terça-feira, 23 de março de 2010

Isaías 43:1 e 1 Coríntios 8:3

Terça-feira 23 Março

Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu (Isaías 43:1).

Mas, se alguém ama a Deus, esse é conhecido dele (1 Coríntios 8:3).

Papai me conhece

A seguinte cena aconteceu em uma mina de carvão na Bélgica, no ano de 1930.

Um menino, cujo pai era mineiro, esperava pacientemente que o elevador subisse carregando os homens que saíam do trabalho. Um inspetor, que observava o garoto, perguntou:

– O que você faz aqui?

– Espero o meu pai.

– Mas será que você vai conseguir reconhecer seu pai no meio de dezenas de homens com o mesmo capacete e o rosto cheio de pó de carvão? É melhor voltar para casa.

– Não tem problema; o meu pai me conhece.

Que boa resposta! O menino estava consciente de que seria difícil reconhecer o pai, porém também sabia que era impossível o pai não vê-lo.

Nosso Deus vê tudo, ouve tudo e sabe tudo. Quando compôs o Salmo 139, o rei Davi disse: “Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento. Cercas o meu andar, e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos. Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó Senhor, tudo conheces” (vv. 2-4).

Nada é muito insignificante para Deus. Ele não somente tem um conhecimento universal, mas também um amor infinito, o de um Pai por Seus filhos.

Disse o Senhor Jesus: “Aquele que me ama será amado de meu Pai”; “Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará” e “Pois o mesmo Pai vos ama” (João 14:21,23 e 16:27).

Que DEUS abençoe a todos.

Salmo 127.2

23 de Março

"Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão que penosamente granjeastes; aos seus amados ele o dá enquanto dormem." (Salmo 127.2)

Este versículo de Salmos não apenas diz que é melhor dormir "pra valer" do que vigiar preguiçosamente, mas diz também algo bem diferente. Eu não sei se alguma vez você já se preocupou em saber o que a Bíblia diz sobre o sono. Não é verdade que o sono serve apenas para a restauração física. Neste texto: "...aos seus amados ele o dá enquanto dormem" reconhecemos uma função muito mais profunda do sono do que exclusivamente o restabelecimento físico. O sono é uma dádiva celestial de Deus. Aos poucos, o sono desliga a nossa consciência. Ao mesmo tempo, Deus se volta para a vida psíquica inconsciente, onde só Ele e Seus anjos têm acesso. Por isso é recomendável que, ao se deitar para descansar, você leve em consideração o Salmo 63.6: "...no meu leito, quando de ti me recordo, e em ti medito, durante a vigília da noite." Em outras palavras, permita que sua alma esteja junto com o Senhor! Entregue a Ele sua vida, pedindo que Ele lhe dê Sua paz enquanto você dorme. Então a amorosa mão criadora do seu Salvador fará um profundo e extenso trabalho de edificação em sua alma, em seu espírito e em seu corpo.

Que DEUS abençoe a todos.

Tiago 2:1-13

Tiago 2.1-13

1 Meus irmãos, não tenhais a fé em nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor da glória, em acepção de pessoas.
2 Se, portanto, entrar na vossa sinagoga algum homem com anéis de ouro nos dedos, em trajos de luxo, e entrar também algum pobre andrajoso,
3 e tratardes com deferência o que tem os trajos de luxo e lhe disserdes: Tu, assenta-te aqui em lugar de honra; e disserdes ao pobre: Tu, fica ali em pé ou assenta-te aqui abaixo do estrado dos meus pés,
4 não fizestes distinção entre vós mesmos e não vos tornastes juízes tomados de perversos pensamentos?
5 Ouvi, meus amados irmãos. Não escolheu Deus os que para o mundo são pobres, para serem ricos em fé e herdeiros do reino que ele prometeu aos que o amam?
6 Entretanto, vós outros menosprezastes o pobre. Não são os ricos que vos oprimem e não são eles que vos arrastam para tribunais?
7 Não são eles os que blasfemam o bom nome que sobre vós foi invocado?
8 Se vós, contudo, observais a lei régia segundo a Escritura: Amarás o teu próximo como a ti mesmo, fazeis bem;
9 se, todavia, fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado, sendo argüidos pela lei como transgressores.
10 Pois qualquer que guarda toda a lei, mas tropeça em um só ponto, se torna culpado de todos.
11 Porquanto, aquele que disse: Não adulterarás também ordenou: Não matarás. Ora, se não adulteras, porém matas, vens a ser transgressor da lei.
12 Falai de tal maneira e de tal maneira procedei como aqueles que hão de ser julgados pela lei da liberdade.
13 Porque o juízo é sem misericórdia para com aquele que não usou de misericórdia. A misericórdia triunfa sobre o juízo.


Tiago 2:1-13

Somos influenciados pelos valores mundanos, por exemplo: dinheiro, condição social etc., muito mais que imaginamos. Até mesmo Samuel precisou ser advertido disto: "O homem vê o exterior, porém o Senhor, o coração". (1 Samuel 16:7). Você sabe o que a "acepção de pessoas" levou o mundo a fazer? A desprezar e rejeitar o Filho de Deus, porque Ele veio à terra como um homem pobre (2 Coríntios 8:9). Hoje o gracioso nome de Cristo, invocado pelos cristãos, ainda é objeto de zombaria e blasfêmia. Entretanto, aqueles que levam Seu nome, os pobres que o mundo despreza, são chamados herdeiros do reino pelo Senhor (v. 5; Mateus 5:3). A eles é imposta "a lei régia", que é a lei do rei (v. 8). Quebrar o mandamento do amor é transgredir toda a lei, assim como quebrar um elo em uma corrente é suficiente para rompê-la por inteiro. De modo que éramos todos culpados, condenados pelo pecado. Mas Deus achou maior glória na misericórdia do que no julgamento. Esta misericórdia nos colocou sob uma "lei" bem diferente, a lei da liberdade - a liberdade de uma nova natureza que encontra seu prazer na obediência a Deus (1 Pedro 2:16).

Que DEUS abençoe a todos.

Gênesis 27:30-46

Gênesis 27:30-46

30 E aconteceu que, acabando Isaque de abençoar a Jacó, apenas Jacó acabava de sair da presença de Isaque seu pai, veio Esaú, seu irmão, da sua caça;
31 E fez também ele um guisado saboroso, e trouxe-o a seu pai; e disse a seu pai: Levanta-te, meu pai, e come da caça de teu filho, para que me abençoe a tua alma.
32 E disse-lhe Isaque seu pai: Quem és tu? E ele disse: Eu sou teu filho, o teu primogênito Esaú.
33 Então estremeceu Isaque de um estremecimento muito grande, e disse: Quem, pois, é aquele que apanhou a caça, e ma trouxe? E comi de tudo, antes que tu viesses, e abençoei-o, e ele será bendito.
34 Esaú, ouvindo as palavras de seu pai, bradou com grande e mui amargo brado, e disse a seu pai: Abençoa-me também a mim, meu pai.
35 E ele disse: Veio teu irmão com sutileza, e tomou a tua bênção.
36 Então disse ele: Não é o seu nome justamente Jacó, tanto que já duas vezes me enganou? A minha primogenitura me tomou, e eis que agora me tomou a minha bênção. E perguntou: Não reservaste, pois, para mim nenhuma bênção?
37 Então respondeu Isaque a Esaú dizendo: Eis que o tenho posto por senhor sobre ti, e todos os seus irmãos lhe tenho dado por servos; e de trigo e de mosto o tenho fortalecido; que te farei, pois, agora, meu filho?
38 E disse Esaú a seu pai: Tens uma só bênção, meu pai? Abençoa-me também a mim, meu pai. E levantou Esaú a sua voz, e chorou.
39 Então respondeu Isaque, seu pai, e disse-lhe: Eis que a tua habitação será nas gorduras da terra e no orvalho dos altos céus.
40 E pela tua espada viverás, e ao teu irmão servirás. Acontecerá, porém, que quando te assenhoreares, então sacudirás o seu jugo do teu pescoço.
41 E Esaú odiou a Jacó por causa daquela bênção, com que seu pai o tinha abençoado; e Esaú disse no seu coração: Chegar-se-ão os dias de luto de meu pai; e matarei a Jacó meu irmão.
42 E foram denunciadas a Rebeca estas palavras de Esaú, seu filho mais velho; e ela mandou chamar a Jacó, seu filho menor, e disse-lhe: Eis que Esaú teu irmão se consola a teu respeito, propondo matar-te.
43 Agora, pois, meu filho, ouve a minha voz, e levanta-te; acolhe-te a Labão meu irmão, em Harã,
44 E mora com ele alguns dias, até que passe o furor de teu irmão;
45 Até que se desvie de ti a ira de teu irmão, e se esqueça do que lhe fizeste; então mandarei trazer-te de lá; por que seria eu desfilhada também de vós ambos num mesmo dia?
46 E disse Rebeca a Isaque: Enfadada estou da minha vida, por causa das filhas de Hete; se Jacó tomar mulher das filhas de Hete, como estas são, das filhas desta terra, para que me servirá a vida?


Gênesis 27:30-46
Hebreus 12:16-17 associa esta história com a do capítulo 25. O mundano Esaú agora deseja ardentemente herdar a bênção, mas é rejeitado a despeito de suas lágrimas. Ele a rejeitou uma vez e agora é tarde demais. O mundo está cheio de gente que, como este homem, vende sua alma preciosa em troca de algum prazer passageiro. “O deus deles é o ventre... só se preocupam com as coisas terrenas” (Filipenses 3:19). São homens do mundo presente e o seu quinhão está nesta vida (Salmo 17:14). Um terrível despertar os espera quando, mais tarde, eles reconhecerem sua insensatez. Neste terrível lugar de choro e ranger de dentes, todas as lágrimas derramadas serão inúteis — como as de Esaú — para alcançarem outra vez a bênção que eles perderam por culpa própria.

As dificuldades de Jacó só estão começando. A ira de seu irmão, incitada pelo ódio e inveja, obriga-o a sair de casa. Ele não mais voltará a ver sua mãe, embora ela só estivesse considerando alguns dias de separação (v. 44). E assim Rebeca também sofre as conseqüências desse seu engano em conjunto.

A Escritura confere um grande espaço à história da vida de Jacó, e assim nos permite apreciar a longa e paciente obra da graça de Deus na vida de um dos Seus.

Que DEUS abençoe a todos.