terça-feira, 31 de março de 2009

Marcos 11.15-33

Marcos 11.15-33

15 E foram para Jerusalém. Entrando ele no templo, passou a expulsar os que ali vendiam e compravam; derribou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas.16 Não permitia que alguém conduzisse qualquer utensílio pelo templo;17 também os ensinava e dizia: Não está escrito: A minha casa será chamada casa de oração para todas as nações? Vós, porém, a tendes transformado em covil de salteadores.18 E os principais sacerdotes e escribas ouviam estas coisas e procuravam um modo de lhe tirar a vida; pois o temiam, porque toda a multidão se maravilhava de sua doutrina.19 Em vindo a tarde, saíram da cidade.20 E, passando eles pela manhã, viram que a figueira secara desde a raiz.21 Então, Pedro, lembrando-se, falou: Mestre, eis que a figueira que amaldiçoaste secou.22 Ao que Jesus lhes disse: Tende fé em Deus;23 porque em verdade vos afirmo que, se alguém disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar no seu coração, mas crer que se fará o que diz, assim será com ele.24 Por isso, vos digo que tudo quanto em oração pedirdes, crede que recebestes, e será assim convosco.25 E, quando estiverdes orando, se tendes alguma coisa contra alguém, perdoai, para que vosso Pai celestial vos perdoe as vossas ofensas.26 Mas, se não perdoardes, também vosso Pai celestial não vos perdoará as vossas ofensas.27 Então, regressaram para Jerusalém. E, andando ele pelo templo, vieram ao seu encontro os principais sacerdotes, os escribas e os anciãos28 e lhe perguntaram: Com que autoridade fazes estas coisas? Ou quem te deu tal autoridade para as fazeres?29 Jesus lhes respondeu: Eu vos farei uma pergunta; respondei-me, e eu vos direi com que autoridade faço estas coisas.30 O batismo de João era do céu ou dos homens? Respondei!31 E eles discorriam entre si: Se dissermos: Do céu, dirá: Então, por que não acreditastes nele?32 Se, porém, dissermos: dos homens, é de temer o povo. Porque todos consideravam a João como profeta.33 Então, responderam a Jesus: Não sabemos. E Jesus, por sua vez, lhes disse: Nem eu tampouco vos digo com que autoridade faço estas coisas.

Marcos 11:15-33

O Senhor purifica o templo que Ele havia inspecionado no dia anterior. O zelo pela casa de Seu Deus consome o perfeito Servo (João 2:17).
"Em vindo a tarde", Ele deixa a cidade corrompida, porém retorna no dia seguinte, passando em frente da figueira ressecada. Ao responder à observação de Pedro, o Senhor Jesus não dá ênfase ao Seu próprio poder, antes dirige os pensamentos dos discípulos a Deus. É como se Ele lhes dissesse: "Aquele (Deus) que me respondeu está também disposto a atender às vossas orações e a remover todo obstáculo de vosso caminho, mesmo que este seja tão alto como uma montanha". Ter fé em Deus não significa esforçar-nos para crer na realização de nossos desejos; mas é simplesmente contar com Deus, com Aquele que conhecemos, que é fiel e que nos ama. Mas há uma situação na qual Deus certamente não poderá nos responder: É quando temos "alguma cousa contra alguém". Isto é uma intransponível montanha no caminho de nossas relações com Ele. É um empecilho que deve ser removido imediatamente, a fim de que a nossa relação com Deus e com nossos irmãos possa ser restabelecida, e para que os "caminhos" do coração voltem a ser "aplanados", como diz o Salmo 84:5.
Com o versículo 27, começam os últimos discursos do Senhor, no curso das quais Ele envergonha, um após o outro, a todos os Seus adversários.

Que DEUS abençoe a todos.

