Gênesis 48:8-22
8 E Israel viu os filhos de José, e disse: Quem são estes?
9 E José disse a seu pai: Eles são meus filhos, que Deus me tem dado aqui. E ele disse: Peço-te, traze-mos aqui, para que os abençoe.
10 Os olhos de Israel, porém, estavam carregados de velhice, já não podia ver; e fê-los chegar a ele, e beijou-os, e abraçou-os.
11 E Israel disse a José: Eu não cuidara ver o teu rosto; e eis que Deus me fez ver também a tua descendência.
12 Então José os tirou dos joelhos de seu pai, e inclinou-se à terra diante da sua face.
13 E tomou José a ambos, a Efraim na sua mão direita, à esquerda de Israel, e Manassés na sua mão esquerda, à direita de Israel, e fê-los chegar a ele.
14 Mas Israel estendeu a sua mão direita e a pôs sobre a cabeça de Efraim, que era o menor, e a sua esquerda sobre a cabeça de Manassés, dirigindo as suas mãos propositadamente, não obstante Manassés ser o primogênito.
15 E abençoou a José, e disse: O Deus, em cuja presença andaram os meus pais Abraão e Isaque, o Deus que me sustentou, desde que eu nasci até este dia;
16 O anjo que me livrou de todo o mal, abençoe estes rapazes, e seja chamado neles o meu nome, e o nome de meus pais Abraão e Isaque, e multipliquem-se como peixes, em multidão, no meio da terra.
17 Vendo, pois, José que seu pai punha a sua mão direita sobre a cabeça de Efraim, foi mau aos seus olhos; e tomou a mão de seu pai, para a transpor de sobre a cabeça de Efraim à cabeça de Manassés.
18 E José disse a seu pai: Não assim, meu pai, porque este é o primogênito; põe a tua mão direita sobre a sua cabeça.
19 Mas seu pai recusou, e disse: Eu o sei, meu filho, eu o sei; também ele será um povo, e também ele será grande; contudo o seu irmão menor será maior que ele, e a sua descendência será uma multidão de nações.
20 Assim os abençoou naquele dia, dizendo: Em ti abençoará Israel, dizendo: Deus te faça como a Efraim e como a Manassés. E pôs a Efraim diante de Manassés.
21 Depois disse Israel a José: Eis que eu morro, mas Deus será convosco, e vos fará tornar à terra de vossos pais.
22 E eu tenho dado a ti um pedaço da terra a mais do que a teus irmãos, que tomei com a minha espada e com o meu arco, da mão dos amorreus.
Gênesis 48:8-22
"Pela fé, Jacó, próximo da morte, abençoou cada um dos filhos de José" (Hebreus 11:21). Ao dar ao mais jovem a bênção do mais velho e vice-versa, seus pensamentos devem ter regressado ao triste incidente do capítulo 27. Ele está cego agora, como Isaque naquela época. Mas ele pode discernir a mente de Deus. Diz-se que Jacó nunca andou tão bem quanto quando era coxo, e nunca enxergou tão bem quanto quando estava cego. Ele invoca o Deus que o sustentou, desde que nasceu até aquele dia (Gênesis 48:15). Ele conhecia por experiência própria a obra e as dificuldades de um pastor (31:38-40). Agora ele toma o lugar de ovelha e observa o paciente cuidado do qual é o objeto da parte do Pastor. Como Jacó, Davi fez seu aprendizado apascentado as ovelhas de seu pai (1 Samuel 17:34). Mas tarde foi chamado para governar sobre Israel (2 Samuel 7:7-8). Ademais, foi ele quem escreveu o Salmo 23: "O Senhor é o meu pastor". Cada um de nós conhece o doce nome pelo qual o Senhor Jesus se denomina: "Eu sou o bom Pastor" (João 10:11, 14). É um nome que Ele justificou ao dar Sua vida por Suas amadas ovelhas, cuidando delas e conduzindo-as, como Deus fez com Jacó, mesmo sem seu conhecimento, por toda a sua vida. Mas será que cada um de nós pode dizer, como Jacó e Davi: "O Senhor é o meu pastor"?
Que DEUS abençoe a todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário