sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Gálatas 3.15-29

Gálatas 3.15-29

15 Irmãos, falo como homem. Ainda que uma aliança seja meramente humana, uma vez ratificada, ninguém a revoga ou lhe acrescenta alguma coisa.
16 Ora, as promessas foram feitas a Abraão e ao seu descendente. Não diz: E aos descendentes, como se falando de muitos, porém como de um só: E ao teu descendente, que é Cristo.
17 E digo isto: uma aliança já anteriormente confirmada por Deus, a lei, que veio quatrocentos e trinta anos depois, não a pode ab-rogar, de forma que venha a desfazer a promessa.
18 Porque, se a herança provém de lei, já não decorre de promessa; mas foi pela promessa que Deus a concedeu gratuitamente a Abraão.
19 Qual, pois, a razão de ser da lei? Foi adicionada por causa das transgressões, até que viesse o descendente a quem se fez a promessa, e foi promulgada por meio de anjos, pela mão de um mediador.
20 Ora, o mediador não é de um, mas Deus é um.
21 É, porventura, a lei contrária às promessas de Deus? De modo nenhum! Porque, se fosse promulgada uma lei que pudesse dar vida, a justiça, na verdade, seria procedente de lei.
22 Mas a Escritura encerrou tudo sob o pecado, para que, mediante a fé em Jesus Cristo, fosse a promessa concedida aos que crêem.
23 Mas, antes que viesse a fé, estávamos sob a tutela da lei e nela encerrados, para essa fé que, de futuro, haveria de revelar-se.
24 De maneira que a lei nos serviu de aio para nos conduzir a Cristo, a fim de que fôssemos justificados por fé.
25 Mas, tendo vindo a fé, já não permanecemos subordinados ao aio.
26 Pois todos vós sois filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus;
27 porque todos quantos fostes batizados em Cristo de Cristo vos revestistes.
28 Dessarte, não pode haver judeu nem grego; nem escravo nem liberto; nem homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.
29 E, se sois de Cristo, também sois descendentes de Abraão e herdeiros segundo a promessa.

Gálatas 3:15-29

O apóstolo explica por que a lei em nada muda as promessas divinas. Estas foram feitas antes da lei, e Deus não pode desfazê-las. Em particular, elas foram feitas à semente de Abraão, a saber, a Cristo (v. 16). Nada poderia anular ou contradizer o que Deus tinha garantido a Seu Amado - e aos que Lhe pertencem. "Qual, pois, a razão de ser da lei?" (v. 19). Ela tem sido comparada a um espelho. Ela mostra a minha sujeira, mas é tão incapaz de retirá-la de mim quanto é o espelho de lavar-me. Não é esta a sua função. A lei serve para me convencer de pecado e por isso mesmo me conduz a Cristo (v. 24). Depois disso o seu papel é concluído, como o mestre que preparou seus alunos para ascender a um nível mais elevado. Penosa escola, na verdade, é a da lei! Ela me ensina que sou um pecador, mas não me torna justo; revela-me que estou morto, mas não tem o poder de me fazer viver; faz-me ver que careço de força, mas não me dá nenhuma. Tudo o que me falta encontro então no Senhor Jesus.

O batismo é um sinal público de que o redimido tem sido posto à parte para Cristo, por meio de Sua morte. Você, que foi batizado, é realmente um filho de Deus mediante a fé em Cristo Jesus? Foi verdadeiramente revestido de Cristo? (vv. 26-27). É algo muito grave vestir um uniforme que não lhe é autorizado.

Que DEUS abençoe a todos.

