quarta-feira, 4 de novembro de 2009

João 12:12,13,20,21,23,31,32,37,42,e 43

QUEREMOS VER JESUS


"Aonde vão as pessoas quando querem conhecer a Jesus? Qual é a glória que o cristianismo oferece? Por que as pessoas apesar de entenderem e sentirem que só Cristo é capaz de preencher o vazio do coração humano, têm medo de se comprometer com Ele?


"No dia seguinte, ouvindo uma grande multidão, que viera à festa, que Jesus vinha a Jerusalém, tomaram ramos de palmeiras, e saíram-lhe ao encontro, e clamavam: Hosana; Bendito o rei de Israel que vem em nome do Senhor... Ora havia alguns gregos, entre os que tinham subido a adorar no dia da festa. Estes, pois, dirigiram-se a Filipe, que era de Betsaida da Galiléia, e rogaram-lhe, dizendo: Senhor, queremos ver a Jesus... E Jesus lhes respondeu, dizendo: É chegada a hora em que o Filho do homem há de ser glorificado... Agora é o juízo deste mundo, agora será expulso o príncipe deste mundo. E eu, quando for levantado da terra, todos atrairei a mim mesmo... E, ainda que tinha feito tantos sinais diante deles, não criam nele... Apesar de tudo, até muitos dos principais creram nele, mas não o confessavam por causa dos fariseus, para não serem expulsos da sinagoga. Porque amavam mais a glória dos homens, do que a glória de Deus" (João 12:12,13,20,21,23,31,32,37,42,e 43).


Havia uma grande festa em Jerusalém, era a época da páscoa. Multidões chegavam de todos os cantos da Terra. Mas aquela festa espiritual tinha perdido completamente sua razão de ser. Tinha virado uma grande reunião de negócios, um grande encontro social, uma simples oportunidade de conhecer novos amigos e nada mais. Só que desta vez havia uma diferença: Jesus estaria presente; e quando Jesus está presente, tudo sai da rotina.


Naquela grande festa, onde chegavam homens de todos os cantos, chegaram também uns gregos, estes vinham de uma terra distante. Os gregos tinham uma religião pagã e cheia de idolatria. Eles criaram muitos deuses para si. Endeusavam até o conhecimento humano e a cultura. Mas parece que tudo isso não os satisfazia. A multidão de deuses que tinham não preenchia o vazio do coração. Isto os levava de uma religião à outra, buscando respostas para as inquietudes íntimas. Foi assim que acharam a religião Judaica, mas parece que esta também não preencheu o vazio que carregavam.


Olhe para os gregos: tinham deixado sua religião pagã e idólatra, e vindo para a igreja do Deus verdadeiro. Mas aquela igreja também estava perdida, confusa no meio de uma montanha de ritos, normas e detalhes. Tinha perdido de vista o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.


Jesus tinha vindo a este mundo para dar sentido a religião e mostrar o Pai. Mas os membros da igreja de Deus não conseguiam enxergar a Cristo. Estavam mais preocupados com os detalhes das leis, das normas, das cerimônias e dos ritos. E Jesus, a personificação da lei, estava ali, mas eles não conseguiam enxergá-Lo. A Bíblia diz: "Veio para o que era seu, e os seus não o receberam" (João 1:11).


Agora estavam ali os gregos, que tinham subido a Jerusalém buscando algo concreto e descobriram que tudo era oco por dentro, não passava de casca. O que fazer? Aonde ir? O relato bíblico diz que eles procuraram os discípulos e lhes suplicavam:


- Queremos ver Jesus.


Aqui está uma verdade que precisamos gravar no coração: quando as pessoas querem encontrar a Jesus, elas não vão à Bíblia; elas geralmente procuram um discípulo de Jesus. E é aí, na maneira como os cristãos compram ou vendem, trabalham e se comportam que essas pessoas encontram a Jesus.


Os homens estão procurando a Jesus. Este mundo precisa de Jesus. E nós, os cristãos, somos o melhor argumento que Cristo tem para convencer as pessoas de que o cristianismo funciona.


Aqueles gregos queriam conhecer Jesus. Foram a Filipe e disseram:


- Mostra-nos a Jesus. Queremos ver a Jesus.


