sábado, 26 de dezembro de 2009

Romanos 14:12; João 14:26; João 7:17; I Coríntios 2:13

Como Estudar a Bíblia
Deus nos fala pelo santo Livro. A Bíblia nos apresenta Deus. O Seu plano de salvação é exposto na Bíblia com clareza. O caminho que devemos trilhar nos é revelado.

A Santa Bíblia é pois uma carta de Deus a nós dirigida. E o Seu divino Autor espera que a conheçamos.

"O primeiro e mais elevado dever de todo ser racional é aprender das Escrituras o que é a verdade, e então andar na luz, animando outros a lhe seguirem o exemplo." (CS, pág. 648) EWG

Cada indivíduo deve estudar o grande Livro por si mesmo, pois "cada um de nós dará contas de si mesmo a Deus." Romanos 14:12. Importantes quanto possam ser os guias religioso e mesmo a Igreja, não são eles que responderão por nós.

O papel da igreja e dos líderes religiosos, é tornar conhecido o que o Livro diz e levar pecadores a Cristo. A base da fé é a Palavra de Deus. No dia do juízo os destinos de todos serão decididos pelo que a Bíblia diz.

Deus a todos possibilitou conhecer o Seu Livro, pois coloca-o ao alcance de todos. Centenas de milhões de exemplares das Escrituras são produzidos em cerca de 1.600 línguas e dialetos.

Nesta palestra consideraremos algumas regras que devem ser observadas no estudo da Bíblia. Também alguns métodos que podem ser seguidos nesse estudo.

Quanto às regras, ou normas de interpretação, aqui estão as principais:

Primeira - O estudo das Escrituras deve ser feito com oração. Há uma dimensão espiritual na mensagem do Livro. E esta só pode ser discernida espiritualmente. Antes pois de abrir a Bíblia devemos pedir, com humildade, a iluminação do Céu. Então o Espírito Santo nos abrirá a mente para lhe entendermos o ensino. ". . . mas . . . o Espírito Santo", disse Jesus, "a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas. . ." João 14:26

Segunda - Para compreendermos bem as Escrituras, devemos ter a disposição de praticar seus ensinos, de seguir a luz delas recebida. O Salvador ensinou: "Se alguém quiser fazer a vontade dele, conhecerá a respeito da doutrina, se ela é de Deus, ou se eu falo por mim mesmo." João 7:17

Terceira - Cada ponto das Escrituras deve ser interpretado em harmonia com o conjunto de ensino do Livro. Devidamente compreendido, um ensino não contradiz o outro. Com certa frequência encontramos declarações que podem ter vários sentidos. Devemos dar, a cada uma, o sentido que se harmonize com os demais sentidos.

Quarta - O Santo Livro deve ser o seu próprio interprete. Daí a necessidade de comparar um trecho com outro. Nas palavras do apóstolo Paulo, aprendemos: "Disto também falamos, não em palavras ensinadas pelo espírito, comparando as coisas espirituais com espirituais." I Coríntios 2:13

Quinta - Devemos dar sentido literal às declarações do Livro Sagrado, a não ser que haja clara indicação de serem elas simbólicas, ou figurativas. As parábolas de Jesus estão entre os trechos figurativos. Mas, em geral elas são introduzidas como tais. As parábolas, como também as profecias simbólicas, das quais temos bom número em Daniel e Apocalipse, devem ter a interpretação que lhes dão as próprias Escrituras.

As demais porções do Livro devem, geralmente, ser tomadas ao pé da letra. Resumindo, devemos permitir que o próprio Sagrado Livro se explique a si mesmo, e mais importante ainda, devemos pedir a iluminação do céu.

Como ajuda neste mais importante dos estudos, é recomendável ter um dicionário bíblico, também uma chave bíblica. A Sociedade Bíblica do Brasil publicou uma Chave Bíblica que muito facilita a localização dos textos sobre um dado assunto.

Há uma série de cinco livros que cobrem toda a História Sagrada, desde a criação até o futuro reino de Deus. Eles são um comentário da Bíblia; de alto valor para sua devida compreensão.