AS DATAS IMPORTANTES DA VIDA

Quarta-feira 1 Abril

AS DATAS IMPORTANTES DA VIDA

Tu, espera agora, e te farei ouvir a palavra de Deus.Prepara-te… para te encontrares com o teu Deus (1 Samuel 9:27; Amós 4:12).
Duas importantes datas limitam a história de cada ser humano no mundo: a do nascimento e a da morte. Considera-se a primeira uma data feliz, é o aniversário que se comemora todos os anos. Certas culturas inclusive associam o nome das crianças com o dia do nascimento. Por exemplo, em Togo, África, se um menino nasce em uma segunda, quarta ou sexta-feira, provavelmente se chamará Kodzo, Koku ou Kofi.
Ao contrário, o dia da morte é uma data desconhecida, que as pessoas preferem nem pensar. Põe fim à nossa existência na terra; e mesmo que a maioria de nós ache que está muito longe, nem por isso ela deixará de chegar.
Essas reflexões são triviais? Onde queremos chegar? Queremos cada vez ter mais consciência da curta vida terrena na história eterna de nossa alma. É uma oportunidade que Deus nos dá de nos identificarmos com uma terceira data que mudará definitivamente o rumo de nossa vida: o dia do encontro com Jesus Cristo. Ele próprio fala desse evento como de um novo nascimento em virtude do qual a vida divina, uma vida eterna, vem renovar nosso ser interior. A confissão de nossos pecados e a fé em Jesus, que morreu por nós, é a condição para que recebamos essa vida.
Querido leitor, em sua vida existe tal data que divide a sua vida em duas partes? Se não, por que você não rende o seu coração para receber Cristo hoje, agora mesmo?

Que DEUS abençoe a todos.

Por quê devemos buscar as coisas de Deus?

PARA TER A CERTEZA DA VIDA ETERNA
"Esta é a promessa que ele nos fez: a Vida Eterna." (1 João 2, 25)

PARA SER SALVO PELA GRAÇA
"De fato, vocês foram salvos pela graça, por meio da fé; e isto não vem de vocês, mas é dom de Deus. Isso não vem das obras, para que ninguém se encha de orgulho." (Efésios 3, 8-9)

PARA SER ÍNTEGRO E INOCENTE
"Este é o meu pedido: que o amor de vocês cresca cada vez mais em perspicácea e sensibilidade em todas as coisas. Desse modo, poderão distinguir o que é melhor, e assim chegar íntegros e inocentes ao dia de Cristo." (Filipenses 9-10)

PARA VENCER O MUNDO E AS AFLIÇÕES
"Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo." (João 16, 33)

PARA SER UM VERDADEIRO IMITADOR DE CRISTO
"Digo-lhes a verdade: Aquele que crê em mim fará também as obras que tenho realizado. Fará coisas ainda maiores do que estas, porque eu estou indo para o Pai." (João 14, 12)

PARA SER ALEGRE
"Alegrem-se sempre. Orem continuamente. Dêem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus." (1 Tessalonicenses 5, 16)

PARA FICAR UNIDO COM OS IRMÃOS
"Eu lhes peço, irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo: mantenham-se de acordo uns com os outros, para que não haja divisões. Sejam estreitamente unidos no mesmo espírito e no mesmo modo de pensar." (1 Coríntios 1, 10)

PARA LUTAR PELA FÉ
"Comportem-se como pessoas dignas do Evangelho de Cristo. Desse modo, indo vê-los ou estando longe, eu ouça dizer que vocês estão firmes num só espírito, lutando numa só alma pela fé do Evangelho, e que vocês não tenham medo de seus adversários." (Filipenses 1, 27-28)

PARA SER PURO
"Todo aquele que deposita essa esperança em Jesus se purifica, para ser puro como Jesus é puro." (1 João 3, 3)

PARA TER ACESSO AO AMOR QUE VEM DE DEUS
"Amados, amemo-nos uns aos outros, pois o amor vem de Deus." (1 João 4, 7)

PARA SABER O QUE CONVÉM AOS OLHOS DO SENHOR
"Tudo é permitido, mas nem tudo convém. Tudo é permitido, mas nem tudo edifica. Ninguém deve buscar o seu próprio bem, mas sim o dos outros." (1 Coríntrios 10, 23)

PARA AGUARDAR A VINDA DO SENHOR
"Eis que venho em breve! Feliz é aquele que guarda as palavras da profecia deste livro." (Apocalipse 22, 7)

Enfim amigos, a vida cristã é um aprendizado constante. Mas a recompensa é a vida eterna, e a vida em abundância. E lembrem-se: a palavra de Deus só faz sentido se ela é viva em nossas vidas, só podemos entender as coisas de Deus e o seu poder através das mudanças que ele opera em nossas vidas, pois uma vez com Cristo, somos nova criatura. O nosso homem velho e suas atitudes são então deixados para trás enquanto caminhamos em direção à salvação eterna.
São mudanças para o bem, é claro, que nos aproximam cada vez mais de Deus e de seu imenso amor.

Vejam:
"Pois a Palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração. Nada, em toda a criação, está oculto aos olhos de Deus." (Hebreus 4, 12-13)

"Pois sabemos que o nosso velho homem foi crucificado com ele, para que o corpo do pecado seja destruído, e não mais sejamos escravos do pecado, pois quem morreu, foi justificado do pecado." (Romanos 6, 6)

Josué 24:6-15


Josué 24:6-15
6
E, tirando eu a vossos pais do Egito, viestes ao mar; e os egípcios perseguiram a vossos pais com carros e com cavaleiros, até ao Mar Vermelho.
7
E clamaram ao Senhor, que pôs uma escuridão entre vós e os egípcios, e trouxe o mar sobre eles, e os cobriu, e os vossos olhos viram o que eu fiz no Egito; depois habitastes no deserto muitos dias.
8
Então eu vos trouxe à terra dos amorreus, que habitavam além do Jordão, os quais pelejaram contra vós; porém os entreguei nas vossas mãos, e possuístes a sua terra, e os destruí de diante de vós.
9
Levantou-se também Balaque, filho de Zipor, rei dos moabitas e pelejou contra Israel; e mandou chamar a Balaão, filho de Beor, para que vos amaldiçoasse.
10
Porém eu não quis ouvir a Balaão; pelo que ele vos abençoou grandemente e eu os livrei da sua mão.
11
E, passando vós o Jordão, e vindo a Jericó, os habitantes de Jericó pelejaram contra vós, os amorreus, e os perizeus, e os cananeus, e os heteus, e os girgaseus, e os heveus, e os jebuseus; porém os entreguei nas vossas mãos.
12
E enviei vespões adiante de vós, que os expulsaram de diante de vós, como a ambos os reis dos amorreus; não com a tua espada nem com o teu arco.
13
E eu vos dei a terra em que não trabalhastes, e cidades que não edificastes, e habitais nelas e comeis das vinhas e dos olivais que não plantastes.
14
Agora, pois, temei ao Senhor, e servi-o com sinceridade e com verdade; e deitai fora os deuses aos quais serviram vossos pais além do rio e no Egito, e servi ao Senhor.
15
Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor.

Josué 24:6-15

A despedida de Josué nos faz lembrar a despedida de Paulo dos líderes da igreja de Éfeso (Atos 20:17). O apóstolo fiel também menciona a graça e o poder de Deus que lhes deu “herança entre todos os que são santificados” (v. 32). Paulo enfatiza a responsabilidade deles e os exorta a vigiar e a permanecer alertas (v. 28, 31). Ele também foi capaz de citar o próprio exemplo, pois servira ao Senhor (v. 19) e não tinha outro desejo senão o de concluir o ministério que recebera do Senhor (v. 24). Josué termina seu discurso da mesma maneira. Seu ministério parece estar no fim. “Eu e a minha casa serviremos ao SENHOR", ele afirma, demonstrando um compromisso inabalável. Graças a Deus que Ele não aposenta Seus servos idosos da forma que o mundo faz! Josué fala por sua família. Será que a frase “Eu e a minha casa serviremos” corresponde à afirmação de Atos 16:31 “Serás salvo, tu e tua casa”? O crente e sua casa são salvos para servir.
“Escolhei, hoje, a quem sirvais.” E agora, queridos leitores, o que vocês farão com esse desafio? Isso definirá não somente a sua própria vida, mas também a vida de todas as futuras gerações que nascerem de você (v. 15). Certifique-se de fazer a escolha certa, pois as conseqüências serão eternas!

Que DEUS abençoe a todos.

2 Coríntios 5.19

31 de Março

"...A saber, que Deus estava em Cristo, reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação." (2 Coríntios 5.19)

O que significa o sangue de Jesus Cristo para você? Não se trata de pensar apenas de maneira abstrata sobre o assunto. É necessário que nossos corações sejam comovidos profundamente por esse fato, pois: "...sem derramamento de sangue não há remissão." A primeira e fundamental afirmação desse versículo se refere sem dúvida ao sacrifício expiatório do nosso Senhor Jesus. Mas, ao mesmo tempo, também se refere diretamente a nós. Será que realmente já nos demos conta do que a Bíblia entende pelo sangue de Jesus Cristo? Sangue e vida são unidos inseparavelmente. Muitas vezes consideramos o sangue de Jesus como um remédio que faz milagres. Mas, na verdade, através do derramamento do Seu sangue precioso Jesus realizou completa expiação!
Você sabe o tamanho da responsabilidade que temos quando aprendemos a conhecer o maravilhoso poder do sangue de Jesus, mas não estamos dispostos a arcar com as conseqüências de um discipulado sério? Pois o Senhor Jesus transpôs o abismo intransponível entre Deus e sua alma, por meio de Sua própria morte. Mas você, alguma vez, já cruzou essa ponte e exclamou de todo coração: "Meu Deus, estou decidido a ser Teu por toda a eternidade!"?

Que DEUS abençoe a todos.

Marcos 11.1-14

Marcos 11.1-14

1 Quando se aproximavam de Jerusalém, de Betfagé e Betânia, junto ao monte das Oliveiras, enviou Jesus dois dos seus discípulos2 e disse-lhes: Ide à aldeia que aí está diante de vós e, logo ao entrar, achareis preso um jumentinho, o qual ainda ninguém montou; desprendei -o e trazei -o.3 Se alguém vos perguntar: Por que fazeis isso? Respondei: O Senhor precisa dele e logo o mandará de volta para aqui.4 Então, foram e acharam o jumentinho preso, junto ao portão, do lado de fora, na rua, e o desprenderam.5 Alguns dos que ali estavam reclamaram: Que fazeis, soltando o jumentinho?6 Eles, porém, responderam conforme as instruções de Jesus; então, os deixaram ir.7 Levaram o jumentinho, sobre o qual puseram as suas vestes, e Jesus o montou.8 E muitos estendiam as suas vestes no caminho, e outros, ramos que haviam cortado dos campos.9 Tanto os que iam adiante dele como os que vinham depois clamavam: Hosana! Bendito o que vem em nome do Senhor!10 Bendito o reino que vem, o reino de Davi, nosso pai! Hosana, nas maiores alturas!11 E, quando entrou em Jerusalém, no templo, tendo observado tudo, como fosse já tarde, saiu para Betânia com os doze.12 No dia seguinte, quando saíram de Betânia, teve fome.13 E, vendo de longe uma figueira com folhas, foi ver se nela, porventura, acharia alguma coisa. Aproximando-se dela, nada achou, senão folhas; porque não era tempo de figos.14 Então, lhe disse Jesus: Nunca jamais coma alguém fruto de ti! E seus discípulos ouviram isto.