Gálatas 2.11-21

Gálatas 2.11-21

11 Quando, porém, Cefas veio a Antioquia, resisti -lhe face a face, porque se tornara repreensível.
12 Com efeito, antes de chegarem alguns da parte de Tiago, comia com os gentios; quando, porém, chegaram, afastou-se e, por fim, veio a apartar -se, temendo os da circuncisão.
13 E também os demais judeus dissimularam com ele, a ponto de o próprio Barnabé ter-se deixado levar pela dissimulação deles.
14 Quando, porém, vi que não procediam corretamente segundo a verdade do evangelho, disse a Cefas, na presença de todos: se, sendo tu judeu, vives como gentio e não como judeu, por que obrigas os gentios a viverem como judeus?
15 Nós, judeus por natureza e não pecadores dentre os gentios,
16 sabendo, contudo, que o homem não é justificado por obras da lei, e sim mediante a fé em Cristo Jesus, também temos crido em Cristo Jesus, para que fôssemos justificados pela fé em Cristo e não por obras da lei, pois, por obras da lei, ninguém será justificado.
17 Mas se, procurando ser justificados em Cristo, fomos nós mesmos também achados pecadores, dar-se -á o caso de ser Cristo ministro do pecado? Certo que não!
18 Porque, se torno a edificar aquilo que destruí, a mim mesmo me constituo transgressor.
19 Porque eu, mediante a própria lei, morri para a lei, a fim de viver para Deus. Estou crucificado com Cristo;
20 logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim.
21 Não anulo a graça de Deus; pois, se a justiça é mediante a lei, segue-se que morreu Cristo em vão.

Gálatas 2:11-21
Em que consistia a gravidade desse retorno à lei? Por que Paulo o toma tão seriamente a ponto de reprovar Pedro publicamente por sua atitude equivocada? (vv. 11-14). É que o fato de encorajar os crentes a retornar ao judaísmo e a confiar nas obras estava, na realidade, dizendo que a obra do Senhor Jesus não era suficiente. Eis como muitos cristãos em nossos dias parecem pensar. Eles reconhecem, em princípio, o valor expiatório do sacrifício de Cristo, mas, ao mesmo tempo, fundamentam a salvação sobre suas próprias obras e sobre a prática de sua religião. Fazem o que podem e contam com Deus para o resto. Respondemos a eles com o versículo 16: "... o homem não é justificado por obras da lei, e, sim, mediante a fé em Cristo Jesus". Um meio tão simples? Sim, mas proporcionado por uma Pessoa imensamente poderosa! É o "Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim" (v. 20). Qual é a minha parte nesta obra? A que pode ter um morto, a saber, nenhuma. Tendo sido crucificado com Cristo, estou livre da lei e, "logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim". Amigo leitor, a quem o Senhor ama, você pode fazer suas essas benditas declarações com toda a sinceridade?

Que DEUS abençoe a todos.

Gálatas 2.1-10

Gálatas 2.1-10

1 Catorze anos depois, subi outra vez a Jerusalém com Barnabé, levando também a Tito.
2 Subi em obediência a uma revelação; e lhes expus o evangelho que prego entre os gentios, mas em particular aos que pareciam de maior influência, para, de algum modo, não correr ou ter corrido em vão.
3 Contudo, nem mesmo Tito, que estava comigo, sendo grego, foi constrangido a circuncidar-se.
4 E isto por causa dos falsos irmãos que se entremeteram com o fim de espreitar a nossa liberdade que temos em Cristo Jesus e reduzir -nos à escravidão;
5 aos quais nem ainda por uma hora nos submetemos, para que a verdade do evangelho permanecesse entre vós.
6 E, quanto àqueles que pareciam ser de maior influência (quais tenham sido, outrora, não me interessa; Deus não aceita a aparência do homem), esses, digo, que me pareciam ser alguma coisa nada me acrescentaram;
7 antes, pelo contrário, quando viram que o evangelho da incircuncisão me fora confiado, como a Pedro o da circuncisão
8 (pois aquele que operou eficazmente em Pedro para o apostolado da circuncisão também operou eficazmente em mim para com os gentios)
9 e, quando conheceram a graça que me foi dada, Tiago, Cefas e João, que eram reputados colunas, me estenderam, a mim e a Barnabé, a destra de comunhão, a fim de que nós fôssemos para os gentios, e eles, para a circuncisão;
10 recomendando-nos somente que nos lembrássemos dos pobres, o que também me esforcei por fazer.

