segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Gênesis 19:4 a 8

DEUS AMA VOCÊ


"O texto bíblico para a mensagem de hoje está no livro de Gênesis 19:4 a 8: "Mas, antes que se deitassem, os homens daquela cidade cercaram a casa, os homens de Sodoma, assim os moços como os velhos, sim, todo o povo de todos os lados; e chamaram por Ló, e lhe disseram: Onde estão os homens que, à noitinha, entraram em tua casa? Traze-os fora a nós para que abusemos deles.


Saiu-lhes então Ló à porta, fechou-a após si, e lhes disse: Rogo-vos meus irmãos, que não façais mal; tenho duas filhas, virgens, eu vo-las trarei; tratai-as como vos parecer, porém nada façais a estes homens, porquanto se acham sob a proteção de meu teto."


A mensagem a seguir é um assunto muito delicado e eu peço a Deus que me ajude a achar as palavras certas para tratá-lo de maneira séria, espiritual, misericordiosa. Porém, é um tema que não pode ser passado por alto desde o momento que está registrado no texto bíblico.


O texto nos apresenta uma cidade impenitente, que tinha descido às profundezas da rebeldia contra Deus e entre todos os pecados que dominavam a cidade, havia um que claramente expressava a perversidade de um povo sem Deus. Este problema era o homossexualismo.


O texto bíblico nos fala de dois anjos que chegaram para salvar Ló e sua família e nos apresenta também a Ló oferecendo sua casa para estes anjos. Ló era um homem hospitaleiro, abriu as portas de sua casa. Insistiu para que os anjos passassem a noite no seu lar e de repente, apareceram os homens da cidade querendo arrombar a porta e tirar para fora os dois anjos. Naturalmente, o povo não tinha noção de quem eram estas duas pessoas. No seu desespero por salvar estes dois anjos, Ló, inclusive, faz um sacrifício e oferece para os homens as suas duas filhas. Mas, a perversidade destes homens tinha chegado a nível tão baixo, que eles não ficariam contentes enquanto não tirassem os dois visitantes para fora. Em vista da firmeza de Ló, tentaram agarrar a ele mesmo. Foi aí que o poder dos anjos se manifestou. Colocaram Ló para dentro, fecharam a porta e deixam cegos aos agressores. Depois disseram para Ló: "Ló, esta cidade não pode continuar assim. Ela será destruída. Mas, você tem a oportunidade de salvar a sua vida. Fuja para o monte e leve sua família".


Outro dia estava nos Estados Unidos e vi dois homens de mãos dadas na televisão, se acariciando, sendo entrevistados por um jornalista e diziam assim: "Que mal tem, se nós nos amamos? Não estamos matando, nem forçando ninguém. Por que a sociedade tem que interferir em algo que é próprio nosso? Isto é normal, isto não está errado. Pode ter sido errado no passado, para outras gerações, hoje não. Nós somos livres. Isto é opção nossa e queremos que a sociedade nos respeite e nos aceite. Ninguém tem o direito de entrar em nossa vida."


E a grande verdade, amigos, é que o ser humano tem o direito de fazer o que quiser. Deus lhe deu esse direito. "Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra ti", diz Deus, "que te propus a vida e a morte, a bênção e a maldição: escolhe, pois, a vida para que vivas, tu e a tua descendência." (Deut. 30:19)


Você vê, quando Deus nos criou, nos deu liberdade. Liberdade para fazer o que quisermos. A outra verdade é que, como cristãos, temos que entender que nós não temos o direito de querer impor um sistema de vida a ninguém. Nós não temos o direito de olhar com desprezo para ninguém. Por mais que na nossa opinião as pessoas estejam completamente erradas. Nós devemos amar o ser humano. Por mais pecador que ele seja, por mais errado que ele esteja, por mais imoral que nos pareça, por mais depravado e perverso que possa parecer, nós, como cristãos, temos o dever de amá-los, de respeitá-los e aceitá-los. Isto é verdade e aqueles dois jovens americanos estavam corretos nisto. Agora, se o que eles fazem é normal, esse já é um outro assunto. E estas são as duas coisas que precisamos separar em nossa mente.


O homossexualismo não é normal do ponto de vista divino, porque quando Deus criou o primeiro casal, não criou Adão e Pedro, Roberto e João. Quando Deus criou Adão e Eva, não criou Eva e Maria. Partindo da criação já não é normal. Não estava nos planos divinos. Fisiológica, física e biológicamente também não. Agora, o ser humano é livre. Como eu sou livre para comer pela orelha. Mas, não é normal. Eu posso beber água pelo nariz. Mas, não é normal. Mas eu não sou livre? Não tenho o direito? Claro que sim, eu sou livre e você tem que respeitar o que eu faço. Mas, não é normal. É isso que tem que ficar bem claro na mente: não é normal.


Outro dia eu falava com um jovem desesperado, que dizia: "Pastor, eu não tenho culpa de ter nascido assim". E ele, na sua impotência, olhava para o céu e dizia: "Oh, Deus, por que me criaste assim? Por que permitiste que eu viesse ao mundo assim? Por que eu carrego esta tendência dentro de mim? E hoje a ciência comprova que muitas crianças vêm a este mundo com um desequilíbrio hormonal. Agora, vem a pergunta: isto é justificativa para praticar o homossexualismo? Hoje, está provado que filhos de alcóolotras nascem com tendências para o alcoolismo. Isto quer dizer que aquela pessoa, tem necessariamente que ser um alcóolatra?


Queridos, todos nós nascemos com uma cruz na vida. Todos nós lutamos, uns com o orgulho, outros com o egoísmo, o ciúme, a mentira, a desonestidade, o cigarro, as drogas, o alcoolismo e outros com o homossexualismo. Todos têm seus pontos fracos. O diabo não tem uma fábrica de tentações em série para todo mundo. Não. O diabo tem uma fábrica de tentações personalizadas. Nessa fábrica tem um laboratório de pesquisa onde se estuda diferentes tipos de tentações adaptadas a cada indivíduo. O dia em que você nasce, você já entra no computador do inimigo. E aí começa a se desenvolver sua folha corrida. O gene que você traz, as tendências, o tipo de educação que você recebe. O que aconteceu na sua meninice? Que traumas carrega? Alguém abusou de você quando você era criança? Alguém o fez sentir-se inferior? Bateu em você? Machucou você? Tudo está registrado no computador. Logo, com esta folha, o diabo prepara a tentação específica para cada um. Agora, querido, o fato de que cada um de nós nasce com pontos fracos e que o diabo conhece tudo, não é argumento para ser derrotado. Eu conheço pessoas que nasceram com desequilíbrios hormonais e dizem: "Pastor, eu não posso negar que tenho profundas inclinações para isso ou para aquilo, mas conheci Jesus ainda criança. Cresci num lar cristão, aprendi a amar a Jesus, conheci valores espirituais, aprendi a agarrar-me a Jesus e pela graça de Deus, consegui me manter vitorioso até aqui. Não posso negar que as tendências estão dentro de mim. Que me sinto atraído para cá ou empurrado para lá, mas, pela graça de Deus, eu venci".


Meu amigo, ter nascido com tendências para o que for, não é argumento para a derrota, porque o Senhor Jesus veio a este mundo para provar que é possível ser vitorioso.


Se porventura você é alguém que está lutando contra este tipo de problema em sua vida, uma das coisas que tem que saber é que Deus o ama, do jeito que você é.


Li numa carta: "Pastor, Deus deve ter nojo de mim." Não, querido, Deus não tem nojo de você, Deus tem nojo do pecado, da miséria, do homossexualismo. Isso é anormal, ofensivo ao caráter puro de Deus. Mas Deus não pode ter nojo de você. Deus o ama muito. A mente divina é capaz de fazer algo que ser humano nenhum é capaz de fazer: separar pecado e pecador. A ira divina será desatada sem piedade contra o pecado, não contra o pecador. E se algum pecador for destruído, será unicamente porque não quis largar o pecado. Mas, a destruição não vem para o pecador, vem para o pecado.


Agora, existe algo maravilhoso e é o fato de que Deus providenciou a vitória sobre o mal. Se há uma coisa que o inimigo não pode fazer é obrigar-nos a praticar o que não queremos. Ouçam bem isto: o diabo pode fazer o que quiser. Pode apresentar as maiores tentações. Pode colocar luzes, cores, programas de televisão, revistas pornográficas, pode colocar filmes miseráveis, o que quiser. Mas, se há alguma coisa que o inimigo não pode fazer, coloque bem isto em sua mente, se há alguma coisa que o inimigo não pode fazer é obrigá-lo a fazer algo quando você não quer. No momento que você cai de joelhos, impotente, fraco, necessitado, carente do poder de Deus, e diz: "Senhor, faz algo por mim, porque se depender de mim, estou perdido", nesse momento, as hostes do inimigo tremem e fogem apavoradas porque não podem ver um cristão ajoelhado. Entendeu? O inimigo não tem mais direito sobre você. Ele está derrotado, acabado, perdido.


