quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Mateus 22.4

11 de Fevereiro

"Eis que já preparei o meu banquete... vinde para as bodas." (Mateus 22.4)

Quantas vezes este convite da Palavra de Deus soa em nosso ouvido: vinde! O Senhor diz a você: venha! Responder ao chamado de Deus é a coisa mais simples que existe. Você se atormenta e se aflige. Você cisma e medita, mas não consegue resolver um certo problema, porém o Senhor chama: "Venha! Você que está solitário, venha para as bodas do Cordeiro, pois tudo está preparado!" A comunhão com o Pai e com o Filho é uma realidade para aqueles que crêem. João escreveu em sua primeira carta: "Ora, a nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho Jesus Cristo." Por isso venha! Especialmente você que está cansado e aflito, venha! E o que Jesus espera de você? Será que Ele fala de certos exercícios espirituais, da observância de dias de silêncio, de procurar coisas novas e melhores lugares para descanso? Não! O Senhor diz simples mas seriamente: "Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados..." E, ao convite, Ele acrescenta a promessa: "...e eu vos aliviarei." Tenho certeza de que Satanás quer levar você a uma vida tão agitada que você não consegue mais se aquietar e se aproximar de Jesus. Mas ouça o que Jesus diz: "Venha!" E todos que vêm a Jesus, Ele não os deixará. Com Jesus há muito perdão!

Que DEUS abençoe a todos.

João 15:13

Quinta-feira 11 Fevereiro

Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos (João 15:13).

Um maltrapilho no banquete

Enquanto caminhava apressado para pegar o metrô, um cartaz promocional me chamou a atenção: “Não existe amor, só as provas do amor”. Quem poderia usar tal frase para fazer propaganda? Parei e decepcionado constatei que era de uma famosa joalheria. Essa frase me fez mergulhar em várias recordações. Quando era um jovem estudante, eu tinha uma visão muito triste do mundo: um lugar de permanentes conflitos de interesses egoístas, uma tela em branco e preto, sem calor e sem esperança. Quanto a Deus, duvidava de Seu amor: como Ele podia ver tanto mal e não intervir?

Assim, meu mundo interior se tornava cada vez mais escuro e sombrio. Porém, certa vez resolvi ler sobre a vida de Jesus. Então um pensamento se apoderou de mim: “se tal homem viveu aqui, ainda tenho esperança. E mais: se ele ainda está vivo, minha vida também pode ter sentido. Se Deus enviou ao mundo tal modelo de perfeição, isso é a prova de Seu amor”.

No entanto, existe algo mais. Jesus não foi perfeito apenas para a Sua própria glória, mas por amor a Deus e a nós. Amou os homens, totalmente maus por natureza. Amou tanto que abriu mão de tudo para salvá-los.

Assim, Deus revelou a importância que temos para Ele e o quanto deseja nossa salvação. A cruz é prova indelével de Seu amor.

Que DEUS abençoe a todos.

1 Timóteo 2.1-15

1 Timóteo 2.1-15

1 Antes de tudo, pois, exorto que se use a prática de súplicas, orações, intercessões, ações de graças, em favor de todos os homens,
2 em favor dos reis e de todos os que se acham investidos de autoridade, para que vivamos vida tranqüila e mansa, com toda piedade e respeito.
3 Isto é bom e aceitável diante de Deus, nosso Salvador,
4 o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade.
5 Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem,
6 o qual a si mesmo se deu em resgate por todos: testemunho que se deve prestar em tempos oportunos.
7 Para isto fui designado pregador e apóstolo (afirmo a verdade, não minto), mestre dos gentios na fé e na verdade.
8 Quero, portanto, que os varões orem em todo lugar, levantando mãos santas, sem ira e sem animosidade.
9 Da mesma sorte, que as mulheres, em traje decente, se ataviem com modéstia e bom senso, não com cabeleira frisada e com ouro, ou pérolas, ou vestuário dispendioso,
10 porém com boas obras (como é próprio às mulheres que professam ser piedosas).
11 A mulher aprenda em silêncio, com toda a submissão.
12 E não permito que a mulher ensine, nem exerça autoridade de homem; esteja, porém, em silêncio.
13 Porque, primeiro, foi formado Adão, depois, Eva.
14 E Adão não foi iludido, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão.
15 Todavia, será preservada através de sua missão de mãe, se ela permanecer em fé, e amor, e santificação, com bom senso.


