domingo, 27 de junho de 2010

Colossenses 1:16-18

Domingo 27 Junho

Tudo foi criado por ele e para ele. E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele. E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência (Colossenses 1:16-18).

Jesus Cristo nas Escrituras

O Senhor Jesus ocupa o primeiro lugar na criação. Tudo foi criado por intermédio dEle e para Ele. É o grande Sustentador do universo. O primeiro lugar entre os que têm sido salvos é dEle também. Cristo é o cabeça do corpo: a Igreja. Neste mundo, o coração dos crentes é o único lugar onde Ele pode ter a preemi­nência. No mundo só existe confusão e caos, porém tudo mudará quando o Senhor dos senhores e o Rei dos reis aparecer trazendo justiça e paz à terra.

Jesus Cristo é o tema central das Escrituras. Está presente em muitas páginas, não somente nos Evangelhos. No primeiro livro de Moisés, a história de José fala simbolicamente do Senhor; no segundo livro, os elementos do tabernáculo falam dEle por metáfora; no terceiro, os sacrifícios são tipos de Seu sacrifício na cruz; no quarto livro, a serpente de bronze prenuncia o Senhor, como Ele mesmo afirma no Evangelho de João (3:14); no quinto livro, está declarado que viria um profeta maior que Moisés.

Cada salmo messiânico profetiza acerca de Cristo. Nos Provérbios, Ele é a Sabedoria personificada. Em Cantares de Salomão, Ele é o Amado. O profeta Isaías o descreve como o Servo fiel. Da primeira à última página, a Bíblia fala sobre Jesus Cristo.

Que DEUS abençoe a todos.

Tiago 1.12

27 de Junho

"Bem-aventurado o homem que suporta com perseverança a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam." Tiago 1.12

Aqui vemos duas condições para receber a coroa da vida. Primeiro, suportar a provação. Seguir o Senhor Jesus não significa estar livre de tentações. Pelo contrário! Existem as tentações no espírito que muitas vezes são túneis bem escuros pelos quais nós, como filhos de Deus, temos que passar em nossa vida. Nesses momentos parece que o Senhor está bem distante, mas é justamente aí que Ele está bem próximo de nós! Justamente aí a mão traspassada de Jesus nos mantém em pé. Mas também existem as tentações da alma, quando somos colocados em situações que abalam nossas emoções, quando somos afligidos por depressões. Mas está escrito que Jesus mora em nossos corações "pela fé", portanto não por meio dos sentimentos! Além disso, também há as tentações do corpo, em que somos afligidos por poderes da enfermidade. Porém o Senhor Jesus é o grande médico.

A segunda condição para receber a coroa da vida é que O amemos. Podemos crer em Jesus, podemos falar dEle com convicção, podemos nos esforçar para segui-lO, mas o Senhor tem interesse, em primeiro lugar, que O amemos de verdade. Você ama a Jesus? Seu coração bate mais rápido quando se lembra dEle? A Palavra de Deus promete: "O Senhor guarda a todos os que o amam."

Que DEUS abençoe a todos.