quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Salmo 119:18; 2 Pedro 1:21

Quinta-feira 10 Dezembro

Desvenda os meus olhos, para que veja as maravilhas da tua lei.

Os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo

(Salmo 119:18; 2 Pedro 1:21).

A BÍBLIA: UM LIVRO ÚNICO (1)
A Bíblia é um livro extraordinário. Foi escrita no transcurso de vários séculos por cerca de 40 autores que viveram no Oriente, Egito e Europa. Contudo, ainda hoje é lida e apreciada por milhões de pessoas que vivem na era da informática.

Como esse livro pôde atravessar os limites do tempo e do espaço? Atualmente está difundido, parcial ou integralmente, em mais de dois mil idiomas em todos os continentes.

Como explicar tal longevidade e universalidade? A única explicação é que ao contrário dos demais livros, a Bíblia fala ao ser humano de todas as idades, raças e níveis culturais, por ser na verdade a Palavra de Deus.

De fato, ela é a revelação escrita de Deus dada ao homem. Mostra um Deus que fala. “Toda a Escritura é inspirada por Deus” (2 Timóteo 3:16), o que significa que é o resultado de uma ação divina, embora contenha muitas palavras pronunciadas por seres humanos. Sem dúvida, os autores bíblicos, escolhidos e dirigidos por Deus, utilizaram sua experiência, vocabulário, e contaram fatos autênticos, visões e sonhos.

Assim, sem combinações humanas – coisa impossível para homens que viveram em épocas tão diferentes–, as diversas partes da Bíblia lentamente se ajuntaram umas às outras até formar esse conjunto único e harmonioso. Nenhum livro é comparável a ela.

Que DEUS abençoe a todos.

Lamentações 3.39

10 de Dezembro

"Por que, pois, se queixa o homem vivente? Queixe-se cada um dos seus próprios pecados." Lamentações 3.39

Existe uma linha muito tênue que separa o lamento por um sofrimento pelo qual estamos passando, e uma queixa que passa a ser pecado. É uma infelicidade nós, como crentes, nos queixarmos quando algo ruim nos acontece. Assim passamos do lamento à queixa. Com nosso queixume negamos claras afirmações das Escrituras, como, por exemplo, Romanos 8.28: "...sabemos que todas as cousas cooperam para o bem..." Ou 2 Coríntios 4.17: "Porque a nossa leve e momentânea tribulação..." Se você parar para pensar nas coisas boas que o Senhor lhe deu e nas bênçãos que resultam das aparentes "catástrofes", o louvor ao Senhor fluirá de seus lábios. Pedimos ao Senhor que fluam rios de água viva de nossas vidas, mas ao mesmo tempo não estamos dispostos a aceitar que o leito do rio seja escavado larga e profundamente! A situação difícil em que você talvez se encontre neste momento trará gloriosas correntes de bênção se você começar a agradecer ao Senhor imediatamente. Se você passa por um período de profundo abatimento, sem dúvida está diante de um alargamento de fronteiras em sua vida espiritual. Por isso, aprenda a praticar o que dizem as Santas Escrituras: "...dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo."

Que DEUS abençoe a todos.

2 Coríntios 6:1-18 e 7:1

2 Coríntios 6.1-18

1 E nós, na qualidade de cooperadores com ele, também vos exortamos a que não recebais em vão a graça de Deus
2 (porque ele diz: Eu te ouvi no tempo da oportunidade e te socorri no dia da salvação; eis, agora, o tempo sobremodo oportuno, eis, agora, o dia da salvação);
3 não dando nós nenhum motivo de escândalo em coisa alguma, para que o ministério não seja censurado.
4 Pelo contrário, em tudo recomendando-nos a nós mesmos como ministros de Deus: na muita paciência, nas aflições, nas privações, nas angústias,
5 nos açoites, nas prisões, nos tumultos, nos trabalhos, nas vigílias, nos jejuns,
6 na pureza, no saber, na longanimidade, na bondade, no Espírito Santo, no amor não fingido,
7 na palavra da verdade, no poder de Deus, pelas armas da justiça, quer ofensivas, quer defensivas;
8 por honra e por desonra, por infâmia e por boa fama, como enganadores e sendo verdadeiros;
9 como desconhecidos e, entretanto, bem conhecidos; como se estivéssemos morrendo e, contudo, eis que vivemos; como castigados, porém não mortos;
10 entristecidos, mas sempre alegres; pobres, mas enriquecendo a muitos; nada tendo, mas possuindo tudo.
11 Para vós outros, ó coríntios, abrem-se os nossos lábios, e alarga-se o nosso coração.
12 Não tendes limites em nós; mas estais limitados em vossos próprios afetos.
13 Ora, como justa retribuição (falo-vos como a filhos), dilatai-vos também vós.
14 Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniqüidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas?
15 Que harmonia, entre Cristo e o Maligno? Ou que união, do crente com o incrédulo?
16 Que ligação há entre o santuário de Deus e os ídolos? Porque nós somos santuário do Deus vivente, como ele próprio disse: Habitarei e andarei entre eles; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.
17 Por isso, retirai-vos do meio deles, separai-vos, diz o Senhor; não toqueis em coisas impuras; e eu vos receberei,
18 serei vosso Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso.

