quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Mateus 18:20

Quinta-feira 28 Outubro

Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles (Mateus 18:20).

O que é “estar reunido em seu nome”?

O que a expressão “meu nome” realmente significa? Todos os nomes e títulos do Senhor Jesus Cristo indicam verdades relativas a Ele. Seu nome não apenas nos diz quem Ele é, mas também se refere ao que Ele fez e faz. Era plano de Deus que a Igreja fosse aqui neste mundo um testemunho para o Seu Nome.

Tal testemunho é responsabilidade de todos os crentes, tanto individual quanto coletivamente. Ainda que um salvo individual­mente sirva ao Senhor e honre Seu Nome, ele não está em posição de prestar um testemunho completo. Ele faz parte do Corpo de Cristo, cuja força vital vem do próprio Deus e um testemunho completo somente pode ser rendido pelo conjunto de todos os salvos. O poder do Espírito Santo age quando os Seus se reúnem a fim de que possam glorificar Seu Nome.

Estar reunido em Seu Nome significa mais que simplesmente estar junto como irmãos. É reconhecer Sua autoridade como Senhor em todas as coisas, quer na adoração ou na ministração. Tudo o que for feito tem como objetivo glorificá-Lo.

A Bíblia nos dá instruções acerca da adoração que Deus produz no coração dos Seus. Por intermédio da direção do Espírito Santo, os crentes são levados à verdadeira adoração ao Pai (João 4:22-24), e é isso que confere às reuniões dos filhos de Deus um caráter diferente de todas as demais. Mas quando o Senhor Jesus diz: “Aí estou eu no meio deles”, Ele não está Se referindo à presença do Espírito Santo. É a garantia de que Ele pessoalmente estará com os Seus para lhes dar Sua bênção.

Que DEUS abençoe a todos.

Mateus 24.1-2

28 de Outubro

"Tendo Jesus saído do templo, ia-se retirando... Ele, porém, lhes disse: Não vedes tudo isto? Em verdade vos digo que não ficará aqui pedra sobre pedra, que não seja derrubada." Mateus 24.1-2

Ao ouvirem essas palavras, os discípulos de Jesus começaram a se alvoroçar, e uma grande pergunta surgiu no meio deles. Eles estavam preocupados com o futuro. Muitas pessoas, hoje em dia, se preocupam com o futuro. Se quisermos obter conhecimento sobre o porvir, devemos seguir o mesmo caminho que os discípulos: eles se aproximaram de Jesus, a fim de lhe apresentar suas perguntas sobre o futuro, pois Jesus é o Eterno. "Jesus Cristo ontem e hoje é o mesmo, e o será para sempre."

Se de fato você questiona o Senhor sobre o futuro, Ele lhe responde através de um grande panorama que parte de Jerusalém, se estende por toda a terra e toda a humanidade, abrangendo o Universo e o mar de estrelas, desembocando novamente em Jerusalém. Isso não é o que acontece justamente em nossos dias? Diga-Lhe tudo o que atormenta e amedronta seu coração em relação ao futuro. Mas não procure entender tudo. Basta que Ele saiba e compreenda tudo! Em relação àquilo que você não consegue compreender, Ele lhe diz: "Tenho ainda muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora."

Que DEUS abençoe a todos.

Números 34:1-29

Números 34:1-29

1 FALOU mais o Senhor a Moisés, dizendo:
2 Dá ordem aos filhos de Israel, e dize-lhes: Quando entrardes na terra de Canaã, esta há de ser a terra que vos cairá em herança; a terra de Canaã, segundo os seus termos.
3 O lado do sul vos será desde o deserto de Zim até aos termos de Edom; e o termo do sul vos será desde a extremidade do Mar Salgado para o lado do oriente.
4 E este limite vos irá rodeando do sul para a subida de Acrabim, e passará até Zim; e as suas saídas serão do sul a Cades-Barnéia; e sairá a Hazar-Adar, e passará a Azmom;
5 Rodeará mais este limite de Azmom até ao rio do Egito; e as suas saídas serão para o lado do mar.
6 Quanto ao limite do ocidente, o Mar Grande vos será por limite; este vos será o limite do ocidente.
7 E este vos será o termo do norte: desde o Mar Grande marcareis até ao monte Hor.
8 Desde o monte Hor marcareis até à entrada de Hamate; e as saídas deste termo serão até Zedade.
9 E este limite seguirá até Zifrom, e as suas saídas serão em Hazar-Enã; este vos será o termo do norte.
10 E por limite do lado do oriente marcareis de Hazar-Enã até Sefã.
11 E este limite descerá desde Sefã até Ribla, para o lado do oriente de Aim; depois descerá este termo, e irá ao longo da borda do mar de Quinerete para o lado do oriente.
12 Descerá também este limite ao longo do Jordão, e as suas saídas serão no Mar Salgado; esta vos será a terra, segundo os seus limites ao redor.
13 E Moisés deu ordem aos filhos de Israel, dizendo: Esta é a terra que herdareis por sorte, a qual o Senhor mandou dar às nove tribos e à meia tribo.
14 Porque a tribo dos filhos dos rubenitas, segundo a casa de seus pais, e a tribo dos filhos dos gaditas, segundo a casa de seus pais, já receberam; também a meia tribo de Manassés recebeu a sua herança.
15 Já duas tribos e meia tribo receberam a sua herança aquém do Jordão, na direção de Jericó, do lado do oriente, ao nascente.
16 Falou mais o Senhor a Moisés, dizendo:
17 Estes são os nomes dos homens que vos repartirão a terra por herança: Eleazar, o sacerdote, e Josué, filho de Num.
18 Tomareis mais de cada tribo um príncipe, para repartir a terra em herança.
19 E estes são os nomes dos homens: Da tribo de Judá, Calebe, filho de Jefoné;
20 E, da tribo dos filhos de Simeão, Samuel, filho de Amiúde;
21 Da tribo de Benjamim, Elidade, filho de Quislom;
22 E, da tribo dos filhos de Dã, o príncipe Buqui, filho de Jogli;
23 Dos filhos de José, da tribo dos filhos de Manassés, o príncipe Haniel, filho de Éfode;
24 E, da tribo dos filhos de Efraim, o príncipe Quemuel, filho de Siftã;
25 E, da tribo dos filhos de Zebulom, o príncipe Elizafã, filho de Parnaque;
26 E, da tribo dos filhos de Issacar, o príncipe Paltiel, filho de Azã;
27 E, da tribo dos filhos de Aser, o príncipe Aiúde, filho de Selomi;
28 E, da tribo dos filhos de Naftali, o príncipe Pedael, filho de Amiúde.
29 Estes são aqueles a quem o Senhor ordenou, que repartissem as heranças aos filhos de Israel na terra de Canaã.


