terça-feira, 16 de novembro de 2010

João 15:6

Terça-feira 16 Novembro

Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem (João 15:6).

Sem conexão

Alguns fazendeiros iriam viajar de trem até o mercado de uma grande cidade no qual fariam negócios. Eles embarcaram no último vagão da composição e se envolveram tanto na animada conversa em que estavam que não perceberam que o trem não se movia. Eles se perguntaram por que razão o trem ainda não tinha partido, olharam pela janela e ficaram surpresos: o vagão deles não fora acoplado à composição. Perderam a viagem e os negócios.

Será que é diferente com aqueles que se dizem cristãos mas não têm qualquer relacionamento com Jesus Cristo? Aparentemen­te, estão no caminho certo; ouvem os mesmos sermões, cantam os mesmos hinos e até se comportam da mesma maneira que os genui­namente salvos. O que lhes falta então? O vínculo da fé viva.

É possível que os encaixes do vagão que ficou para trás tenham tocado os do vagão da frente, mas não foram conectados da forma apropriada. Os compartimentos do vagão certamente foram limpos e arrumados. Tudo parecia em perfeita ordem, mas os passageiros não chegaram no destino que desejavam.

A pergunta a ser feita agora é: Será que eu tenho um relaciona­mento vivo com o Filho de Deus, ou sou um mero freqüentador de reuniões religiosas? Em breve Jesus Cristo virá buscar todos os que têm um relacionamento vivo com Ele para estarem no céu. Apenas os que confessaram sua culpa diante dEle e O receberam pela fé como Salvador pessoal irão alcançar tal destino, a glória de Deus. Os demais, sem exceção, não importa se estiverem longe ou perto, serão deixados para trás.

Que DEUS abençoe a todos.

2 Coríntios 7.4

16 de Novembro

"...Sinto-me grandemente confortado e transbordante de júbilo em toda a nossa tribulação." 2 Coríntios 7.4

Essa inabalável alegria não se baseia em algo passageiro, mas no eterno amor de Deus, que não pode ser mudado por nada, e que nos exalta em Cristo: "...e juntamente com ele nos ressuscitou e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus." Quão grandemente somos exaltados!

Por mais terríveis ou monótonas que sejam nossas experiências de vida, elas não podem afetar o amor de Deus em Jesus Cristo, se estivermos nEle e permanecermos nEle. Pois o Senhor diz de nossa existência terrena: "...e eu permanecerei em vós." Nosso Senhor Jesus está à direita da majestade no céu e, ao mesmo tempo, se você O deixou entrar em seu coração, Ele mora em você através do Espírito Santo. Que maravilha pela graça de Jesus! Segundo as palavras de Paulo, Cristo está em nós para que possamos compreender com todos os santos "qual é a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade, e conhecer o amor de Cristo..." Quatro dimensões do amor de Deus! Quão grandemente somos exaltados, nós, filhos de Deus! Você está ressuscitado com Ele, e colocado nos lugares celestiais – uma altura infinita! Agora podemos ter uma idéia do que significa estar nos lugares celestiais durante a nossa vida terrena!

Que DEUS abençoe a todos.

Deuteronômio 7:7-26

Deuteronômio 7:7-26

7 O Senhor não tomou prazer em vós, nem vos escolheu, porque a vossa multidão era mais do que a de todos os outros povos, pois vós éreis menos em número do que todos os povos;
8 Mas, porque o Senhor vos amava, e para guardar o juramento que fizera a vossos pais, o Senhor vos tirou com mão forte e vos resgatou da casa da servidão, da mão de Faraó, rei do Egito.
9 Saberás, pois, que o Senhor teu Deus, ele é Deus, o Deus fiel, que guarda a aliança e a misericórdia até mil gerações aos que o amam e guardam os seus mandamentos.
10 E retribui no rosto qualquer dos que o odeiam, fazendo-o perecer; não será tardio ao que o odeia; em seu rosto lho pagará.
11 Guarda, pois, os mandamentos e os estatutos e os juízos que hoje te mando cumprir.
12 Será, pois, que, se ouvindo estes juízos, os guardardes e cumprirdes, o Senhor teu Deus te guardará a aliança e a misericórdia que jurou a teus pais;
13 E amar-te-á, e abençoar-te-á, e te fará multiplicar; abençoará o fruto do teu ventre, e o fruto da tua terra, o teu grão, e o teu mosto, e o teu azeite, e a criação das tuas vacas, e o rebanho do teu gado miúdo, na terra que jurou a teus pais dar-te.
14 Bendito serás mais do que todos os povos; não haverá estéril entre ti, seja homem, seja mulher, nem entre os teus animais.
15 E o Senhor de ti desviará toda a enfermidade; sobre ti não porá nenhuma das más doenças dos egípcios, que bem sabes, antes as porá sobre todos os que te odeiam.
16 Pois consumirás a todos os povos que te der o Senhor teu Deus; os teus olhos não os poupará; e não servirás a seus deuses, pois isto te seria por laço.
17 Se disseres no teu coração: Estas nações são mais numerosas do que eu; como as poderei lançar fora?
18 Delas não tenhas temor; não deixes de te lembrar do que o Senhor teu Deus fez a Faraó e a todos os egípcios;
19 Das grandes provas que viram os teus olhos, e dos sinais, e maravilhas, e mão forte, e braço estendido, com que o Senhor teu Deus te tirou; assim fará o Senhor teu Deus com todos os povos, diante dos quais tu temes.
20 E mais, o Senhor teu Deus entre eles mandará vespões, até que pereçam os que ficarem e se esconderem de diante de ti.
21 Não te espantes diante deles; porque o Senhor teu Deus está no meio de ti, Deus grande e terrível.
22 E o Senhor teu Deus lançará fora estas nações pouco a pouco de diante de ti; não poderás destruí-las todas de pronto, para que as feras do campo não se multipliquem contra ti.
23 E o Senhor teu Deus as entregará a ti, e lhes infligirá uma grande confusão até que sejam consumidas.
24 Também os seus reis te entregará na mão, para que apagues os seus nomes de debaixo dos céus; nenhum homem resistirá diante de ti, até que os destruas.
25 As imagens de escultura de seus deuses queimarás a fogo; a prata e o ouro que estão sobre elas não cobiçarás, nem os tomarás para ti, para que não te enlaces neles; pois abominação é ao Senhor teu Deus.
26 Não porás, pois, abominação em tua casa, para que não sejas anátema, assim como ela; de todo a detestarás, e de todo a abominarás, porque anátema é.

Deuteronômio 7:7-26
Tendemos a amar as pessoas que nos amam, aquelas que nos são simpáticas e agradáveis (Lucas 6:32). O amor de Deus é de natureza completamente diferente. Ele agiu para com Israel mesmo no Egito, a débil e miserável nação que não O estava buscando, “o menor de todos os povos” (vv. 7-8). Agiu assim também para conosco, enquanto éramos fracos, ímpios, ainda pecadores, inimigos (Romanos 5:6, 8, 10). O homem ama quando encontra motivos nos outros para tal sentimento; é um amor de merecimento. Em contraste, todos os motivos de Deus para nos amar estavam dentro de Seu próprio coração, cujo resultado se estende a todas as Suas criaturas, sem distinção alguma. Daqui em diante, o amor que Deus espera do homem é apenas uma resposta ao Seu amor; e este tem um motivo: “Nós amamos porque ele nos amou primeiro” (1 João 4:19). Ele também tem uma conseqüência para nós: obediência (v. 9). A isso o coração de Deus responde novamente, mas com um sentimento particular, esse do versículo 13 que, no Novo Testamento, corresponde à promessa do Senhor Jesus: “Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará…” (João 14:23; 1 João 5:3). Temos tido tal experiência?

Que DEUS abençoe a todos.