Este mundo está caindo aos pedaços. Os seres humanos estão vendo seus filhos aprisionados em meio às drogas, ao álcool e à promiscuidade sexual. Os lares estão sendo divididos, corações estão sangrando. O ser humano não confia mais no ser humano. O povo não confia mais nos líderes. Os filhos não confiam mais nos pais. Este mundo, amigo, está de cabeça para baixo. Há pessoas sinceras que sofrem, que buscam desesperadamente um sentido para a vida. Os que precisam de Jesus não são apenas os viciados em drogas, ou os amarrados por traumas e complexos. Bons cidadãos, que pagam seus impostos, pais de família maravilhosos, também chegam à noite e não podem dormir, sentem que alguma coisa está faltando em seu coração. E muitas vezes se perguntam: "Eu não faço mal a ninguém. Eu cumpro tudo. Sou um bom marido. Sou uma boa esposa. Sou um bom pai. Sou um bom membro da igreja. Por que, quando deito à noite, sinto como se estivesse faltando alguma coisa? O que está acontecendo?


Ah querido amigo, os seres humanos, em todo o mundo, estão precisando desesperadamente de Jesus. Os ateus estão percebendo que é Jesus que está faltando em sua vida. Milhares deles na Rússia estão aceitando a Jesus e unindo-se a igreja de Deus nesta Terra.


As pessoas estão indo à morte ou enlouquecendo porque não têm um sentido para a vida. Somente Cristo é o sentido da existência da raça humana. Por isso as pessoas estão procurando os cristãos e dizendo:


- Fale-me de Jesus, queremos ver Jesus.


Como eu gostaria que você neste momento já tivesse encontrado a Jesus! É possível que você já tenha encontrado uma igreja cristã. Eu não estou muito preocupado com o fato de você já ter achado uma igreja em sua vida. Como eu gostaria que você tivesse encontrado Jesus. Não apenas uma igreja, mas Jesus como pessoa. Sei que milhares de pessoas têm um clamor silencioso no coração: "quero ver a Jesus! Mostre-me a Jesus".


Meu amigo, não sei que palavras usar para levá-lo a Jesus, para mostrar-lhe que Ele é a única saída para os conflitos existenciais, para mostrar-lhe que Ele é o único capaz de dar sentido ao cristianismo. Não sei que palavras usar para pedir que "por favor, esqueça um pouco do formalismo", "não se preocupe tanto com detalhes externos e formas", "descubra a Cristo como uma pessoa real e viva com Ele uma vida de comunhão, e como um fruto maduro dessa comunhão os detalhes externos aparecerão em sua vida".


Entremos agora num outro aspecto do texto bíblico. Quando André e Filipe levaram os gregos à Jesus, Ele disse: "...É chegada a hora em que o Filho do homem há de ser glorificado" (João 12:23).


Aqui Jesus está mostrando aos gregos o caminho do cristianismo. Jesus tomou os gregos e os levou a enxergar o momento da cruz. "... É chegada a hora em que o Filho do homem há de ser glorificado" (João 12:23).


Que maneira de ser glorificado! Pregado numa cruz. Jesus estava querendo mostrar aos gregos e a nós hoje que a glória de Deus é diferente da glória dos homens.


A glória dos homens é nutrida pelos aplausos, a glória de Deus é alimentada por sofrimento e lágrimas. A glória dos homens é o bem estar, mas a glória de Deus é a morte.


Como é que Jesus ia ser glorificado? Hoje o nome de Jesus é enaltecido em todos os países. Multidões curvam a cabeça diante de Jesus. Milhões de pessoas se ajoelham diante dEle. Mas não foi sempre assim. Para que a glória de Deus chegasse, primeiro viria o sofrimento, o Calvário e a morte. E o que Jesus está querendo nos ensinar é que Ele nos oferece a vida eterna, uma vida de paz e alegria que nunca terminará. Mas antes, nesta vida, você terá que aceitar a coroa de espinhos, as lágrimas, o sofrimento e a cruz. Você será crucificado pelos preconceitos deste mundo.


Quer seguir a Jesus? Estou falando de seguir de verdade e não simplesmente de vestir a camiseta de uma religião. Quer fazê-lo? Terá que passar pelo vale da sombra e da morte. Seus amigos o rejeitarão, seus familiares o abandonarão. Os seres mais queridos, em quem você mais confiava, virarão as costas para você. Quer seguir a Jesus? A glória de Deus tem um preço. Jesus levou os gregos para verem os sofrimentos futuros que eles iriam sofrer se quisessem seguir a Jesus.


Depois, novamente Jesus dirige a atenção dos discípulos para a cruz e diz: "Agora é o juízo deste mundo; agora será expulso o príncipe deste mundo" (João 12:31).


Sabe o que Jesus estava querendo dizer? Que lá no Calvário foi decretada a derrota do inimigo de Deus.


No Calvário, quando Jesus morreu, o inimigo pensava que tinha vencido. Quando Jesus foi tirado da cruz e o Seu corpo foi enterrado, a gargalhada do inimigo ecoou no Universo. Satanás pensou que tinha vencido.


Mas ao terceiro dia Jesus ressuscitou, emergiu da morte e com Sua ressurreição deu o golpe mortal no coração de Lúcifer.


Sabe o que Jesus está dizendo? Duas coisas: nesta vida os homens podem crucificar seus sonhos, sua imagem ou seu nome. Mas por quanto tempo? Um ou dois dias talvez, mas ao terceiro dia seu nome será limpado diante do Universo todo e sua imagem será restaurada. O triunfo do inimigo não é um triunfo permanente.


Ele pode levá-lo ao vale da sombra e da morte, mas por quanto tempo? Hoje e amanhã talvez, mas ao terceiro dia você ressuscitará vitorioso.


O que Deus está querendo dizer é que se você decide segui-Lo, o inimigo pode dificultar as coisas para você, mas por quanto tempo? Hoje e amanhã talvez, mas ao terceiro dia as dificuldades desaparecerão.


Quando Cristo morreu na cruz e foi enterrado, parecia que todo Seu ministério havia fracassado, três anos de ministério para quê? Para acabar sepultado numa tumba? O inimigo lançou sua gargalhada sinistra, mas ao terceiro dia Jesus ressuscitou e o inimigo entendeu que estava derrotado para sempre.


Para terminar, veja a conclusão do capítulo 12: "E, ainda que tinha feito tantos sinais diante deles, não criam nele... Apesar de tudo, até muitos dos principais creram nele, mas não o confessavam por causa dos fariseus, para não serem expulsos da sinagoga. Porque amavam mais a glória dos homens do que a glória de Deus" (João 12:37,42,43).


Os seres humanos se dividiam em três grandes grupos naquela ocasião. O primeiro, aquele no qual estavam os gregos, correu a Jesus e disse:


- Senhor, Te confessamos como nosso Salvador, abrimos nosso coração e Te entregamos nossa vida.


O segundo grupo era o dos incrédulos que dizia:


- Não me fale de crentes, não me fale de religião. Não me fale de Bíblia.


Pessoas como estas estão sofrendo, com uma vida arruinada, vazias, ocas por dentro, mas não querem que falemos de Deus:


- Esse negócio de crente é para gente ignorante.


Estão aí em meio do desespero, da loucura, à beira do suicídio muitas vezes, mas não querem saber nada de Deus.


Assim eram os incrédulos naquele tempo, aqueles que diante dos milagres de Deus, não eram capazes de se render.


Ali estava Jesus, em pessoa, ressuscitando mortos, andando em cima da água, acalmando a tempestade, levantando paralíticos, devolvendo a vista aos cegos, curando leprosos, multiplicando pães e peixes. Mas diante de todas essas evidências, estes homens permaneciam incrédulos.


Hoje também existem homens assim. Não há nada que possamos humanamente fazer para que abram o coração a Jesus. Não há argumento. Não pense que eu vou apresentar algum argumento para convencê-lo. Se Jesus não é capaz de entrar em seu coração e de derreter o gelo da sua indiferença, não será nenhum pastor e muito menos um argumento que conseguirá fazê-lo.


Mas naquela ocasião havia um terceiro grupo de pessoas. Aqueles que creram em Jesus, mas creram somente em seu coração, não tiveram coragem de sair da arquibancada, não tiveram coragem de sair da cadeira e ir lá para a frente. E a Bíblia explica porquê: porque pertenciam a uma determinada igreja, eram líderes, tinham medo de ser expulsos, medo da rejeição da família, dos amigos, da sociedade, medo de perder o seu status social.


Precisavam de Jesus, sabiam que a única solução para eles era Jesus, mas tinham medo, "amavam mais a glória deste mundo do que a glória de Deus", diz a Bíblia.


Talvez neste momento você esteja tremendo aí em seu coração, sabe que precisa de Jesus mas não tem coragem de aceitá-Lo. O que dirão seus amigos? Será que você tem coragem de pegar a sua Bíblia e ir para a Igreja no próximo sábado? Sentir-se-ia com vergonha? Pensarão as pessoas que você virou crente? Dirão que está sendo enganado por alguns espertos?


Ah meu amigo, ao longo da história sempre houve três grupos de pessoas. Aqueles sinceros que sentindo a necessidade de Jesus correm imediatamente para os Seus braços. Aqueles incrédulos que sofrem sem Cristo, mas não querem aceitar, não querem acreditar em nada. E aqueles que crêem, mas têm vergonha de aceitar a Jesus; precisam dEle, mas têm medo de confessar o Seu nome diante dos homens, têm medo de serem expulsos de sua igreja, expulsos da sinagoga.


Em qual dos grupos está você?


Pois é amigo, seguir a Jesus nunca foi fácil. Você deve estar tremendo aí porque às vezes a gente acredita a vida toda em algo, de repente, sem querer, se encontra com Jesus no meio do caminho. A gente sabe que Ele bate à porta do coração. Sente que tem que dizer sim. E se vê tão pequeno, tão incapaz, tão impotente.


Espero que o Espírito de Deus o ajude a abrir seu coração a Jesus e dizer: "Senhor, tomo a Tua Palavra como o meu guia e estou pronto a seguir-Te até o fim."


ORAÇÃO

Pai querido, Teus caminhos às vezes são difíceis e cheios de espinhos, mas um dia conquistaste meu coração e por isso estou disposto a Te seguir. Ouve este meu clamor silencioso. Em nome de Jesus, amém.

Que DEUS abençoe a todos.

1 Tessalonicenses 5:16-18

Quarta-feira 4 Novembro

Regozijai-vos sempre. Orai sem cessar. Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco (1 Tessalonicenses 5:16-18).

A QUEM PERTENÇO?
Quando era criança, Carlos pensava que Deus e fé não eram para ele, mas Deus o queria. Anos mais tarde, creu em Jesus Cristo e O recebeu como seu Salvador pessoal. Porém ainda não tinha compreendido que um crente em Cristo deve submeter sua vida inteira à vontade de Deus. Certa vez ao ler o Novo Testamento, achou os versículos acima e, de repente, percebeu claramente o seguinte:

“Em primeiro lugar, isso também se aplica a mim. Eu que rendi minha vida ao Senhor Jesus, devo aprender a viver com Ele com ações de graças, não somente de vez em quando, mas constantemente e em tudo. É possível? Sim, devo ser grato, não porque as circunstâncias me são favoráveis, mas porque Cristo, que me acompanha em todo momento, é bom.

A quem pertenço desde que me tornei cristão? A mim mesmo? Ao mundo que me rodeia e ao sistema dele? Ao passado, presente ou futuro? A quem pertenço? Ao Senhor Jesus Cristo. Sim, Ele é meu Senhor, por isso posso orar assim: ‘Obrigado, Senhor. Tenho problemas, mas Tu os conheces. Não sei o que vai acontecer, mas Tu sabes’. Às vezes entendemos a razão de certas situações, outras não. Só uma coisa importa: confiar no meu Senhor. É simples: eu tenho total convicção de que estou seguro em qualquer circunstância, graças Àquele que me salvou. Não dependo dos eventos cotidianos, mas do meu Criador e Redentor, que me pede que eu aprenda a fazer a vontade dEle e que seja agradecido em tudo”.

Que DEUS abençoe a todos.

Gálatas 5.13

4 de Novembro

"Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade: porém não useis da liberdade para dar ocasião à carne; sede, antes, servos uns dos outros, pelo amor." Gálatas 5.13

Quando lemos o versículo bíblico acima, a questão da nossa vocação está respondida. Para o que somos vocacionados como filhos de Deus? Para a liberdade! Paulo reafirma isso em Romanos 8.21: "...a própria criação será redimida do cativeiro da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus." Uma pessoa que nasce de novo se liberta da escravidão do pecado e alcança a gloriosa liberdade dos filhos de Deus. Eles são livres da culpa, tornam-se filhos e filhas do Deus vivo, livres. Mas Paulo também chama a atenção para o mau uso dessa liberdade, pois ela de fato pode ser usada abusivamente: "...porém não useis da liberdade para dar ocasião à carne." O que, pois, devemos fazer com essa maravilhosa liberdade em Jesus Cristo? Podemos retê-la simplesmente vivendo para nós mesmos? A resposta clara a essa pergunta é não! A liberdade que temos por meio do Senhor deve ser submissa ao Espírito Santo. Não somos nós, portanto, que dispomos da nossa liberdade a nosso bel-prazer, mas o Espírito de Deus!

Que DEUS abençoe a todos.

Romanos 14.1-18

Romanos 14.1-18
1 Acolhei ao que é débil na fé, não, porém, para discutir opiniões.
2 Um crê que de tudo pode comer, mas o débil come legumes;
3 quem come não despreze o que não come; e o que não come não julgue o que come, porque Deus o acolheu.
4 Quem és tu que julgas o servo alheio? Para o seu próprio senhor está em pé ou cai; mas estará em pé, porque o Senhor é poderoso para o suster.
5 Um faz diferença entre dia e dia; outro julga iguais todos os dias. Cada um tenha opinião bem definida em sua própria mente.
6 Quem distingue entre dia e dia para o Senhor o faz; e quem come para o Senhor come, porque dá graças a Deus; e quem não come para o Senhor não come e dá graças a Deus.
7 Porque nenhum de nós vive para si mesmo, nem morre para si.
8 Porque, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. Quer, pois, vivamos ou morramos, somos do Senhor.
9 Foi precisamente para esse fim que Cristo morreu e ressurgiu: para ser Senhor tanto de mortos como de vivos.
10 Tu, porém, por que julgas teu irmão? E tu, por que desprezas o teu? Pois todos compareceremos perante o tribunal de Deus.
11 Como está escrito: Por minha vida, diz o Senhor, diante de mim se dobrará todo joelho, e toda língua dará louvores a Deus.
12 Assim, pois, cada um de nós dará contas de si mesmo a Deus.
13 Não nos julguemos mais uns aos outros; pelo contrário, tomai o propósito de não pordes tropeço ou escândalo ao vosso irmão.
14 Eu sei e estou persuadido, no Senhor Jesus, de que nenhuma coisa é de si mesma impura, salvo para aquele que assim a considera; para esse é impura.
15 Se, por causa de comida, o teu irmão se entristece, já não andas segundo o amor fraternal. Por causa da tua comida, não faças perecer aquele a favor de quem Cristo morreu.
16 Não seja, pois, vituperado o vosso bem.
17 Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.
18 Aquele que deste modo serve a Cristo é agradável a Deus e aprovado pelos homens.


Romanos 14:1-18

O livro de Atos nos mostra como os crentes vindos do judaísmo tinham dificuldade de libertar-se das formas exteriores de sua religião. Há muitos crentes na cristandade atual que atribuem extrema importância às práticas exteriores: abstenção de carnes, observância de festas santas. Não os critiquemos! Não tenho o direito de duvidar de que um cristão não esteja fazendo isso "para o Senhor" (v. 6), do qual é um servo responsável. De maneira geral, o hábito de julgar os outros é sempre a prova de que eu não conheço o meu próprio coração. Porque se estou verdadeiramente consciente do meu próprio horror e do sentimento da graça de Deus que me suporta, todo o espírito de superioridade desaparece de meu pensamento. Será que posso levantar -me como juiz, quando eu mesmo um dia prestarei contas de meus atos diante do tribunal de Deus (v. 10), ainda que desde já eu esteja justificado? Não apenas devo eximir-me de julgar o próximo, mas principalmente devo tomar cuidado para não escandalizá-lo com o meu comportamento. Sou exortado a abster-me de qualquer coisa que possa destruir (o contrário de edificar) outro crente. O versículo 15 me dá o decisivo argumento para isso: o irmão é "aquele a favor de quem Cristo morreu".

