terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

2 Coríntios 5:17

Terça-feira 9 Fevereiro

Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo (2 Coríntios 5:17).

O filho de Sam (2)

“Meu novo amigo tentava ler ou me falar algo sobre a Bíblia todos os dias. No início eu apenas ouvia. Mas gradualmente passei a me sentir muito afetado pelo que ouvia. Por fim, ele me deu uma edição bíblica que continha o Novo Testamento e os Salmos, pedindo que eu mesmo lesse, em especial, os Salmos.

Concordei com a sugestão dele, abri o livro e fui capturado pelos Salmos. Os salmos de Davi prenderam minha atenção de um modo particular. Era como se esse homem de Deus estivesse falando comigo pessoalmente, pois ele também havia experimentado momentos de depressão. Sua vida sempre era cheia de problemas e ele não via a saída.

Senti que aquele homem tinha sofrido de verdade. Sempre pensei que na vida de um rei tudo corria bem. Agora eu lia sobre as necessidades dele e como clamava a Deus na angústia.

Eu também não estava em uma situação caótica? A oração de Davi por ajuda e salvação se aplicava a mim. Não demorou muito para eu reconhecer minha culpa por todos os atos errados que cometera e me sentir envergonhado de mim mesmo. Naquele dia de 1987, me ajoelhei na cela e derramei meu coração diante de Jesus Cristo. Disse que tinha arruinado minha vida por causa do pecado e que eu estava cansado do crime. Pedi que perdoasse todos os meus pecados.

Quando levantei, senti como se uma cadeia pesada e invisível que me acorrentara por tantos anos tivesse se partido e fosse arrancada de mim. Uma paz real entrou em meu coração. Naquela época não entendi direito o que havia acontecido, mas foi onde tudo mudou na minha vida.”

Que DEUS abençoe a todos.

(concluído)

Êxodo 24.7

9 de Fevereiro

"Tudo o que falou o Senhor, faremos, e obedeceremos." (Êxodo 24.7)

O povo de Israel jurou junto ao monte Sinai que cumpriria tudo o que havia prometido ao Senhor, mas, logo depois, todo o povo se desviou de Deus. Deus leva a sério as nossas decisões, e ao nosso querer Ele acrescenta o realizar. Mas em nossa vida tudo continua sendo mera teoria – embora nos firmemos na Palavra de Deus –, se não tivermos uma vida de oração. Em outras palavras: a Palavra de Deus só produz seu efeito poderoso e permanente em nossa vida interior se respondemos ao falar de Deus. Através da Bíblia, Deus fala com você, através da oração você responde a Ele.

Neste instante, peço-lhe para se aquietar por um momento, respondendo as seguintes perguntas: em sua agitação e em meio à sua atividade espiritual você ainda ora? Durante quanto tempo você esteve diante da face do Senhor hoje? Você permaneceu diante da Sua face, ou depois de um rápido "devocional por obrigação" você voltou novamente à ordem do dia sem que a chama do primeiro amor fosse reacendida em seu coração? Meu desejo sincero é que você, depois de ter lido estas linhas, se humilhe diante de Deus e diga: "Nunca mais, Senhor, quero deixar de transformar em prática a minha entrega a Ti. Quero neste instante cumprir os votos e promessas que fiz a Ti!"

Que DEUS abençoe a todos.

Hebreus 11:1 e Romanos 10:17

Como Crer
Vivemos um momento muito difícil hoje. Parece que a palavra das pessoas não tem mais credibilidade. Uma forte crise financeira preocupa o mundo inteiro.

Mas justamente nesses momentos de insegurança e crise é que a humanidade deve voltar-se para os valores permanentes. Quanto mais enferma a pessoa, mais rapidamente precisa de atendimento médico. Estamos quase todos necessitando de uma UTI para as nossas esperanças e a nossa fé. Olhamos para todos os lados em busca do socorro.

Meus amigos, já olhamos muito para os lados. E nos esquecemos de olhar para cima. O extremo das necessidades humanas oferece a orpotunidade que Deus espera para poder nos ajudar. Observando o que está acontecendo no mundo, não teria chegado o momento de procurarmos a dimensão da fé? Não seria a fé o passaporte para sairmos das nossas dificuldades? Mas como entrar nessa dimensão se justamente não possuímos fé? Como crer? E ainda mais, o que é fé?

A Bíblia define fé em Hebreus 11:1 - "Ora a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que não se vêem". A pergunta seguinte é: Como ter fé? A resposta está na Bíblia, em Romanos 10:17 - "A fé vem pelo ouvir e o ouvir pela Palavra de Deus."

Amigo, como está a sua fé? É fraca ou quase inexistente? Então alimente-a como a Palavra de Deus e ela brotará em forma de fé viva em seu coração. Porque a fé vem pelo ouvir e ouvir pela Palavra de Deus. Por que ser fraco na fé quando a fonte da fé está em nossas mãos?

