domingo, 9 de outubro de 2011

2 Coríntios 1:19-20; Apocalipse 3:14

Domingo 9 Outubro

Porque o Filho de Deus, Jesus Cristo, que entre vós foi pregado por nós… não foi sim e não; mas nele houve sim. Porque todas quantas promessas há de Deus, são nele sim, e por ele o Amém.

Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus

(2 Coríntios 1:19-20; Apocalipse 3:14).

CERTEZAS
Diante do templo de Salomão havia duas colunas (1 Reis 7:15-22). O nome de uma era Jaquim, que significa “Ele estabelecerá” ou “Ele afirmará”. A outra se chamava Boaz – “Nele está a força”. Como toda a Bíblia, essa passagem evoca a pessoa do Filho de Deus. Nele está o “sim”, a certeza, e o “amém”, a realização. Nele está a afirmação da ação e do amor de Deus. Ele é o Messias esperado, o Filho de Deus. Nele está a solução do destino humano. Por meio dEle se cumprem todas as promessas de Deus.

Nosso sim é frágil se não estiver baseado na força e na consistência da pessoa de Jesus. Como o Senhor é sempre o mesmo, Ele nos faz capazes de perseverar, obedecendo e imitando Seu exemplo.

Nossa fé é um compromisso e também uma entrega confiada a Deus. Em Sua fidelidade encontramos força para sermos fiéis. A fé não é a expressão de nossa própria energia e determinação. Não pensemos que somos capazes de cumprir o que Deus nos ordena com nossas forças humanas. Tampouco devemos nos considerar inteiramente incapazes para efetuar a vontade de Deus. A vida de fé consiste em contar com o Senhor, segundo após segundo, para receber a força que vem dEle.

Que DEUS abençoe a todos.

Êxodo 22.31

9 de Outubro

"Ser-me-eis homens consagrados." Êxodo 22.31

Observemos com mais atenção a expressão "Santidade ao Senhor." Ela devia ser gravada numa lâmina de ouro e fixada sobre a fronte. Na Bíblia, o ouro representa a glória de Deus. Aquele que é santo e vive em santidade revela inconscientemente a natureza de Deus, que é glória.

A lâmina de ouro com a inscrição "Santidade ao Senhor" tinha que ser fixada na fronte, portanto ali onde fica a sede dos pensamentos humanos, de onde saem as decisões. Ali, na própria sede da personalidade, o Senhor coloca a Sua mão e ao mesmo tempo grava Seu selo: "Santidade ao Senhor." Essa "Santidade ao Senhor" era gravada numa lâmina "à maneira de gravura de sinetes."

Algo que é gravado representa um fato consumado, que não pode ser mudado. É como se com isso o Senhor selasse Seu servo, manifestando perante o mundo visível e invisível: "Ele me pertence". A lâmina do sumo sacerdote Arão estava num lugar onde todos podiam ver e ler. Arão portanto não precisava dizer: "Eu sou do Senhor", porque isso se notava à primeira vista. Os verdadeiros santificados falam mais alto por meio da sua natureza do que pelas suas palavras; eles são cartas legíveis de Cristo, lidas por todos os homens.

Que DEUS abençoe a todos.

João 1:12

Sábado 8 Outubro

Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus

(João 1:12).

MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE RUTE (Leia Rute 4:7-22)
Os nomes na Bíblia às vezes têm significados interessantes. Isso acontece no livro de Rute. Vemos Noemi, que significa agradável, tornando-se Mara – amargura (1:20). Malon, o primeiro marido de Rute, significa fracasso, grande fraqueza; ao passo que Boaz, seu segundo marido, quer dizer exatamente o oposto: força; firmeza (1 Reis 7:21). Por fim, um dentre muitos significados de Rute é satisfeita. Que nome maravilhoso!

Ligado por laços naturais a um estado de infelicidade e total fraqueza, o pecador é levado pela graça a um relacionamento com Cristo, o Homem celestial, em quem é forte e que é o único que pode satisfazer plenamente sua alma. E tal graça é ainda mais acentuada pelo fato de que os moabitas não podiam entrar na congregação do Senhor (Deuteronômio 23:3). Na verdade, Rute não apenas foi levada à nação de Israel, mas se tornou parte da família dos príncipes de Judá. Ela foi mãe de Obede, que significa adorador. Também foi avó de Davi e ocupa um lugar na genealogia do Senhor Jesus. Hoje, a mesma graça permite que o pecador, mesmo pensando que não tem direito a nada, se torne parte da família de Deus (João 1:12).

