terça-feira, 31 de março de 2009

Marcos 11.15-33

Marcos 11.15-33

15 E foram para Jerusalém. Entrando ele no templo, passou a expulsar os que ali vendiam e compravam; derribou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas.16 Não permitia que alguém conduzisse qualquer utensílio pelo templo;17 também os ensinava e dizia: Não está escrito: A minha casa será chamada casa de oração para todas as nações? Vós, porém, a tendes transformado em covil de salteadores.18 E os principais sacerdotes e escribas ouviam estas coisas e procuravam um modo de lhe tirar a vida; pois o temiam, porque toda a multidão se maravilhava de sua doutrina.19 Em vindo a tarde, saíram da cidade.20 E, passando eles pela manhã, viram que a figueira secara desde a raiz.21 Então, Pedro, lembrando-se, falou: Mestre, eis que a figueira que amaldiçoaste secou.22 Ao que Jesus lhes disse: Tende fé em Deus;23 porque em verdade vos afirmo que, se alguém disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar no seu coração, mas crer que se fará o que diz, assim será com ele.24 Por isso, vos digo que tudo quanto em oração pedirdes, crede que recebestes, e será assim convosco.25 E, quando estiverdes orando, se tendes alguma coisa contra alguém, perdoai, para que vosso Pai celestial vos perdoe as vossas ofensas.26 Mas, se não perdoardes, também vosso Pai celestial não vos perdoará as vossas ofensas.27 Então, regressaram para Jerusalém. E, andando ele pelo templo, vieram ao seu encontro os principais sacerdotes, os escribas e os anciãos28 e lhe perguntaram: Com que autoridade fazes estas coisas? Ou quem te deu tal autoridade para as fazeres?29 Jesus lhes respondeu: Eu vos farei uma pergunta; respondei-me, e eu vos direi com que autoridade faço estas coisas.30 O batismo de João era do céu ou dos homens? Respondei!31 E eles discorriam entre si: Se dissermos: Do céu, dirá: Então, por que não acreditastes nele?32 Se, porém, dissermos: dos homens, é de temer o povo. Porque todos consideravam a João como profeta.33 Então, responderam a Jesus: Não sabemos. E Jesus, por sua vez, lhes disse: Nem eu tampouco vos digo com que autoridade faço estas coisas.

Marcos 11:15-33

O Senhor purifica o templo que Ele havia inspecionado no dia anterior. O zelo pela casa de Seu Deus consome o perfeito Servo (João 2:17).
"Em vindo a tarde", Ele deixa a cidade corrompida, porém retorna no dia seguinte, passando em frente da figueira ressecada. Ao responder à observação de Pedro, o Senhor Jesus não dá ênfase ao Seu próprio poder, antes dirige os pensamentos dos discípulos a Deus. É como se Ele lhes dissesse: "Aquele (Deus) que me respondeu está também disposto a atender às vossas orações e a remover todo obstáculo de vosso caminho, mesmo que este seja tão alto como uma montanha". Ter fé em Deus não significa esforçar-nos para crer na realização de nossos desejos; mas é simplesmente contar com Deus, com Aquele que conhecemos, que é fiel e que nos ama. Mas há uma situação na qual Deus certamente não poderá nos responder: É quando temos "alguma cousa contra alguém". Isto é uma intransponível montanha no caminho de nossas relações com Ele. É um empecilho que deve ser removido imediatamente, a fim de que a nossa relação com Deus e com nossos irmãos possa ser restabelecida, e para que os "caminhos" do coração voltem a ser "aplanados", como diz o Salmo 84:5.
Com o versículo 27, começam os últimos discursos do Senhor, no curso das quais Ele envergonha, um após o outro, a todos os Seus adversários.

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário