terça-feira, 27 de abril de 2010

João 15:13

Terça-feira 27 Abril

Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos (João 15:13).

Incentivo e exigência

Esse versículo nos dá uma representação singular do amor do Senhor Jesus. Mostra como Ele estava preparado para morrer pelos que amava. A vida é o supremo bem que o Criador deu aos seres humanos. Até Satanás sabe disso: “Tudo quanto o homem tem dará pela sua vida” (Jó 2:4). Nosso Salvador sacrificou a Sua por nós. Amor maior que esse é inconcebível. Ele provou Seu amor ao morrer voluntariamente a morte que nos era devida.

O Senhor já havia dito: “Por isto o Pai me ama, porque dou a minha vida para tornar a tomá-la. Ninguém ma tira de mim, mas eu de mim mesmo a dou; tenho poder para a dar, e poder para tornar a tomá-la. Este mandamento recebi de meu Pai” (João 10:17-18). Ao sacrificar Sua vida, a grandeza divina se manifestou soberanamente: ninguém podia tirar a vida do Senhor Jesus contra Sua vontade. Ele fez isso para que tivéssemos vida abundante (João 10:10).

O Senhor Jesus deu Sua vida por Seus amigos. Como podemos saber se somos Seus amigos? “Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando” (João 15:14). Se Jesus Cristo ao sacrificar Sua vida provou Seu amor de maneira indubitável, ao obedecermos Seus mandamentos provamos de forma real e prática que O amamos. “O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei” (João 15:12). O infinito e incondicional amor do Senhor para conosco é ao mesmo tempo um incentivo e uma exigência para que amemos uns aos outros. “Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade” (1 João 3:18).

Que DEUS abençoe a todos.

Isaías 55.6

27 de Abril

"Buscai o Senhor enquanto se pode achar." Isaías 55.6

Perguntemo-nos hoje por que devemos buscar o Senhor. Depois da sua exortação "Buscai-me" em Isaías 45.19, logo em seguida Ele nos dá a resposta a essa pergunta: "...eu, o Senhor, falo a verdade, e proclamo o que é direito." Conheço muito bem a terrível tentação satânica que quer nos incitar à constante atividade. Muitos fatores contribuem para que sejamos prisioneiros do trabalho e não cheguemos ao ponto de buscar o Senhor de todo o coração. Pode até acontecer que, enquanto oramos, de repente nos damos conta de que estamos pensando em outras coisas. O Senhor adverte: "Ouvi-me atentamente." Quando O buscamos de coração sincero, não encontramos necessariamente o que para nós é de suma importância no momento, ou seja, o atendimento das nossas orações, pois para o Senhor isso não tem prioridade. O importante é que nos acheguemos ao Senhor. E, ao encontrarmos o Senhor, encontramos tudo! Assim teremos encontrado a resposta aos nossos anseios. Quando O encontramos, possivelmente nossos problemas, perguntas e dificuldades ainda não estarão solucionados, mas estaremos interiormente libertos dos problemas e conseguiremos nos distanciar das dificuldades. Quando O encontramos, Ele age em nossa vida. O Senhor nos diz: "...o que me acha acha a vida."

Que EUS abençoe a todos.

Apocalipse 1:12-20

Apocalipse 1.12-20
12 Voltei-me para ver quem falava comigo e, voltado, vi sete candeeiros de ouro
13 e, no meio dos candeeiros, um semelhante a filho de homem, com vestes talares e cingido, à altura do peito, com uma cinta de ouro.
14 A sua cabeça e cabelos eram brancos como alva lã, como neve; os olhos, como chama de fogo;
15 os pés, semelhantes ao bronze polido, como que refinado numa fornalha; a voz, como voz de muitas águas.
16 Tinha na mão direita sete estrelas, e da boca saía-lhe uma afiada espada de dois gumes. O seu rosto brilhava como o sol na sua força.
17 Quando o vi, caí a seus pés como morto. Porém ele pôs sobre mim a mão direita, dizendo: Não temas; eu sou o primeiro e o último
18 e aquele que vive; estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos e tenho as chaves da morte e do inferno.
19 Escreve, pois, as coisas que viste, e as que são, e as que hão de acontecer depois destas.
20 Quanto ao mistério das sete estrelas que viste na minha mão direita e aos sete candeeiros de ouro, as sete estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete candeeiros são as sete igrejas.


Apocalipse 1:12-20

O Filho do homem, que aparece aqui com os atributos da justiça santa e inflexível, é o mesmo humilde Jesus dos evangelhos, nosso terno e bondoso Salvador? Noutra ocasião João se reclinara confiantemente sobre o peito de Jesus (João 13:25). Aqui, porém, cai a Seus pés como morto. Que contraste! De fato, convém não esquecer este aspecto da glória de Cristo. O Pai confiou todo julgamento ao Filho (João 5:22); Ele há de exercê-lo mais tarde contra os que não creram (cap. 19 e 20). Mas hoje, enquanto a Igreja ainda está na terra, Ele toma conhecimento do estado de cada uma de Suas igrejas locais (os sete candeeiros que devem brilhar na ausência dele). Sim, o Senhor pode perdoar tudo. Ele morreu e ressuscitou para nos dar o perdão e a vida (V. 18). Entretanto, Ele não pode deixar passar nada. Seus olhos são "como chamas de fogo" (2:18; 19:12). Nada escapa de sua observação.

O versículo 19 apresenta o esquema geral do livro. (1)"As coisas que viste": essa solene aparição do Senhor em glória. (2)"As" coisas "que são": a condição atual da igreja responsável (cap. 2 e 3). (3) "As" coisas "que hão de acontecer depois destas": os acontecimentos proféticos que em breve se cumprirão (cap. 4 a 22).

Que DEUS abençoe a todos.

Gênesis 48:8-22

Gênesis 48:8-22

8 E Israel viu os filhos de José, e disse: Quem são estes?
9 E José disse a seu pai: Eles são meus filhos, que Deus me tem dado aqui. E ele disse: Peço-te, traze-mos aqui, para que os abençoe.
10 Os olhos de Israel, porém, estavam carregados de velhice, já não podia ver; e fê-los chegar a ele, e beijou-os, e abraçou-os.
11 E Israel disse a José: Eu não cuidara ver o teu rosto; e eis que Deus me fez ver também a tua descendência.
12 Então José os tirou dos joelhos de seu pai, e inclinou-se à terra diante da sua face.
13 E tomou José a ambos, a Efraim na sua mão direita, à esquerda de Israel, e Manassés na sua mão esquerda, à direita de Israel, e fê-los chegar a ele.
14 Mas Israel estendeu a sua mão direita e a pôs sobre a cabeça de Efraim, que era o menor, e a sua esquerda sobre a cabeça de Manassés, dirigindo as suas mãos propositadamente, não obstante Manassés ser o primogênito.
15 E abençoou a José, e disse: O Deus, em cuja presença andaram os meus pais Abraão e Isaque, o Deus que me sustentou, desde que eu nasci até este dia;
16 O anjo que me livrou de todo o mal, abençoe estes rapazes, e seja chamado neles o meu nome, e o nome de meus pais Abraão e Isaque, e multipliquem-se como peixes, em multidão, no meio da terra.
17 Vendo, pois, José que seu pai punha a sua mão direita sobre a cabeça de Efraim, foi mau aos seus olhos; e tomou a mão de seu pai, para a transpor de sobre a cabeça de Efraim à cabeça de Manassés.
18 E José disse a seu pai: Não assim, meu pai, porque este é o primogênito; põe a tua mão direita sobre a sua cabeça.
19 Mas seu pai recusou, e disse: Eu o sei, meu filho, eu o sei; também ele será um povo, e também ele será grande; contudo o seu irmão menor será maior que ele, e a sua descendência será uma multidão de nações.
20 Assim os abençoou naquele dia, dizendo: Em ti abençoará Israel, dizendo: Deus te faça como a Efraim e como a Manassés. E pôs a Efraim diante de Manassés.
21 Depois disse Israel a José: Eis que eu morro, mas Deus será convosco, e vos fará tornar à terra de vossos pais.
22 E eu tenho dado a ti um pedaço da terra a mais do que a teus irmãos, que tomei com a minha espada e com o meu arco, da mão dos amorreus.


Gênesis 48:8-22
"Pela fé, Jacó, próximo da morte, abençoou cada um dos filhos de José" (Hebreus 11:21). Ao dar ao mais jovem a bênção do mais velho e vice-versa, seus pensamentos devem ter regressado ao triste incidente do capítulo 27. Ele está cego agora, como Isaque naquela época. Mas ele pode discernir a mente de Deus. Diz-se que Jacó nunca andou tão bem quanto quando era coxo, e nunca enxergou tão bem quanto quando estava cego. Ele invoca o Deus que o sustentou, desde que nasceu até aquele dia (Gênesis 48:15). Ele conhecia por experiência própria a obra e as dificuldades de um pastor (31:38-40). Agora ele toma o lugar de ovelha e observa o paciente cuidado do qual é o objeto da parte do Pastor. Como Jacó, Davi fez seu aprendizado apascentado as ovelhas de seu pai (1 Samuel 17:34). Mas tarde foi chamado para governar sobre Israel (2 Samuel 7:7-8). Ademais, foi ele quem escreveu o Salmo 23: "O Senhor é o meu pastor". Cada um de nós conhece o doce nome pelo qual o Senhor Jesus se denomina: "Eu sou o bom Pastor" (João 10:11, 14). É um nome que Ele justificou ao dar Sua vida por Suas amadas ovelhas, cuidando delas e conduzindo-as, como Deus fez com Jacó, mesmo sem seu conhecimento, por toda a sua vida. Mas será que cada um de nós pode dizer, como Jacó e Davi: "O Senhor é o meu pastor"?

Que DEUS abençoe a todos.