Marcos 11:1-14

O caminho do Senhor está chegando a seu fim. Ele faz a Sua entrada triunfal em Jerusalém e vai ao templo, onde começa por observar em Sua volta todas as coisas (v. 11), como se perguntasse: "Estou em casa aqui?" Esse detalhe, próprio do Evangelho de Marcos, mostra-nos que Deus nunca julga e condena precipitadamente um estado de coisas (compare Gênesis 18:21). Mas quais devem ter sido os sentimentos do Senhor ao ver que esta casa de oração estava tão profanada?
Ele deixa este lugar manchado e retira-Se a Betânia para passar a noite com o pequeno número dos que O reconhecem e O amam. Betânia significa tanto "casa do necessitado" como também "casa de figos" . É como se Ele, o pobre (Salmo 40:17), só em Betânia tivesse achado algum fruto para Deus ("figos muito bons", conforme Jeremias 24:2). Isso foi um consolo ao Seu coração, e até mesmo uma amostra prévia do fruto decorrente do "penoso trabalho de sua alma" na cruz.
"No dia seguinte, quando saíram de Betânia" (v. 12), o Senhor Jesus amaldiçoa a figueira estéril, a qual representa Israel na condição como o Senhor a encontrou e, de maneira geral, o homem natural, do qual Deus não pôde tirar nenhum fruto para Si, apesar de suas aparências religiosas (as folhas), as quais Ele definitivamente condenou: "Eu os consumirei de todo, diz o Senhor; não haverá uvas na vide, nem figos na figueira, e a folha já está murcha; e já lhes designei os que passarão sobre eles" (Jeremias 8:13).

Que DEUS abençoe a todos.

MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE LEVÍTICO (Leia Levítico 5:1-13)

Sábado 31 Março

MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE LEVÍTICO (Leia Levítico 5:1-13)

Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça (1 João 1:9).
Os versículos 1 a 4 nos dão vários exemplos de faltas que têm de ser expiadas mediante sacrifícios. São ações cuja seriedade talvez nem perceberíamos se a Palavra, a divina pedra de toque de nossa consciência, não as condenasse: encobrir evidências, ter contato rápido com algo que é impuro, proferir palavras impensadas. Alguém pode ser culpado de se manter em silêncio (v. 1) ou, pelo contrario, de falar demais (v. 4) . Em todos esses casos, a confissão era exigida (v. 5) , seguida de sacrifício (v. 6) . Este ainda é o caminho que 1 João 1:9 impõe ao crente que pecou, com a diferença de que o sacrifício não precisa ser oferecido uma segunda vez. O sangue de Jesus Cristo já foi derramado por nós diante de Deus, portanto agora somente a confissão é necessária; Deus é “fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça”. Os versículos 7 a 13 tratam da diferença nos recursos dos que traziam suas ofertas. Um oferecia uma cordeira , outro oferecia dois pombinhos e um terceiro apenas uma porção de farinha . Nem todos são capazes de apreciar a extensão da obra de Cristo com a mesma profundidade. Mas o que importa é o verdadeiro valor que tal obra tem para Deus .

Que DEUS abençoe a todos.

Quem é o chefe da Igreja no mundo?

Esta é uma pergunta que muitas vezes gera polêmica e controvérsias, por isto, antes de iniciar vou citar um texto de 1 Timóteo:

"Se alguém ensina falsas doutrinas e não concorda com a sã doutrina de nosso Senhor Jesus Cristo e com o ensino que é segundo a piedade, é orgulhoso e nada entende, mostrando um interesse doentio por controvérsias e contendas acerca de palavras, que resultam em inveja, brigas, difamações, suspeitas malignas e atritos constantes entre homens de mente corrompida, privados da verdade, os quais pensam que a piedade é fonte de lucro." (1 Timóteo 6, 3-5)

Exatamente como adverte o discípulo Paulo acima à Timóteo, não quero tirar conclusões fora da Palavra de Deus, das sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo. E peço a Deus que o Espírito Santo nos guie ao longo neste estudo.

QUEM É O REPRESENTANTE DE DEUS NO MUNDO?