Estava pregando um dia, quando uma mulher deu um grito, lá atrás. Com uma força descomunal ela levantou um banco de uns três metros de comprimento, mais ou menos e o jogou contra mim. Se eu não tivesse me afastado, esse banco cairia sôbre mim. Ao longo do meu ministério eu tenho visto muitas vezes o inimigo aparecer por aí. Naquela ocasião, aquela mulher rastejava e se aproximava do lugar onde eu estava pregando. Sua boca espumava, seus olhos estavam injetados de sangue. Ameaçava com palavras incoerentes.


Naquele instante, eu disse para as pessoas presentes: Estão vendo este espetáculo deprimente? Tudo que o inimigo pode fazer hoje, é isto. Rastejar como uma cobra miserável.


Querido, mais uma vez repito: o inimigo está derrotado. Então, por favor, não permita que um inimigo em agonia, tenha poder sobre o seu corpo, sobre sua mente, o seu coração. Ele está perdido, acabado e você tem um Deus todo poderoso. As hostes angelicais estão ao seu dispor, é só clamar.


Querido, não sei quem é você, nem como você vive. Porventura estou falando para alguém cujo coração chora a dor de se ver escravizado? Liberte-se no poder de Jesus. Não há vício capaz de submeter você. Não há tendência capaz de governar sua vida. Não há desvio de caráter capaz de destrui-lo.


O povo de Sodoma tinha tirado Deus de sua vida. Eles se atreveram até a atacar dois anjos. Aquele povo tinha chegado ao fundo do poço. Não me diga que o homossexualismo é um mal de vinte anos pra cá. Ele sempre existiu. Mas sabe o que aconteceu nos últimos anos? A sociedade está querendo colocar uma tinta dourada em cima da perversão humana. Está querendo dizer que não há nada de errado, que está tudo certo, que é uma opção como qualquer outra. Mas, volto a repetir, você tem o direito de viver como quer e a sociedade tem o direito de respeitá-lo e amá-lo como você é. Mas, é normal? Você não pode mudar a natureza, a criação, nem o propósito de vida. Aquilo que Deus disse que não é normal, não passa a ser normal porque a maioria das pessoas quer ou porque o Congresso quer aprovar. Sempre será uma aberração, aos olhos de Deus. O ser humano, porém, sempre será o objeto do amor maravilhoso de Deus.


Ele está aqui, com os braços abertos, pronto a recebê-lo e dar-lhe o poder necessário para uma vida vitoriosa.

ORAÇÃO

Pai querido, o pecado traz muita dor e tristeza ao coração humano. Ele deforma completamente a Tua imagem. Ele corrompe e arruina tudo de belo que confiaste ao homem. Mas, neste momento, Te suplicamos que a graça de Jesus se manifeste abundantemente na vida de todos Teus filhos e daqueles que abrirem o coração a Ti. Em nome de Jesus, amém

Que DEUS abençoe a todos.

Romanos 5:12; Esdras 9:9

Segunda-feira 21 Setembro

Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, por isso que todos pecaram.

Não nos desamparou o nosso Deus; antes, estendeu sobre nós beneficência… para revivermos

(Romanos 5:12; Esdras 9:9).

O VASO QUEBRADO
Em Londres, em uma sala especial do British Museum, pode-se admirar uma peça única: um vaso muito precioso. Certo dia, alguém deixou esse vaso cair. O resultado foi centenas de estilhaços no chão. Chamaram um especialista que, com muita paciência, recolheu os fragmentos e reconstituiu o vaso, o qual pode ser visto atualmente. Quem não conhece a história, nunca poderia imaginar que esse magnífico objeto já foi um monte de cacos. As uniões são praticamente invisíveis ao simples olhar. Uma placa relata o ocorrido e, ao lê-la, muitas pessoas ficam totalmente surpresas.