Seus títulos: Patriarcas e Profetas, Profetas e Reis, O Desejado de Todas as Nações, Atos dos Apóstolos e O Grande Conflito. Para o estudo das parábolas recomendamos o livro Parábolas de Jesus. Todos estes seis livros podem ser adquiridos da Casa Publicadora Brasileira, Caixa Postal 34, Tatuí, São Paulo, CEP 18270.000

Para o estudo da Bíblia por tópicos recomendamos o livro Estudos Bíblicos, no qual são tratados duzentos importantes tópicos, com textos das Escrituras e ainda cerca de 4.000 perguntas sobre assuntos religiosos. O livro Estudos Bíblicos pode também ser adquirido da Casa Publicadora Brasileira.

Prezado ouvinte: A Bíblia é o maior tesouro. Explorando-a encontraremos ricas e preciosas jóias. Dela aprenderemos muitos assuntos. Veremos que apesar ter sido escrita à muito tempo, ela é um livro atual.

Em suas palavras encontramos orientações e alívio. Apresentam também teologia, doutrina, verdade, apelo e tem uma vitalidade que será sempre nova e recriadora até os finais dos tempos.

Mas, o mais importante é que a Bíblia nos mostra um Deus de amor que enviou o Seu único Filho para resgatar a humanidade, de um mundo literalmente perdido.

Deixe Deus falar ao seu coração através da Santa Bíblia.

Que DEUS abençoe a todos.

Deuteronômio 26:16

Sábado 26 Dezembro

Neste dia, o SENHOR, teu Deus, te manda fazer estes estatutos e juízos; guarda-os, pois, e faze-os com todo o teu coração e com toda a tua alma (Deuteronômio 26:16).

MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE DEUTERONÔMIO (Leia Deuteronômio 26:12-19)
O convite de Hebreus 13:15 para sempre oferecermos sacrifícios de louvor a Deus é imediatamente seguido da exortação: “Não negligencieis, igualmente, a prática do bem e a mútua cooperação”. Aqui também temos a questão dos dons imediatamente após a oferta das primícias ao Senhor (vv. 1-11). Os dízimos faziam parte da adoração de Israel, e o versículo 11 nos ensina o porquê: era necessário que o levita e o estrangeiro se alegrassem juntamente com o israelita. Da mesma maneira, somos exortados a compartilhar nossos bens com os outros, não para recebermos agradecimentos ou atenções, mas para que a pessoa com a qual compartilhamos dê graças ao Senhor pelas boas coisas que desfrutamos juntos (2 Coríntios 9:12). Fazer o bem no céu não será mais importante, pois obviamente não haverá a menor necessidade disso. Na terra, contudo, o Espírito de Deus relaciona este serviço ao louvor. É como se Ele nos desse uma oportunidade de provar nosso amor a Deus mais do que com palavras. Além disso, não esqueçamos a tocante razão que deveria ser suficiente para nós: “pois, com tais sacrifícios, Deus se compraz” (Hebreus 13:16)!

Uma única coisa distinguia Israel “em louvor, renome e glória sobre todas as nações”: era a obediência aos mandamentos de seu Deus (vv. 18-19).

Que DEUS abençoe a todos.

1 Coríntios 3.11

26 de Dezembro

"Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo." 1 Coríntios 3.11

A Bíblia é exclusiva e definitiva. Por isso ninguém pode lançar outra base sobre a qual a alma humana possa se fundamentar para a eternidade.

Jesus Cristo é a base imutável. O prazer e a alegria que o mundo oferece é fútil, porque é mutável e, portanto, passageira. As Sagradas Escrituras ensinam: "Ora, o mundo passa, bem como a sua concupiscência."

Jesus Cristo é o fundamento eterno. Ele é o Filho do Deus eterno. A Bíblia diz que Ele nos dá uma salvação que dura para sempre. Jesus diz: "Eu lhes dou a vida eterna."

Jesus Cristo é o fundamento para a reconciliação. Ele lançou a base para a nossa reconciliação com o Deus santo: "...a saber, que Deus estava em Cristo, reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões."

Jesus Cristo é o fundamento seguro e fiel. Onde você encontra segurança? Em lugar nenhum! Ainda que você possua muitas apólices de seguro, sua insegurança, sua inquietação e sua insatisfação não estarão banidas de sua vida. Refugie-se nEle: seguro nos braços de Jesus; seguro no Seu coração!

Que DEUS abençoe a todos.