Gálatas 2:1-10

O relato que Paulo nos faz das circunstâncias de seu apostolado completa aquilo que sabemos dele do livro de Atos. Quando o Senhor confiou a Pedro a pregação do Evangelho aos judeus, Ele escolheu Paulo para pregar o mesmo Evangelho aos gentios (v. 8). O seu encontro com os demais apóstolos não podia anular um chamado recebido do Senhor. Contudo, Paulo levou tão a sério a recomendação que eles lhe fizeram de lembrar-se dos pobres que isto chegou a ser, indiretamente, o motivo de seu encarceramento em Jerusalém (Atos 24:17). O que aprendemos dessas relações dos apóstolos entre si? Que devemos estimar o serviço dos demais e cuidar para não irmos além do nosso, senão cumpri-lo sem desfalecer e sem fazer acepção de pessoas (v. 6).

O livro de Atos confirma o quanto foi difícil para os primeiros cristãos de origem judaica se desligarem dos mandamentos: circuncisão e observância da lei. Foi realizada uma conferência em Jerusalém para tratar dessas questões (Atos 15). Mas Satanás não renuncia prontamente a uma arma da qual já se valeu com algum sucesso. Por sua vez, os gálatas, embora não sendo judeus, haviam caído nessa armadilha, e Paulo se esforça em mostrar-lhes o terrível perigo que isso envolvia.

Que DEUS abençoe a todos.

2 Crônicas 6:1-11

2 Crônicas 6:1-11

1 ENTÃO falou Salomão: O Senhor disse que habitaria nas trevas.
2 E eu te tenho edificado uma casa para morada, e um lugar para a tua eterna habitação.
3 Então o rei virou o seu rosto, e abençoou a toda a congregação de Israel, e toda a congregação de Israel estava em pé.
4 E ele disse: Bendito seja o Senhor Deus de Israel, que falou pela sua boca a Davi meu pai; e pelas suas mãos o cumpriu, dizendo:
5 Desde o dia em que tirei a meu povo da terra do Egito, não escolhi cidade alguma de todas as tribos de Israel, para edificar nela uma casa em que estivesse o meu nome; nem escolhi homem algum para ser líder do meu povo, Israel.
6 Porém escolhi a Jerusalém para que ali estivesse o meu nome; e escolhi a Davi, para que estivesse sobre o meu povo Israel.
7 Também Davi meu pai teve no seu coração o edificar uma casa ao nome do Senhor Deus de Israel.
8 Porém o Senhor disse a Davi, meu pai: Porquanto tiveste no teu coração o edificar uma casa ao meu nome, bem fizeste de ter isto no teu coração.
9 Contudo tu não edificarás a casa, mas teu filho, que há de proceder de teus lombos, esse edificará a casa ao meu nome.
10 Assim confirmou o Senhor a sua palavra, que falou; porque eu me levantei em lugar de Davi meu pai, e me assentei sobre o trono de Israel, como o Senhor disse, e edifiquei a casa ao nome do Senhor Deus de Israel.
11 E pus nela a arca, em que está a aliança que o Senhor fez com os filhos de Israel.


2 Crônicas 6:1-11
Salomão, antes de reunir todo o povo, louva ao Deus de Israel, relembra Seus atos de graça e explica as razões pelas quais o templo foi construído.

O desejo do rei era direcionar o coração do povo ao Senhor. Pensemos no Único que podia declarar, após ter atravessado a morte: “A meus irmãos declararei o teu nome; cantar-te-ei louvores no meio da congregação” (Salmo 22:22). Algumas vezes receamos orar a Deus Pai. Acreditamos que encontraremos mais compreensão e amor no Senhor Jesus. Isso não é falta de confiança no Deus de amor? “Porque o próprio Pai vos ama”, confirmou o Senhor Jesus aos Seus discípulos (João 16:27). Cristo deseja que conheçamos Seu Pai da mesma maneira que Ele conhece. No entanto, a cruz foi necessária para possibilitar tal relacionamento. Além disso, as primeiras palavras de Jesus após a ressurreição foram: “Subo para meu Pai e vosso Pai, para meu Deus e vosso Deus” (João 20:17). Agora que a obra da redenção foi cumprida, não mais lidamos com um Deus terrível, um Juiz que tem de ser apaziguado. Para nós, Deus é nosso Pai, de quem podemos aproximar-nos sem medo, em nome do Senhor Jesus.