A história desse vaso em três etapas nos lembra a do homem: sua beleza original, sua destruição e sua restauração. O ser humano foi criado perfeito, “à imagem de Deus”, porém no momento da queda, sua desobediência o conduziu à uma degradação total por causa do pecado. A imagem inicial foi completamente deformada. Ainda hoje, pela graça e obra perfeita de Cristo, todo ser humano pode adquirir uma beleza divina. O estado de inocência não pode ser recuperado, mas no novo nascimento, cada pecador arrependido recebe a vida que Jesus Cristo dá, passa a conhecer a bondade, a misericórdia e o amor de Deus. Assim, salvo da ruína, aquele que estava separado da vida de Deus pode viver agora somente para a glória dAquele que o restaurou.

Que DEUS abençoe a todos.

João 3.3

21 de Setembro

"Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus." João 3.3

Existem cristãos e cristãos: cristãos verdadeiros e cristãos nominais. Satanás, o inimigo das almas humanas, é o grande atrapalhador. Ele gosta de criar confusão, especialmente quando se trata de questões vitais. Posso imaginar muito bem que uma pessoa que ainda não conhece a Jesus como o seu Salvador diga: "Cada um deve escolher o caminho da salvação. Existem tantas igrejas e congregações, tantas seitas e grupos religiosos diferentes que nem se consegue saber quem fala a verdade e quem mente." Esta é a tática do inimigo, que não quer que você também obtenha a feliz certeza da salvação. Mas num ponto certamente estamos de pleno acordo, ou seja, que Jesus Cristo, o Filho do Deus vivo, não pode mentir! Ele reivindica ser a verdade! Você crê nisso? Você diz: "Perdi minha confiança nas pessoas." De fato, você não é o primeiro. Você guarda rancor contra certas pessoas que o desapontaram. Mas o que você tem contra Jesus, o Filho de Deus, que por sua causa deixou Sua glória, se tornou homem, e morreu, derramando Seu sangue na cruz? Ele quer que você também possa ver o reino de Deus!

Que DEUS abençoe a todos.

Atos 20.1-16

Atos 20.1-16
1 Cessado o tumulto, Paulo mandou chamar os discípulos, e, tendo-os confortado, despediu-se, e partiu para a Macedônia.
2 Havendo atravessado aquelas terras, fortalecendo os discípulos com muitas exortações, dirigiu-se para a Grécia,
3 onde se demorou três meses. Tendo havido uma conspiração por parte dos judeus contra ele, quando estava para embarcar rumo à Síria, determinou voltar pela Macedônia.
4 Acompanharam-no até à Ásia Sópatro, de Beréia, filho de Pirro, Aristarco e Secundo, de Tessalônica, Gaio, de Derbe, e Timóteo, bem como Tíquico e Trófimo, da Ásia;
5 estes nos precederam, esperando-nos em Trôade.
6 Depois dos dias dos pães asmos, navegamos de Filipos e, em cinco dias, fomos ter com eles naquele porto, onde passamos uma semana.
7 No primeiro dia da semana, estando nós reunidos com o fim de partir o pão, Paulo, que devia seguir viagem no dia imediato, exortava-os e prolongou o discurso até à meia-noite.
8 Havia muitas lâmpadas no cenáculo onde estávamos reunidos.
9 Um jovem, chamado Êutico, que estava sentado numa janela, adormecendo profundamente durante o prolongado discurso de Paulo, vencido pelo sono, caiu do terceiro andar abaixo e foi levantado morto.
10 Descendo, porém, Paulo inclinou-se sobre ele e, abraçando -o, disse: Não vos perturbeis, que a vida nele está.
11 Subindo de novo, partiu o pão, e comeu, e ainda lhes falou largamente até ao romper da alva. E, assim, partiu.
12 Então, conduziram vivo o rapaz e sentiram-se grandemente confortados.
13 Nós, porém, prosseguindo, embarcamos e navegamos para Assôs, onde devíamos receber Paulo, porque assim nos fora determinado, devendo ele ir por terra.
14 Quando se reuniu conosco em Assôs, recebemo-lo a bordo e fomos a Mitilene;
15 dali, navegando, no dia seguinte, passamos defronte de Quios, no dia imediato, tocamos em Samos e, um dia depois, chegamos a Mileto.
16 Porque Paulo já havia determinado não aportar em Éfeso, não querendo demorar-se na Ásia, porquanto se apressava com o intuito de passar o dia de Pentecostes em Jerusalém, caso lhe fosse possível.


