sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

João 6:35

Sexta-feira 31 Dezembro

Eu sou o pão da vida; o que vem a mim jamais terá fome; e o que crê em mim jamais terá sede (João 6:35).

Final de ano!

Por todo o planeta, a passagem do ano velho e a chegada do ano novo é comemorada de várias maneiras. Enormes quantias de dinheiro são gastas com álcool e fogos de artifício, e muitas organi­zações filantrópicas argumentam que, se esse dinheiro fosse doado para saciar a fome dos povos carentes do mundo, um bem incomen­surável poderia ser alcançado.

Isso, sem dúvida, é verdade, mas a fome, num sentido metafórico, não diz respeito somente à comida. Há milhões que anseiam por amor, liberdade e uma direção na vida. Eles podem ser ajudados?

É claro que podem! O Senhor Jesus Cristo oferece “pão” a todos os famintos e explica o que isso significa. Precisamos “vir até Ele” com nossa fome ou necessidade. Crer nEle, o Único que morreu pelo pecado de outros, traz salvação, disponível a todos. E não é apenas salvação o que Ele dá.

Crer no Senhor Jesus e em Sua obra de salvação por nós é o começo de uma nova vida sob Sua direção e bênção. Permita que o Filho de Deus mude e dê forma à sua vida! Se você fizer isso, descobrirá que toda a sua fome e sede de amor e satisfação serão completamente saciadas.

Jesus Cristo não é apenas o “pão” que satisfaz nossa vida na terra. Os cristãos têm a confiança de que estarão com Ele na eternidade, salvos do julgamento de Deus que virá sobre todos aqueles que rejeitam Sua oferta de graça e amor.

Essa confiança proporciona uma maravilhosa tranqüilida­de na chegada do ano novo. Que contraste com a incerteza e a preocupação com que muitos encaram o futuro!

Que DEUS abençoe a todos.

Isaías 46.4

31 de Janeiro

"Até à vossa velhice eu serei o mesmo, e ainda até às cãs eu vos carregarei; já o tenho feito; levar-vos-ei, pois, carregar-vos-ei e vos salvarei." (Isaías 46.4)

Como é inseguro o ano que está à nossa frente! Insegurança nos torna inquietos e nervosos. Quantas coisas poderão nos acontecer! Você deseja estar eternamente seguro? Então esteja disposto a aceitar e cumprir as duas condições que a Bíblia impõe para isso. A primeira é: "...o que me der ouvidos habitará seguro", e a outra é: "Quem anda em integridade anda seguro". Dar ouvidos ao que Deus diz é estar disposto a seguir a Jesus a qualquer preço. E você é íntegro aos olhos de Deus quando crê no poder purificador do sangue de Jesus e aceita o perdão dos pecados em arrependimento sincero.

Talvez você se pergunte angustiado: "O que será que espera por mim neste ano que está pela frente?" Mas, tão logo você começar a reconhecer o poder sustentador de Jesus, suas rugas de preocupação começarão a desaparecer. O que foi que Ele carregou? (1) Uma coroa de espinhos, (2) a cruz, e (3) o pecado do mundo. O que Ele carrega agora? O mundo todo em Seus ombros. E o que mais Ele carrega? Você! Ele o carrega em Seus braços! Então, por que você ainda se preocupa?

Que DEUS abençoe a todos.

Josué 1:1-18

Josué 1:1-18

1 E SUCEDEU depois da morte de Moisés, servo do Senhor, que o Senhor falou a Josué, filho de Num, servo de Moisés, dizendo:
2 Moisés, meu servo, é morto; levanta-te, pois, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel.
3 Todo o lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu disse a Moisés.
4 Desde o deserto e do Líbano, até ao grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus, e até o grande mar para o poente do sol, será o vosso termo.
5 Ninguém te poderá resistir, todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei.
6 Esforça-te, e tem bom ânimo; porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria.
7 Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares.
8 Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.
9 Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares.
10 Então Josué deu ordem aos príncipes do povo, dizendo:
11 Passai pelo meio do arraial e ordenai ao povo, dizendo: Provede-vos de comida, porque dentro de três dias passareis este Jordão, para que entreis a possuir a terra que vos dá o Senhor vosso Deus, para a possuirdes.
12 E falou Josué aos rubenitas, e aos gaditas, e à meia tribo de Manassés, dizendo:
13 Lembrai-vos da palavra que vos mandou Moisés, o servo do Senhor, dizendo: O Senhor vosso Deus vos dá descanso, e vos dá esta terra.
14 Vossas mulheres, vossos meninos e vosso gado fiquem na terra que Moisés vos deu deste lado do Jordão; porém vós passareis armados na frente de vossos irmãos, todos os valentes e valorosos, e ajudá-los-eis.
15 Até que o Senhor dê descanso a vossos irmãos, como a vós, e eles também possuam a terra que o Senhor vosso Deus lhes dá; então tornareis à terra da vossa herança, e possuireis a que vos deu Moisés, o servo do Senhor, deste lado do Jordão, para o nascente do sol.
16 Então responderam a Josué, dizendo: Tudo quanto nos ordenaste faremos, e onde quer que nos enviares iremos.
17 Como em tudo ouvimos a Moisés, assim te ouviremos a ti, tão-somente que o Senhor teu Deus seja contigo, como foi com Moisés.
18 Todo o homem, que for rebelde às tuas ordens, e não ouvir as tuas palavras em tudo quanto lhe mandares, morrerá. Tão-somente esforça-te, e tem bom ânimo.


Josué 1:1-18
No livro de Josué, entramos na terra prometida com o povo de Israel para tomar posse dela. Um novo líder substitui Moisés: Josué, a quem já conhecemos porque o vimos em sua juventude como um guerreiro (Êxodo 17:9), um discípulo (Êxodo 33:11), um servo (Números 11:28), uma testemunha (Números 14:6). Após longos anos de treinamento no deserto, agora ele é chamado para uma posição de tremenda responsabilidade. Ao enfrentar a tarefa, ele é encorajado novamente pelo Senhor (vv. 6,7,-9) e pelos seus irmãos (v. 18) com a exortação: “Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido” (v. 8). Esse foi o segredo do sucesso espiritual dele… e nosso também.

O livro de Josué ilustra as verdades que são desenvolvidas em Efésios. Como os filhos de Israel que lutaram para conquistar Canaã, assim os crentes têm de travar batalhas espirituais para desfrutar dos lugares celestiais. E a mensagem para eles é a mesma dada a Josué: “Sede fortalecidos no Senhor… Estai, pois, firmes” (Efésios 6:10,14). Moisés representa Cristo liderando Seu povo para fora do mundo, mas Josué é um tipo do Espírito de Jesus (em hebraico, os nomes Josué e Jesus são iguais) que leva os crentes para o céu.

Que DEUS abençoe a todos.