segunda-feira, 4 de maio de 2009

Efésios 3.20

4 de Maio

"Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos, ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós..." Efésios 3.20

Quando os fardos se tornam pesados demais para nós, só há uma solução: Deus. Deus pode tudo! Mas a ilimitada onipotência de Deus somente é crida e compreendida de maneira limitada, e isso por incredulidade. Mas quando a fé viva se direciona ao Todo-Poderoso, que tudo pode sem limites, não há barreiras na consecução das grandes e maiores bênçãos para aquele que crê – pois Deus pode! Seu ilimitado poder não pode ser descrito em sua profundidade com palavras humanas. Ao analisar o versículo acima, percebo: Deus pode! Ele pode tudo; Ele pode mais que tudo; Ele pode infinitamente mais que tudo. Mas: Deus ainda pode muito mais, ou seja, "infinitamente mais do que tudo quanto pedimos, ou pensamos..." Ele pode realizar em sua vida coisas que em sua atual situação você nem é capaz de imaginar. Talvez você diga: eu não experimento a ajuda do Senhor, tudo está tão difícil. Por que será? Resposta: o poder de Deus opera em nós e por meio de nós segundo a medida da fé: "...conforme o seu poder que opera em nós." Por isso o Senhor Jesus disse: "Se podes! tudo é possível ao que crê."

Que DEUS abençoe a todos.

UM CRISTIANISMO VIVO (1)

Segunda-feira 4 Maio

UM CRISTIANISMO VIVO (1)

Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio duma geração corrompida e perversa (Filipenses 2:15).

Ernest Gordon escreveu: “Era 1943. Eu era prisioneiro de guerra, e juntamente com outros companheiros devíamos construir uma via férrea na selva e uma ponte sobre o rio Kwai para chegar à Birmânia (atual Mianmar). Quando nos dirigíamos ao trabalho, os indígenas nos tratavam com indiferença ou desprezo. Certa vez chegamos a uma aldeia onde as pessoas se aproximaram de maneira tão diferente que ficamos surpresos. Os olhos dos que se apertavam à beira da estrada para nos ver passar eram compassivos. Antes de sairmos daquela aldeia, os habitantes tinham voltado carregados de bolos, bananas, ovos, medicamentos e dinheiro que nos ofereceram amavelmente.
Mais tarde soubemos que aquela aldeia tinha se convertido ao Evangelho. A luz do cristianismo havia brilhado nesse rincão da selva graças ao trabalho de uma missionária que teve de fugir depois que a guerra estourou.
Esses breves contatos com o mundo exterior nos lembravam de que felizmente ainda existia um modo de vida mais humano. Sem palavra alguma, a mensagem do autêntico cristianismo havia sido transmitida.”
O que o apóstolo Paulo disse sobre os coríntios pode ser aplicado àqueles aldeões: “Sois a carta de Cristo, ministrada por nós e escrita não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração” (2 Coríntios 3:3).

Que DEUS abençoe a todos.

Lucas 7.18-35

Lucas 7.18-35

18 Todas estas coisas foram referidas a João pelos seus discípulos. E João, chamando dois deles,19 enviou-os ao Senhor para perguntar: És tu aquele que estava para vir ou havemos de esperar outro?20 Quando os homens chegaram junto dele, disseram: João Batista enviou-nos para te perguntar: És tu aquele que estava para vir ou esperaremos outro?21 Naquela mesma hora, curou Jesus muitos de moléstias, e de flagelos, e de espíritos malignos; e deu vista a muitos cegos.22 Então, Jesus lhes respondeu: Ide e anunciai a João o que vistes e ouvistes: os cegos vêem, os coxos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos são ressuscitados, e aos pobres, anuncia-se-lhes o evangelho.23 E bem-aventurado é aquele que não achar em mim motivo de tropeço.24 Tendo-se retirado os mensageiros, passou Jesus a dizer ao povo a respeito de João: Que saístes a ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento?25 Que saístes a ver? Um homem vestido de roupas finas? Os que se vestem bem e vivem no luxo assistem nos palácios dos reis.26 Sim, que saístes a ver? Um profeta? Sim, eu vos digo, e muito mais que profeta.27 Este é aquele de quem está escrito: Eis aí envio diante da tua face o meu mensageiro, o qual preparará o teu caminho diante de ti.28 E eu vos digo: entre os nascidos de mulher, ninguém é maior do que João; mas o menor no reino de Deus é maior do que ele.29 Todo o povo que o ouviu e até os publicanos reconheceram a justiça de Deus, tendo sido batizados com o batismo de João;30 mas os fariseus e os intérpretes da Lei rejeitaram, quanto a si mesmos, o desígnio de Deus, não tendo sido batizados por ele.31 A que, pois, compararei os homens da presente geração, e a que são eles semelhantes?32 São semelhantes a meninos que, sentados na praça, gritam uns para os outros: Nós vos tocamos flauta, e não dançastes; entoamos lamentações, e não chorastes.33 Pois veio João Batista, não comendo pão, nem bebendo vinho, e dizeis: Tem demônio!34 Veio o Filho do Homem, comendo e bebendo, e dizeis: Eis aí um glutão e bebedor de vinho, amigo de publicanos e pecadores!35 Mas a sabedoria é justificada por todos os seus filhos.