Vejamos primeiro o significado da pedra... (Pedro, sobre esta pedra edificarei minha igreja)

"E vocês?", perguntou ele. "Quem vocês dizem que eu sou?" Simão Pedro respondeu: "Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo". Respondeu Jesus: "Bem-aventurado é você, Simão, filho de Jonas! Pois isto não lhe foi revelado por carne nem sangue, mas por meu Pai que está nos céus. E eu lhe digo que você é Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do Hades não poderão vencê-la. Eu lhe darei as chaves do Reino dos céus; o que você ligar na terra terá sido ligado nos céus, e o que você desligar na terra terá sido desligado nos céus". (Mateus 16, 17-18)

Mas que pedra é esta? Vejamos:

"Em Moisés, todos eles foram batizados na nuvem e no mar. Todos comeram do mesmo alimento espiritual e beberam da mesma bebida espiritual; pois bebiam da rocha espiritual que os acompanhava, e essa rocha era Cristo." (1 Coríntios 10, 4)

Jesus, a pedra angular:

"Este Jesus é á pedra que vocês, construtores, rejeitaram, e que se tornou a pedra angular." (Atos 4, 11) "Portanto, vocês já não são estrangeiros nem forasteiros, mas concidadãos dos santos e membros da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, tendo Jesus Cristo como pedra angular, no qual todo o edifício é ajustado e cresce para tornar-se um santuário santo no Senhor." (Efésios 2, 19-21)

TODOS nós também somos chamados a sermos PEDRAS VIVAS:

"A medida que se aproximam dele, a pedra viva -- rejeitada pelos homens, mas escolhida por Deus e preciosa para ele -- vocês também, como pedras vivas, vão sendo edificados como casa espiritual para serem sacerdócio santo, oferecendo sacrifícios espirituais aceitáveis a Deus, por meio de Jesus Cristo. Pois assim é dito na Escritura: "Eis que ponho em Sião uma pedra angular, escolhida e preciosa, e aquele que nela confia jamais será envergonhado". Portanto, para vocês, os que crêem, esta pedra é preciosa; mas para os que não crêem, "a pedra que os construtores rejeitaram, esta se tornou a pedra angular", e, "pedra de tropeço e rocha de escândalo". para o que também foram destinados." (1 Pedro 2, 4-9)

Ninguém pode colocar outra pedra, outro alicerce:

"Conforme a graça de Deus que me foi concedida, eu, como sábio construtor, lancei o alicerce, e outro está construindo sobre ele. Contudo, veja cada um como constrói. Pois ninguém pode colocar outro alicerce além do que já está posto, que é Jesus Cristo." (1 Coríntios 3, 10-11)

Mas somente Pedro recebeu as chaves dos céus? Vejamos se Jesus também as deu a todos os seus discípulos:

"Novamente Jesus disse: "Paz seja com vocês! Assim como o Pai me enviou, eu os envio". E com isso, soprou sobre eles e disse: "Recebam o Espírito Santo. Se perdoarem os pecados de alguém, estarão perdoados; se não os perdoarem, não estarão perdoados." (João 20, 21-23)

Pedro foi alguma vez superior aos outros discípulos? Vejamos como ele se portava com relação aos outros:

"Portanto, apelo para os presbíteros que há entre vocês, na qualidade de presbítero como eles e testemunha dos sofrimentos de Cristo, como alguém que participará da glória a ser revelada: Pastoreiem o rebanho de Deus que está aos seus cuidados, olhando por ele; não por obrigação, mas de livre vontade, como Deus quer; não por ganância, mas desejosos de servir; não como dominadores dos que lhes foram confiados, mas como exemplos para o rebanho." (1 Pedro 5, 1-3)

O que podemos concluir então? Quem é o nosso mediador entre Deus e os Homens?

"Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus". (1 Timóteo 2, 5)

Existe outra porta?


"Eu sou a porta; quem entra por mim será salvo. Entrará e sairá, e encontrará pastagem." (João 10, 9)

Existe outro caminho?


"Respondeu Jesus: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim." (João 14, 6)

Existe outro corpo?

"Ora, assim como o corpo é uma unidade, embora tenha muitos membros, e todos os membros, mesmo sendo muitos, formam um só corpo, assim também com respeito a Cristo. Pois em um só corpo todos nós fomos batizados em um único Espírito: quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um único Espírito." (1 Coríntios 12,13)

A quem podemos então chamar de MESTRE ou PAI?

