sábado, 9 de janeiro de 2010

Deuteronômio 28:13 e Leia Deuteronômio 28:1-14

Sábado 9 Janeiro

O Senhor te porá por cabeça e não por cauda; e só estarás em cima e não debaixo, se obedeceres aos mandamentos do Senhor, teu Deus, que hoje te ordeno, para os guardar e cumprir (Deuteronômio 28:13).

Meditações sobre o livro de Deuteronômio (Leia Deuteronômio 28:1-14)

Este texto está relacionado com o capítulo 26 de Levítico. Juntos, formam um duplo e solene testemunho, advertindo Israel quanto às conseqüências de sua obediência ou desobediência (Jó 33:14). “Se ouvires…” (v. 1, 2, 13). Muitas vezes neste livro ressoará a chamada “Ouve, ó Israel”. Coloquemos nosso próprio nome no lugar do de Israel e prestemos atenção aos mandamentos do Senhor! O jovem Samuel respondeu: “Fala, porque o teu servo ouve” (1 Samuel 3:10). E o próprio Cristo pôde afirmar através do Espírito de profecia: “O Senhor Deus…desperta-me o ouvido para que eu ouça como os eruditos” (Isaías 50:4). A bênção do Senhor sempre estará ligada ao fato de ouvir, guardar e praticar a Palavra (Apocalipse 1:3). Ela sacia e enriquece nossa alma completa e con­tinuamente, “na cidade e no campo”. Nossa vida familiar e tudo em que colocarmos as mãos terá essa marca (v. 8). Viveremos de vitória em vitória (v. 7). Por fim, a superabundância da prosperidade espiritual (v. 11) não passará despercebida, e sua origem será óbvia para todos: ela vem do Senhor a quem eles pertencem e cujo nome glorificam (v. 10).

Que DEUS abençoe a todos.

2 Pedro 1.3

9 de Janeiro

"Visto como pelo seu divino poder nos têm sido doadas todas as cousas que conduzem à vida e à piedade, pelo conhecimento completo daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude." (2 Pedro 1.3)

As palavras "todas as coisas" nos dizem que o poder de Deus está presente em todas as situações da nossa vida. Se este poder de Jesus Cristo está em nós, ele também emana de nós. Por isso deveria haver um pouco mais de brilho nos olhos dos filhos de Deus, pois os olhos são a janela da alma. Existem tomadas de luz com as quais é possível regular a intensidade de luz que se deseja. Mas no caso de muitos crentes essa "tomada" está tão fechada que a luz permanece bem fraquinha. Por quê? Porque o poder de Jesus não reside neles pela fé, e por isso este poder não pode se tornar ativo na fraqueza deles. É terrível se em sua vida tudo é mera teoria porque você não reconhece realmente a Jesus nem o poder de Sua ressurreição. Esse maravilhoso poder espiritual, que também elimina o cansaço físico, quer se tornar ativo em nós. Não devemos estar desligados desse poder de Deus, que é revelado em Jesus Cristo, mas, sim, estar diretamente conectados a ele. Por isso sejamos gratos pelo poder que Ele nos deu!

Que DEUS abençoe a todos.

Efésios 5.22-33

Efésios 5.22-33

22 As mulheres sejam submissas ao seu próprio marido, como ao Senhor;
23 porque o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, sendo este mesmo o salvador do corpo.
24 Como, porém, a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo submissas ao seu marido.
25 Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela,
26 para que a santificasse, tendo -a purificado por meio da lavagem de água pela palavra,
27 para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito.
28 Assim também os maridos devem amar a sua mulher como ao próprio corpo. Quem ama a esposa a si mesmo se ama.
29 Porque ninguém jamais odiou a própria carne; antes, a alimenta e dela cuida, como também Cristo o faz com a igreja;
30 porque somos membros do seu corpo.
31 Eis por que deixará o homem a seu pai e a sua mãe e se unirá à sua mulher, e se tornarão os dois uma só carne.
32 Grande é este mistério, mas eu me refiro a Cristo e à igreja.
33 Não obstante, vós, cada um de per si também ame a própria esposa como a si mesmo, e a esposa respeite ao marido.