Existem três coisas essenciais à fé que desejo mencionar. Primeiro, devemos compreender o que está sendo mencionado ou prometido. Sem isso, ninguém de nós poderá exercitar uma fé inteligente. Os discípulos que iam para Emaús tiveram esta experiência. " Então lhes abriu o entendimento para compreenderem as Escrituras." No momento que entenderam o sentido das Escrituras Sagradas, eles puderam exercitar fé nelas.

A segunda coisa importante é que: o conhecimento é essencial à fé. Ninguém de nós poderia crer em alguma coisa sobre o qual ignoramos. Como o apóstolo Paulo esclarece em Romanos 10:14, 17: " Como, porém evocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue? E assim, a fé vem pelo ouvir e o ouvir pela palavra de Deus."

O terceiro elemento fundamental é a confiança naquilo que está escrito na Palavra de Deus. Aquilo que pedimos ao Senhor, se é de conformidade com a vontade de Deus, sabemos que receberemos. (I João 5:14,15)

Não tenha medo de pedir a Deus as coisas que precisa, tais como perdão dos pecados, bênçãos espirituais e a certeza maravilhosa da redenção.

Agora você pergunta: Qual deve ser minha atitude para demonstrar quando creio? Como crer? Outra vez a Santa Escritura nos oferece o modelo: Quando Deus chamou Abraão e prometeu que sua descendência seria como as estrelas do céu, e que dela viria o Messias, lemos em Gênesis 15:6 que ele creu no Senhor, e que isso foi creditado a ele como justiça.

Quando o povo do passado veio ao rio Jordão para cruzá-lo, Deus orientou aos sacerdotes que levavam a arca a marcharem e assim que seus pés tocassem a água Ele iria abrir o rio para passarem em caminho seco. Era uma promessa. E Ele cumpriu a Sua palavra. (Josué 3:15 -17) Naamã, o siro, mostrou sua fé no que o Senhor lhe falou. Mergulhou sete vezes no rio Jordão e foi curado da lepra. (II Reis 5;14) No capítulo 9 de João, Jesus passa lodo nos olhos de um cego, pede que vá lavar-se na piscina de Siloé. Ele vai e volta enxergando.

Esses poucos exemplos reforçam a nossa fé, mostrando como eles creram e receberam a maravilhosa recompensa. Antes de acontecer o milagre, eles agiram confiando na Palavra do Senhor como verdadeira. Assim foi como eles creram e acabaram fechando as portas para a dúvida. "Essa é a vitória que vence o mundo, a nossa fé." I João 5:4

Dwight Moody disse: "Um pouco de fé vai elevar a sua alma até ao céu, mas muita fé vai trazer o céu para sua alma." A grande fortaleza central da fé jamais decepicionará a mais humilde pessoa que ora e estuda a Palavra de Deus.

Agora você poderia perguntar. Devo sentir a bênção antes de crer que a receberei? A resposta é não, definitivamente não. Fé e sentimento são duas coisas bem diferentes. Devemos exercitar a fé, confiando na palavra que Deus empenhou. Depois, pertence ao Senhor conceder-nos qualquer sentimento da maneira como Ele achar melhor e quando achar por bem. A bênção vêm depois da fé, e não antes. O sentimento não deve governar a fé. Mas a fé deve governar os sentimentos. Em João 20:29 - "Disse-lhe Jesus: Porque me viste, creste. Bem aventurados os que não viram e creram."

Guardemos firme a confissão da nossa fé, sem vacilar, pois quem fez a promessa é fiel. (Hebreus 10:23)

Não se esqueça, os problemas poderão cercar você por todos os lados, mas olhe para cima e será abençoado. Crendo na Palavra de Deus e recebendo a Jesus como seu Senhor e Salvador sua vida será completa. Cada noite trará esperanças, cada manhã trará bênçãos. E certamente você viverá com a maravilhosa promessa da Palavra de Deus: Esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé. (I João 5:4)

Que DEUS abençoe a todos.

1 Timóteo 1.1-11

1 Timóteo 1.1-11

1 Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, pelo mandato de Deus, nosso Salvador, e de Cristo Jesus, nossa esperança,
2 a Timóteo, verdadeiro filho na fé, graça, misericórdia e paz, da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Senhor.
3 Quando eu estava de viagem, rumo da Macedônia, te roguei permanecesses ainda em Éfeso para admoestares a certas pessoas, a fim de que não ensinem outra doutrina,
4 nem se ocupem com fábulas e genealogias sem fim, que, antes, promovem discussões do que o serviço de Deus, na fé.
5 Ora, o intuito da presente admoestação visa ao amor que procede de coração puro, e de consciência boa, e de fé sem hipocrisia.
6 Desviando-se algumas pessoas destas coisas, perderam-se em loquacidade frívola,
7 pretendendo passar por mestres da lei, não compreendendo, todavia, nem o que dizem, nem os assuntos sobre os quais fazem ousadas asseverações.
8 Sabemos, porém, que a lei é boa, se alguém dela se utiliza de modo legítimo,
9 tendo em vista que não se promulga lei para quem é justo, mas para transgressores e rebeldes, irreverentes e pecadores, ímpios e profanos, parricidas e matricidas, homicidas,
10 impuros, sodomitas, raptores de homens, mentirosos, perjuros e para tudo quanto se opõe à sã doutrina,
11 segundo o evangelho da glória do Deus bendito, do qual fui encarregado.


