segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Mateus 6: 25 e 26

PALCO PARA O UNIVERSO


"Não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber: nem pelo vosso corpo quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo mais do que as vestes?

Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo vosso Pai celeste as sustenta. Porventura, não valei vós muito mais do que as aves?" Mateus 6: 25 e 26

Este é o conhecido trecho do discurso de Jesus no Sermão da Montanha, você não acha estranho os conselhos de Jesus? Como não estar ansioso quando vemos tantas pessoas com fome, morando na rua, debaixo de pontes e viadutos? Não parece uma falta de coerência entre texto e o que vemos mesmo com pessoas que conhecem e amam a Deus?

Não é pra menos! Afinal o texto fala sobre o cuidado de Deus, e o que vemos até nos leva até a questionar se existe mesmo um Deus, não é?

E se Ele existe mesmo, onde está que às vezes fica tão calado?

Aí vêm alguns religiosos dizendo que se tivermos fé, teremos tudo o que quisermos, e usam até textos das sagradas escrituras.

Então você continua se questionando:

-Como ter fé num Deus invisível e que às vezes parece que não está nos ouvindo?

-Como ter fé em Deus quando os problemas são tantos que nos cegam? -Como ter fé em Deus, quando tudo parece nos indicar que Ele já nos abandonou faz tempo?

Que tal deixarmos de lado o que um e outro dizem e perguntarmos: O que a Bíblia tem a nos ensinar sobre: Por que Sofremos?

Jó 1:1 - "Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó, homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desviava do mal".

Vou contar esta história com as minhas próprias palavras

Lá no antigo oriente havia um homem muito bondoso chamado Jó. Ele tinha uma bela esposa, era muito trabalhador e se dedicava cada dia mais a Deus.

Um dia a esposa de Jó ficou grávida e teve o primeiro filho, o que o deixou muito contente, e por isso se dedicou ainda mais ao Senhor.

Jó trabalhou mais e ganhou mais dinheiro, e comprou algumas ovelhas. Elas eram muito bonitas. Ele ficou muito contente, e por isso se dedicou mais ainda ao Senhor.

Então Jó foi prosperando ainda mais, e comprando camelos até possuir três mil, e sete mil ovelhas, e quinhentos jumentos, e mil bois. E muitos empregados, para ajudar a cuidar de tudo. Ele teve mais filhos: sete filhos e três filhas ao todo. Eram tantos filhos que até precisou de uma linda casa nova! E tudo isso fez com que Jó ficasse muito contente, e por isso se dedicou mais, ainda mais ao Senhor!

Jó realmente estava construindo o seu caráter sobre a Rocha que é Deus!

Você acredita que tem algumas pessoas que dizem que o ser humano só é capaz de fazer o bem a outros se houver o interesse de tirar da situação algum tipo de proveito.

Tem ,por exemplo, um behaviorista moderno, chamado Edward O. Wilson que fala até das boas ações da madre Teresa de Calcutá. Na opinião dele ela não ajudava as pessoas simplesmente porque tinha bom coração e amava ao próximo, mas sim porque estava confiante nas promessas de Deus de que receberia a recompensa da vida eterna. Ele afirma que as pessoas só têm fé em Deus com a esperança de obter alguma vantagem disso.

Assim, Wilson e outros psicólogos da linha evolutiva afirmam que não existe altruísmo puro, ou seja, este negócio de amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo não existe, a não ser por puro egoísmo.

Bem, Jó também era muito rico, será que seguia a Deus só por interesse?

Vamos voltar a ele:

Tudo ia muito bem com Jó até que: De repente tudo mudou!

Tudo fugiu ao seu controle. Mesmo que ele quisesse direcionar sua vida, não conseguia!

Coisas terríveis aconteceram:

Primeiro Jó perdeu todos os bois e jumentas e os empregados que foram assassinados.

Depois morreram todas as suas ovelhas e os pastores.