Que DEUS abençoe a todos.

2 Crônicas 5:1-14

2 Crônicas 5:1-14

1 ASSIM se acabou toda a obra que Salomão fez para a casa do Senhor; então trouxe Salomão as coisas que seu pai Davi havia consagrado, a prata, o ouro e todos os objetos, e pô-los entre os tesouros da casa de Deus.
2 Então Salomão congregou em Jerusalém os anciãos de Israel, e todos os chefes das tribos, os chefes dos pais entre os filhos de Israel, para fazerem subir a arca da aliança do Senhor, da cidade de Davi, que é Sião.
3 E todos os homens de Israel se congregaram ao rei na ocasião da festa, que foi no sétimo mês.
4 E vieram todos os anciãos de Israel; e os levitas levantaram a arca.
5 E fizeram subir a arca, e a tenda da congregação, com todos os objetos sagrados, que estavam na tenda; os sacerdotes e os levitas os fizeram subir.
6 Então o rei Salomão e toda a congregação de Israel, que se tinha reunido com ele diante da arca, sacrificaram carneiros e bois, que não se podiam contar, nem numerar, por causa da sua abundância.
7 Assim trouxeram os sacerdotes a arca da aliança do Senhor ao seu lugar, ao oráculo da casa, ao lugar santíssimo, até debaixo das asas dos querubins.
8 Porque os querubins estendiam ambas as asas sobre o lugar da arca, e os querubins cobriam, por cima, a arca e os seus varais.
9 Então os varais sobressaíam para que as pontas dos varais da arca se vissem perante o oráculo, mas não se vissem de fora; e ali tem estado até ao dia de hoje.
10 Na arca não havia coisa alguma senão as duas tábuas, que Moisés tinha posto em Horebe, quando o Senhor fez aliança com os filhos de Israel, saíndo eles do Egito.
11 E sucedeu que, saindo os sacerdotes do santuário (porque todos os sacerdotes, que ali se acharam, se santificaram, sem respeitarem as suas turmas,
12 E os levitas, que eram cantores, todos eles, de Asafe, de Hemã, de Jedutum, de seus filhos e de seus irmãos, vestidos de linho fino, com címbalos, com saltérios e com harpas, estavam em pé para o oriente do altar; e com eles até cento e vinte sacerdotes, que tocavam as trombetas).
13 E aconteceu que, quando eles uniformemente tocavam as trombetas, e cantavam, para fazerem ouvir uma só voz, bendizendo e louvando ao Senhor; e levantando eles a voz com trombetas, címbalos, e outros instrumentos musicais, e louvando ao Senhor, dizendo: Porque ele é bom, porque a sua benignidade dura para sempre, então a casa se encheu de uma nuvem, a saber, a casa do Senhor;
14 E os sacerdotes não podiam permanecer em pé, para ministrar, por causa da nuvem; porque a glória do Senhor encheu a casa de Deus.


2 Crônicas 5:1-14
A magnífica casa está completa. No entanto, está faltando o principal objeto: a arca da Aliança. A introdução dela no “seu lugar, no santuário mais interior do templo, no Santo dos Santos, debaixo das asas dos querubins” (v. 7) atrai nossos olhos para Jesus, sentado nos lugares celestiais, exaltado pelo próprio Deus, o centro do louvor universal, enchendo os céus e a terra com Sua glória. Ele é o objeto da admiração dos anjos (o querubim: 1 Timóteo 3:16) e da adoração do Seu abençoado povo: um som, mas vários instrumentos (v. 13). Há uma só canção: uma nova canção, entoada pela multidão dos redimidos, cada um participando com sua nota individual, mas todos em perfeita harmonia.

Dos três objetos que a arca continha - o maná, a vara de Arão e as tábuas da aliança -, restavam apenas os últimos (v. 10). Durante a jornada dos israelitas no deserto, Deus lhes deu o maná e conduziu o povo a Si mesmo por meio do sacerdote. Agora a arca estava em Sião, o lugar de descanso de Deus, que cumprira Sua promessa. E Ele mesmo, baseado na nova aliança garantida pelas tábuas, descansa em Seu amor no meio do povo redimido (Sofonias 3:17).

Que DEUS abençoe a todos.

2 Crônicas 4:1-22

2 Crônicas 4:1-22

1 TAMBÉM fez um altar de metal, de vinte côvados de comprimento, de vinte côvados de largura e de dez côvados de altura.
2 Fez também o mar de fundição, de dez côvados de uma borda até a outra, redondo, e de cinco côvados de altura; cingia-o ao redor um cordão de trinta côvados.
3 E por baixo dele havia figuras de bois, que cingiam o mar ao redor, dez em cada côvado, contornando-o; e tinha duas fileiras de bois, fundidos juntamente com o mar.
4 E o mar estava posto sobre doze bois; três que olhavam para o norte, três que olhavam para o ocidente, três que olhavam para o sul e três que olhavam para o oriente; e o mar estava posto sobre eles; e as suas partes posteriores estavam todas para o lado de dentro.
5 E tinha um palmo de grossura, e a sua borda foi feita como a borda de um copo, ou como uma flor-de-lis, da capacidade de três mil batos.
6 Também fez dez pias; e pôs cinco à direita e cinco à esquerda, para lavarem nelas; o que pertencia ao holocausto o lavavam nelas; porém o mar era para que os sacerdotes se lavassem nele.
7 Fez também dez castiçais de ouro, segundo a sua forma, e pô-los no templo, cinco à direita, e cinco à esquerda.
8 Também fez dez mesas, e pô-las no templo, cinco à direita e cinco à esquerda; também fez cem bacias de ouro.
9 Fez mais o pátio dos sacerdotes, e o grande átrio; como também as portas para o pátio, as quais revestiu de cobre.
10 E pôs o mar ao lado direito, para o lado do oriente, na direção do sul.
11 Também Hirão fez as caldeiras, as pás e as bacias. Assim acabou Hirão de fazer a obra, que fazia para o rei Salomão, na casa de Deus.
12 As duas colunas, os globos, e os dois capitéis sobre as cabeças das colunas; e as duas redes, para cobrir os dois globos dos capitéis, que estavam sobre a cabeça das colunas.
13 E as quatrocentas romãs para as duas redes; duas carreiras de romãs para cada rede, para cobrirem os dois globos dos capitéis que estavam em cima das colunas.
14 Também fez as bases; e as pias pôs sobre as bases;
15 Um mar, e os doze bois debaixo dele;
16 Semelhantemente as caldeiras, as pás, os garfos e todos os seus utensílios, fez Hirão Abiú ao rei Salomão, para a casa do Senhor, de cobre polido.
17 Na campina do Jordão os fundiu o rei, na terra argilosa, entre Sucote e Zeredá.
18 E fez Salomão todos estes objetos em grande abundância, que não se podia averiguar o peso do cobre.
19 Fez também Salomão todos os objetos que eram para a casa de Deus, como também o altar de ouro, e as mesas, sobre as quais estavam os pães da proposição.
20 E os castiçais com as suas lâmpadas de ouro finíssimo, para as acenderem segundo o costume, perante o oráculo.
21 E as flores, as lâmpadas e os espevitadores eram de ouro, do mais finíssimo ouro.
22 Como também os apagadores, as bacias, as colheres e os incensários de ouro finíssimo; e quanto à entrada da casa, as suas portas de dentro do lugar santíssimo, e as portas da casa do templo, eram de ouro.

2 Crônicas 4:1-22
Completamente revestido com ouro, o templo fala sobre a justiça perfeita e pura. Além disso, o adorador não poderia aproximar-se sem antes ter passado pelo altar de bronze do sacrifício. Esse altar era quadrado, e suas dimensões, vinte côvados (cerca de nove metros) de largura, eram idênticas às do Santo dos Santos. Em outras palavras, as glórias do Santo dos Santos correspondem às grandezas e à perfeição do sacrifício representado pelo altar.

