segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Isaías 42:17; Colossenses 1:13

Segunda-feira 17 Outubro

Tornarão atrás e confundir-se-ão de vergonha os que confiam em imagens de escultura, e dizem às imagens de fundição: Vós sois nossos deuses.

[Deus] nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor

(Isaías 42:17; Colossenses 1:13).

SUPERSTIÇÕES
– Senhora, vamos marcar a data de sua operação? Que tal na sexta-feira?

– Sexta? Está bem! Sexta será dia…?

– Dia 13.

– Doutor, sexta-feira 13?! Prefiro esperar um pouco.

Por que tantos, incluindo essa senhora, crêem que uma data traz azar? Por que muitos hotéis não têm quartos 13 e alguns prédios não possuem o 13º andar? Porque existem muitas pessoas supersticiosas. Horóscopos, vidência, amuletos, ocultismo, fetiches, etc; nosso mundo moderno – tão tecnológico e cheio de conhecimento – acolhe qualquer coisa sem fazer perguntas nem refletir.

Contudo, é necessário saber que aquele que se interessa ou participa de tais coisas não só dá as costas para Deus como também se coloca sob a escravidão demoníaca. Torna-se presa de temores supersticiosos e mentirosos, perdendo tempo, dinheiro e tranqüilidade.

Como se libertar dessa influência? Voltando-se parao Senhor Jesus. Somente Ele tem autoridade sobre o mundo espiritual, porque venceu o diabo na cruz. Ele deseja libertar todos os que vivem escravos das trevas. Porém, infelizmente, as pessoas estão mais inclinadas a dar ouvidos a superstições, fábulas, mentiras passadas por tradição que a acolher a verdade em Cristo Jesus. É mais fácil acreditarem que a sexta-feira 13 é um dia de azar do que crerem que o Senhor Jesus morreu por elas na cruz do Calvário e que Ele é o Senhor sobre tudo.

“Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; e desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas” (2 Timóteo 4:3-4).

Que DEUS abençoe a todos.

João 14.13

17 de Outubro

"E tudo quanto pedirdes em meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho." João 14.13

A quem devemos invocar na oração? O próprio Senhor Jesus nos disse claramente que devemos orar ao Pai em Seu nome. Por isso Ele continuamente apontava para o Pai. Deus é o alvo, o Filho é o caminho que nos conduz para esse Alvo. Esse, aliás, foi o alvo dos sofrimentos do Senhor Jesus: "Pois também Cristo morreu, uma única vez, pelos pecados, o justo pelos injustos, para conduzir-vos a Deus." Não deveríamos também nós trilhar esse caminho? Não existe outro caminho! Unicamente pelo sangue de Jesus teremos a ousadia para entrar no Santo dos Santos, até a presença de Deus! E Jesus nos ensina a orar: "Pai nosso que estás nos céus..." Paulo também nos mostra esse caminho: "...dou graças a meu Deus mediante Jesus Cristo."

Mas também confessamos que Jesus é o Senhor. Nos revestimos dEle e esperamos a Sua vinda. A graça de Deus nos foi outorgada em Jesus Cristo. Por isso também podemos orar diretamente ao Senhor Jesus Cristo. Ele mesmo diz: "...quem me vê a mim, vê aquele que me enviou."

Que DEUS abençoe a todos.

Lucas 9.23

16 de Outubro

"Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me." Lucas 9.23

A Igreja de Jesus precisa passar pelos mesmos sofrimentos pelos quais o Senhor Jesus passou? As Escrituras nos dizem repetidamente que nós

– devemos seguir o mesmo caminho que o Cordeiro andou

– devemos seguir Seus passos

– estamos predestinados a participar de Seus sofrimentos

– tornamo-nos semelhantes com Jesus até na Sua morte, através da comunhão dos Seus sofrimentos

– tornamos-nos não somente semelhantes a Ele na Sua morte, mas com Cristo estamos predestinados à mesma morte.