Atos 20:1-16

A manifestação hostil em Éfeso leva Paulo a deixar a cidade (Mateus 10:23). Depois de passar pela Grécia via Macedônia, ele volta pelo mesmo caminho e chega a Trôade. O relato que se segue (vv. 7-12) confirma que a ceia, como acontece hoje, era celebrada no primeiro dia da semana. Pode parecer-nos repreensível o fato de Êutico ter dormido durante uma pregação. Mas hoje, quando lemos as epístolas de Paulo, não está ele pregando também a nós? E que tipo de atenção temos dado a ele? O terrível acidente nos mostra, moralmente falando, até onde a indiferença à Palavra pode levar uma pessoa: à queda e a um estado de morte espiritual.

Por analogia, essa cena também nos faz pensar na Igreja e em sua responsabilidade. Seu sono, sua ruína, sua aparente falta de vida são o resultado de sua indiferença quanto aos ensinos dos apóstolos. Contudo, o Senhor permitiu um despertar seguido de consolo e de alimentação para os Seus, enquanto esperamos pelo alvorecer do grande dia da vinda do Senhor, quando deixaremos esta terra.

aulo deixa Trôade, querendo ir sozinho por terra (v. 13 - enfatizemos o benefício de andar sozinho com o Senhor). Em Assôs, ele se reúne com seus companheiros e navega novamente para Jerusalém.

Que DEUS abençoe a todos.

Atos 19.23-41

Atos 19.23-41
23 Por esse tempo, houve grande alvoroço acerca do Caminho.
24 Pois um ourives, chamado Demétrio, que fazia, de prata, nichos de Diana e que dava muito lucro aos artífices,
25 convocando-os juntamente com outros da mesma profissão, disse-lhes: Senhores, sabeis que deste ofício vem a nossa prosperidade
26 e estais vendo e ouvindo que não só em Éfeso, mas em quase toda a Ásia, este Paulo tem persuadido e desencaminhado muita gente, afirmando não serem deuses os que são feitos por mãos humanas.
27 Não somente há o perigo de a nossa profissão cair em descrédito, como também o de o próprio templo da grande deusa, Diana, ser estimado em nada, e ser mesmo destruída a majestade daquela que toda a Ásia e o mundo adoram.
28 Ouvindo isto, encheram-se de furor e clamavam: Grande é a Diana dos efésios!
29 Foi a cidade tomada de confusão, e todos, à uma, arremeteram para o teatro, arrebatando os macedônios Gaio e Aristarco, companheiros de Paulo.
30 Querendo este apresentar-se ao povo, não lhe permitiram os discípulos.
31 Também asiarcas, que eram amigos de Paulo, mandaram rogar-lhe que não se arriscasse indo ao teatro.
32 Uns, pois, gritavam de uma forma; outros, de outra; porque a assembléia caíra em confusão. E, na sua maior parte, nem sabiam por que motivo estavam reunidos.
33 Então, tiraram Alexandre dentre a multidão, impelindo -o os judeus para a frente. Este, acenando com a mão, queria falar ao povo.
34 Quando, porém, reconheceram que ele era judeu, todos, a uma voz, gritaram por espaço de quase duas horas: Grande é a Diana dos efésios!
35 O escrivão da cidade, tendo apaziguado o povo, disse: Senhores, efésios: quem, porventura, não sabe que a cidade de Éfeso é a guardiã do templo da grande Diana e da imagem que caiu de Júpiter?
36 Ora, não podendo isto ser contraditado, convém que vos mantenhais calmos e nada façais precipitadamente;
37 porque estes homens que aqui trouxestes não são sacrílegos, nem blasfemam contra a nossa deusa.
38 Portanto, se Demétrio e os artífices que o acompanham têm alguma queixa contra alguém, há audiências e procônsules; que se acusem uns aos outros.
39 Mas, se alguma outra coisa pleiteais, será decidida em assembléia regular.
40 Porque também corremos perigo de que, por hoje, sejamos acusados de sedição, não havendo motivo algum que possamos alegar para justificar este ajuntamento.
41 E, havendo dito isto, dissolveu a assembléia.

Atos 19:23-41

Havia em Éfeso um magnífico templo consagrado à deusa Diana e considerado uma das sete maravilhas do mundo antigo. As visitas dos turistas e as miniaturas de prata vendidas como recordação davam grande lucro aos artesãos da cidade. Evidentemente, a pregação do Evangelho prejudicava esse comércio, razão pela qual eles se uniram para proteger seus interesses, conferindo, hipocritamente, um pretexto religioso a tal oposição (Apocalipse 18:11). Quantas pessoas, em vez de procurar ardentemente a verdade em relação à vida eterna, são detidas por considerações materiais ou pela opinião dos outros!