2 Coríntios 7.1
1 Tendo, pois, ó amados, tais promessas, purifiquemo-nos de toda impureza, tanto da carne como do espírito, aperfeiçoando a nossa santidade no temor de Deus.

2 Coríntios 6:1-18 e 7:1

"Muita paciência" é a recomendação para os servos de Deus (v. 4; 12:12). Melhor que qualquer discurso, a maneira como Paulo suportava as provações demonstrava o valor de seu Evangelho.

Que estranha pessoa o cristão é! De certo modo, pode-se dizer que ele tem duas faces. Aos olhos do mundo parece estar em opróbrio, sendo enganado, desconhecido... entristecido, pobre, sem nada. Mas o que ele é diante de Deus? Veraz, bem conhecido, sempre alegre, enfim, possuindo tudo (vv. 8-10). Esta é sua verdadeira face.

As exortações que se seguem podem parecer radicais e severas. Mas elas vieram do "coração alargado" do apóstolo (v. 11). A palavra separação nos desencoraja; contudo, quem fala sobre santidade está falando sobre separação para Deus (Levítico 20:26). "Aperfeiçoar a nossa santidade" (7:1) equivale necessariamente a praticar a separação. Separação do mundo (vv. 14-15) não se aplica somente aos planos de casamento desigual. A separação do mundo religioso (vv. 16-18) tem incomparáveis recompensas: a presença do Senhor Jesus "em meio" aos Seus e o desfrutar de benditas relações com o nosso Deus e Pai. Por fim, há a separação do mal sob qualquer aspecto.

Que DEUS abençoe a todos.

1 Crônicas 23:1-6, 24-32

1 Crônicas 23:1-32

1 SENDO, pois, Davi já velho, e cheio de dias, fez a Salomão, seu filho, rei sobre Israel.
2 E reuniu a todos os príncipes de Israel, como também aos sacerdotes e levitas.
3 E foram contados os levitas de trinta anos para cima; e foi o número deles, segundo as suas cabeças, trinta e oito mil homens.
4 Destes havia vinte e quatro mil, para promoverem a obra da casa do Senhor, e seis mil oficiais e juízes,
5 E quatro mil porteiros, e quatro mil para louvarem ao Senhor com os instrumentos, que eu fiz para o louvar, disse Davi.
6 E Davi os repartiu por turnos, segundo os filhos de Levi, Gérson, Coate e Merari.

1 Crônicas 23:24-32

24 Estes são os filhos de Levi, segundo a casa de seus pais, chefes dos pais, conforme foram contados pelos seus nomes, segundo as suas cabeças, que faziam a obra do ministério da casa do Senhor, desde a idade de vinte anos para cima.
25 Porque disse Davi: O Senhor Deus de Israel deu repouso ao seu povo, e habitará em Jerusalém para sempre.
26 E também, quanto aos levitas, que nunca mais levassem o tabernáculo, nem algum de seus aparelhos pertencentes ao seu ministério.
27 Porque, segundo as últimas palavras de Davi, foram contados os filhos de Levi da idade de vinte anos para cima:
28 Porque o seu cargo era assistir aos filhos de Arão no ministério da casa do Senhor, nos átrios, e nas câmaras, e na purificação de todas as coisas sagradas, e na obra do ministério da casa de Deus.
29 A saber: para os pães da proposição, e para a flor de farinha, para a oferta de alimentos, e para os coscorões ázimos, e para as sertãs, e para o tostado, e para todo o peso e medida;
30 E para estarem cada manhã em pé para louvarem e celebrarem ao Senhor; e semelhantemente à tarde;
31 E para oferecerem os holocaustos do Senhor, aos sábados, nas luas novas, e nas solenidades, segundo o seu número e costume, continuamente perante o Senhor;
32 E para que tivessem cuidado da guarda da tenda da congregação, e da guarda do santuário, e da guarda dos filhos de Arão, seus irmãos, no ministério da casa do Senhor.

1 Crônicas 23:1-6, 24-32
Davi faz Salomão sentar-se com ele no trono. Nenhuma menção é feita aqui sobre a conspiração de Adonias, nem sobre as circunstâncias que cercaram a coroação do novo rei. Conseqüentemente, aqui podemos ser elevados a maiores alturas que no primeiro livro dos Reis. Podemos ver, em tipo, o Filho sentado com o Pai em Seu trono (Apocalipse 3:21). Uma das atuais atividades de Jesus na glória nos é revelada em Efésios 4:8-12: “Quando ele subiu às alturas,… concedeu dons aos homens… concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo”.

Aqui, e nos capítulos seguintes, testemunhamos a escolha de cada trabalhador: supervisores, oficiais, juízes, porteiros, cantores, divididos de acordo com as três famílias de levitas. A função deles era específica, especialmente no que se referia ao serviço fundamental da adoração e das ações de graças. Adorar e louvar a Deus cada dia e cada noite era um altíssimo privilégio… que está ao nosso alcance (v. 30)!

No capítulo seguinte temos os sacerdotes, filhos de Arão, divididos em vinte e quatro turnos.

Que DEUS abençoe a todos.