terça-feira, 5 de janeiro de 2010

2 Pedro 3.10

5 de Janeiro

"...No qual os céus passarão com estrepitoso estrondo e os elementos se desfarão abrasados; também a terra e as obras que nela existem serão atingidas." (2 Pedro 3.10)

Quantas mudanças presenciamos no ano que passou! Sem dúvida! As pessoas mudam. Bons amigos se transformam em inimigos; pessoas sãs adoecem e morrem; as catástrofes da natureza se multiplicam; o clima se modifica; o mundo muda e passa, e nada permanece como era. A Palavra de Deus diz: "...eles perecerão; tu, porém, permaneces; sim, todos eles envelhecerão qual vestido... tu, porém, és o mesmo e os teus anos jamais terão fim." Aproximamo-nos de um grande e terrível juízo. Feliz daquele que estiver salvo da ira vindoura, abrigado na rocha eterna e imutável que é Jesus Cristo. Ele diz: "...porque eu vivo, vós também vivereis." Mesmo que tudo passe – Ele não passa, Ele permanece, e nós permaneceremos com Ele, pois Jesus diz: "...ninguém [os] arrebatará da minha mão." "[Nada] poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor." "Jesus Cristo ontem e hoje é o mesmo, e o será para sempre."

Que DEUS abençoe a todos.

Efésios 3.13-21

Efésios 3.13-21

13 Portanto, vos peço que não desfaleçais nas minhas tribulações por vós, pois nisso está a vossa glória.
14 Por esta causa, me ponho de joelhos diante do Pai,
15 de quem toma o nome toda família, tanto no céu como sobre a terra,
16 para que, segundo a riqueza da sua glória, vos conceda que sejais fortalecidos com poder, mediante o seu Espírito no homem interior;
17 e, assim, habite Cristo no vosso coração, pela fé, estando vós arraigados e alicerçados em amor,
18 a fim de poderdes compreender, com todos os santos, qual é a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade
19 e conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento, para que sejais tomados de toda a plenitude de Deus.
20 Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós,
21 a ele seja a glória, na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém!

Efésios 3:13-21

Esta nova oração do apóstolo é dirigida ao "Pai" de nosso Senhor Jesus Cristo (v. 14; comparar 1:16-17). Que "aquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quando pedimos, ou pensamos" (v. 20) conceda o desejo do apóstolo com respeito a cada um de nós. Que nos faça compreender algo de Sua glória, a qual é, em todo o sentido, insondável e eterna. Porém, por mais maravilhosas e infinitas que sejam as perspectivas dessa glória, não fixam nem retêm nossas afeições. Eis por que o apóstolo acrescenta aqui sem transição: "e conhecer o amor de Cristo...". Suponhamos que de repente eu seja transportado à corte de um soberano; sem dúvida ficarei deslumbrado e me sentirei como um peixe fora d'água. Mas se encontro ali o meu melhor amigo, e ele é a pessoa mais importante dessa corte, imediatamente me sentirei feliz e à vontade. Ocorre o mesmo com a glória: é a glória do Senhor Jesus, a quem amamos.

Peçamos, com o apóstolo, que o Seu Espírito fortaleça o nosso "homem interior". Se Cristo habita em nós (v. 17), nada menos que "toda a plenitude de Deus" nos encherá (v. 19; Colossenses 2:9-10), e com ela o poder, o amor, a fé e o entendimento. Queridos amigos, o Pai nos fez um lugar em Sua casa (capítulos 1 e 2). Temos feito um lugar para o Senhor Jesus em nosso coração?

Que DEUS abençoe a todos.