Ruidosos clamores se elevam a favor da deusa, provando que ela mesma é incapaz de assumir a própria defesa, apesar de sua pretensa majestade (comparar com 1 Reis 18:26-29).

Ainda que o mundo moderno se considere mais evoluído e esclarecido que antes, não fez nada mais que trocar deuses - mas o coração das pessoas não mudou: Ídolos dos esportes, dos filmes, da música - as multidões de hoje em dia adoram e seguem os que lhes são apresentados pelo príncipe deste mundo, mestre na arte de extraviar almas.

Que DEUS abençoe a todos.

Atos 19.1-22

Atos 19.1-22
1 Aconteceu que, estando Apolo em Corinto, Paulo, tendo passado pelas regiões mais altas, chegou a Éfeso e, achando ali alguns discípulos,
2 perguntou-lhes: Recebestes, porventura, o Espírito Santo quando crestes? Ao que lhe responderam: Pelo contrário, nem mesmo ouvimos que existe o Espírito Santo.
3 Então, Paulo perguntou: Em que, pois, fostes batizados? Responderam: No batismo de João.
4 Disse-lhes Paulo: João realizou batismo de arrependimento, dizendo ao povo que cresse naquele que vinha depois dele, a saber, em Jesus.
5 Eles, tendo ouvido isto, foram batizados em o nome do Senhor Jesus.
6 E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e tanto falavam em línguas como profetizavam.
7 Eram, ao todo, uns doze homens.
8 Durante três meses, Paulo freqüentou a sinagoga, onde falava ousadamente, dissertando e persuadindo com respeito ao reino de Deus.
9 Visto que alguns deles se mostravam empedernidos e descrentes, falando mal do Caminho diante da multidão, Paulo, apartando-se deles, separou os discípulos, passando a discorrer diariamente na escola de Tirano.
10 Durou isto por espaço de dois anos, dando ensejo a que todos os habitantes da Ásia ouvissem a palavra do Senhor, tanto judeus como gregos.
11 E Deus, pelas mãos de Paulo, fazia milagres extraordinários,
12 a ponto de levarem aos enfermos lenços e aventais do seu uso pessoal, diante dos quais as enfermidades fugiam das suas vítimas, e os espíritos malignos se retiravam.
13 E alguns judeus, exorcistas ambulantes, tentaram invocar o nome do Senhor Jesus sobre possessos de espíritos malignos, dizendo: Esconjuro-vos por Jesus, a quem Paulo prega.
14 Os que faziam isto eram sete filhos de um judeu chamado Ceva, sumo sacerdote.
15 Mas o espírito maligno lhes respondeu: Conheço a Jesus e sei quem é Paulo; mas vós, quem sois?
16 E o possesso do espírito maligno saltou sobre eles, subjugando a todos, e, de tal modo prevaleceu contra eles, que, desnudos e feridos, fugiram daquela casa.
17 Chegou este fato ao conhecimento de todos, assim judeus como gregos habitantes de Éfeso; veio temor sobre todos eles, e o nome do Senhor Jesus era engrandecido.
18 Muitos dos que creram vieram confessando e denunciando publicamente as suas próprias obras.
19 Também muitos dos que haviam praticado artes mágicas, reunindo os seus livros, os queimaram diante de todos. Calculados os seus preços, achou-se que montavam a cinqüenta mil denários.
20 Assim, a palavra do Senhor crescia e prevalecia poderosamente.
21 Cumpridas estas coisas, Paulo resolveu, no seu espírito, ir a Jerusalém, passando pela Macedônia e Acaia, considerando: Depois de haver estado ali, importa-me ver também Roma.
22 Tendo enviado à Macedônia dois daqueles que lhe ministravam, Timóteo e Erasto, permaneceu algum tempo na Ásia.

Atos 19:1-22

Fiel à sua promessa (18:21), o apóstolo Paulo chega a Éfeso, capital da província da Ásia. Ele permanece ali por três anos (20:31), sucedendo a Apolo, que estava em Corinto "regando" o que Paulo havia "plantado" (18:27-28; 1 Coríntios 3:6). Entre esses servos de Deus não vemos inveja nem reivindicações por causa de um campo particular de trabalho.

Os efésios até então somente conheciam o batismo de João, um preparativo para que os judeus arrependidos recebessem o Messias que reinaria sobre a terra. O cristão, ao contrário, tem uma posição celestial: pelo Espírito Santo, ele tem um relacionamento com um Cristo morto e ressurreto. Esta é a verdade que caracteriza especialmente a epístola aos efésios.

"Assim a palavra do Senhor crescia e prevalecia poderosamente", não somente por causa dos milagres realizados pelos apóstolos, mas também pela sua autoridade sobre os corações. Ela levava os crentes a confessar o que haviam feito e a renunciar publicamente a prática da magia. Cheios do "primeiro amor" (Apocalipse 2:4), esses efésios não queriam mais ser "cúmplices nas obras infrutíferas das trevas" (Efésios 5:11).

Queridos leitores, a Palavra de Deus está mostrando seu poder ao mundo através dos frutos visíveis de nossa vida?

Que DEUS abençoe a todos.

1 Reis 18:30-46

1 Reis 18:30-46

30 Então Elias disse a todo o povo: Chegai-vos a mim. E todo o povo se chegou a ele; e restaurou o altar do Senhor, que estava quebrado.
31 E Elias tomou doze pedras, conforme ao número das tribos dos filhos de Jacó, ao qual veio a palavra do Senhor, dizendo: Israel será o teu nome.
32 E com aquelas pedras edificou o altar em nome do Senhor; depois fez um rêgo em redor do altar, segundo a largura de duas medidas de semente.
33 Então armou a lenha, e dividiu o bezerro em pedaços, e o pôs sobre a lenha.
34 E disse: Enchei de água quatro cântaros, e derramai-a sobre o holocausto e sobre a lenha. E disse: Fazei-o segunda vez; e o fizeram segunda vez. Disse ainda: Fazei-o terceira vez; e o fizeram terceira vez;
35 De maneira que a água corria ao redor do altar; e até o rêgo ele encheu de água.
36 Sucedeu que, no momento de ser oferecido o sacrifício da tarde, o profeta Elias se aproximou, e disse: Ó Senhor Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, manifeste-se hoje que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo, e que conforme à tua palavra fiz todas estas coisas.
37 Responde-me, Senhor, responde-me, para que este povo conheça que tu és o Senhor Deus, e que tu fizeste voltar o seu coração.
38 Então caiu fogo do Senhor, e consumiu o holocausto, e a lenha, e as pedras, e o pó, e ainda lambeu a água que estava no rêgo.
39 O que vendo todo o povo, caíram sobre os seus rostos, e disseram: Só o Senhor é Deus! Só o Senhor é Deus!
40 E Elias lhes disse: Lançai mão dos profetas de Baal, que nenhum deles escape. E lançaram mão deles; e Elias os fez descer ao ribeiro de Quisom, e ali os matou.
41 Então disse Elias a Acabe: Sobe, come e bebe, porque há ruído de uma abundante chuva.
42 E Acabe subiu a comer e a beber; mas Elias subiu ao cume do Carmelo, e se inclinou por terra, e pôs o seu rosto entre os seus joelhos.
43 E disse ao seu servo: Sobe agora, e olha para o lado do mar. E subiu, e olhou, e disse: Não há nada. Então disse ele: Volta lá sete vezes.
44 E sucedeu que, à sétima vez, disse: Eis aqui uma pequena nuvem, como a mão de um homem, subindo do mar. Então disse ele: Sobe, e dize a Acabe: Aparelha o teu carro, e desce, para que a chuva não te impeça.
45 E sucedeu que, entretanto, os céus se enegreceram com nuvens e vento, e veio uma grande chuva; e Acabe subiu ao carro, e foi para Jizreel.
46 E a mão do Senhor estava sobre Elias, o qual cingiu os lombos, e veio correndo perante Acabe, até à entrada de Jizreel.


1 Reis 18:30-46
Confrontados com o desafio, os profetas de Baal persistiram inutilmente em seus encantamentos e danças estranhas. O deus deles permaneceu surdo, e por uma boa razão! Então Elias começa os preparativos com uma calma e uma autoridade que contrastavam totalmente a excitação anterior. Ele constrói o altar com doze pedras, “segundo o número das tribos”, afirmando assim a unidade do povo. Apesar da divisão em dois reinos, aos olhos de Deus, Israel ainda é uma só nação. O mesmo se aplica à Igreja do Senhor. Embora dividida em tantas denominações, Deus reconhece uma única Igreja, composta de todos os crentes. Nós devíamos vê-la da mesma forma.