"A ninguém na terra chamem 'pai', porque vocês só têm um Pai, aquele que está nos céus. Tampouco vocês devem ser chamados 'mestres', porquanto vocês têm um só Mestre, o Cristo." (Mateus 23, 9-10)
Podemos retirar muitos ensinamentos valiosos aqui: Muitos dizem que Pedro foi especial, diferente dos demais apóstolos, ao qual é atribuído o título de Chefe da Igreja. Mas vemos claramente que a pedra angular é Jesus Cristo, Filho de Deus.


Por muitos anos a tradição humana vem confiado em líderes religiosos, e muitos têm se esquecido das palavras do Deus Verdadeiro: Jesus Cristo é o nosso único mediador, o nosso único Salvador, Ele é a nossa única Porta, o nosso único caminho para chegar ao Pai, Ele é o cabeça da Igreja, da qual todos que confessam Jesus como Salvador fazem parte.
Portanto irmãos, vamos ao encontro de nosso Deus, por intermédio de Seu Filho Jesus.

A Ele, a graça e toda a glória, agora e para sempre. Amém.

"Irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo suplico a todos vocês que concordem uns com os outros no que falam, para que não haja divisões entre vocês, e, sim, que todos estejam unidos num só pensamento e num só parecer. Meus irmãos, fui informado por alguns da casa de Cloé de que há divisões entre vocês. Com isto quero dizer que cada um de vocês afirma: "Eu sou de Paulo"; "eu de Apolo"; "eu de Cefas"; e "eu de Cristo". Acaso Cristo está dividido? Foi Paulo crucificado em favor de vocês? Foram vocês batizados em nome de Paulo?" (1 Coríntios 1, 10-13)

OS DONS PERTENCEM A DEUS

31 de Março

Os Dons Pertencem a Deus

Não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Romanos 12:2
Muitos, ao invés de consagrar seus recursos ao serviço de Deus, olham para o seu dinheiro como pertencendo a si mesmos e dizem que têm o direito de usá-lo como lhes convém. Como os habitantes do mundo na época de Noé, usam os dons de Deus para benefício próprio. Até mesmo alguns que professam conhecer e amar ao Senhor fazem isso. Deus lhes revelou Sua vontade. Pediu que entregassem tudo o que têm a Ele; mas o amor ao mundo perverteu sua vontade e endureceu o coração. Recusam-se a obedecer Àquele a quem devem tudo que têm. Apesar do Seu apelo, agarram seus tesouros nos braços, esquecendo-se de que o Doador tem algum direito sobre eles. Assim, as bênçãos dadas por Deus se transformam em maldição pelo modo errado com são usadas.
Cristo entendeu o perigo do amor ao dinheiro, pois disse: “Quão difícil é para os que confiam nas riquezas entrar no reino de Deus!” [...] Hoje Ele pede que demos especial atenção aos interesses eternos. Ele gostaria que sujeitássemos todo interesse terreno ao Seu serviço. “Que aproveita ao homem”, Ele indaga, “ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?”
O direito de Deus ao nosso serviço é medido pelo infinito sacrifício que Ele fez por nossa salvação. “Vede que grande amor nos tem concedido o Pai, a ponto de sermos chamados filhos de Deus.” Por nossa causa Cristo levou uma vida de sofrimento e privação. Ele foi puro e santo, contudo, sobre Ele foi colocada a iniqüidade de todos nós. [...] Com um toque de Sua mão curava o doente; no entanto, Ele sofreu dores horríveis no corpo. Com uma palavra expulsava demônios, e libertava os que estavam aprisionados pelas tentações de Satanás; contudo Lhe sobrevieram tentações como ninguém jamais sofreu. Ele ressuscitou o morto pelo Seu poder, no entanto sofreu a agonia da mais terrível morte.
Tudo isso Cristo sofreu por nós. Que estamos dando a Ele em retorno? Ele, a Majestade do Céu, submeteu-Se pacientemente ao escárnio e insulto. [...] Deveríamos nós considerar algum sacrifício como sendo muito grande? Deveríamos hesitar em render a Deus nosso culto racional?

Que DEUS abençoe a todos.