Nós temos que passar pelas mesmas coisas que nosso Senhor Jesus passou porque como renascidos fazemos parte de Seu corpo. Ele é o Cabeça, nós os membros. Isso não significa que tenhamos que carregar os pecados do mundo – Jesus já fez isso de uma vez por todas. Também não carregaremos a Sua cruz, pois disso nunca seremos capazes. Não sou exortado a levar a cruz de Jesus, mas a minha cruz. Essa prontidão em carregar a minha própria cruz está inclusa no discipulado de Jesus, e faz com que na glória sejamos semelhantes a Ele. Este é o maior alvo do Senhor para nós!

Que DEUS abençoe a todos.

João 20:19-20

Domingo 16 Outubro

Chegou Jesus, e pôs-se no meio, e disse-lhes: Paz seja convosco. E, dizendo isto, mostrou-lhes as suas mãos e o lado

(João 20:19-20).

AS MARCAS DO SENHOR
O Senhor mostrou duas vezes a Seus discípulos as marcas das feridas em Seu corpo ressuscitado. Em Lucas 24:39-40, Ele diz aos apavorados discípulos que não era um espírito, mas que havia ressuscitado. “E, dizendo isto, mostrou-lhes as mãos e os pés”. Para aqueles homens, essas marcas eram a prova incontestável de que o Senhor estava vivo. Ele mesmo, a quem viram pela última vez na cruz. Não era possível confundi-Lo com outra pessoa.

Quando aparecer com poder e glória, no dia em que “todo olho o verá” (Apocalipse 1:7), as marcas de Suas feridas confirmarão que Ele é Jesus de Nazaré, que foi crucificado.

João 20:20 diz também a mesma coisa. Com isso o Senhor queria lhes mostrar o que realizou e qual o resultado da obra da salvação. O Senhor Jesus tinha de ser levantado na cruz e morrer em nosso lugar, para que “todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16). As cicatrizes em Suas mãos nos lembrarão da obra expiatória por toda a eternidade. Quando o soldado romano abriu com a lança o lado do Salvador já morto, saiu sangue e água. O sangue é o fundamento do perdão de nossos pecados e a água fala de nossa purificação moral, para a qual Sua morte é a base imprescindível.

As marcas do Salvador! Que amor insondável e incompreensível. “Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti que trabalha para aquele que nele espera” (Isaías 64:4).

Que DEUS abençoe a todos.

Filipenses 1.6

15 de Outubro

"...Aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao dia de Cristo Jesus." Filipenses 1.6

Se durante o dia há fúria e tempestade ao nosso redor, e o inimigo tenta de todas as maneiras nos derrubar, sabemos que estamos seguros em Jesus, e a partir dessa segurança temos a capacidade de reagir. Este é justamente o nosso combate da fé, que pratiquemos o que dizemos crer. Em compensação, só somos capazes disso se, pela manhã, no silêncio, tivermos tido um encontro com o vencedor Jesus Cristo. Em outras palavras: aquele que quer ser vitorioso no dia-a-dia, este deve ter tido um encontro com o Vencedor. Ele dá o querer e também o executar; Ele pode o que nós não podemos pela própria força. "A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza." E quando falhamos, precisamos desanimar? Não! Aquele que confessa ao Senhor suas falhas e sua incapacidade, e se humilha, este pode contar com o perdão que é dado pelo precioso sangue de Jesus. Mas a renúncia é uma astúcia do inimigo, ao qual devemos resistir. Jesus Cristo é o Autor e Consumador da nossa fé, e Ele também há de completar a boa obra que começou em nós.

Que DEUS abençoe atodos.

2 Coríntios 1:3-4

Sábado 15 Outubro

Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e o Deus de toda consolação, que nos consola em toda a nossa tribulação

(2 Coríntios 1:3-4).

MEDITAÇÕES SOBRE O PRIMEIRO LIVRO DE SAMUEL (Leia 1 Samuel 1:1-11)
Chegamos hoje aos livros de Samuel. No entanto, o período dos juízes ainda não acabou, e veremos mais dois deles – Eli e Samuel – antes de iniciar o tempo dos reis. Como fez com Sansão, Deus começa apresentando-nos a família na qual Samuel nasceria. Elcana era um levita que vivia na montanha de Efraim (1 Crônicas 6:33-38). Ele tinha duas esposas, Ana e Penina. Isso não estava de acordo com a vontade de Deus, e veremos as conseqüências disso na família dele. As brigas chegaram a tal ponto que Penina podia ser chamada de adversária de Ana. Em vez de consolá-la por não ter um filho que tanto desejava, Penina continuamente provocava sua “rival”. Que triste é ter inimigos dentro da própria família! Como é nosso relacionamento com nossos irmãos e irmãs?

