segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Atos 19.1-22

Atos 19.1-22
1 Aconteceu que, estando Apolo em Corinto, Paulo, tendo passado pelas regiões mais altas, chegou a Éfeso e, achando ali alguns discípulos,
2 perguntou-lhes: Recebestes, porventura, o Espírito Santo quando crestes? Ao que lhe responderam: Pelo contrário, nem mesmo ouvimos que existe o Espírito Santo.
3 Então, Paulo perguntou: Em que, pois, fostes batizados? Responderam: No batismo de João.
4 Disse-lhes Paulo: João realizou batismo de arrependimento, dizendo ao povo que cresse naquele que vinha depois dele, a saber, em Jesus.
5 Eles, tendo ouvido isto, foram batizados em o nome do Senhor Jesus.
6 E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e tanto falavam em línguas como profetizavam.
7 Eram, ao todo, uns doze homens.
8 Durante três meses, Paulo freqüentou a sinagoga, onde falava ousadamente, dissertando e persuadindo com respeito ao reino de Deus.
9 Visto que alguns deles se mostravam empedernidos e descrentes, falando mal do Caminho diante da multidão, Paulo, apartando-se deles, separou os discípulos, passando a discorrer diariamente na escola de Tirano.
10 Durou isto por espaço de dois anos, dando ensejo a que todos os habitantes da Ásia ouvissem a palavra do Senhor, tanto judeus como gregos.
11 E Deus, pelas mãos de Paulo, fazia milagres extraordinários,
12 a ponto de levarem aos enfermos lenços e aventais do seu uso pessoal, diante dos quais as enfermidades fugiam das suas vítimas, e os espíritos malignos se retiravam.
13 E alguns judeus, exorcistas ambulantes, tentaram invocar o nome do Senhor Jesus sobre possessos de espíritos malignos, dizendo: Esconjuro-vos por Jesus, a quem Paulo prega.
14 Os que faziam isto eram sete filhos de um judeu chamado Ceva, sumo sacerdote.
15 Mas o espírito maligno lhes respondeu: Conheço a Jesus e sei quem é Paulo; mas vós, quem sois?
16 E o possesso do espírito maligno saltou sobre eles, subjugando a todos, e, de tal modo prevaleceu contra eles, que, desnudos e feridos, fugiram daquela casa.
17 Chegou este fato ao conhecimento de todos, assim judeus como gregos habitantes de Éfeso; veio temor sobre todos eles, e o nome do Senhor Jesus era engrandecido.
18 Muitos dos que creram vieram confessando e denunciando publicamente as suas próprias obras.
19 Também muitos dos que haviam praticado artes mágicas, reunindo os seus livros, os queimaram diante de todos. Calculados os seus preços, achou-se que montavam a cinqüenta mil denários.
20 Assim, a palavra do Senhor crescia e prevalecia poderosamente.
21 Cumpridas estas coisas, Paulo resolveu, no seu espírito, ir a Jerusalém, passando pela Macedônia e Acaia, considerando: Depois de haver estado ali, importa-me ver também Roma.
22 Tendo enviado à Macedônia dois daqueles que lhe ministravam, Timóteo e Erasto, permaneceu algum tempo na Ásia.

Atos 19:1-22

Fiel à sua promessa (18:21), o apóstolo Paulo chega a Éfeso, capital da província da Ásia. Ele permanece ali por três anos (20:31), sucedendo a Apolo, que estava em Corinto "regando" o que Paulo havia "plantado" (18:27-28; 1 Coríntios 3:6). Entre esses servos de Deus não vemos inveja nem reivindicações por causa de um campo particular de trabalho.

Os efésios até então somente conheciam o batismo de João, um preparativo para que os judeus arrependidos recebessem o Messias que reinaria sobre a terra. O cristão, ao contrário, tem uma posição celestial: pelo Espírito Santo, ele tem um relacionamento com um Cristo morto e ressurreto. Esta é a verdade que caracteriza especialmente a epístola aos efésios.

"Assim a palavra do Senhor crescia e prevalecia poderosamente", não somente por causa dos milagres realizados pelos apóstolos, mas também pela sua autoridade sobre os corações. Ela levava os crentes a confessar o que haviam feito e a renunciar publicamente a prática da magia. Cheios do "primeiro amor" (Apocalipse 2:4), esses efésios não queriam mais ser "cúmplices nas obras infrutíferas das trevas" (Efésios 5:11).

Queridos leitores, a Palavra de Deus está mostrando seu poder ao mundo através dos frutos visíveis de nossa vida?

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário