segunda-feira, 31 de outubro de 2011

1 Tessalonicenses 4:16-17

Segunda-feira 31 Outubro

Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor

(1 Tessalonicenses 4:16-17).

UMA GRANDE VIAGEM
No dia 23 de abril de 1972, às 3h23, o comandante Young, o qual fazia seu primeiro vôo espacial, e o piloto Charles Duke pousaram na Lua. A missão da “Apolo 16” foi um sucesso. Pela quinta vez, o homem iria pisar na Lua. Durante a estada de 72 horas em nosso satélite, tiveram numerosas atividades: fizeram três excursões, coletaram minerais, etc.

Entretanto, Charles Duke considera que esse episódio foi para ele algo apaixonante e que lhe proporcionou certa celebridade, mas não transformou a vida dele. Alguns anos depois, durante uma conversa, sua esposa lhe citou uma passagem da Bíblia. “Isso mudou minha vida. O Senhor Jesus tomou o primeiro lugar e transformou meu coração. É o maior de todos os milagres”, disse Charles.

Somente doze homens viveram a mesma experiência de uma viagem espacial seguida de uma caminhada lunar. Porém, uma viagem infinitamente mais extraordinária está sendo preparada. Quando o Senhor Jesus voltar, os que crêem nEle como Salvador pessoal irão partir para encontrá-Lo nas nuvens. Que dia glorioso será aquele!

Que DEUS abençoe a todos.

Lucas 24.32

31 de Outubro

"E disseram um ao outro: Porventura não nos ardia o coração, quando ele pelo caminho nos falava, quando nos expunha as Escrituras?" Lucas 24.32

O mais penoso para um filho de Deus é quando não entende mais o proceder de Deus. Foi isso o que aconteceu com esses discípulos que caminhavam juntos de Jerusalém a Emaús. Ambos estavam profundamente abalados. Jesus – segundo o ponto de vista deles – os havia decepcionado. Eles pensavam que Jesus fosse o Messias de Israel, mas não entendiam como Ele se deixara executar numa cruz. Por que Ele fez isso? Por que Ele não manifestou a Sua onipotência? Quando eles estavam conversando entre si sobre esse assunto, um forasteiro se juntou a eles. Eles derramaram todo o seu coração decepcionado e triste diante do Senhor que eles não reconheceram. Mas o que eles ouviram da boca desse estranho? Palavras cheias de compaixão? Não! Está escrito: "E, começando por Moisés, discorrendo por todos os profetas, expunha-lhes o que a seu respeito constava em todas as Escrituras." Mas ainda assim eles não se deram conta de que era o próprio Jesus que falava com eles. Só mais tarde, na ceia, eles O reconheceram. Os dois, que desconfiaram de seu Senhor, experimentaram que justamente no momento de grande decepção Jesus estava o mais próximo possível deles! Jesus não só foi como ainda é maior que tudo! Ele quer transformar também a nossa decepção numa alegria maravilhosa!

Que DEUS abençoe a todos.

Romanos 5:8

Domingo 30 Outubro

Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores

(Romanos 5:8).

QUANTO VALHO?
Às vezes nos assombramos ao ouvir que gigantescas somas são pagas pelos clubes na compra de jogadores de futebol. Essas pessoas realmente valem tanto? Talvez o atleta que muda de clube esteja convencido que sim.

Cada um de nós se dá determinado valor também. Para certos indivíduos, o dinheiro que ganham é o padrão pelo qual medem sua importância. Outros usam como medida a posição que ocupam no campo profissional ou na sociedade. Outras pessoas se valorizam por seus méritos, conquistas ou serviços prestados aos demais.

Porém, todos devemos reconhecer que não somos nós que decidimos qual é nosso valor, mas Deus, nosso Criador. Tal valor se baseia em dois fatos: 1) Ele nos criou e nos dotou de capacidades; 2) Ele nos amou tanto que deu Seu Filho unigênito e O enviou a este mundo para que morresse, expiando nossos pecados.

Sob essa perspectiva, eu, você e cada pessoa tem mais valor que a maior estrela do futebol. E tal importância não se deve ao que podemos fazer ou conquistar, mas à avaliação que o próprio Deus faz de nós. Ele nos ama porque nos criou e nos aprecia tal como somos. Ele deseja que sejamos Seus filhos; por isso permitiu que Seu filho morresse na cruz, “para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16).

Que DEUS abençoe a todos.