Efésios 5:22-33

Desde o v. 22 do capítulo 5 até o v. 9 do capítulo 6, o apóstolo introduz o cristianismo no círculo familiar. A submissão de uma esposa a seu marido, tema do v. 22, é considerada atualmente, pelo menos nos países ocidentais, um princípio antiquado. Mas se o amor de Cristo constitui a atmosfera de um lar, o marido não exigirá nada que seja arbitrário, e a mulher, por sua vez, reconhecerá que tudo o que lhe é pedido corresponde à vontade do Senhor. Com efeito, é o amor que governará a atitude do marido. E novamente o perfeito Exemplo nos é apresentado: Cristo em Sua divina afeição pela igreja. Nos capítulos 1 (v. 23) e 4 vemos a Igreja como Seu corpo e Ele como a Cabeça. No capítulo 2, a Igreja é apresentada como um edifício do qual Ele é a pedra angular. Finalmente, aqui ela é Sua esposa. Como tal, recebeu, recebe e continuará a receber as mais excelentes demonstrações de Seu amor. Ontem, Cristo Se entregou a Si mesmo pela Igreja (v. 2). Hoje, Ele a cerca com Seu cuidado, purifica-a, alimenta-a e com ternura a prepara para o glorioso encontro (vv. 26, 29; 4:11). Amanhã, Ele a apresentará a Si mesmo, para Seu gozo, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas gloriosa, santa e irrepreensível, porque ela será então revestida de Sua própria perfeição (v. 27).

Que DEUS abençoe a todos

Efésios 5.3-21

Efésios 5.3-21

3 Mas a impudicícia e toda sorte de impurezas ou cobiça nem sequer se nomeiem entre vós, como convém a santos;
4 nem conversação torpe, nem palavras vãs ou chocarrices, coisas essas inconvenientes; antes, pelo contrário, ações de graças.
5 Sabei, pois, isto: nenhum incontinente, ou impuro, ou avarento, que é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus.
6 Ninguém vos engane com palavras vãs; porque, por essas coisas, vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.
7 Portanto, não sejais participantes com eles.
8 Pois, outrora, éreis trevas, porém, agora, sois luz no Senhor; andai como filhos da luz
9 (porque o fruto da luz consiste em toda bondade, e justiça, e verdade),
10 provando sempre o que é agradável ao Senhor.
11 E não sejais cúmplices nas obras infrutíferas das trevas; antes, porém, reprovai-as.
12 Porque o que eles fazem em oculto, o só referir é vergonha.
13 Mas todas as coisas, quando reprovadas pela luz, se tornam manifestas; porque tudo que se manifesta é luz.
14 Pelo que diz: Desperta, ó tu que dormes, levanta-te de entre os mortos, e Cristo te iluminará.
15 Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, e sim como sábios,
16 remindo o tempo, porque os dias são maus.
17 Por esta razão, não vos torneis insensatos, mas procurai compreender qual a vontade do Senhor.
18 E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito,
19 falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais,
20 dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo,
21 sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo.

Efésios 5:3-21

Cuidado com as vãs e torpes palavras que podemos pronunciar (vv. 3-5) ou escutar! (v. 6). Éramos outrora trevas, agora somos "luz no Senhor"; entre as duas posições se encontra a nossa conversão! A estes dois estados correspondem duas maneiras de andar: a de outrora (2:2; 4:17-19), e essa, que deve caracterizar-nos de agora em diante. Tendo sido criados para as boas obras, devemos andar nelas (2:10). Já que fomos chamados a participar da glória de Cristo, que então andemos de um modo digno dessa vocação (4:1). Posto que somos filhos do Deus de amor, andemos em amor (5:1-2). Tendo sido transformados em "luz no Senhor", andemos como filhos da luz (v. 8; comparar João 11:10). Nos dias maus e perigosos em que vivemos, observemos onde pisamos; andemos com cuidado (v. 15). Todas essas condições são uma penosa restrição? De modo algum, e os vv. 19 e 20 mostram de que maneira o crente pode demonstrar sua alegria e gratidão.

Meditemos no v. 16. Infelizmente, cada um de nós conhece o pesar de ter deixado escapar muitas oportunidades de servir ao Senhor ou dEle dar testemunho. Pelo menos, saibamos aproveitar as oportunidades que se nos apresentam. E não percamos a única e maravilhosa ocasião de viver o restante de nossa curta vida terrena para o Senhor Jesus Cristo. Só Ele é digno disso.

Que DEUS abençoe a todos.

2 Crônicas 17:1-19

2 Crônicas 17:1-19

1 E JEOSAFÁ, seu filho, reinou em seu lugar; e fortificou-se contra Israel.
2 E pôs soldados em todas as cidades fortificadas de Judá, e estabeleceu guarnições na terra de Judá, como também nas cidades de Efraim, que Asa seu pai tinha tomado.
3 E o Senhor era com Jeosafá; porque andou nos primeiros caminhos de Davi seu pai, e não buscou a Baalins.
4 Antes buscou ao Deus de seu pai, andou nos seus mandamentos, e não segundo as obras de Israel.
5 E o Senhor confirmou o reino na sua mão, e todo o Judá deu presentes a Jeosafá, o qual teve riquezas e glória em abundância.
6 E exaltou-se o seu coração nos caminhos do Senhor e, ainda mais, tirou os altos e os bosques de Judá.
7 E no terceiro ano do seu reinado enviou ele os seus príncipes, a Bene-Hail, a Obadias, a Zacarias, a Natanael e a Micaías, para ensinarem nas cidades de Judá.
8 E com eles os levitas, Semaías, Netanias, Zebadias, Asael, Semiramote, Jônatas, Adonias, Tobias e Tobe-Adonias e, com estes levitas, os sacerdotes, Elisama e Jeorão.
9 E ensinaram em Judá, levando consigo o livro da lei do Senhor; e foram a todas as cidades de Judá, ensinando entre o povo.
10 E veio o temor do Senhor sobre todos os reinos das terras, que estavam ao redor de Judá, e não guerrearam contra Jeosafá.
11 E alguns dentre os filisteus traziam presentes a Jeosafá, e prata como tributo; também os árabes lhe trouxeram gado miúdo; sete mil e setecentos carneiros, e sete mil e setecentos bodes.
12 Cresceu, pois, Jeosafá grandemente em extremo e edificou fortalezas e cidades de provisões em Judá.
13 E teve muitas obras nas cidades de Judá, e homens de guerra e valentes, em Jerusalém.
14 E este é o número deles segundo as suas casas paternas; em Judá eram capitães dos milhares: o chefe Adna, e com ele trezentos mil homens valentes;
15 E depois dele o capitão Joanã, e com ele duzentos e oitenta mil;
16 E depois Amasias, filho de Zicri, que voluntariamente se entregou ao Senhor, e com ele duzentos mil homens valentes;
17 E de Benjamim, Eliada, homem valente, e com ele duzentos mil, armados de arco e de escudo;
18 E depois dele Jozabade, e com ele cento e oitenta mil, armados para a guerra.
19 Estes estavam no serviço do rei; afora os que o rei tinha posto nas cidades fortes por todo o Judá.


2 Crônicas 17:1-19
Agora retornamos a Josafá, o piedoso rei tão comentado no livro dos Reis. Lembremos que a partir da morte de Salomão, as Crônicas retratam a história dos reis de Judá, enquanto o livro dos Reis trata principalmente dos reis de Israel. Então por que a vida de Josafá mereceu tanto destaque? Infelizmente, por estar conectada a Acabe e Jeorão, reis de Israel. Contudo, o capítulo 17 descreve somente coisas boas acerca dele. Ele se fortaleceu (v. 1); andou “nos primeiros caminhos de Davi”; buscou ao Deus de seus pais e andou em Seus mandamentos; foi ousado em sua fé e removeu os ídolos (vv. 1-6). Não apenas se separou das coisas más como fizera seu pai Asa, mas estabeleceu coisas boas (vv. 7-11). Dois inseparáveis aspectos da vida cristã (Romanos 12:9; 1 Pedro 3:11)! Entre os principais capitães, Amazias “voluntariamente, se ofereceu ao serviço do Senhor”, como um verdadeiro nazireu (Números 6:2; 2 Coríntios 8:5). Como cristãos, devemos ser totalmente devotados ao Senhor até mesmo em nossas atividades cotidianas e profissionais.