Lucas 7:18-35

Da prisão onde Herodes o havia encerrado (capítulo 3:20), João Batista envia dois de seus discípulos ao Senhor Jesus para inquirir acerca d'Ele. Sua pergunta manifesta suas dúvidas e desencorajamento. O que obteve? O cárcere em lugar do reino que havia anunciado. Seria possível, realmente, ser Jesus "aquele que estava para vir"?
Muitas pessoas, considerando o estado da Igreja atual, a perseguição dos crentes em muitos países e a indiferença do mundo pelo Evangelho, chegam a duvidar do poder do Senhor e de Seu reino. Mas este reino não será estabelecido antes de a Igreja ser arrebatada e do cumprimento dos eventos preditos em profecia.
As obras do Senhor Jesus se encarregam de responder à pergunta dos dois mensageiros.
João havia testificado acerca do Senhor. Agora é o Senhor que testifica à mesma multidão acerca de João. E com tristeza demonstra qual foi a recepção que esta privilegiada geração (v. 31) deu ao ministério de seu precursor e ao Seu próprio ministério. Nem as chamadas ao arrependimento de João nem as boas novas do Salvador, cujo resultado seria alegria e louvor, tocaram os corações da maioria desse povo e de seus líderes.

Que DEUS abençoe a todos.

Juízes 18:17-31; 21:25


Juízes 18:17-31; 21:25

17 Porém subindo os cinco homens, que foram espiar a terra, entraram ali, e tomaram a imagem de escultura, o éfode, e os terafins, e a imagem de fundição, ficando o sacerdote em pé à entrada da porta, com os seiscentos homens que estavam munidos com as armas de guerra.
18 Entrando eles, pois, em casa de Mica, e tomando a imagem de escultura, e o éfode, e os terafins, e a imagem de fundição, disse-lhes o sacerdote: Que estais fazendo?
19 E eles lhe disseram: Cala-te, põe a mão na boca, e vem conosco, e sê-nos por pai e sacerdote. É melhor ser sacerdote da casa de um só homem, do que ser sacerdote de uma tribo e de uma família em Israel?
20 Então alegrou-se o coração do sacerdote, e tomou o éfode, e os terafins, e a imagem de escultura; e entrou no meio do povo.
21 Assim viraram, e partiram; e os meninos, e o gado, e a bagagem puseram diante de si.
22 E, estando já longe da casa de Mica, os homens que estavam nas casas junto à casa de Mica, reuniram-se, e alcançaram os filhos de Dã.
23 E clamaram após os filhos de Dã, os quais viraram os seus rostos, e disseram a Mica: Que tens, que tanta gente convocaste?
24 Então ele disse: Os meus deuses, que eu fiz, me tomastes, juntamente com o sacerdote, e partistes; que mais me resta agora? Como, pois, me dizeis: Que é que tens?
25 Porém os filhos de Dã lhe disseram: Não nos faças ouvir a tua voz, para que porventura homens de ânimo mau não se lancem sobre vós, e tu percas a tua vida, e a vida dos da tua casa.
26 Assim seguiram o seu caminho os filhos de Dã; e Mica, vendo que eram mais fortes do que ele, virou-se, e voltou à sua casa.
27 Eles, pois, tomaram o que Mica tinha feito, e o sacerdote que tivera, e chegaram a Laís, a um povo quieto e confiado, e os feriram ao fio da espada, e queimaram a cidade a fogo.
28 E ninguém houve que os livrasse, porquanto estavam longe de Sidom, e não tinham relações com ninguém, e a cidade estava no vale que está junto de Bete-Reobe; depois reedificaram a cidade e habitaram nela.
29 E chamaram-lhe Dã, conforme ao nome de Dã, seu pai, que nascera a Israel; era, porém, antes o nome desta cidade Laís.
30 E os filhos de Dã levantaram para si aquela imagem de escultura; e Jônatas, filho de Gérson, o filho de Manassés, ele e seus filhos foram sacerdotes da tribo dos danitas, até ao dia do cativeiro da terra.
31 Assim, pois, estabeleceram para si a imagem de escultura, que fizera Mica, por todos os dias em que a casa de Deus esteve em Siló.
Juízes 21:25
25 Naqueles dias não havia rei em Israel; porém cada um fazia o que parecia reto aos seus olhos.

Juízes 18:17-31; 21:25

A conquista de Laís não teve nada em comum com a as conquistas da fé nos tempos de Josué. O que podemos perceber em Dã? Vemos cobiça por “um lugar em que não há falta de coisa alguma que há na terra” (v. 10), confiança em si mesmos, covardia, ingratidão, roubo, trapaça e, coroando tudo isso, o estabelecimento de um culto idólatra. Que quadro! Passaremos os próximos capítulos (nos quais as coisas ficarão ainda piores) até chegarmos ao último versículo do livro, que é uma repetição de 17:6: “Cada qual fazia o que achava mais reto”. Essa sentença resume a condição de Israel no tempo dos juízes. E, infelizmente, resume também a condição da cristandade em nossos dias. Se o livro de Josué tem sido comparado a Efésios, o livro de Juízes nos lembra de 2 Timóteo (especialmente o capítulo 3). Porém essa sucessão de períodos altos e baixos, de fracasso e restauração, acontece com muita freqüência em nossa própria vida. Vigiemos para não fazer o que achamos que é bom, e para não colocarmos nisso nossa confiança. Façamos o que é “agradável ao Senhor” (Efésios 5:10; Hebreus 13:21).

Que DEUS abençoe a todos.