E aqui está “o mar”. Os doze bois nos trazem à memória a paciente e perseverante obra de Cristo conforme Efésios 5:26, bem como a firmeza que deve ser demonstrada para resistir às influências externas e manter a pureza. Apenas depois disso outros itens são enumerados: as pias, os candelabros, as mesas, o altar de bronze e vários acessórios dos sacerdotes. Tudo, enfim, relembra que não podemos desfrutar das verdades representadas por tais objetos a menos que tenhamos sido moralmente purificados no “mar de bronze” (Salmo 26:6; 2 Coríntios 7:1).

Com exceção do cálice e do pão da Ceia do Senhor, o adorador no Novo Testamento não tem mais nenhum objeto visível, sacramento ou cerimônia diante de si. Nossa adoração agora é “em espírito e em verdade” (João 4:24). Tudo o que contemplamos é pelos olhos da fé, e não por coisas materiais ou rituais religiosos.

Que DEUS abençoe a todos.

Atos 2:32 e 36

Sexta-feira 25 Dezembro

Deus ressuscitou a este Jesus, do que todos nós somos testemunhas… A esse Jesus, a quem vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo (Atos 2:32 e 36).

O CONDUTOR POR EXCELÊNCIA
Ao longo da História, sabemos que sempre houve líderes políticos e religiosos como Hitler, Stalin, Mao, Khomeini e outros. As multidões os seguiam, embora eles as explorassem e assassinassem muitos de seus próprios seguidores e conterrâneos.

Com Jesus Cristo tudo é completamente diferente. Ele não veio para que os seres humanos O servissem, mas para servi-los e dar Sua própria vida em resgate deles. Jesus não os escravizou, mas os libertou. Foi o único que pôde encarar Seus amigos e inimigos e lhes perguntar: “Quem dentre vós me convence de pecado?” (João 8:46).

O que diferencia o Senhor Jesus dos líderes humanos é que Ele é o Filho de Deus. E demonstrou isso com poderosas provas: transformou água em vinho, acalmou a tempestade, curou enfermos e ressuscitou mortos. Só o Filho de Deus podia executar tais milagres!

Apesar disso, os governantes judeus não O compreenderam e O desprezaram; e, exatamente por dar testemunho de ser o Filho de Deus, acabaram crucificando-O.

De fato Ele morreu, mas por Sua própria vontade. Disse: “Dou a minha vida para tornar a tomá-la. Ninguém ma tira de mim, mas eu de mim mesmo a dou” (João 10:17-18). Sim, o bom Pastor deu Sua vida pelas ovelhas, ou seja, pelos seres humanos que O receberam pela fé como Salvador pessoal. Ele é o único Salvador. Quem confia nEle e O segue escolhe o melhor condutor e está no caminho para alcançar o mais glorioso objetivo: a glória de Deus.

Que DEUS abençoe a todos.

Mateus 2.6

25 de Dezembro

"E tu, Belém, terra de Judá, não és de modo algum a menor entre as principais de Judá; porque de ti sairá o Guia que há de apascentar a meu povo, Israel." Mateus 2.6

Enquanto os crentes, os teólogos nas redondezas de Belém e em Jerusalém ficavam discutindo as Escrituras, os sábios do Oriente, que eram gentios possuidores de uma fé singela e pura, foram abençoados pelo maravilhoso cumprimento dessas mesmas Escrituras. Hoje em dia não é diferente: enquanto os cristãos brigam entre si, e os teólogos publicam suas disputas, um pequeno grupo dentro da grande cristandade crê na profecia bíblica já cumprida e crê na Palavra de Deus que está se cumprindo em nossos dias, e assim recebe a bênção de Deus que é sem medida. Esses cristãos, por não crerem apenas na Palavra, mas também em seu cumprimento nos dias de hoje, também recebem a luz que vem de Deus. E é dessas pessoas que o Senhor Jesus diz: "Vós sois a luz do mundo". Que grande tarefa! Por isso, firme-se na Palavra profética, que se cumpre hoje diante dos olhos de todos. Verdadeiramente podemos dizer: "Vimos a sua estrela!" O Rei está a caminho, Ele vem! A festa do Natal é a festa da esperança viva. Aquele que veio uma vez, brevemente voltará!

Que DEUS abençoe a todos.