Então foram roubados todos os seus camelos, e por último, o pior! Todos os filhos de Jó morreram num terrível acidente!

Jó perdeu também sua casa, sua fazenda, e... como se não bastasse, perdeu sua saúde, ficando cheio de feridas e úlceras terríveis! E passou a se coçar com cacos de telha.

Exatamente aqui começa o grande dilema de Jó. Ele começa a questionar a Deus, por que?

Segundo o que ele tinha aprendido, um Deus bom recompensa seus filhos bons com boas dádivas.

Jó tinha certeza de seu relacionamento com Deus e de que nada tinha feito que desagradasse ao Senhor.

Agora ele começa a perguntar a Deus o mesmo que nós: Por quê?

Sim, porque por algum motivo nascemos neste mundo em meio a sangue, lágrimas e dor. Também morremos em situação semelhante, mas entre o nascimento e a morte ficamos perguntando: Por quê?

Agora Jó está diante de um dilema impossível:

De um lado, seu caráter estava tão construído sobre seu relacionamento com Deus, que se ele o rejeitasse, desmoronaria todas as bases de sua própria vida.

Por outro lado, admitir que seu sofrimento estava sendo merecido, também comprometia sua integridade, pois sabia que não havia cometido nada terrível.

Não é assim que nos sentimos quando as coisas vão muito mal? Não ficamos com aquele sentimento estranho de que não somos assim tão maus para merecer isto tudo?

Agora, preste atenção: Há algo revelador! Uma chave para desvendar a vida de Jó, e como resultado a nossa vida também! Preste atenção:

Jó sabia que havia um bondoso Deus no céu, mas esqueceu-se que estava no meio do grande conflito entre o bem e o mal.Esqueceu-se de que vivemos envolvidos por uma espécie de véu que nos impossibilita enxergarmos o mundo cósmico e o Grande Conflito entre o Bem e o Mal que acontecem simultaneamente ao nosso redor.

Ele não se lembrou de que há muito tempo atrás este mundo foi entregue pela raça humana ao inimigo. E que é ele quem manipula todas as coisas aqui nesta terra como se fôssemos fantoches. Assim, ele é quem causa todas as coisas ruins nesta terra, e não Deus!

Espere um pouco. Você nota a profundidade destas verdades?

Você já pensou que enquanto você está aí na sala de sua casa assistindo sua televisão, os anjos de Deus estão ao seu lado? Junto com você?

Já pensou que o Espírito de Deus, o mesmo que inspirou a palavra de Deus a ser escrita, também está aí ao seu lado falando ao seu coração e mente para que você possa entender melhor as verdades que Ele mesmo escreveu na Bíblia?

Já pensou que, ao mesmo tempo que Deus luta por você, o inimigo e seus anjos também estão tentando desviar sua atenção através de coisas, fatos e pessoas?

Em alguns lugares da Bíblia é aberto o véu que nos impossibilita enxergar o Grande Conflito Cósmico entre o bem e o mal e passamos a enxergar o outro lado da vida.

No livro de Jó porém, o véu é aberto só para nós, não para Jó. Ou seja, nós que estamos vivendo anos depois de Jó, podemos saber através da Bíblia o que acontecia uma luta entre Deus e Satanás pelo fiel Jó, mas ele não tinha como saber isso. Jó não está sabendo da conversa entre Deus e Satanás e nem está sabendo que Deus o encara como um dos filhos mais fiéis de toda a história.

É como se um diretor de teatro entrasse no palco antes da peça começar e explicasse a todos o que iria acontecer. Combinasse tudo com o auditório, mas não explicasse aos atores.Assim, durante a peça todos assistiriam sabendo o que estava acontecendo, mas os atores e o ator principal não saberiam de nada.

Jó assiste toda a desgraça acontecendo em sua vida e continua perguntando a Deus: Por quê? Pois não sabe nada da conversa entre Deus e Satanás.