1 Timóteo 1:1-11

Conhecemos Timóteo no capítulo 16 de Atos. Preciosos eram os vínculos de Paulo com seu "verdadeiro filho na fé". Contudo, ele lhe escreve na qualidade de apóstolo, para enfatizar a autoridade que ele lhe confere. A esse jovem discípulo foi confiada uma difícil tarefa: conduzir cada um à maneira em que deve proceder na igreja (3:15). Um mandamento, cujo fim era o amor, tinha sido dado a ele. Do mesmo modo que os tribunais não são para as pessoas honestas, a lei não é mais pertinente aos justificados (v. 9). O conveniente de aí em diante é o amor, cuja fonte está em Deus. Este foi derramado em nosso coração pelo Espírito (Romanos 5:5). Para que não permaneça em nós como água estancada, mas antes flua através de nós e jorre para o proveito dos demais, nenhum canal deve estar obstruído. O amor brota de um "coração puro": o qual está desvencilhado de todo ídolo; de uma "consciência boa": a qual não tem nada pelo que condenar em si mesma (Atos 24:16); e de uma "fé sem hipocrisia": livre de toda a forma de hipocrisia (2 Timóteo 1:5). Se essas condições não são cumpridas, o nosso cristianismo não será nada mais que uma "loquacidade frívola" (v. 6).

Quão maravilhoso é o contraste entre a lei que amaldiçoa o pecador e a graça que o transporta ao gozo da glória e da felicidade de Deus!

Que DEUS abençoe a todos.

Gênesis 2:1-14

Gênesis 2:1-14

1 ASSIM os céus, a terra e todo o seu exército foram acabados.
2 E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito.
3 E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera.
4 Estas são as origens dos céus e da terra, quando foram criados; no dia em que o Senhor Deus fez a terra e os céus,
5 E toda a planta do campo que ainda não estava na terra, e toda a erva do campo que ainda não brotava; porque ainda o Senhor Deus não tinha feito chover sobre a terra, e não havia homem para lavrar a terra.
6 Um vapor, porém, subia da terra, e regava toda a face da terra.
7 E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.
8 E plantou o Senhor Deus um jardim no Éden, do lado oriental; e pôs ali o homem que tinha formado.
9 E o Senhor Deus fez brotar da terra toda a árvore agradável à vista, e boa para comida; e a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal.
10 E saía um rio do Éden para regar o jardim; e dali se dividia e se tornava em quatro braços.
11 O nome do primeiro é Pisom; este é o que rodeia toda a terra de Havilá, onde há ouro.
12 E o ouro dessa terra é bom; ali há o bdélio, e a pedra sardônica.
13 E o nome do segundo rio é Giom; este é o que rodeia toda a terra de Cuxe.
14 E o nome do terceiro rio é Tigre; este é o que vai para o lado oriental da Assíria; e o quarto rio é o Eufrates.


Gênesis 2:1-14
“Em seis dias, fez o Senhor os céus e a terra, e, ao sétimo dia, descansou, e tomou alento” (Êxodo 31:17). Ele mesmo se alegra no gozo que tem preparado para Sua criatura.

Na criação, admiramos o poder de Deus, hábil em dispor milhares de milhões de estrelas na vasta extensão dos céus, hábil em impor limites ao mar, hábil em controlar as forças dos raios e dos ventos, sim, hábil até para formar o homem de um punhado de pó da terra (Salmo 8:3). Também admiramos Sua Sabedoria; Ele delimitou os tempos e as estações; estabeleceu equilíbrio em toda a natureza, deu leis às plantas e instintos aos animais (Salmo 104:24). Mas admiremos também a Sua bondade. Ele fez os céus, estendeu a terra sobre as águas, e fez os grandes luminares…, “porque a sua misericórdia dura para sempre” (Salmo 136:5-7). Com a ternura de uma mãe que prepara antecipadamente tudo o que for necessário para a criança que trará ao mundo, assim Deus estabeleceu o homem em condições perfeitas. Colocou-o num jardim aprazível, onde tudo o que tinha de fazer era desfrutar do descanso e do repouso de seu Criador. E, ao soprar nas suas narinas “o fôlego de vida” (v. 7), Deus o fez (diferente dos animais) uma alma vivente e imortal, que presta contas a Ele.

Que DEUS abençoe a todos.