1 Timóteo 2:1-15

O apóstolo, antes de expressar todas as coisas das quais vai escrever a Timóteo (3:14; 4:6 e 11), menciona a oração sob todas as suas distintas formas. Eis como começa todo o serviço cristão. O desejo de Deus de salvar, a obra de Cristo e as nossas orações abarcam todos os homens. O nosso dever é orar por todos sem restrição, porque Deus quer que todos sejam salvos e porque Jesus Cristo a Si mesmo se deu em resgate por todos. É nosso privilégio orar pelas multidões que não sabem orar.

De certa maneira, depende dos que "se acham investidos de autoridade" que possamos levar uma vida tranqüila e mansa. Peçamos a Deus que nos assegure isso por intermédio deles, não para desperdiçá-la à mercê de nossos desejos pecaminosos, mas sim para estar mais livres para a obra de evangelização dos pecadores (ver Esdras 6:10).

Os irmãos, inclusive os mais jovens, são chamados a orar "em todo lugar" e publicamente na igreja. As irmãs, por outro lado, devem guardar silêncio. Contudo, por meio de sua atitude e de seu modesto traje, podem testemunhar mais poderosamente do que através de palavras. As conseqüências da queda no Éden (Gênesis 3:16) permanecem para a mulher, mas a fé, o amor, a santidade e a modéstia ainda testemunham ao mundo libertação e bênção.

Que DEUS abençoe a todos.

1 Timóteo 1.12-20

1 Timóteo 1.12-20

11 segundo o evangelho da glória do Deus bendito, do qual fui encarregado.
12 Sou grato para com aquele que me fortaleceu, Cristo Jesus, nosso Senhor, que me considerou fiel, designando-me para o ministério,
13 a mim, que, noutro tempo, era blasfemo, e perseguidor, e insolente. Mas obtive misericórdia, pois o fiz na ignorância, na incredulidade.
14 Transbordou, porém, a graça de nosso Senhor com a fé e o amor que há em Cristo Jesus.
15 Fiel é a palavra e digna de toda aceitação: que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal.
16 Mas, por esta mesma razão, me foi concedida misericórdia, para que, em mim, o principal, evidenciasse Jesus Cristo a sua completa longanimidade, e servisse eu de modelo a quantos hão de crer nele para a vida eterna.
17 Assim, ao Rei eterno, imortal, invisível, Deus único, honra e glória pelos séculos dos séculos. Amém!
18 Este é o dever de que te encarrego, ó filho Timóteo, segundo as profecias de que antecipadamente foste objeto: combate, firmado nelas, o bom combate,
19 mantendo fé e boa consciência, porquanto alguns, tendo rejeitado a boa consciência, vieram a naufragar na fé.
20 E dentre esses se contam Himeneu e Alexandre, os quais entreguei a Satanás, para serem castigados, a fim de não mais blasfemarem.


1 Timóteo 1:12-20

Se alguém podia comparar a servidão da lei com o Evangelho da graça, por certo este era o fariseu Saulo de Tarso, que chegou a ser o apóstolo Paulo. A sua fidelidade à lei de maneira alguma o impediu de ser o principal dos pecadores. Não havia ele perseguido ao Senhor Jesus quando tão duramente perseguia àqueles que Lhe pertenciam? Sem falsa humildade, ele se declara o pior de todos os pecadores enumerados nos vv. 9-10. Mas foram precisamente os culpados, e não os justos, que Jesus Cristo veio salvar (Mateus 9:13). Desde que o principal dos pecadores tinha sido salvo, ninguém pode considerar-se demasiado pecador para não se beneficiar da graça. "Obtive misericórdia", exclama o apóstolo duas vezes (vv. 13 e 16). Ele mede a grandeza dessa misericórdia com a magnitude de sua própria miserável condição e espontaneamente se eleva à adoração (v. 17).

Se com freqüência gozamos tão pouco da graça, talvez seja porque a nossa convicção de pecado não tem sido suficientemente profunda. "Aquele a quem pouco se perdoa" - ou pelo menos quem assim pensa -, "pouco ama" (Lucas 7:47). E você amigo, que ainda permanece indiferente, a paciência do Senhor tem sido manifestada a você também, até agora. Não O faça esperar mais tempo. Talvez amanhã seja muito tarde.