Espere aí. Mas, que conversa entre Deus e Satanás?

Jó 1: 8-11- "Então o Senhor perguntou a Satanás: Observaste o meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus, e que se desvia do mal. Então respondeu Satanás ao Senhor: Porventura Jó teme a Deus livre de interesses? Acaso não o cercaste com bênçãos, a ele, a sua casa e a tudo quanto tem? A obra de suas mãos abençoaste, e os seus bens se multiplicaram na terra. Estende, porém, a tua mão e toca-lhe em tudo quanto tem, e verás se não blasfema contra ti na tua face? Disse o Senhor a Satanás: Eis que tudo quanto ele tem está em teu poder;

Somente contra ele não estendas a mão..."

Os três primeiros capítulos de Jó são reveladores.

Neles Satanás aparece para conversar com Deus e o desafia com teorias parecidas com aquelas que citei há pouco: "O Senhor diz que Jó é fiel, mas eu afirmo que ele só é fiel porque tem tudo do bom e do melhor. Tenho certeza que se eu mexer na vida dele, toda esta fidelidade acaba bem rapidinho".

Bem, agora isto faz com que mude todo o enfoque do livro de Jó. Pois agora o foco muda de Deus para Jó.

Sim, o tema do livro não é : Como Deus se comporta com os seres humanos, quando estamos sofrendo.

O tema é: Como Jó se comporta em relação a Deus, enquanto está sofrendo

Ou seja, ao contrário do que muitos dizem, um homem pode ter fé em Deus e amá-lo sem interesses, mesmo enquanto Satanás o está fazendo sofrer.

Mas, você não acha ainda muito estranho o fato de Deus estar participando de uma espécie de "competição" com Satanás!

Num belo dia Satanás aparece diante de Deus e diz: "Tenho certeza que Jó o negaria se não tivesse tantas coisas boas acontecendo em sua vida", e então Deus diz o contrário: "Pois eu tenho certeza que mesmo que ele sofresse, permaneceria fiel até o fim".Em seguida os dois resolvem medir forças, enquanto o coitado do Jó é que sofre?

A resposta para isto é ainda mais surpreendente:

O mesmo que aconteceu com Jó acontece também com cada um de nós hoje!

Não se surpreenda!

Aqui está o porque de a vida de Jó estar registrada na Bíblia.

Um dia Satanás disse diante do universo que iria corromper o mundo, causar a desgraça na vida dos seres humanos, e provocar morte e dor e aflição e que iria levar a todos que ele pudesse à desgraça e à destruição. Porém Jesus aceitou competir com Satanás por você! Ele pagou o preço da aposta com o seu próprio sangue e embora Satanás tente desgraçar a nossa vida e fazer todo o mal para nós, ainda podemos escolher a Jesus.

E o mais incrível é que nossos pequenos atos aqui na Terra têm repercussão cósmica! Ou seja, o que eu faço aqui influencia todo o universo!

Veja este texto: "Digo-vos: Assim haverá alegria no céu por um pecador que sem arrepende...". Lucas 15:7

Um pecador se arrepende na Terra e o céu todo se alegra.

Todo o céu está envolvido em cada pequena decisão que tomamos. E assim como todos assistimos a vitória de Jó, todo o universo está assistindo também a nossa vitória ao lado de Jesus.

É por isso que Paulo diz: "...porque nos tornamos espetáculo ao mundo, tanto a anjos como a homens".I Cor. 4:9

Você percebeu que Paulo está dizendo que anjos e serres criados por Deus assistem a nossa vida, tornando-a um espetáculo cósmico?

Ou seja, da mesma maneira como, hoje podemos assistir a vitória de Jó, e o próprio Jó não tinha conhecimento do que estava acontecendo, assim também o universo assiste a nossa história. Mas só não saberemos o que acontece se buscarmos a palavra de Deus!

Acompanhe comigo Jó 42: 10 - "Mudou o Senhor a sorte de Jó, quando este orava pelos seus amigos..."

Mesmo sem saber o porquê, Jó deixa de lado o seu sofrimento e passa a orar pelos seus amigos. Isto sim é: Altruísmo Puríssimo!

Ao ver esta atitude de Jó, Deus diz: Basta! Está consumado, acabou!

Um dia Satanás conquistou o planeta Terra que havia sido dado por Deus ao Homem.

Satanás disse a Deus que faria tudo para arruinar a vida do homem e colocar a culpa em Deus. Satanás jurou a Deus que ao sofrermos abandonaríamos a Deus.

Mas mesmo assim, quando parecia não haver mais saída, Deus abriu o caminho com a cruz.

Deus sente a sua dor e sofre junto com você. E para provar isto Ele se tornou homem e sofreu literalmente as nossas dores. Hoje Deus espera ainda por pessoas que aceitem seu sacrifício, mas daqui a pouco ele também dirá ao Universo todo e ao planeta Terra e a Satanás: Basta! Está Consumado!

A Bíblia também nos revela isto: "E lhes enxugará dos olhos toda a lágrima e não haverá mais luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas já passaram". Apocalipse 21:4 Você está sofrendo? Está passando por momentos difíceis de aflição? Já procurou saída em todos os lugares e não achou quem o ajudasse? Já chegou ao desespero? Olhe para Cristo. Ele está em sua palavra, a Bíblia. Ele deixou o caminho da salvação ali registrado. Você tem falta de fé? Então feche seus olhos e ore comigo, e Deus abrirá os seus olhos da fé!

Oração

Querido Deus são tantos sofrimentos que temos na nossa vida que às vezes Senhor a fé vacila, e não podemos vê-lo. Alguns dizem que iremos ter tudo se entregarmos a nossa vida ao Senhor. Mas queremos ouvir a sua voz. Queremos ser como Jô, inabaláveis, fiéis ao Senhor. Abra os nossos olhos da Fé. Em nome de Jesus. Amém.

Que DEUS abençoe a todos.

1 Coríntios 1:18

Segunda-feira 4 Outubro

Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus (1 Coríntios 1:18)

Nem boa nem má o bastante

Uma senhora idosa e religiosa tinha freqüentado a igreja com re­gularidade durante toda sua vida. Ela esperava que, quando morresse, Deus lhe reservaria um ótimo lugar no céu. De vez em quando, ela também comparecia a estudos bíblicos dirigidos por dois cristãos.

Quando retornou de uma dessas reuniões, seus netos lhe perguntaram: “Vovó, a senhora gosta daqueles dois pregadores, não é?” Ela respondeu: “Não sei, não tenho uma opinião formada. Um deles fala como se as pessoas já tivessem conseguido a salvação. Mas não sei se realmente existem pessoas boas em nossa cidade. O outro descreve as pessoas como se todas estivessem perdidas e fossem direto para o inferno. Eles não têm uma palavra específica para mim.” Ela, portanto, não se considerava nem tão boa a ponto de ir para o céu e nem tão má a ponto de ir para o inferno.

O versículo de hoje distingue apenas duas classes de pessoas: os que estão perecendo e os que são salvos. Esta última compreende todos os que uma vez já estiveram perdidos também, mas que confessaram seus pecados a Deus e creram no Senhor Jesus Cristo. Entenderam que Deus está plenamente satisfeito com o sacrifício de Cristo na cruz e que, portanto, devem descansar em Cristo.

Qualquer indivíduo que não tenha a certeza se terá ou não um “ótimo lugar” no céu pertence à classe dos “perdidos”. Temos de admitir que nenhum tipo de esforço humano nos fará bons o suficiente para estarmos na presença do Deus Todo-poderoso. No entanto, se nos arrependermos de nossos pecados, confessarmos nossa culpa diante de Deus e voltarmos para Ele, crendo na obra de Seu Filho na cruz, teremos muito mais que a salvação; teremos o próprio Salvador!

