sábado, 21 de novembro de 2009

2 Coríntios 6:14

Sábado 21 Novembro

Que comunhão tem a luz com as trevas? (2 Coríntios 6:14).

MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE DEUTERONÔMIO (Leia Deuteronômio 22:1-12)
O Senhor não apenas condena o mal óbvio e grave (cap. 21). Ele desaprova todas as formas de egoísmo. Perder um boi ou jumento é sinal de falta de vigilância (1 Samuel 9:3). Contudo, Deus usa isso para nos ensinar que não temos o direito de ficar alheios ao que acontece com nossos vizinhos. Ele nos lembra que o vizinho é nosso irmão e nos convida a cuidar das coisas dos outros como se fossem nossas. Sem ovelha para o sacrifício, boi para arar e jumento para levar as cargas, como um israelita poderia servir ao Senhor ou sobreviver? Não sejamos como aqueles crentes cuja ausência de disposição para servir Paulo lamentou: “Todos eles buscam o que é seu próprio” (Filipenses 2:21; leia também 1 Coríntios 10:24).

O versículo 5 se aplica particularmente ao mundo moderno no qual a mulher está tentando tornar-se igual ao homem. Isso é uma inversão total da ordem de Deus na criação. Em todos os nossos caminhos, mesmo se não entendermos a importância dessas instruções, vamos guardar-nos de “contender” acerca delas (1 Coríntios 11:16). Os versículos 9-11 nos lembram de que Deus não quer confusão ou mistura dos princípios mundanos com as verdades divinas na vida nem no testemunho de Seus filhos.

Que DEUS abençoe a todos.

João 14.21

21 de Novembro

"...Aquele que me ama, será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele." João 14.21

A pessoa que pratica a Palavra de Deus, que ama ao Senhor, entra na esfera do maravilhoso amor do Pai e do Filho, e o Pai e o Filho vêm à sua vida, e fazem morada em seu coração. Essa promessa que diz que o Senhor se manifesta àqueles que praticam a Sua Palavra, provando que O amam, vemos cumprida, por exemplo, logo após a ressurreição de Jesus. Naquele momento, aconteceu algo emocionante: Jesus se revelou de uma maneira bem especial exatamente ao discípulo que mais havia fracassado por ter negado ao Senhor três vezes, mas que, apesar disso, O amava! Justamente a Pedro o Senhor queria levar à perfeição. Por esse motivo, Jesus lhe perguntou três vezes: "Simão, filho de João, tu me amas? Pedro entristeceu-se por Ele lhe ter dito, pela terceira vez: "Tu me amas? E respondeu-lhe: Senhor, tu sabes todas as cousas, tu sabes que eu te amo." Sempre que falamos sobre essa passagem bíblica, não devemos esquecer que aqui o Senhor não se refere ao pecado de Pedro, mas, sim, única e exclusivamente se Pedro O amava.

Que DEUS abençoe a todos

1 Coríntios 10.14-33

1 Coríntios 10.14-33

14 Portanto, meus amados, fugi da idolatria.
15 Falo como a criteriosos; julgai vós mesmos o que digo.
16 Porventura, o cálice da bênção que abençoamos não é a comunhão do sangue de Cristo? O pão que partimos não é a comunhão do corpo de Cristo?
17 Porque nós, embora muitos, somos unicamente um pão, um só corpo; porque todos participamos do único pão.
18 Considerai o Israel segundo a carne; não é certo que aqueles que se alimentam dos sacrifícios são participantes do altar?
19 Que digo, pois? Que o sacrificado ao ídolo é alguma coisa? Ou que o próprio ídolo tem algum valor?
20 Antes, digo que as coisas que eles sacrificam, é a demônios que as sacrificam e não a Deus; e eu não quero que vos torneis associados aos demônios.
21 Não podeis beber o cálice do Senhor e o cálice dos demônios; não podeis ser participantes da mesa do Senhor e da mesa dos demônios.
22 Ou provocaremos zelos no Senhor? Somos, acaso, mais fortes do que ele?
23 Todas as coisas são lícitas, mas nem todas convêm; todas são lícitas, mas nem todas edificam.
24 Ninguém busque o seu próprio interesse, e sim o de outrem.
25 Comei de tudo o que se vende no mercado, sem nada perguntardes por motivo de consciência;
26 porque do Senhor é a terra e a sua plenitude.
27 Se algum dentre os incrédulos vos convidar, e quiserdes ir, comei de tudo o que for posto diante de vós, sem nada perguntardes por motivo de consciência.
28 Porém, se alguém vos disser: Isto é coisa sacrificada a ídolo, não comais, por causa daquele que vos advertiu e por causa da consciência;
29 consciência, digo, não a tua propriamente, mas a do outro. Pois por que há de ser julgada a minha liberdade pela consciência alheia?
30 Se eu participo com ações de graças, por que hei de ser vituperado por causa daquilo por que dou graças?
31 Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus.
32 Não vos torneis causa de tropeço nem para judeus, nem para gentios, nem tampouco para a igreja de Deus,
33 assim como também eu procuro, em tudo, ser agradável a todos, não buscando o meu próprio interesse, mas o de muitos, para que sejam salvos.


