segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

1 João 4:18

Segunda-feira 25 Janeiro

No amor não há temor, antes o perfeito amor lança fora o temor (1 João 4:18).

Como superar o medo (1)

O número de pessoas atormentadas pelo medo, ou até pelo pânico, é tão grande que ficaríamos surpresos se contássemos. Esses indivíduos jamais sentem paz interior. Nem mesmo a prosperidade é garantia contra tais temores; pelo contrário, quando tinha tudo o que precisava e desejava, Jó admitiu sentir muito medo: “Porque aquilo que temia me sobreveio; e o que receava me aconteceu” (Jó 3:25).

Existe uma resposta para a pergunta: “Como posso ficar livre do medo em um mundo cheio de injustiça, conflitos e incertezas, no qual a luta pela existência é tão difícil? Como posso viver sem medo?”

Em uma noite de tempestade, uma criancinha acordou assustada com os barulhos do vento e gritou de medo. Seu pai a pegou no colo, a abraçou e logo ela dormiu novamente. A tempestade que a fez temer não diminuiu, mas a confiança da criança no amor e cuidado do pai lhe deu a segurança que precisava. A convicção de que o pai a amava e a protegia eliminou todo o medo.

Existe apenas uma maneira de vencer o medo: é pela completa confiança e fé no amor de Deus. Mas para experimentarmos isso, temos de conhecê-Lo como nosso Pai, construindo um relacionamen­to com Ele cotidianamente. Assim, teremos a convicção de que o Todo-poderoso Deus está conosco, nos ama e nos diz: “Não temas… eu sou o teu escudo, o teu grandíssimo galardão” (Gênesis 15:1).

Que DEUS abençoe a todos.

Jeremias 17.7

25 de Janeiro

"Bendito o homem que confia no Senhor, e cuja esperança é o Senhor." (Jeremias 17.7)

Temos de aprender a confiar total e incondicionalmente no Senhor: "...ele é escudo para todos os que nele se refugiam." Decepções com as pessoas com as quais convivemos não deveriam nos levar à amargura, mas nos conduzir à correção e à convicção: "Não confiei no Senhor, me agarrei em pessoas." Quando desmorona tudo aquilo que você construiu como infra-estrutura durante toda a sua vida, não desanime. As Sagradas Escrituras advertem: "Não abandoneis, portanto, a vossa confiança; ela tem grande galardão." Deus vai derrubando mais e mais as escoras terrenais em que nos apoiamos, para que tenhamos a Jesus, a Jesus somente!

Não é por acaso que Abraão se tornou o pai da fé. Deus foi tirando dele todas aquelas coisas nas quais ele se apoiava. Na época em que vivemos agora, a qual vai ficando cada vez mais escura por estarmos nos tempos finais, temos muitas oportunidades de honrar ao Senhor através de uma confiança sem restrições. Por isso, oremos assim: "Socorro, Senhor! porque já não há homens piedosos; desaparecem os fiéis dentre os filhos dos homens."

Que DEUS abençoe a todos.

Colossenses 2.20-23

Colossenses 2.20-23

20 Se morrestes com Cristo para os rudimentos do mundo, por que, como se vivêsseis no mundo, vos sujeitais a ordenanças:
21 não manuseies isto, não proves aquilo, não toques aquiloutro,
22 segundo os preceitos e doutrinas dos homens? Pois que todas estas coisas, com o uso, se destroem.
23 Tais coisas, com efeito, têm aparência de sabedoria, como culto de si mesmo, e de falsa humildade, e de rigor ascético; todavia, não têm valor algum contra a sensualidade.

Colossenses 3.1-7
1 Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus.
2 Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra;
3 porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus.
4 Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então, vós também sereis manifestados com ele, em glória.
5 Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno e a avareza, que é idolatria;
6 por estas coisas é que vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.
7 Ora, nessas mesmas coisas andastes vós também, noutro tempo, quando vivíeis nelas.

Colossenses 2:20-23; 3:1-7

O que devemos ou não devemos fazer é determinado pelo que somos. Agora a nossa dupla posição acaba de ser descrita (vv. 12-13).

(1) Estamos mortos com Cristo (v. 20), mortos para os rudimentos do mundo; não podemos mais tomar, como regra de vida, os princípios que regem este mundo, com suas pretensões morais e religiosas, e suas avaliações, tão freqüentemente falsas, do que é certo e errado.

(2)Fomos "ressuscitados juntamente com Cristo" (3:1). Como pessoas do Alto, pensemos nas coisas do Alto, apliquemos os princípios do Alto às circunstâncias mais comuns.

Sim, "morrestes", confirma o v. 3 uma vez mais, e a nova e imperecível vida - que agora é vossa - "está oculta juntamente com Cristo, em Deus". "Por essa razão o mundo não nos conhece" - ou seja, ele não nos compreende - "porquanto não o conheceu a ele mesmo" (1 João 3:1). Mas quando Cristo for manifestado, todos saberão qual era o nosso segredo.