Que DEUS abençoe a todos.

Lucas 21.26

4 de Outubro

"...Haverá homens que desmaiarão de terror e pela expectativa das cousas que sobrevirão ao mundo; pois os poderes dos céus serão abalados." Lucas 21.26

Uma grande tensão se estende hoje sobre a humanidade; tudo caminha em direção a uma hora difícil e decisiva. Essa tensão não se estende apenas sobre as nações como um todo, mas principalmente sobre centenas de milhares de pessoas individualmente. Por que existem tantas pessoas aborrecidas da vida? Porque todas as decisões que tomaram não trouxeram a solução das mais profundas necessidades da vida. Por isso, decida-se por Jesus! Dê uma resposta clara à pergunta de Pilatos: "Que farei então de Jesus, chamado Cristo?" Diga sim ao Filho de Deus. Para quem tomou essa decisão clara e decididamente todas as outras decisões já foram tomadas, por mais difíceis e pesadas que elas possam parecer. Pois com o nosso sim a Jesus Cristo todas as outras questões de nossa vida se solucionam maravilhosamente. Quem se abriga nEle tem sua vida totalmente renovada. Aquele que se decide por Jesus terá sua maior sede e fome saciadas para sempre. Essa pessoa tem um rumo de vida bem claro, e seu andar recebe uma orientação decisiva.

Que DEUS abençoe a todos.

1 Coríntios 1:27-29

Domingo 3 Outubro

Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes; e Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são;para que nenhuma carne se glorie perante ele (1 Coríntios 1:27-29).

Mudança de escala de valores

Como o Evangelho é surpreendente! Ele valoriza os fracos, os excluídos, os marginalizados. Inverte os valores habituais: o dinheiro, o poder, a popularidade, coisas que não têm importância no Reino de Deus. A vinda de Jesus Cristo a este mundo demonstra essa alteração da escala de valores de nossa sociedade. Ele, que é Deus, Se humilhou ao Se fazer homem. Nasceu em uma manjedoura e viveu na pobreza. Morreu em uma cruz para ressuscitar como vencedor da morte. Escolheu a companhia de trabalhadores simples, como Pedro, bem como a de homens ricos, mas desprezados, como Mateus, o cobrador de impostos.

Por que o Senhor Jesus parece preferir os que estão à margem da sociedade, e não os que se consideram superiores aos demais? Na verdade, para Deus não há diferença. Todos os seres humanos estão atolados de culpa. Os que se acham justos não estão isentos dela, mas desprezam a voz acusadora da própria consciência. Por outro lado, os que sofrem por causa de seus pecados são mais propensos a pedir o perdão e a ajuda de Deus. Então o Senhor os acolhe como filhos, e essa adoção lhes confere um senso de valor e de identidade jamais sonhado. O Senhor Jesus os liberta tanto da vergonha secreta como das acusações públicas. Não desanimemos por causa de nossos fracassos e erros. Confessemos tudo a Deus. Ele nos permitirá começar de novo e centrar nossas vidas em Jesus Cristo.

Que DEUS abençoe a todos.

Apocalipse 3.20

3 de Outubro

"Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele e ele comigo." Apocalipse 3.20

Você também quer estar com Jesus Cristo? Chegou a hora de começar uma vida com Deus. Talvez você sinta uma fraqueza total, ou seja, uma incapacidade para amar o seu próximo. Você se sente consumido pela ira contra seus adversários? Isso acontece porque Jesus Cristo ainda não tem lugar no seu coração. Se Ele começou a bater à sua porta, é extenuante e custa muito resistir a Ele. Se agora você O receber em seu coração, no mesmo instante, juntamente com Ele, Deus lhe dará tudo aquilo que você tanto necessita. Está escrito que "o amor de Deus é derramado em nossos corações pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado." Então ira e rebeldia se afastam do seu coração. A natureza de Deus invade seu ser porque Ele entra no seu coração por meio de Jesus Cristo. Só assim você terá condições de amar seus maiores inimigos e abençoá-los em oração. De repente, você anda no amor de Deus e começa a se dar conta de como são bons os pensamentos e planos que Ele tem para com a sua vida. Seu andar se torna um andar no caminho das alturas!

Que DEUS abençoe a todos.

Números 18:1-19

Números 18:1-19

1 ENTÃO disse o Senhor a Arão: Tu, e teus filhos, e a casa de teu pai contigo, levareis sobre vós a iniqüidade do santuário; e tu e teus filhos contigo levareis sobre vós a iniqüidade do vosso sacerdócio.
2 E também farás chegar contigo a teus irmãos, a tribo de Levi, a tribo de teu pai, para que se ajuntem a ti, e te sirvam; mas tu e teus filhos contigo estareis perante a tenda do testemunho.
3 E eles cumprirão as tuas ordens e terão o encargo de toda a tenda; mas não se chegarão aos utensílios do santuário, nem ao altar, para que não morram, tanto eles como vós.
4 Mas se ajuntarão a ti, e farão o serviço da tenda da congregação em todo o ministério da tenda; e o estranho não se chegará a vós.
5 Vós, pois, fareis o serviço do santuário e o serviço do altar; para que não haja outra vez furor sobre os filhos de Israel.
6 E eu, eis que tenho tomado vossos irmãos, os levitas, do meio dos filhos de Israel; são dados a vós em dádiva pelo Senhor, para que sirvam ao ministério da tenda da congregação.
7 Mas tu e teus filhos contigo cumprireis o vosso sacerdócio no tocante a tudo o que é do altar, e a tudo o que está dentro do véu, nisso servireis; eu vos tenho dado o vosso sacerdócio em dádiva ministerial e o estranho que se chegar morrerá.
8 Disse mais o Senhor a Arão: Eis que eu te tenho dado a guarda das minhas ofertas alçadas, com todas as coisas santas dos filhos de Israel; por causa da unção as tenho dado a ti e a teus filhos por estatuto perpétuo.
9 Isto terás das coisas santíssimas do fogo; todas as suas ofertas com todas as suas ofertas de alimentos, e com todas as suas expiações pelo pecado, e com todas as suas expiações pela culpa, que me apresentarão; serão coisas santíssimas para ti e para teus filhos.
10 No lugar santíssimo as comerás; todo o homem a comerá; santas serão para ti.
11 Também isto será teu: a oferta alçada dos seus dons com todas as ofertas movidas dos filhos de Israel; a ti, a teus filhos, e a tuas filhas contigo, as tenho dado por estatuto perpétuo; todo o que estiver limpo na tua casa, delas comerá.
12 Todo o melhor do azeite, e todo o melhor do mosto e do grão, as suas primícias que derem ao Senhor, as tenho dado a ti.
13 Os primeiros frutos de tudo que houver na terra, que trouxerem ao Senhor, serão teus; todo o que estiver limpo na tua casa os comerá.
14 Toda a coisa consagrada em Israel será tua.
15 Tudo que abrir a madre, e toda a carne que trouxerem ao Senhor, tanto de homens como de animais, será teu; porém os primogênitos dos homens resgatarás; também os primogênitos dos animais imundos resgatarás.
16 Os que deles se houverem de resgatar resgatarás, da idade de um mês, segundo a tua avaliação, por cinco siclos de dinheiro, segundo o siclo do santuário, que é de vinte geras.
17 Mas o primogênito de vaca, ou primogênito de ovelha, ou primogênito de cabra, não resgatarás, santos são; o seu sangue espargirás sobre o altar, e a sua gordura queimarás em oferta queimada de cheiro suave ao Senhor.
18 E a carne deles será tua; assim como o peito da oferta de movimento, e o ombro direito, teus serão.
19 Todas as ofertas alçadas das coisas santas, que os filhos de Israel oferecerem ao Senhor, tenho dado a ti, e a teus filhos e a tuas filhas contigo, por estatuto perpétuo; aliança perpétua de sal perante o Senhor é, para ti e para a tua descendência contigo.