Lucas 9.38-39

30 de Outubro

"E eis que, dentre a multidão, surgiu um homem, dizendo em alta voz: Mestre, suplico-te que vejas meu filho, porque é o único; um espírito se apodera dele e, de repente, grita e o atira por terra, convulsiona-o até espumar, e dificilmente o deixa, depois de o ter quebrantado." Lucas 9.38-39

Existem problemas familiares de todo tipo. Jesus, tanto no Seu tempo na terra como ainda hoje, é maior do que todos os problemas familiares. Isso o pai daquele rapaz atormentado pelo mal também sabia, e por isso veio a Jesus com sua aflição. Ninguém foi capaz de remediar sua aflição familiar, somente Jesus podia ajudar. E Ele ajudou! Ele "repreendeu o espírito imundo, curou o menino e o entregou a seu pai." Hoje Jesus também quer ajudar em todo problema familiar, seja ele causado por culpa própria ou de estranhos.

Em cada situação, fale com Jesus sobre o assunto; fale com Ele como fez aquele pai aflito. Se Ele não intervém imediatamente, não desanime. Continue falando com Jesus sobre os seus problemas familiares. Ele o ouvirá e, tocado por misericórdia, mais uma vez se mostrará como Aquele que é maior que tudo. Ele não o rejeitará, pois Ele mesmo disse: "...o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora."

Que DEUS abençoes a todos.

Jó 41:22

Sábado 29 Outubro

Perante ele, até a tristeza salta de prazer

(Jó 41:22).

MEDITAÇÕES SOBRE O PRIMEIRO LIVRO DE SAMUEL (Leia 1 Samuel 2:1-11)
De acordo com Filipenses 4:6, o versículo citado sábado passado, as ações de graças são parte indispensável de nossas orações. Ana não foi omissa nem vagarosa ao agradecer Aquele que havia ouvido a oração dela. Ana, porém, foi ainda mais longe. Ela compôs uma bela canção ao Senhor. Qual era o tema? Ela louva a santidade (v. 2), o conhecimento (v. 3), o poder (v. 6) e a justiça (v. 10) de Deus. Mas, acima de tudo, Ana exalta a graça divina, cujo nome ela carrega (Ana significa graça) e da qual recebeu grande porção. Essa graça tirou o pobre (eu e você) do pó (um símbolo da morte) e do “esterco” do pecado e o levou a um lugar de paz com o Senhor Jesus em Sua glória e em Seu reino.

As palavras finais desse cântico falam sobre o poderoso rei, o “ungido”, que é o Senhor Jesus. Você está alegrando-se nessa tão grande salvação (v. 1) e em tão poderoso Salvador? Compare o cântico de Maria em Lucas 1:46-55 com o de Ana. Ambas souberam por experiência própria o que é se alegrar no Senhor (Filipenses 4:4).

Que DEUS abençoe a todos.

Marcos 10.48-50

29 de Outubro

"Filho de Davi, tem misericórdia de mim! Parou Jesus e disse: Chamai-o. Chamaram então o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, ele te chama. Lançando de si a capa, levantou-se de um salto, e foi ter com Jesus." Marcos 10.48-50

O cego Bartimeu ouve Jesus de Nazaré passando, e começa a gritar com toda a força: "Filho de Davi, tem misericórdia de mim!" Esse clamor evidentemente incomoda o "mundo religioso", mas Bartimeu não perde a oportunidade, e grita mais alto ainda. O que provoca este clamor tão profundo do seu coração? Jesus está em silêncio. Ele o cura no mesmo instante? Ele afasta a cegueira imediatamente? Por enquanto não, mas o anima amavelmente para que lhe conte todo o seu problema. Jesus lhe pergunta: "Que queres que eu te faça?", mesmo sabendo que Bartimeu é cego. Isto nos mostra que nós também devemos dizer nossos desejos de maneira bem concreta a Jesus. O Senhor quer que digamos a Ele exatamente o que queremos e desejamos, mesmo que Ele já saiba tudo o que se passa em nossa vida e em nosso coração, e o que esperamos dEle. Quando Bartimeu lhe apresentou seu desejo: "Mestre, que eu torne a ver", Jesus intervém imediatamente e lhe diz: "Vai, a tua fé te salvou. E imediatamente tornou a ver, e seguia a Jesus estrada fora."

Que DEUS abençoe a todos.

Provérbios 18:13; Tiago 1:19

Sexta-feira 28 Outubro

O que responde antes de ouvir comete estultícia que é para vergonha sua.

Todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar

(Provérbios 18:13; Tiago 1:19).