2 Crônicas 13:1-12

2 Crônicas 13:1-12

1 NO ano décimo oitavo do rei Jeroboão, Abias começou a reinar sobre Judá.
2 Três anos reinou em Jerusalém; e era o nome de sua mãe Micaía, filha de Uriel de Gibeá; e houve guerra entre Abias e Jeroboão.
3 E Abias ordenou a peleja com um exército de valentes guerreiros, quatrocentos mil homens escolhidos; e Jeroboão dispôs contra ele a batalha com oitocentos mil homens escolhidos, todos homens corajosos.
4 E pôs-se Abias em pé em cima do monte de Zemaraim, que está na montanha de Efraim, e disse: Ouvi-me, Jeroboão e todo o Israel:
5 Porventura não vos convém saber que o Senhor Deus de Israel deu para sempre a Davi a soberania sobre Israel, a ele e a seus filhos, por uma aliança de sal?
6 Contudo levantou-se Jeroboão, filho de Nebate, servo de Salomão, filho de Davi, e se rebelou contra seu senhor.
7 E ajuntaram-se a ele homens vadios, filhos de Belial; e fortificaram-se contra Roboão, filho de Salomão, sendo Roboão ainda jovem, e terno de coração, e não lhes podia resistir.
8 E agora julgais que podeis resistir ao reino do Senhor, que está na mão dos filhos de Davi, visto que sois uma grande multidão, e tendes convosco os bezerros de ouro que Jeroboão vos fez para deuses.
9 Não lançastes vós fora os sacerdotes do Senhor, os filhos de Arão, e os levitas, e não fizestes para vós sacerdotes, como os povos das outras terras? Qualquer que vem a consagrar-se com um novilho e sete carneiros logo se faz sacerdote daqueles que não são deuses.
10 Porém, quanto a nós, o Senhor é nosso Deus, e nunca o deixamos; e os sacerdotes que ministram ao Senhor são filhos de Arão, e os levitas se ocupam na sua obra.
11 E queimam ao Senhor cada manhã e cada tarde holocaustos, incenso aromático, com os pães da proposição sobre a mesa pura, e o castiçal de ouro, e as suas lâmpadas para se acenderem cada tarde, porque nós temos cuidado do serviço do Senhor nosso Deus; porém vós o deixastes.
12 E eis que Deus está conosco, à nossa frente, como também os seus sacerdotes, tocando com as trombetas, para dar alarme contra vós. Ó filhos de Israel, não pelejeis contra o Senhor Deus de vossos pais; porque não prosperareis.


2 Crônicas 13:1-12
Contrariamente às instruções da Palavra (Deuteronômio 21:15-17), Roboão elegeu Abias como herdeiro e sucessor, pois este era filho de sua esposa predileta, Micaía (ou Maaca; 11:20-21), que também era uma adoradora de ídolos (15:16). De tal infidelidade só poderia resultar a decadência. No entanto, a curta história desse rei contém uma passagem boa. Ela não consta do livro dos Reis, mas em nosso livro cheio de graça não poderia passar em branco. O fato se refere à guerra entre Abias e Jeroboão. De acordo com Lucas 14:31, foi loucura da parte do rei de Judá ir à guerra com um contingente de menos da metade dos soldados inimigos. No entanto, Abias tinha trunfos escondidos na manga que, a seu ver, compensariam essa diferença. Ele os revela em seu discurso ao exército de Israel. Judá ainda pertencia à linhagem real de Davi, preservava a verdadeira forma de adoração ao Senhor e ainda contava com a presença dEle. Abias fingiu não ter abandonado o Senhor (v. 10), prova de que jamais O conheceu. Finalmente, havia uma arma secreta totalmente eficaz – e veremos depois o papel decisivo que ela desempenhou –: as trombetas dos sacerdotes (v. 12).

Que DEUS abençoe a todos.

Deuteronômio 8:2 e Filipenses 3:13-14

Terça-feira 5 Janeiro

E te lembrarás de todo o caminho, pelo qual o Senhor teu Deus te guiou (Deuteronômio 8:2).

Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus (Filipenses 3:13-14).

Ontem (2)

Como é importante viver hoje pela fé e receber cada momento do dia como um dom de Deus, confiando nEle! Então, que importância tem o passado e o presente?

O passado pode ser um obstáculo para sua vida atual se você o idolatrar e cultivar uma nostalgia paralisante. “Nunca digas: Por que foram os dias passados melhores do que estes?” (Eclesiastes 7:10). Refugiar-se no passado, quer ele tenha sido bom ou ruim, impede que você veja o que Deus quer trazer de novo para sua vida.

Contudo, às vezes precisamos voltar ao passado para julgar nossos atos. Deus outorga o perdão para os que se aproximam dEle, confessando suas faltas. Se já recebemos o perdão de Deus, não faz sentido sermos atormentados pelos pecados passados e confessados ao Senhor, mesmo que tenhamos de suportar as conseqüências deles. Deus é um Deus que perdoa definitivamente.

Também é útil recordar o passado para não repetir os mesmos erros. Diz-se que os verdadeiros homens de sucesso são os que têm um grande respeito pelo passado, mas que não se atêm a ele. Existem fatos que valem à pena ser resgatados do passado. Por exemplo, tenhamos sempre em mente as lições de pessoas que viveram uma vida de fé com o Senhor, e também de tudo o que Ele fez por nós, de Seus conselhos, das situações nas quais experimentamos Seu livramento, e de Suas respostas às nossas orações. Então poderemos viver cada dia intensamente, esperando Seu retorno.

Que DEUS abençoe a todos.