Ainda que a nossa vida esteja no céu, continuamos a ter conosco na terra esses perigosos "membros" morais; noutras palavras, nossas concupiscências. Consideremos mortas todas essas culpáveis evidências do velho homem. Por causa delas, "é que vem a ira de Deus [sobre os filhos da desobediência]" (v. 6). Por causa delas, essa ira caiu sobre o nosso perfeito Substituto.

Que DEUS abençoe a todos.

2 Crônicas 28:1-15

2 Crônicas 28:1-15

1 TINHA Acaz vinte anos de idade, quando começou a reinar, e dezesseis anos reinou em Jerusalém; e não fez o que era reto aos olhos do Senhor, como Davi, seu pai.
2 Antes andou nos caminhos dos reis de Israel, e, além disso, fez imagens fundidas a Baalins.
3 Também queimou incenso no vale do filho de Hinom, e queimou a seus filhos no fogo, conforme as abominações dos gentios que o Senhor tinha expulsado de diante dos filhos de Israel.
4 Também sacrificou, e queimou incenso nos altos e nos outeiros, como também debaixo de toda a árvore verde.
5 Por isso o Senhor seu Deus o entregou na mão do rei dos sírios, os quais o feriram, e levaram dele em cativeiro uma grande multidão de presos, que trouxeram a Damasco; também foi entregue na mão do rei de Israel, o qual lhe infligiu grande derrota.
6 Porque Peca, filho de Remalias, matou em Judá, num só dia, cento e vinte mil, todos homens valentes; porquanto deixaram ao Senhor Deus de seus pais.
7 E Zicri, homem valente de Efraim, matou a Maasias, filho do rei, e a Azricão, o mordomo, e a Elcana, o segundo depois do rei.
8 E os filhos de Israel levaram presos de seus irmãos duzentos mil, mulheres, filhos e filhas; e também saquearam deles grande despojo, que levaram para Samaria.
9 Mas estava ali um profeta do Senhor, cujo nome era Obede, o qual saiu ao encontro do exército que vinha para Samaria, e lhe disse: Eis que, irando-se o Senhor Deus de vossos pais contra Judá, os entregou na vossa mão, e vós os matastes com uma raiva tal, que chegou até aos céus.
10 E agora vós cuidais em sujeitar a vós os filhos de Judá e Jerusalém, como cativos e cativas; porventura não sois vós mesmos culpados contra o Senhor vosso Deus?
11 Agora, pois, ouvi-me, e tornai a enviar os prisioneiros que trouxestes cativos de vossos irmãos; porque o ardor da ira do Senhor está sobre vós.
12 Então se levantaram alguns homens dentre os cabeças dos filhos de Efraim, a saber, Azarias, filho de Joanã, Berequias, filho de Mesilemote, Jeizquias, filho de Salum, e Amasa, filho de Hadlai, contra os que voltavam da batalha.
13 E lhes disseram: Não fareis entrar aqui estes cativos, porque, além da nossa culpa contra o Senhor, vós intentais acrescentar mais a nossos pecados e a nossas culpas, sendo que já temos grande culpa, e já o ardor da ira está sobre Israel.
14 Então os homens armados deixaram os cativos e o despojo diante dos príncipes e de toda a congregação.
15 E os homens que foram apontados por seus nomes se levantaram, e tomaram os cativos, e vestiram do despojo a todos os que dentre eles estavam nus; e vestiram-nos, e calçaram-nos, e deram-lhes de comer e de beber, e os ungiram, e a todos os que estavam fracos levaram sobre jumentos, e conduziram-nos a Jericó, à cidade das palmeiras, a seus irmãos. Depois voltaram para Samaria.


2 Crônicas 28:1-15
Em contraste com Jotão, do qual somente coisas boas ficaram registradas, nada de favorável pode ser dito acerca de seu perverso filho, Acaz. Foi um terrível reinado durante o qual tudo provocava o Senhor à ira! Quão fundo o povo de Judá havia caído! Deus usa os reis da Síria e de Israel para puni-los. O último mata 120 mil homens em um só dia e captura 200 mil pessoas. No entanto, como o profeta Odede declara, a lição é tanto para o vitorioso quanto para o vencido. E não é também para nós? Antes de nos tornamos juízes dos outros, façamos uma auto-análise e vejamos se nós mesmos não temos pecado contra o nosso Deus (v. 10). Odede falou dessa maneira ao povo de Israel. Quatro deles, citados nominalmente, foram profundamente tocados e intercederam a favor dos pobres cativos. Então, não contentes em obter a liberdade dos prisioneiros, os quatro lhes supriram a necessidade e os conduziram de volta a Judá. Aqueles homens colocaram em prática a verdade de Romanos 12:20-21. Que belo exemplo de amor e devoção! Isso nos faz lembrar a atitude do samaritano na parábola de Lucas 10:33-34.

Que DEUS abençoe a todos.