ESCUTAR OS OUTROS
Em 1864, pouco antes da abolição da escravatura nos EUA e após uma entrevista com o presidente Abraham Lincoln, alguém escreveu: “Sujeito a pressões de toda classe de reivindicações contrárias, rodeado de traidores, dos que queriam a libertação dos escravos a todo custo, e dos conservadores não menos convencidos de não libertá-los, Lincoln escutava todos, medindo as palavras de cada um”.

Escutar atentamente uma pessoa é sinal concreto de respeito por ela. É uma qualidade rara em nosso mundo onde ninguém escuta ninguém. Mas a quem devemos escutar? Em primeiro lugar e acima de tudo a Deus. Ele nos fala por meio da Bíblia, Sua Palavra escrita. Escutar Deus produz fé e nos torna aptos para conhecer Seu amor. Contudo, nos é ordenado amar não somente a Deus, mas também aos próximos. Tomar tempo para escutar nossos semelhantes demonstra gentileza e respeito de nossa parte, aprofunda os relacionamentos e, sobretudo, constitui a autêntica prova de nossa humildade e amor cristãos.

Por outro lado, temos de nos recusar a ouvir tudo o que é falso, injusto, difamatório e impuro. Nossas forças têm de estar concentradas em escutar atentamente a instrução, o conselho, a repreensão e a correção vindas da Palavra (2 Timóteo 3:16). Isso nos faz capazes de ouvir os outros e de lhes dar, se solicitado, ajuda sábia, baseada nos princípios divinos.

Que DEUS abençoe a todos.

Mateus 24.1-2

28 de Outubro

"Tendo Jesus saído do templo, ia-se retirando... Ele, porém, lhes disse: Não vedes tudo isto? Em verdade vos digo que não ficará aqui pedra sobre pedra, que não seja derrubada." Mateus 24.1-2

Ao ouvirem essas palavras, os discípulos de Jesus começaram a se alvoroçar, e uma grande pergunta surgiu no meio deles. Eles estavam preocupados com o futuro. Muitas pessoas, hoje em dia, se preocupam com o futuro. Se quisermos obter conhecimento sobre o porvir, devemos seguir o mesmo caminho que os discípulos: eles se aproximaram de Jesus, a fim de lhe apresentar suas perguntas sobre o futuro, pois Jesus é o Eterno. "Jesus Cristo ontem e hoje é o mesmo, e o será para sempre."

Se de fato você questiona o Senhor sobre o futuro, Ele lhe responde através de um grande panorama que parte de Jerusalém, se estende por toda a terra e toda a humanidade, abrangendo o Universo e o mar de estrelas, desembocando novamente em Jerusalém. Isso não é o que acontece justamente em nossos dias? Diga-Lhe tudo o que atormenta e amedronta seu coração em relação ao futuro. Mas não procure entender tudo. Basta que Ele saiba e compreenda tudo! Em relação àquilo que você não consegue compreender, Ele lhe diz: "Tenho ainda muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora."

Que DEUS abençoe a todos.

1 Pedro 4:16; Hebreus 10:34

Quinta-feira 27 Outubro

Mas, se padece como cristão, não se envergonhe, antes glorifique a Deus nesta parte. Com alegria permitistes o roubo dos vossos bens, sabendo que em vós mesmos tendes nos céus uma possessão melhor e permanente

(1 Pedro 4:16; Hebreus 10:34).

MEIO-CRISTÃO
Deus em Seu infinito amor quer que recebamos a salvação que Ele oferece para escaparmos da destruição e da morte. Mas não se pode pertencer ao Reino de Deus e, ao mesmo tempo, viver como bem quiser. Dizer que se tem a Jesus Cristo como Salvador para ir ao céu e recusar Sua autoridade para viver no mundo é uma contradição. Isso é ser um meio-cristão, pois desonra o nome de Cristo. Se você não tem condições de se comportar como o Senhor exige, peça forças a Ele. Ele lhe dará. Um cristão verdadeiro é alguém que, acima de tudo, busca fazer o que agrada a Deus. Assim viviam os primeiros cristãos, que preferiam perder os bens e até a vida a desobedecer a Deus e à Sua Palavra. Eles sabiam que Jesus Cristo vive e reina, e demonstravam essa fé com as decisões que tomavam. Por isso, a vida deles foi um poderoso testemunho que permitiu a rápida expansão do Evangelho no mundo conhecido de então.

Quando se reconhece a Cristo como Senhor, só há uma maneira de viver: fazer Sua vontade sem nenhum tipo de “jeitinho” ou falsidade. Não se pode zombar de Deus! Seu reino é um reino de luz e ninguém pode se esconder dEle. Um crente pode, em um dado momento, não saber qual é a vontade de Deus, e acabar pecando, mas fazer uma coisa censurável premeditadamente, sabendo que isso é contra a Palavra, é algo totalmente impensável para um cristão genuíno.

Um meio-cristão é um cristão falso ou um filho das trevas por inteiro.

Que DEUS abençoe a todos.

João 16.33

27 de Outubro

"No mundo passais por aflições; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo." João 16.33

Como você pode experimentar o Senhor Jesus Cristo na atual situação em que você se encontra, Ele que é maior que todos os seus temores, aflições e problemas insolúveis? Resposta: falando com Ele sobre todos esses assuntos! Você experimentará a Jesus como maior que tudo na medida em que contar tudo a Ele. Eu também não posso resolver os meus problemas, mas posso contá-los a Jesus. E, dizendo tudo a Ele, da maneira simples como uma criança, Ele toma os meus problemas num processo de troca, dando-me Sua alegria e Sua paz.

Você está em perigo? Então diga-o a Jesus. Proceda da maneira como os discípulos outrora. Quando estavam com seu barco em alto-mar, e o Senhor Jesus havia adormecido pelo cansaço, de repente começou um temporal furioso. As ondas batiam contra o pequeno barco. Os discípulos não puderam mais mantê-lo, perderam a esperança – e disseram-no a Jesus! Então Ele se mostrou como Aquele que é mais poderoso do que a tempestade mais assustadora. Jesus, "levantando-se, repreendeu os ventos e o mar." Por isso, fale com Ele sobre todos os seus problemas e perigos e sobre tudo o que vê ao seu redor. Então as ondas altas que o derrubam se acalmarão e o furacão que ruge dentro de você e ao seu redor cessará.

Que DEUS abençoe a todos.

Romanos 5:1-2

Quarta-feira 26 Outubro

Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo; pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus

(Romanos 5:1-2).

A PAZ COM DEUS
Em Romanos 3 e 4 vemos que o que foi necessário para nos tornar justos. Também vemos que a iniciativa da nossa justificação partiu do próprio Deus. Recebemos a justiça divina. Ele providenciou tudo! Fomos justificados não por nosso próprio esforço, mas pela fé. A conseqüência é que temos paz com Deus. Antes vivíamos em rebelião contra Ele. Não O escutávamos, pois obedecer a Deus era algo desprezível para nós.

Porém, agora reconhecemos que Ele sempre tem razão. Agora temos paz quando pensamos nEle. Ele nos concede Sua paz porque Sua justiça foi plenamente satisfeita. Agora desejamos estar com Ele, e amamos Sua presença.

Podemos entrar sem medo na presença de Deus para falar com Ele. Que maravilha é ter acesso livre a Deus, o mesmo Deus que deveria nos condenar por causa de nossos terríveis pecados. Agora podemos nos aproximar dEle sem restrições, a qualquer hora, em qualquer lugar e sem medo de sermos rejeitados ou fulminados. Essas são somente algumas das conseqüências de se ter paz com Deus. Só quem experimentou tal paz pode descrever e definir o que é viver assim!

Que DEUS abençoe a todos.

João 8.51

26 de outubro

"Em verdade, em verdade vos digo: Se alguém guardar a minha palavra, não verá a morte, eternamente." João 8.51

A pessoa normal não quer morrer. Isto já se pode observar num bebê recém-nascido. Ele cerra seus punhozinhos como se quisesse dizer: a vida que recebi não quero deixar nunca mais. O homem moderno procura desesperadamente escapar da morte. Por isso tornou-se um empreendimento muito lucrativo o negócio com a ameaça de morrer. E apesar de todos os tratamentos para rejuvenescimento e renovação das células, ainda assim o homem não se livrou desse temor. Somente uma Pessoa conseguiu vencer a morte: Jesus Cristo. Está escrito: "Visto, pois, que os filhos têm participação comum de carne e sangue, destes também ele, igualmente, participou, para que, por sua morte, destruísse aquele que tem o poder da morte, a saber, o diabo." Este é o milagre da vitória de Jesus que, ao morrer, tirou o domínio daquele que tinha poder sobre a morte, quando Ele mesmo morreu. Mas a morte não conseguiu detê-lO. Se você tem a este Jesus – que ainda hoje é maior que a morte – em seu coração, então você também está livre do medo e do poder da morte! Só assim você não mais verá a morte, pois Ele mesmo disse: "Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá."

Que DEUS abençoe a todos.