terça-feira, 31 de março de 2009

Quem é o chefe da Igreja no mundo?

Esta é uma pergunta que muitas vezes gera polêmica e controvérsias, por isto, antes de iniciar vou citar um texto de 1 Timóteo:

"Se alguém ensina falsas doutrinas e não concorda com a sã doutrina de nosso Senhor Jesus Cristo e com o ensino que é segundo a piedade, é orgulhoso e nada entende, mostrando um interesse doentio por controvérsias e contendas acerca de palavras, que resultam em inveja, brigas, difamações, suspeitas malignas e atritos constantes entre homens de mente corrompida, privados da verdade, os quais pensam que a piedade é fonte de lucro." (1 Timóteo 6, 3-5)

Exatamente como adverte o discípulo Paulo acima à Timóteo, não quero tirar conclusões fora da Palavra de Deus, das sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo. E peço a Deus que o Espírito Santo nos guie ao longo neste estudo.

QUEM É O REPRESENTANTE DE DEUS NO MUNDO?

Vejamos primeiro o significado da pedra... (Pedro, sobre esta pedra edificarei minha igreja)

"E vocês?", perguntou ele. "Quem vocês dizem que eu sou?" Simão Pedro respondeu: "Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo". Respondeu Jesus: "Bem-aventurado é você, Simão, filho de Jonas! Pois isto não lhe foi revelado por carne nem sangue, mas por meu Pai que está nos céus. E eu lhe digo que você é Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do Hades não poderão vencê-la. Eu lhe darei as chaves do Reino dos céus; o que você ligar na terra terá sido ligado nos céus, e o que você desligar na terra terá sido desligado nos céus". (Mateus 16, 17-18)

Mas que pedra é esta? Vejamos:

"Em Moisés, todos eles foram batizados na nuvem e no mar. Todos comeram do mesmo alimento espiritual e beberam da mesma bebida espiritual; pois bebiam da rocha espiritual que os acompanhava, e essa rocha era Cristo." (1 Coríntios 10, 4)

Jesus, a pedra angular:

"Este Jesus é á pedra que vocês, construtores, rejeitaram, e que se tornou a pedra angular." (Atos 4, 11) "Portanto, vocês já não são estrangeiros nem forasteiros, mas concidadãos dos santos e membros da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, tendo Jesus Cristo como pedra angular, no qual todo o edifício é ajustado e cresce para tornar-se um santuário santo no Senhor." (Efésios 2, 19-21)

TODOS nós também somos chamados a sermos PEDRAS VIVAS:

"A medida que se aproximam dele, a pedra viva -- rejeitada pelos homens, mas escolhida por Deus e preciosa para ele -- vocês também, como pedras vivas, vão sendo edificados como casa espiritual para serem sacerdócio santo, oferecendo sacrifícios espirituais aceitáveis a Deus, por meio de Jesus Cristo. Pois assim é dito na Escritura: "Eis que ponho em Sião uma pedra angular, escolhida e preciosa, e aquele que nela confia jamais será envergonhado". Portanto, para vocês, os que crêem, esta pedra é preciosa; mas para os que não crêem, "a pedra que os construtores rejeitaram, esta se tornou a pedra angular", e, "pedra de tropeço e rocha de escândalo". para o que também foram destinados." (1 Pedro 2, 4-9)

Ninguém pode colocar outra pedra, outro alicerce:

"Conforme a graça de Deus que me foi concedida, eu, como sábio construtor, lancei o alicerce, e outro está construindo sobre ele. Contudo, veja cada um como constrói. Pois ninguém pode colocar outro alicerce além do que já está posto, que é Jesus Cristo." (1 Coríntios 3, 10-11)

Mas somente Pedro recebeu as chaves dos céus? Vejamos se Jesus também as deu a todos os seus discípulos:

"Novamente Jesus disse: "Paz seja com vocês! Assim como o Pai me enviou, eu os envio". E com isso, soprou sobre eles e disse: "Recebam o Espírito Santo. Se perdoarem os pecados de alguém, estarão perdoados; se não os perdoarem, não estarão perdoados." (João 20, 21-23)

Pedro foi alguma vez superior aos outros discípulos? Vejamos como ele se portava com relação aos outros:

"Portanto, apelo para os presbíteros que há entre vocês, na qualidade de presbítero como eles e testemunha dos sofrimentos de Cristo, como alguém que participará da glória a ser revelada: Pastoreiem o rebanho de Deus que está aos seus cuidados, olhando por ele; não por obrigação, mas de livre vontade, como Deus quer; não por ganância, mas desejosos de servir; não como dominadores dos que lhes foram confiados, mas como exemplos para o rebanho." (1 Pedro 5, 1-3)

O que podemos concluir então? Quem é o nosso mediador entre Deus e os Homens?

"Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus". (1 Timóteo 2, 5)

Existe outra porta?


"Eu sou a porta; quem entra por mim será salvo. Entrará e sairá, e encontrará pastagem." (João 10, 9)

Existe outro caminho?


"Respondeu Jesus: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim." (João 14, 6)

Existe outro corpo?

"Ora, assim como o corpo é uma unidade, embora tenha muitos membros, e todos os membros, mesmo sendo muitos, formam um só corpo, assim também com respeito a Cristo. Pois em um só corpo todos nós fomos batizados em um único Espírito: quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um único Espírito." (1 Coríntios 12,13)

A quem podemos então chamar de MESTRE ou PAI?

"A ninguém na terra chamem 'pai', porque vocês só têm um Pai, aquele que está nos céus. Tampouco vocês devem ser chamados 'mestres', porquanto vocês têm um só Mestre, o Cristo." (Mateus 23, 9-10)
Podemos retirar muitos ensinamentos valiosos aqui: Muitos dizem que Pedro foi especial, diferente dos demais apóstolos, ao qual é atribuído o título de Chefe da Igreja. Mas vemos claramente que a pedra angular é Jesus Cristo, Filho de Deus.


Por muitos anos a tradição humana vem confiado em líderes religiosos, e muitos têm se esquecido das palavras do Deus Verdadeiro: Jesus Cristo é o nosso único mediador, o nosso único Salvador, Ele é a nossa única Porta, o nosso único caminho para chegar ao Pai, Ele é o cabeça da Igreja, da qual todos que confessam Jesus como Salvador fazem parte.
Portanto irmãos, vamos ao encontro de nosso Deus, por intermédio de Seu Filho Jesus.

A Ele, a graça e toda a glória, agora e para sempre. Amém.

"Irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo suplico a todos vocês que concordem uns com os outros no que falam, para que não haja divisões entre vocês, e, sim, que todos estejam unidos num só pensamento e num só parecer. Meus irmãos, fui informado por alguns da casa de Cloé de que há divisões entre vocês. Com isto quero dizer que cada um de vocês afirma: "Eu sou de Paulo"; "eu de Apolo"; "eu de Cefas"; e "eu de Cristo". Acaso Cristo está dividido? Foi Paulo crucificado em favor de vocês? Foram vocês batizados em nome de Paulo?" (1 Coríntios 1, 10-13)

Nenhum comentário:

Postar um comentário