Que DEUS abençoe a todos.

Gênesis 3:1-13

Gênesis 3:1-13

1 ORA, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o Senhor Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim?
2 E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos,
3 Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais.
4 Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis.
5 Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.
6 E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.
7 Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais.
8 E ouviram a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e esconderam-se Adão e sua mulher da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim.
9 E chamou o Senhor Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás?
10 E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me.
11 E Deus disse: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste tu da árvore de que te ordenei que não comesses?
12 Então disse Adão: A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi.
13 E disse o Senhor Deus à mulher: Por que fizeste isto? E disse a mulher: A serpente me enganou, e eu comi.


Gênesis 3:1-13
Veremos que a felicidade do homem no Éden foi de pouca duração. Na forma de uma serpente, o diabo se introduz no jardim e ganha a confiança da mulher enquanto, ao mesmo tempo, instila em seu coração desconfiança em Deus. “Deus não ama vocês”, sussurra ele, “pois, do contrário, não lhes teria vetado um tão grande benefício. É certo que não morrereis. E mais: sereis como Deus” (v. 4-5). É assim que o mentiroso semeia orgulho e cobiça no pobre coração humano (leia, em contraste, Filipenses 2:6).

“Então, a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado” (Tiago 1:15). Infelizmente, o homem foi enganado; o conhecimento do bem e do mal não lhe deu força para fazer o bem ou para evitar o mal. O único resultado disso foi tomar ciência de sua nudez. Ele se envergonha daquilo que é por natureza. E as cobertas que fez para si e para a mulher de folhas de figueira somente ilustram os vãos esforços da humanidade em ocultar a sua miséria moral. Mas “todas as coisas estão descobertas e patentes aos olhos daquele a quem temos de prestar contas” (Hebreus 4:13). “Onde estás?” (v. 9). “Comeste da árvore de que te ordenei que não comesses?” (v. 11). “Que é isso que fizeste?” (v. 13). São perguntas medonhas que não permitem fuga ou desculpas.

Que DEUS abençoe a todos.

Gênesis 2:15-25

Gênesis 2:15-25

15 E tomou o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar.
16 E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente,
17 Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.
18 E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele.
19 Havendo, pois, o Senhor Deus formado da terra todo o animal do campo, e toda a ave dos céus, os trouxe a Adão, para este ver como lhes chamaria; e tudo o que Adão chamou a toda a alma vivente, isso foi o seu nome.
20 E Adão pôs os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo o animal do campo; mas para o homem não se achava ajudadora idônea.
21 Então o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar;
22 E da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão.
23 E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada.
24 Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.
25 E ambos estavam nus, o homem e a sua mulher; e não se envergonhavam.


Gênesis 2:15-25
Deus colocou o homem no centro de Sua bela criação para administrá-la como um gerente. Ele só lhe deu uma proibição: comer do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal. Dessa forma ele pôs sua obediência à prova, o que, aliás, condiz com sua posição de criatura responsável. O homem não está, como o animal, sujeito aos impulsos irracionais. Ele foi criado homem livre, mas como tal tem a obrigação de obedecer ao Criador. Então vemos o primeiro ato administrativo de Adão: dar nomes a todos os seres vivos. Estes foram nomeados para servir ao homem, contudo, embora alguns tenham um grau de inteligência maior que outros, nenhum deles corresponde às faculdades mais superiores de Adão, aos anseios mais íntimos de seus afetos. A solidão não é algo bom para o homem. Ele precisa de alguém com quem compartilhar seus pensamentos, desfrutar os dons de Deus e exaltar o Autor dessas dádivas. O amor de Deus compreende esta necessidade e mostra-se sensível a ela, dando ao homem uma companheira, uma ajuda inteligente, dotada dos mesmos anseios.

Aqui temos, de igual forma, o mistério da Igreja, a noiva de Cristo. Ele entrou, em modo similar, no sono da morte para agora recebê-la das mãos de Deus para alimentá-la e cuidá-la (Efésios 5:29). “Grande é este mistério”, exclama o apóstolo: “somos membros do seu corpo”.

Que DEUS abençoe a todos.