Quando tudo estava pronto para a oferta queimada, Elias clama a Deus: “Responde-me, SENHOR, responde-me, para que este povo saiba que tu, SENHOR, és Deus e que a ti fizeste retroceder o coração deles” (v. 37). Deus responde ao Seu servo não apenas enviando fogo, mas trazendo de volta para Si mesmo o coração do povo.

Acabe testemunhou a cena, seguida pela morte dos profetas, sem parecer interessado em nada mais que comer e beber, enquanto, por sua vez, o homem de Deus ora novamente… “e o céu deu chuva, e a terra produziu o seu fruto” (Tiago 5:18).

Que DEUS abençoe a todos.

1 Reis 18:17-29

1 Reis 18:17-29

17 E sucedeu que, vendo Acabe a Elias, disse-lhe: És tu o perturbador de Israel?
18 Então disse ele: Eu não tenho perturbado a Israel, mas tu e a casa de teu pai, porque deixastes os mandamentos do Senhor, e seguistes a Baalim.
19 Agora, pois, manda reunir-se a mim todo o Israel no monte Carmelo; como também os quatrocentos e cinqüenta profetas de Baal, e os quatrocentos profetas de Asera, que comem da mesa de Jezabel.
20 Então Acabe convocou todos os filhos de Israel; e reuniu os profetas no monte Carmelo.
21 Então Elias se chegou a todo o povo, e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-o, e se Baal, segui-o. Porém o povo nada lhe respondeu.
22 Então disse Elias ao povo: Só eu fiquei por profeta do Senhor, e os profetas de Baal são quatrocentos e cinqüenta homens.
23 Dêem-se-nos, pois, dois bezerros, e eles escolham para si um dos bezerros, e o dividam em pedaços, e o ponham sobre a lenha, porém não lhe coloquem fogo, e eu prepararei o outro bezerro, e o porei sobre a lenha, e não lhe colocarei fogo.
24 Então invocai o nome do vosso deus, e eu invocarei o nome do Senhor; e há de ser que o deus que responder por meio de fogo esse será Deus. E todo o povo respondeu, dizendo: É boa esta palavra.
25 E disse Elias aos profetas de Baal: Escolhei para vós um dos bezerros, e preparai-o primeiro, porque sois muitos, e invocai o nome do vosso deus, e não lhe ponhais fogo.
26 E tomaram o bezerro que lhes dera, e o prepararam; e invocaram o nome de Baal, desde a manhã até ao meio dia, dizendo: Ah! Baal, responde-nos! Porém nem havia voz, nem quem respondesse; e saltavam sobre o altar que tinham feito.
27 E sucedeu que ao meio dia Elias zombava deles e dizia: Clamai em altas vozes, porque ele é um deus; pode ser que esteja falando, ou que tenha alguma coisa que fazer, ou que intente alguma viagem; talvez esteja dormindo, e despertará.
28 E eles clamavam em altas vozes, e se retalhavam com facas e com lancetas, conforme ao seu costume, até derramarem sangue sobre si.
29 E sucedeu que, passado o meio dia, profetizaram eles, até a hora de se oferecer o sacrifício da tarde; porém não houve voz, nem resposta, nem atenção alguma.
1 Reis 18:17-29
Durante o tempo da seca e da fome, Acabe fez o melhor que podia para encontrar o profeta, que considerava responsável pela aflição de Israel.

Quando finalmente conseguiu encontrar Elias, o rei perguntou: “És tu, ó perturbador de Israel?” Que irresponsável! Respondeu Elias: “Eu não tenho perturbado a Israel, mas tu e a casa de teu pai”. Esse foi o motivo da punição divina.

O povo deste mundo pensa igual a Acabe… e talvez nós mesmos às vezes também o façamos! Quando Deus nos envia uma provação, em vez de nos examinarmos à luz do Espírito Santo, nós nos apressamos em culpar outras pessoas e colocar sobre elas a responsabilidade do que está acontecendo conosco.

Atendendo ao pedido de Elias, acabe reuniu todo Israel e os falsos profetas no monte Carmelo. O momento de confrontar e desafiar o povo havia chegado. “Até quando coxeareis entre dois pensamentos?”. Muito tempo depois, sobre outra montanha, Jesus falou às multidões de maneira semelhante: “Ninguém pode servir a dois senhores” (Mateus 6:24).

A você, leitor, que ainda não tomou uma firme decisão, insistimos na pergunta de Elias: “Até quando coxeareis entre dois pensamentos… entre dois senhores?”

Que DEUS abençoe a todos.