Todo ano Elcana e sua família subiam para Siló, o centro estabelecido pelo Senhor para a adoração, onde estavam a arca e os sacerdotes. Naquele ano, Ana colocou sua dor diante do Senhor em oração. Isso foi a melhor coisa que ela fez. Em vez de atacarmos os que nos ofendem, deveríamos fazer o mesmo que Ana. Assim, experimentaremos o que é sermos consolados pelo “Deus de toda consolação” (2 Coríntios 1:3).

Que DEUS abençoe a todos.

Romanos 4:20-21

Sexta-feira 14 Outubro

[Abraão] não duvidou da promessa de Deus por incredulidade, mas foi fortificado na fé, dando glória a Deus, e estando certíssimo de que o que ele tinha prometido também era poderoso para o fazer

(Romanos 4:20-21).

A COMPLETA SEGURANÇA DA FÉ (1) (Leia Romanos 4:18-22)
No que Abraão acreditava? Em Gênesis 15:5 lemos que Deus o fez sair da tenda à noite e lhe ordenou: “Olha agora para os céus, e conta as estrelas, se as podes contar. E disse-lhe: Assim será a tua descendência”. E Abraão creu no que Deus lhe disse. Nesse momento, ele tinha cerca de 80 anos de idade; sua mulher, uns 70. Ambos eram muito velhos para ter filhos.

Abraão não ignorava essa impossibilidade biológica. Contudo, “não enfraquecendo na fé, não atentou para o seu próprio corpo já amortecido” (v. 19). Não se deteve no impossível humano. Sua fé estava em Deus, pois “para os homens é impossível, mas não para Deus, porque para Deus todas as coisas são possíveis” (Marcos 10:27). Abraão se fez forte pela fé.

Como filhos de Deus, temos experimentado que a fé traz força. Crer não é uma atitude vaga na qual a imaginação desempenha um grande papel. É o canal que coloca Deus diante de nós. Essa fé inabalável no poder de Deus fez com que Abraão vencesse as dúvidas. Quando aprendeu a não olhar para si mesmo, mas para Deus pela força da fé, então se firmou na segurança de que Deus era poderoso para fazer o que prometera. Quando alguém fixa seus olhos no Deus todo-poderoso, já não tem como duvidar que Ele, mesmo onde reina a morte, dá vida em abundância!

Que DEUS abençoe a todos.

1 Pedro 5.8-9

14 de Outubro

"Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar; resisti-lhe firmes na fé." 1 Pedro 5.8-9

A exortação de Pedro diz que devemos ser sóbrios e vigilantes, até mesmo se estamos sempre confirmando a vitória de Jesus. Paulo diz exatamente o mesmo em Efésios 6.10-11. Ele não diz que devemos lutar contra os ataques astutos do inimigo, antes pelo contrário, que devemos nos tornar fortes no Senhor. Negamos o combate da fé? Não! Mas não lutamos para alcançar a vitória, lutamos a partir da vitória alcançada por Jesus! Talvez agora alguém possa retrucar: se Satanás de fato foi vencido, como então ele ainda pode estar tão atuante?

1. Porque a vitória do Senhor Jesus Cristo tem que ser colocada à prova diante do mundo visível e invisível por meio daqueles que crêem em Jesus Cristo.

2. Porque a pessoa só pode ser salva com base em sua livre decisão. Ela deve escolher entre Jesus e Satanás, entre luz e trevas, entre vida e morte.

3. Porque o Deus soberano e santo não tem necessidade de oprimir as trevas pela força. Pois pura e simplesmente a presença de Deus e o dom do Seu amor, Jesus Cristo, que, como a luz do mundo, reconciliou o mundo com Deus, tirou o poder de Satanás!

Que DEUS abençoe a todos.