1 Coríntios 11.1

1 Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo.



1 Coríntios 10:14-33; 11:1

A bendita porção do crente é a comunhão com Deus . Esta exclui qualquer envolvimento com a idolatria, até mesmo em suas formas mais sutis. A comunhão se expressa de um modo especial na "Mesa do Senhor". Em princípio, todos os que participam do cálice e do pão são redimidos do Senhor; mas nem todos os redimidos estão ali. Contudo, pela fé, vemos todos os crentes representados no "único pão", um sinal visível da existência de "um só corpo". Esse emblema simboliza a unidade da Igreja que o mundo religioso pretende construir, sendo que ela já existe!

Se não busco meus próprios interesses, quanto tempo terei disponível para me dedicar aos interesses dos! outros (O interesse de Jesus Cristo consiste neles também; Filipenses 2:21.) Mas buscar o interesse dos outros não significa apenas almejar o bem-estar deles; é, outrossim, considerar a consciência deles. Isso implica fazer certas coisas e abster-se de outras por amor a eles. É algo que sempre me levará a questionar: "Tenho liberdade de render graças nessa circunstância?"; "O que faço neste momento, mesmo que seja comer ou beber, é para a glória de Deus?" (leia o versículo 31 em contraste com o versículo 7).

Que DEUS abençoe a todos.

1 Crônicas 3:1-14 e 1 Crônicas 4:9-10

1 Crônicas 3:1-14 e

1 E ESTES foram os filhos de Davi, que lhe nasceram em Hebrom: o primogênito, Amnom, de Ainoã, a jizreelita; o segundo Daniel, de Abigail, a carmelita;
2 O terceiro, Absalão, filho de Maaca, filha de Talmai, rei de Gesur; o quarto, Adonias, filho de Hagite;
3 O quinto, Sefatias, de Abital; o sexto, Itreão, de Eglá, sua mulher.
4 Seis filhos lhe nasceram em Hebrom, porque ali reinou sete anos e seis meses; e trinta e três anos reinou em Jerusalém.
5 E estes lhe nasceram em Jerusalém: Siméia, e Sobabe, e Natã, e Salomão; estes quatro lhe nasceram de Bate-Sua, filha de Amiel.
6 Nasceram-lhe mais Ibar, Elisama, Elifelete,
7 Nogá, Nefegue, Jafia,
8 Elisama, Eliada, e Elifelete, nove.
9 Todos estes foram filhos de Davi, afora os filhos das concubinas e Tamar, irmã deles.
10 E o filho de Salomão foi Roboão; de quem foi filho Abias; de quem foi filho Asa; de quem foi filho Jeosafá;
11 De quem foi filho Jorão; de quem foi filho Acazias; de quem foi filho Joás;
12 De quem foi filho Amazias; de quem foi filho Jotão;
13 De quem foi filho Acaz; de quem foi filho Ezequias; de quem foi filho Manassés;
14 De quem foi filho Amom; de quem foi filho Josias.


1 Crônicas 4:9-10

9 E foi Jabez mais ilustre do que seus irmãos; e sua mãe deu-lhe o nome de Jabez, dizendo: Porquanto com dores o dei à luz.
10 Porque Jabez invocou o Deus de Israel, dizendo: Se me abençoares muitíssimo, e meus termos ampliares, e a tua mão for comigo, e fizeres que do mal não seja afligido! E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido.


1 Crônicas 3:1-14 e 4:9-10
Há outra razão para o registro de tais genealogias: quando o Messias viesse, a pergunta “De quem ele é filho?” precisaria necessariamente de uma resposta incontestável. Ao voltar na linha do tempo, vemos Deus separando os seguintes homens do meio da raça humana: a família de Abraão; a partir dele a tribo de Judá e mais tarde ainda, do meio dessa tribo, a linhagem real de Davi. Esse e o tema do capítulo três. E podemos analisar com que cuidado e atenção Deus seguiu, de geração a geração, a linha que resultaria na aparição de “Jesus, que se chama o Cristo” (Mateus 1:16).

A breve história de Jabez, que era mais honrado que seus irmãos, está incluída na lista dos filhos de Judá. Sentindo o peso do arrependimento por causa do pecado, esse homem clama para que o Senhor remova o mal do caminho. A oração dele é respondida. Consideremos os quatro pedidos que ele fez e o imitemos em sua ousadia: 1º) para desfrutarmos de abundantes bênçãos espirituais; 2º) para que nossa compreensão seja aumentada e nosso coração seja preenchido com sabedoria; 3º) para que a “mão do Senhor” esteja sobre tudo o que fizermos e 4º) para sermos guardados do pecado e da tentação (Mateus 6:13).

Que DEUS abençoe a todos.