Números 34:1-29
Depois de ter olhado para trás com Israel, o Senhor lhes convida a olhar para frente, rumo ao destino de sua longa jornada. Algumas pessoas estão incessantemente ocupadas com o passado. Elas se afligem por uma coisa ou outra, ou em contrapartida se vangloriam do que elas fizeram. O que deve ocupar o crente é o que Deus tem feito. Em seu coração, tal pessoa pode achar milhares de respostas para a pergunta de Balaão: “Que coisas tem feito Deus”? (23:23). Mas ao mesmo tempo ela olha diante de si, na direção de sua terra natal. Os limites da herança foram traçados para Israel pela mesma Mão divina que havia direcionado a jornada deles.

Para nós, filhos de Deus, é a casa do Pai que nos tem sido preparada. O Senhor Jesus não nos deixa em dúvida a esse respeito. Se assim não fosse, Ele nos teria dito. Há muitas mansões na casa de Seu Pai, na qual Ele foi preparar um lugar para nós (João 14:2).

O Senhor indicou a Israel apenas os limites de sua terra. Já os cristãos, de sua própria parte, pouco sabem acerca de sua pátria celestial. A Bíblia não nos descreve o céu. Mas o que sabemos acerca dela é suficiente para nós. É a casa do Pai, a casa de nosso Pai. O Senhor Jesus está lá e estaremos para sempre com Ele.

Que DEUS abençoe a todos.

Miquéias 5:2

Quarta-feira 27 Outubro

E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre os milhares de Judá, de ti me sairá o que governará em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade (Miquéias 5:2).

A profecia de Miquéias

Essa notável profecia do Antigo Testamento claramente mostra que o futuro Rei, o Messias prometido ao povo de Israel, deveria nascer em Belém. Os sumos sacerdotes e escribas no tempo de Herodes a conheciam também, e foram capazes de informá-lo acerca disso quando os magos do oriente vieram a Jerusalém e perguntaram onde o Rei dos judeus nasceria.

O versículo de hoje vai muito além de simplesmente esclarecer o local de Seu nascimento: ela mostra a sublime verdade a respeito de Sua origem: a glória eterna. Apesar de ter nascido de mulher, Suas “saídas” são “desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade”.

Aqui há duas verdades significativas e abençoadas. O Senhor Jesus Cristo, tema da profecia, é Deus e Homem em uma única Pessoa, “manifestado em carne” (1 Timóteo 3:16). Ele veio ao mundo como Homem. Não podemos explicar nem sondar esse maravilhoso mistério relativo à Sua Pessoa; podemos apenas con­templá-lo pela fé em adoração. O Senhor Jesus foi rejeitado e morto por Seu povo, mas ressuscitou dos mortos e subiu aos céus.

Agora, por meio da obra realizada pelo Salvador na cruz, Deus pode conceder a vida eterna a todos os que crêem no Salvador. A profecia de Miquéias é apenas uma das centenas que foram cumpridas. E ainda existem outras que aguardam o tempo da con­cretização. Mas cada uma das palavras de Deus será fiel e integral­mente cumprida, pois “Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?” (Números 23:19).

Que DEUS abençoe a todos.

João 16.33

27 de Outubro

"No mundo passais por aflições; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo." João 16.33

Como você pode experimentar o Senhor Jesus Cristo na atual situação em que você se encontra, Ele que é maior que todos os seus temores, aflições e problemas insolúveis? Resposta: falando com Ele sobre todos esses assuntos! Você experimentará a Jesus como maior que tudo na medida em que contar tudo a Ele. Eu também não posso resolver os meus problemas, mas posso contá-los a Jesus. E, dizendo tudo a Ele, da maneira simples como uma criança, Ele toma os meus problemas num processo de troca, dando-me Sua alegria e Sua paz.

Você está em perigo? Então diga-o a Jesus. Proceda da maneira como os discípulos outrora. Quando estavam com seu barco em alto-mar, e o Senhor Jesus havia adormecido pelo cansaço, de repente começou um temporal furioso. As ondas batiam contra o pequeno barco. Os discípulos não puderam mais mantê-lo, perderam a esperança – e disseram-no a Jesus! Então Ele se mostrou como Aquele que é mais poderoso do que a tempestade mais assustadora. Jesus, "levantando-se, repreendeu os ventos e o mar." Por isso, fale com Ele sobre todos os seus problemas e perigos e sobre tudo o que vê ao seu redor. Então as ondas altas que o derrubam se acalmarão e o furacão que ruge dentro de você e ao seu redor cessará.

Que DEUS abençoe a todos.

Números 33:36-56

Números 33:36-56

36 E partiram de Ezion-Geber, e acamparam-se no deserto de Zim, que é Cades.
37 E partiram de Cades, e acamparam-se no monte Hor, no fim da terra de Edom.
38 Então Arão, o sacerdote, subiu ao monte Hor, conforme ao mandado do Senhor; e morreu ali no quinto mês do ano quadragésimo da saída dos filhos de Israel da terra do Egito, no primeiro dia do mês.
39 E era Arão da idade de cento e vinte e três anos, quando morreu no monte Hor.
40 E ouviu o cananeu, rei de Harade, que habitava o sul na terra de Canaã, que chegavam os filhos de Israel.
41 E partiram do monte Hor, e acamparam-se em Zalmona.
42 E partiram de Zalmona, e acamparam-se em Punom.
43 E partiram de Punom, e acamparam-se em Obote.
44 E partiram de Obote, e acamparam-se em Ije-Abarim, no termo de Moabe.
45 E partiram de Ije-Abarim, e acamparam-se em Dibom-Gade.
46 E partiram de Dibom-Gade, e acamparam-se em Almom-Diblataim.
47 E partiram de Almom-Diblataim, e acamparam-se nos montes de Abarim, defronte de Nebo.
48 E partiram dos montes de Abarim, e acamparam-se nas campinas de Moabe, junto ao Jordão, na direção de Jericó.
49 E acamparam-se junto ao Jordão, desde Bete-Jesimote até Abel-Sitim, nas campinas de Moabe.
50 E falou o Senhor a Moisés, nas campinas de Moabe junto ao Jordão na direção de Jericó, dizendo:
51 Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Quando houverdes passado o Jordão para a terra de Canaã,
52 Lançareis fora todos os moradores da terra de diante de vós, e destruireis todas as suas pinturas; também destruireis todas as suas imagens de fundição, e desfareis todos os seus altos;
53 E tomareis a terra em possessão, e nela habitareis; porquanto vos tenho dado esta terra, para possuí-la.
54 E por sortes herdareis a terra, segundo as vossas famílias; aos muitos multiplicareis a herança, e aos poucos diminuireis a herança; conforme a sorte sair a alguém, ali a possuirá; segundo as tribos de vossos pais recebereis as heranças.
55 Mas se não lançardes fora os moradores da terra de diante de vós, então os que deixardes ficar vos serão por espinhos nos vossos olhos, e por aguilhões nas vossas virilhas, e apertar-vos-ão na terra em que habitardes,
56 E será que farei a vós como pensei fazer-lhes a eles.

Números 33:36-56
O vento do deserto há muito apagou todas as pegadas da longa peregrinação. Mas cada passo tem sido registrado no livro de Deus: “E partiram… e acamparam-se”. Alguns versículos lidos rapidamente resumem quarenta anos e um número igual de paradas, das quais só algumas são mencionadas aqui. Mas, embora não conheçamos nada mais acerca dessas localidades, agradou ao Senhor registrar cada nome em Seu santo Livro, como que para chamar nossa atenção a este penetrante versículo: “Ou não vê Deus os meus caminhos e não conta todos os meus passos?” (Jó 31:4).

Para nós também a passagem do tempo tem ofuscado a memória da maior parte de nosso passado. Poderíamos dizer o que fizemos ontem sem esquecer algo? Mas o Senhor mantém um registro dele. Nada Lhe escapa. É como se um filme tivesse sido feito de toda nossa vida, sem cortes. No “tribunal de Cristo” (2 Coríntios 5:10), este filme será passado diante de nossos olhos na plena luz de Deus. Que pensamento desafiador! Nenhum de nós poderia suportar se isso acontecesse agora. Mas, com Jesus ao nosso lado, não conheceremos vergonha nem teremos temor do julgamento. Só haverá lugar para a inexprimível percepção da imensidade de Sua graça, produzindo eterna adoração.

Que DEUS abençoe a todos.