Que DEUS abençoe a todos.

2 Reis 18:26-37

2 Reis 18:26-37

26 Então disse Eliaquim, filho de Hilquias, e Sebna e Joá, a Rabsaqué: Rogamos-te que fales aos teus servos em siríaco; porque bem o entendemos; e não nos fales em judaico, aos ouvidos do povo que está em cima do muro.
27 Porém Rabsaqué lhes disse: Porventura mandou-me meu senhor somente a teu senhor e a ti, para falar estas palavras e não antes aos homens, que estão sentados em cima do muro, para que juntamente convosco comam o seu excremento e bebam a sua urina?
28 Rabsaqué, pois, se pôs em pé, e clamou em alta voz em judaico, e respondeu, dizendo: Ouvi a palavra do grande rei, do rei da Assíria.
29 Assim diz o rei: Não vos engane Ezequias; porque não vos poderá livrar da sua mão;
30 Nem tampouco vos faça Ezequias confiar no Senhor, dizendo: Certamente nos livrará o Senhor, e esta cidade não será entregue na mão do rei da Assíria.
31 Não deis ouvidos a Ezequias; porque assim diz o rei da Assíria: Contratai comigo por presentes, e saí a mim, e coma cada um da sua vide e da sua figueira, e beba cada um a água da sua cisterna;
32 Até que eu venha, e vos leve para uma terra como a vossa, terra de trigo e de mosto, terra de pão e de vinhas, terra de oliveiras, de azeite e de mel; e assim vivereis, e não morrereis; e não deis ouvidos a Ezequias; porque vos incita, dizendo: O Senhor nos livrará.
33 Porventura os deuses das nações puderam livrar, cada um a sua terra, das mãos do rei da Assíria?
34 Que é feito dos deuses de Hamate e de Arpade? Que é feito dos deuses de Sefarvaim, Hena e Iva? Porventura livraram a Samaria da minha mão?
35 Quais são eles, dentre todos os deuses das terras, que livraram a sua terra da minha mão, para que o Senhor livrasse a Jerusalém da minha mão?
36 Porém calou-se o povo, e não lhe respondeu uma só palavra; porque mandado do rei havia, dizendo: Não lhe respondereis.
37 Então Eliaquim, filho de Hilquias, o mordomo, e Sebna, o escrivão, e Joá, filho de Asafe, o cronista, vieram a Ezequias com as vestes rasgadas, e lhe fizeram saber as palavras de Rabsaqué.


2 Reis 18:26-37 (
O grande copeiro continua seu discurso falando sobre ameaças, ridicularização e mentiras. Ele falsamente disse ter recebido uma ordem do Senhor para ir contra Judá e destruí-lo (v. 25). Por um momento tenta usar a sedução. Falando a língua do povo (Satanás conhece-a muito bem), ele pinta um encantador quadro das riquezas da Assíria, para onde lhes propõe que sejam transportados trigo, pão, azeite, vinhas etc. Em resumo, ele lhes assegura que a terra seria como a deles (v. 32). De fato, se compararmos os recursos da Assíria com os de Canaã (Deuteronômio 8:7-8), aparentemente há pouca diferença. Porém, há uma diferença vital: a terra do inimigo não é como a terra do Senhor, “terra de ribeiros de águas, de fontes e de abismos, que saem dos vales e das montanhas”. Uma terra como a nossa? Certamente não! Jesus não dá como o mundo dá (João 14:27). Se não for capaz de induzir o crente a aceitar seus ilusórios recursos, o Inimigo procurará desviá-lo do Supremo Recurso: seu poderoso Deus (vv. 33-35). Que resposta o cristão deve dar? Nenhuma! Nem sequer uma única palavra (v. 36)! Não temos de discutir com o Diabo!

Que DEUS abençoe a todos.