ainda pode ser visto no Museu do Cairo. Célebre entre os faraós do Egito, ele foi o construtor de monumentos grandiosos. Contudo, esse homem, honrado como um Deus, parecia não estar satisfeito. Assim, para dar a impressão de maior poderio, não hesitava em selar com seu nome as obras de seus predecessores.

Talvez tenha sido o faraó que confrontou Moisés. Ao olharmos sua múmia, com a pele esticada e desfeita, o quanto isso nos comove! Moisés nada fez para que seu próprio corpo fosse preservado. Ninguém sabe onde foi enterrado. No entanto, gerações de fiéis têm lido os escritos mosaicos, ou seja, os cinco primeiros livros da Bíblia.

Ramsés II diante de Moisés: de um lado, o edificador de monumentos; de outro, o homem que ensinava a lei de Deus. De um lado, o poder do homem; do outro, o poder da fé. Moisés poderia ter permanecido na corte de faraó, mas deixou as honras do mundo, sempre ligadas à mentira e injustiça, para encontrar Deus e servir o seu povo.

E nós, cristãos, como Ramsés, ainda buscamos a glória passageira e ilusória deste mundo? Ou, como Moisés, decidimos firmemente escutar o Senhor Jesus e viver em Sua companhia, apegando-nos aos verdadeiros valores que jamais passarão?

Que DEUS abençoe a todos.

Lucas 8.16-25

Lucas 8.16-25

16 Ninguém, depois de acender uma candeia, a cobre com um vaso ou a põe debaixo de uma cama; pelo contrário, coloca -a sobre um velador, a fim de que os que entram vejam a luz.17 Nada há oculto, que não haja de manifestar-se, nem escondido, que não venha a ser conhecido e revelado.18 Vede, pois, como ouvis; porque ao que tiver, se lhe dará; e ao que não tiver, até aquilo que julga ter lhe será tirado.19 Vieram ter com ele sua mãe e seus irmãos e não podiam aproximar-se por causa da concorrência de povo.20 E lhe comunicaram: Tua mãe e teus irmãos estão lá fora e querem ver-te.21 Ele, porém, lhes respondeu: Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a praticam.22 Aconteceu que, num daqueles dias, entrou ele num barco em companhia dos seus discípulos e disse-lhes: Passemos para a outra margem do lago; e partiram.23 Enquanto navegavam, ele adormeceu. E sobreveio uma tempestade de vento no lago, correndo eles o perigo de soçobrar.24 Chegando-se a ele, despertaram-no dizendo: Mestre, Mestre, estamos perecendo! Despertando-se Jesus, repreendeu o vento e a fúria da água. Tudo cessou, e veio a bonança.25 Então, lhes disse: Onde está a vossa fé? Eles, possuídos de temor e admiração, diziam uns aos outros: Quem é este que até aos ventos e às ondas repreende, e lhe obedecem?

Lucas 8:16-25

Ninguém pensaria, depois de acender uma candeia, em cobri-la com um vaso ou em pô-la debaixo duma cama. Assim também, como "filhos de luz", o nosso propósito de estar aqui neste mundo é fazer com que as virtudes d'Aquele que é a Luz resplandeçam com muita clareza nas trevas deste mundo (V. 16; Mateus 5:14; 1 Pedro 2:29).
Quando Sua mãe e Seus irmãos vêm a Ele, o Senhor aproveita a ocasião para falar uma vez mais daqueles que "ouvem a palavra de Deus e a praticam" (v. 21; 6:47). São estes os únicos que podem afirmar ter um relacionamento com Ele.
A cena do Senhor Jesus adormecido no barco no-LO apresenta como Homem, cansado depois de uma jornada de trabalho. Mas, alguns instantes mais tarde, a ordem que dá ao vento e às ondas revela-O como Deus soberano. Os discípulos, possuídos de temor e admiração, exclamam: "Quem é este...?" (v. 25). Várias vezes temos ouvido esta pergunta (V. 25; 5:21; 7:49). Em outros tempos, Agur a formulou: "Quem encerrou os ventos nos seus punhos? Quem amarrou as águas na sua roupa?" (Provérbios 30:4). Este que "até aos ventos e às ondas repreende" e que revela Seu poder aos discípulos de pequena fé é o Filho de Deus, o Criador. Seu poder hoje não mudou. Mas, e a nossa fé?