Números 18:1-19
Por meio da vara que floresceu, o Senhor agora tem confirmada a dignidade da família de Arão. Essa é a razão pela qual o capítulo 18 fala mais uma vez sobre o sacerdócio e delimita seus privilégios. O primeiro: os filhos de Levi são ajuntados (esse é o significado do nome Levi) aos sacerdotes. São dados a estes como presente para o Senhor (v. 6): tipo do ministério da Palavra que instrui o adorador. O segundo desses presentes é o próprio serviço (v. 7). Longe de ser um merecimento daquele que o executa, todo serviço é uma graça que Deus nos confere. Tomemos consciência de que somos servos inúteis (Lucas 17:10). Se o Senhor condescende em nos usar, não é porque precisa de nós, mas porque deseja nos dar a alegria de trabalhar para Ele. Por fim, os versículos 8 a 19 enumeram os vários presentes correspondentes às “coisas consagradas” trazidas pelos filhos de Israel. Novamente somos chamados a nos alimentar e a nos alegrar dessas diferentes ofertas, símbolos de Cristo. Aqui estão “o melhor” e “as primícias” (v. 12), recordando-nos acerca da intenção de Deus e do desejo dos apóstolos “que em tudo [Cristo] tenha a preeminência” (Colossenses 1:18).

Que DEUS abençoe a todos.

Colossenses 3:24

Sábado 2 Outubro

Recebereis do Senhor o galardão da herança (Colossenses 3:24).

Meditações sobre o livro de Josué (Leia Josué 13:15-33)

Os filhos de Rúben, Gade e a meia tribo de Manasses receberam a herança antes de seus irmãos. Lembremos que eles mesmos escolheram sua herança sem esperar que Deus determinasse a parte que lhes caberia. Que preciosa lição para nós! Como eles, quantas vezes temos nos mostrado incapazes de esperar. Permitimo-nos ser guiados pelas circunstâncias (a região de Basã e Gileade era adequada à pecuária, e essas tribos possuíam muitos rebanhos). Escolhemos a solução mais simples ou a que se apresenta primeiro quando, com um pouco de paciência, teríamos assegurado uma herança melhor: a que Deus tinha preparado para nós.

Essas tribos nos ensinam outra lição: ao escolher primeiro o que lhes parecia melhor (como no caso de Ló e Abraão – Gênesis 13), os rubenitas e os gaditas demonstraram egoísmo para com seus irmãos: eu primeiro! Eles de fato se serviram e receberam sua herança antes dos outros. Contudo, ao contrário do que imaginavam, a porção deles estava muito longe de ser a melhor. Os primeiros serão os últimos. Percebemos então que o melhor é sempre o que Deus nos dá, mesmo se tivermos de esperar um pouco.

Que DEUS abençoe a todos.

1 João 3.18

2 de Outubro

"Filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas de fato e de verdade." 1 João 3.18

Andar no amor não significa nada mais e nada menos do que seguir o Cordeiro para onde quer que vá! Porém, o nosso "eu" não quer isso. Até Pedro, o discípulo mais zeloso e emotivo não queria isso. Ou seja, quando Jesus estava a caminho para o Calvário "Pedro o seguia de longe." Enquanto respondemos negativamente ao caminho do Cordeiro, enquanto "seguimos de longe", desviando-nos dos sofrimentos de Cristo, continuamos com nossos porquês tão mesquinhos, e não percebemos que é justamente através dos sofrimentos de Jesus Cristo, no Seu grande amor, que o Deus eterno se comunica conosco.

Mas como o nosso amor a Deus pode se tornar mais íntimo e profundo, de modo que sejamos capazes de seguir o Cordeiro para onde Ele for? Deixando que a grande verdade de Romanos 8.32 trabalhe em nossa vida: "Aquele que não poupou a seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura não nos dará graciosamente com ele todas as cousas?" Esse é o ilimitado amor de Deus, que Ele só pode comunicar por meio do amargo sofrimento e morte do Seu Filho. Este amor gera amor recíproco. E porque Deus de fato nos dá tudo, também experimentamos a realidade de Romanos 5.5: "...o amor de Deus é derramado em nossos corações pelo Espírito Santo."

Que DEUS abençoe a todos.

Números 17:1-13

Números 17:1-13

1 ENTÃO falou o Senhor a Moisés, dizendo:
2 Fala aos filhos de Israel, e toma deles uma vara para cada casa paterna de todos os seus príncipes, segundo as casas de seus pais, doze varas; e escreverás o nome de cada um sobre a sua vara.
3 Porém o nome de Arão escreverás sobre a vara de Levi; porque cada cabeça da casa de seus pais terá uma vara.
4 E as porás na tenda da congregação, perante o testemunho, onde eu virei a vós.
5 E será que a vara do homem que eu tiver escolhido florescerá; assim farei cessar as murmurações dos filhos de Israel contra mim, com que murmuram contra vós.
6 Falou, pois, Moisés aos filhos de Israel; e todos os seus príncipes deram-lhe cada um uma vara, para cada príncipe uma vara, segundo as casas de seus pais, doze varas; e a vara de Arão estava entre as deles.
7 E Moisés pôs estas varas perante o Senhor na tenda do testemunho.
8 Sucedeu, pois, que no dia seguinte Moisés entrou na tenda do testemunho, e eis que a vara de Arão, pela casa de Levi, florescia; porque produzira flores e brotara renovos e dera amêndoas.
9 Então Moisés tirou todas as varas de diante do Senhor a todos os filhos de Israel; e eles o viram, e tomaram cada um a sua vara.
10 Então o Senhor disse a Moisés: Torna a pôr a vara de Arão perante o testemunho, para que se guarde por sinal para os filhos rebeldes; assim farás acabar as suas murmurações contra mim, e não morrerão.
11 E Moisés fez assim; como lhe ordenara o Senhor, assim fez.
12 Então falaram os filhos de Israel a Moisés, dizendo: Eis aqui, nós expiramos, perecemos, nós todos perecemos.
13 Todo aquele que se aproximar do tabernáculo do Senhor, morrerá; seremos pois todos consumidos?


Números 17:1-13
Ao consumir os duzentos e cinqüenta rebeldes, o Senhor mostrou quem Ele tinha designado para o exercício do sacerdócio. Somente Arão tinha sido aceito com seu incensário. Outro teste, desta vez se tratando de vida, é para confirmar a seleção divina. Dentre as doze varas trazidas pelos príncipes, apenas uma, a de Arão, mostrou uma extraordinária prova de vitalidade: em uma noite, ela produziu brotos, flores e frutos. Esta é uma admirável figura da ressurreição de Cristo, por meio da qual Deus apresentou evidências a todos a respeito da glória do Senhor Jesus e da eficácia de Sua obra (Atos 17:31)! Muitos impostores alegaram ter uma missão divina. Mas estão mortos e nenhum deles ressuscitou. Cristo é o único homem a ter passado pela morte “segundo o poder de vida indissolúvel” (Hebreus 7:16), e a agora exerce na alturas o Seu santo sacerdócio em favor dos Seus. Mais que isso: o fruto produzido em cada um dos que pertencem a Ele constituiu no presente — poderíamos dizer fora da estação — um testemunho visível do Salvador que está vivo, embora oculto de nosso vista.

A vara de Arão foi colocada posteriormente na arca (v. 10; Hebreus 9:4). Isso serve para nos lembrar enquanto cruzamos o deserto que a fonte da vida só pode ser encontrada em Cristo.

Que DEUS abençoe a todos.