Que DEUS abençoe a todos.

Êxodo 28.36

8 de Outubro

"Farás também uma lâmina de ouro puro, e nela gravarás à maneira de gravuras de sinetes: Santidade ao Senhor." Êxodo 28.36

Aqui temos um impressionante capítulo da Bíblia sobre seleção. O Senhor separa para si pessoas para o serviço santo. Quem lê esse capítulo, fica impressionado pela profunda seriedade da consagração sacerdotal. Naquele tempo, o Senhor separou somente a tribo de Levi para o serviço santo. Mas agora, na nova aliança, cada renascido é rei e sacerdote: "Àquele que nos ama, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados, e nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai: a ele glória e poder para todo o sempre. Amém" (ERC). Quando observamos hoje a Igreja de Jesus, um terrível vácuo se desvenda diante dos nossos olhos. Muitos são convertidos – e parece que isso basta. ‘Vocês se converteram’, esta é a salvação da escravidão do Egito, da escravidão do pecado, mas onde está a profunda seriedade da separação para o serviço? Qual é o alvo e o auge do ministério? Os levitas se tornaram sacerdotes por causa do cargo que receberam? De modo nenhum! O cargo foi um meio para atingir uma finalidade: "Santidade ao Senhor." Uma pessoa com esse alvo de vida se entrega ao Senhor e se torna inteiramente Sua propriedade.

Que DEUS abençoe a todos.

1 João 1:9

Sexta-feira 7 Outubro

Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça

(1 João 1:9).

PODE-SE PERDER A SALVAÇÃO?
O que crê no Senhor Jesus não será julgado por Deus; está salvo e liberto do juízo. Recebe gratuitamente a salvação. Mas se pode perder essa salvação, como alguns dizem? Se nossa salvação dependesse de nosso comportamento, quem seria salvo? Antes de fazermos teorias, doutrinas e filosofias, escutemos o que a Palavra de Deus declara:

Cristo, que intitula a Si mesmo de bom Pastor, disse: “As minhas ovelhas… nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão. Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai” (João 10:27-29). Quem poderia nos arrancar da poderosa mão do Senhor Jesus? Ele venceu o diabo, que detinha o poder sobre a morte (Hebreus 2:14). Na oração que nosso Senhor fez a Deus antes de sofrer na cruz, quantas vezes repetiu a expressão “os que me deste” (João 17)! Aquilo que o Pai deu ao Filho, quem poderia tirar?

Isso significa que depois de sermos salvos, podemos fazer o que bem quisermos? Se fizéssemos isso, seria a prova cabal que jamais fomos salvos, que a vida de Deus está ausente. Um crente que peca se sente constrangido na presença de Deus e perde, não a salvação, mas a alegria da salvação. O Espírito Santo que está nele o levará a confessar seu pecado a Deus. Por isso, para que sigamos desfrutando da alegria da nossa salvação, temos que “andar de modo digno da vocação com que fomos chamados” (Efésios 4:1).

Que DEUS abençoe a todos.

João 1.29

7 de Outubro

"Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!" João 1.29

Você sabe que este Jesus, que esteve pendurado na cruz e morreu por você, é o Criador de todas as coisas? Sabe que o Deus eterno não se cansa nem se fatiga? Sua mente é indecifrável. Ele carrega todo o Universo. Em sentido mais profundo, não existem leis da natureza, mas tudo é sustentado e mantido por uma Pessoa, Jesus Cristo. Em Isaías 9.6 lemos: "...o governo está sobre os seus ombros." É como se o Espírito Santo dissesse: esse Jesus, o eterno Filho de Deus, é tão forte que carrega todo o Universo sobre Seus ombros. Agora leia Lucas 15.4-5. Ali você O vê como o bom pastor. Ele se tornou homem, e nessa passagem Ele fala das cem ovelhas que possui, e quando perde uma delas, Ele a procura até encontrá-la, e então a carrega sobre Seus ombros. Para carregar aquela uma ovelhinha Ele necessita dos dois ombros! Você crê que estes ombros fortes um dia possam desabar? " sim, sem dúvida, eles desabaram sob uma carga que foi mais pesada que todo o Universo: "Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!" Ele caiu sob o peso dos nossos pecados, mas a morte não pode retê-lO. Ele ressuscitou e vive!

Que DEUS abençoe a todos.