Que DEUS abençoe a todos.

Rute 2:4-16


Rute 2:4-16

4 E eis que Boaz veio de Belém, e disse aos segadores: O Senhor seja convosco. E disseram-lhe eles: O Senhor te abençoe.
5 Depois disse Boaz a seu moço, que estava posto sobre os segadores: De quem é esta moça?
6 E respondeu o moço, que estava posto sobre os segadores, e disse: Esta é a moça moabita que voltou com Noemi dos campos de Moabe.
7 Disse-me ela: Deixa-me colher espigas, e ajuntá-las entre as gavelas após os segadores. Assim ela veio, e desde pela manhã está aqui até agora, a não ser um pouco que esteve sentada em casa.
8 Então disse Boaz a Rute: Ouves, filha minha; não vás colher em outro campo, nem tampouco passes daqui; porém aqui ficarás com as minhas moças.
9 Os teus olhos estarão atentos no campo que segarem, e irás após elas; não dei ordem aos moços, que não te molestem? Tendo tu sede, vai aos vasos, e bebe do que os moços tirarem.
10 Então ela caiu sobre o seu rosto, e se inclinou à terra; e disse-lhe: Por que achei graça em teus olhos, para que faças caso de mim, sendo eu uma estrangeira?
11 E respondeu Boaz, e disse-lhe: Bem se me contou quanto fizeste à tua sogra, depois da morte de teu marido; e deixaste a teu pai e a tua mãe, e a terra onde nasceste, e vieste para um povo que antes não conheceste.
12 O Senhor retribua o teu feito; e te seja concedido pleno galardão da parte do Senhor Deus de Israel, sob cujas asas te vieste abrigar.
13 E disse ela: Ache eu graça em teus olhos, senhor meu, pois me consolaste, e falaste ao coração da tua serva, não sendo eu ainda como uma das tuas criadas.
14 E, sendo já hora de comer, disse-lhe Boaz: Achega-te aqui, e come do pão, e molha o teu bocado no vinagre. E ela se assentou ao lado dos segadores, e ele lhe deu do trigo tostado, e comeu, e se fartou, e ainda lhe sobejou.
15 E, levantando-se ela a colher, Boaz deu ordem aos seus moços, dizendo: Até entre as gavelas deixai-a colher, e não a censureis.
16 E deixai cair alguns punhados, e deixai-os ficar, para que os colha, e não a repreendais.

Rute 2:4-16

Há pouco tempo, Rute tinha falado com os servos de Boaz. Agora ela conhece pessoalmente esse “homem valente e poderoso” (v. 1), um símbolo particularmente belo do Senhor Jesus. Boaz nos faz lembrar nosso melhor Amigo, compassivo e poderoso, sobre quem Deus disse no Salmo 89:19: “A um herói concedi o poder de socorrer; do meio do povo, exaltei um escolhido”.
Vemos Boaz na cidade de Belém (onde o Salvador nasceria), abençoando seus servos e dizendo-lhe o que fazer, observando tudo e, ao notar a presença da pobre respigadora, tratando-a de forma tão graciosa e delicada que a deixou inteiramente à vontade. Ele a convidou para se aproximar; ele falou ao coração dela e a confortou.
Cada um de nós pode ter a mesma experiência de Rute. Não basta conhecer apenas os servos do Senhor, os pastores, e mestres ou evangelistas e aprender com eles as lições tiradas da Palavra de Deus. Cada um de nós tem de lidar pessoalmente com Jesus. Então Ele mesmo irá falar ao nosso coração. Ele nos fará entender que veio ao mundo para sofrer e morrer por nós (os “grãos tostados de cereais” do versículo 14). E Ele irá nos satisfazer abundantemente com Seus tesouros.

Que DEUS abençoe a todos.