Que DEUS abençoe a todos.

2 Crônicas 16:1-14

2 Crônicas 16:1-14

1 NO trigésimo sexto ano do reinado de Asa, Baasa, rei de Israel, subiu contra Judá e edificou a Ramá, para não deixar ninguém sair, nem chegar a Asa, rei de Judá.
2 Então Asa tirou a prata e o ouro dos tesouros da casa do Senhor, e da casa do rei; e enviou servos a Ben-Hadade, rei da Síria, que habitava em Damasco, dizendo:
3 Acordo há entre mim e ti, como houve entre meu pai e o teu; eis que te envio prata e ouro; vai, pois, e anula o teu acordo com Baasa, rei de Israel, para que se retire de sobre mim.
4 E Ben-Hadade deu ouvidos ao rei Asa, e enviou os capitães dos seus exércitos, contra as cidades de Israel, e eles feriram a Ijom, a Dã, a Abel-Maim, e a todas as cidades-armazéns de Naftali.
5 E sucedeu que, ouvindo-o Baasa, deixou de edificar a Ramá, e não continuou a sua obra.
6 Então o rei Asa tomou a todo o Judá, e levaram as pedras de Ramá, e a sua madeira, com que Baasa edificara; e com elas edificou a Geba e a Mizpá.
7 Naquele mesmo tempo veio Hanani, o vidente, a Asa, rei de Judá, e disse-lhe: Porquanto confiaste no rei da Síria, e não confiaste no Senhor teu Deus, por isso o exército do rei da Síria escapou da tua mão.
8 Porventura não foram os etíopes e os líbios um grande exército, com muitíssimos carros e cavaleiros? Confiando tu, porém, no Senhor, ele os entregou nas tuas mãos.
9 Porque, quanto ao Senhor, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é perfeito para com ele; nisto, pois, procedeste loucamente porque desde agora haverá guerras contra ti.
10 Porém Asa se indignou contra o vidente, e lançou-o na casa do tronco; porque estava enfurecido contra ele, por causa disto; também Asa, no mesmo tempo, oprimiu a alguns do povo.
11 E eis que os atos de Asa, tanto os primeiros, como os últimos, estão escritos no livro dos reis de Judá e Israel.
12 E, no ano trinta e nove do seu reinado, Asa caiu doente de seus pés, a sua doença era em extremo grave; contudo, na sua enfermidade, não buscou ao Senhor, mas antes os médicos.
13 E Asa dormiu com seus pais; e morreu no ano quarenta e um do seu reinado.
14 E o sepultaram no seu sepulcro, que tinha cavado para si na cidade de Davi, havendo-o deitado na cama, que se enchera de perfumes e especiarias preparadas segundo a arte dos perfumistas; e, destas coisas fizeram-lhe uma grande queima.


2 Crônicas 16:1-14
O versículo 11 faz distinção entre os atos de Asa, “tanto os primeiros”, que agradaram ao Senhor, quanto “os últimos” que infelizmente foram completamente diferentes.

Baasa, rei de Israel, ficou com inveja ao ver muitos de seus súditos mudando para a terra de Judá (15:9) e resolveu construir uma cidade para bloquear o fluxo de migração. Então Asa, em vez de buscar ao Senhor para saber o que fazer nessa situação, formou uma aliança com a ímpia Síria. Foi uma estratégia inteligente que produziu o efeito desejado! No entanto, Deus não viu as coisas da mesma maneira e repreendeu o rei por intermédio de um profeta. A falta de fé de Asa – e sua curta memória (v. 8) – iriam privá-lo de uma vitória contra os sírios. Contrariado por ter deixado escapar uma excelente oportunidade de conquista e com o orgulho ferido, Asa manda prender o homem de Deus e oprime alguns do povo. Deus o disciplinou com uma doença dolorosa, mas foi em vão. Ele continuou a confiar nos homens e não em Deus e morreu sem ter aprendido sua última lição. Durante trinta e cinco anos ele andou com Deus. Restavam-lhe apenas mais cinco anos para que sua vida acabasse bem. Peçamos a Deus que nos mantenha em Seus caminhos até o fim de nossa existência (2 Timóteo 1:12; 4:18).

Que DEUS abençoe a todos.