segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Atos 20.1-16

Atos 20.1-16
1 Cessado o tumulto, Paulo mandou chamar os discípulos, e, tendo-os confortado, despediu-se, e partiu para a Macedônia.
2 Havendo atravessado aquelas terras, fortalecendo os discípulos com muitas exortações, dirigiu-se para a Grécia,
3 onde se demorou três meses. Tendo havido uma conspiração por parte dos judeus contra ele, quando estava para embarcar rumo à Síria, determinou voltar pela Macedônia.
4 Acompanharam-no até à Ásia Sópatro, de Beréia, filho de Pirro, Aristarco e Secundo, de Tessalônica, Gaio, de Derbe, e Timóteo, bem como Tíquico e Trófimo, da Ásia;
5 estes nos precederam, esperando-nos em Trôade.
6 Depois dos dias dos pães asmos, navegamos de Filipos e, em cinco dias, fomos ter com eles naquele porto, onde passamos uma semana.
7 No primeiro dia da semana, estando nós reunidos com o fim de partir o pão, Paulo, que devia seguir viagem no dia imediato, exortava-os e prolongou o discurso até à meia-noite.
8 Havia muitas lâmpadas no cenáculo onde estávamos reunidos.
9 Um jovem, chamado Êutico, que estava sentado numa janela, adormecendo profundamente durante o prolongado discurso de Paulo, vencido pelo sono, caiu do terceiro andar abaixo e foi levantado morto.
10 Descendo, porém, Paulo inclinou-se sobre ele e, abraçando -o, disse: Não vos perturbeis, que a vida nele está.
11 Subindo de novo, partiu o pão, e comeu, e ainda lhes falou largamente até ao romper da alva. E, assim, partiu.
12 Então, conduziram vivo o rapaz e sentiram-se grandemente confortados.
13 Nós, porém, prosseguindo, embarcamos e navegamos para Assôs, onde devíamos receber Paulo, porque assim nos fora determinado, devendo ele ir por terra.
14 Quando se reuniu conosco em Assôs, recebemo-lo a bordo e fomos a Mitilene;
15 dali, navegando, no dia seguinte, passamos defronte de Quios, no dia imediato, tocamos em Samos e, um dia depois, chegamos a Mileto.
16 Porque Paulo já havia determinado não aportar em Éfeso, não querendo demorar-se na Ásia, porquanto se apressava com o intuito de passar o dia de Pentecostes em Jerusalém, caso lhe fosse possível.


Atos 20:1-16

A manifestação hostil em Éfeso leva Paulo a deixar a cidade (Mateus 10:23). Depois de passar pela Grécia via Macedônia, ele volta pelo mesmo caminho e chega a Trôade. O relato que se segue (vv. 7-12) confirma que a ceia, como acontece hoje, era celebrada no primeiro dia da semana. Pode parecer-nos repreensível o fato de Êutico ter dormido durante uma pregação. Mas hoje, quando lemos as epístolas de Paulo, não está ele pregando também a nós? E que tipo de atenção temos dado a ele? O terrível acidente nos mostra, moralmente falando, até onde a indiferença à Palavra pode levar uma pessoa: à queda e a um estado de morte espiritual.

Por analogia, essa cena também nos faz pensar na Igreja e em sua responsabilidade. Seu sono, sua ruína, sua aparente falta de vida são o resultado de sua indiferença quanto aos ensinos dos apóstolos. Contudo, o Senhor permitiu um despertar seguido de consolo e de alimentação para os Seus, enquanto esperamos pelo alvorecer do grande dia da vinda do Senhor, quando deixaremos esta terra.

aulo deixa Trôade, querendo ir sozinho por terra (v. 13 - enfatizemos o benefício de andar sozinho com o Senhor). Em Assôs, ele se reúne com seus companheiros e navega novamente para Jerusalém.

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário